O uso da tecnologia em processos