Trabalhe com culinária: 7 cursos de Gestão em Gastronomia que vão turbinar o seu currículo 

Gestão em Gastronomia mulher cozinhando

A indústria de alimentos e bebidas é a maior que temos em nosso país. Esse setor representa 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e gera cerca de 1,68 milhão de empregos. Esses dados – de 2020 da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) – demonstram como o mercado de trabalho na culinária segue aquecido, mesmo após momentos de pandemia. Portanto, existe toda uma base de áreas de trabalho a serem exploradas para quem quer trabalhar com cozinha, seja dentro ou fora dela. E uma delas é a gestão em gastronomia

Essa é uma área que chama sua atenção? Se sim, então fica por aqui! Neste artigo, te daremos dicas de cursos de gestão em gastronomia que vão te ajudar a aprimorar o seu currículo e a conseguir a vaga que você sempre quis na culinária – sabendo cozinhar ou não. 

Food GIF - Find & Share on GIPHY

Cursos de Gestão em Gastronomia 

Intensificado pela crise criada pelo coronavírus, o movimento de estudos online segue a todo vapor. Para muitas pessoas que, por motivos diversos, não têm disponibilidade presencial, o curso online é a melhor opção para continuar com possibilidades dentro do mercado de trabalho competitivo. E, na gastronomia, isso não seria diferente. 

São várias as opções de cursos dentro dessa área, inclusive envolvendo gestão em gastronomia. Ao longo deste artigo, falaremos sobre algumas dessas possibilidades. Confira! 

1- Novas Tendências na Área de Alimentação 

Nesse curso, é abordada a forma como funciona o desenvolvimento de um novo produto alimentício, desde a identificação de uma nova tendência até a análise sensorial do produto elaborado

Em Novas Tendências na Área da Alimentação, toda essa trajetória é estudada com o intuito de garantir que todas as características desse novo produto atendam às expectativas do consumidor que fará parte do seu público-alvo principal. 

Outra coisa que chama atenção é que você não precisa ser um profissional ou estudante de Gastronomia para fazer esse curso. 

Então, se esse é o caso, aproveite! 

Maze Visuals GIF - Find & Share on GIPHY

2- Comes e Bebes: Gestão de Empresas Gastronômicas 

Para ter sucesso no ambiente gastronômico, é fundamental compreender, de modo geral, todos os aspectos de um estabelecimento. Para isso, você deverá compreender os custos das atividades, a precificação em suas diferentes possibilidades e a gestão do caixa, e também despesas além de todas as premissas para estruturar, manter e desenvolver seu negócio gastronômico de maneira sólida, além dos produtos e serviços em si. 

No curso Comes e Bebes: Gestão de Empresas Gastronômicas, você irá aprender os fundamentos essenciais para a adequada gestão de custos e finanças em empreendimentos gastronômicos, considerando formas adequadas de precificação, gestão do caixa, contas a pagar e a receber, bem como interpretar seus relatórios gerenciais para a tomada de decisão. 

3- Gestão de Custos na Área Gastronômica

É importante para qualquer gestor saber lidar com o financeiro. Com o curso de Gestão de Custos na Área Gastronômica, você vai ser capaz de conhecer os principais conceitos de custos para tomada de decisão em qualquer estabelecimento alimentício. 

Nesse curso, você vai aprender também a categorizar os desembolsos em gastos, investimentos, custos e despesas. Além disso, também terá acesso a conteúdos voltados para a classificação de custos e despesas do ponto de vista contábil de uma empresa. 

Se você pretende ser gestor de um bar ou um restaurante, esse curso é para você. Não precisa ser estudante ou profissional de Gastronomia para fazê-lo. 

Money Cash GIF - Find & Share on GIPHY

4- Gestão da Qualidade dos Alimentos 

Tão importante quanto lidar com as questões administrativas de um negócio é também a qualidade do produto que você oferece. Por isso, o curso de Gestão da Qualidade dos Alimentos vai fazer toda a diferença para quem está abrindo um estabelecimento alimentício. 

Nesse curso, você vai: 

  • Conhecer a gestão de processos de qualidade do produto 
  • Aprender sobre gestão de qualidade relacionada a alimentos 
  • Estudar os principais mecanismos e ferramentas de garantia de qualidade de produtos 

E muito mais! Vale a pena conferir. 
 

5- Projetos de Estabelecimentos de Serviços de Alimentação 

Seja o empreendedor que deseja abrir um restaurante ou o sócio de uma rede de restaurantes já consolidada que pretende desenvolver uma cozinha de produção. Apesar de estarem em fases diferentes, ambos são profissionais que precisarão de planejamento para desenvolver seu projeto. 

E é por isso que esse o curso de Projetos de Estabelecimentos de Serviços de Alimentação pode fazer toda a diferença. Nele, você aprenderá sobre o panorama do mercado de alimentos e bebidas, tipos de layouts de cozinhas, áreas e equipamentos adequados para produção de alimentos, contexto de cozinhas hospitalares, etc. 

É um curso bem completo para quem precisa aprender a elaborar projetos de estabelecimentos de serviços de alimentação. Não deixe de dar uma olhada! 

Animation GIF by David Urbinati - Find & Share on GIPHY

6- Serviço de Sala e Bar

Outro aspecto que também é imprescindível de se ter conhecimento quando se trata de gestão em gastronomia é o serviço de sala e bar. Nesse curso, é possível aprender como deve funcionar a estrutura e o funcionamento de estabelecimentos e serviços de salão (restaurantes, lanchonetes) e bar. 

Além disso, com esse curso, também é possível entender e classificar os diferentes tipos de bebidas – alcoólicas e não alcoólicas – e também conhecer as técnicas de gerenciamento em estabelecimentos que oferecem esse tipo de produto. 

7- Gestão e Planejamento de Cardápios 

Para elaborar e executar as técnicas de planejamento de cardápio, é primordial que se conheça todos os fatores que influenciam na produção de refeições e nos métodos de padronização de um restaurante. E é por isso que, no curso de Gestão e Planejamento de Cardápios, uma das principais coisas que você vai aprender é a identificar as tendências do setor e o perfil do público-alvo que se quer atender.  

Conhecer esses conceitos, procedimentos e técnicas da gestão e planejamento de cardápios proporcionará ao profissional uma competência importante para se ter êxito na busca de seus objetivos na área de gastronomia. 

Picking Eating Out GIF by LooseKeys - Find & Share on GIPHY

DICA BÔNUS: melhores ferramentas de gestão em gastronomia

Já falamos da importância de se aprimorar o currículo e aumentar os conhecimentos quando falamos de gestão em gastronomia. Mas existem algumas ferramentas que podem te ajudar – e muito – a gerenciar o seu estabelecimento gastronômico. 

Veja nossas dicas: 

MarketUP

A MarketUP é uma plataforma de gestão que auxilia empreendedores a conseguir melhores resultados operacionais e com mais segurança de dados. Uma das suas grandes vantagens é que ela é uma ferramenta totalmente online e com opção gratuita

Dentro das funcionalidades dessa plataforma, é possível realizar: emissão de nota fiscal, criação de relatórios financeiros em tempo real, comprar produtos para o seu estabelecimento em condições especiais e muito mais. 

KCMS

A KCMS, por sua vez, é um software que busca oferecer a seus clientes soluções que permitem levar mais gestão para seus negócios, tornando-os mais competitivos e rentáveis, levando-os a um novo patamar. 

sistema possui soluções voltadas para: restaurantes, lanchonetes, pizzarias e fastfoods. E também possui uma assinatura gratuita. Entre os benefícios de utilizar essa ferramenta, estão: 

  • A utilização de inteligência artificial para entender o comportamento de vendas 
  • O acompanhamento virtual de mesas e comandas eletrônicas 
  • A criação de um cardápio digital online 
  • O controle e status de pedidos de delivery 
  • O monitoramento de atrasos na produção 
  • O acesso a indicadores de eficiência com base em dados reais da sua empresa 
     

Colibri

A Colibri é uma solução de atuação no controle de operações de vendas de um estabelecimento. A proposta da ferramenta é aumentar o giro das mesas, fornecer um atendimento mais rápido e fidelizar os clientes. 

Sischef

A missão do Sischef é ser um sistema de gestão e automação para facilitar e embasar a tomada de decisão. É um software que possui diversas funcionalidades dentro das áreas de: vendas, clientes, financeiro, estoque, fiscalização, produção, controle de caixa e delivery. Confira qual a necessidade do seu negócio para escolher o plano ideal. 

Com as dicas deste artigo, você já pode começar a fazer o planejamento do seu estabelecimento! Para trabalhar com gestão em gastronomia, você não precisa ser um chefe de cozinha. Basta querer aprender sobre essa área, estudar bastante e ‘arregaçar as mangas’! 

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo. Comente aqui embaixo o que achou do artigo e aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais! 

Até a próxima <3 

Leia mais: 

Início » Blog » Trabalhe com culinária: 7 cursos de Gestão em Gastronomia que vão turbinar o seu currículo 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *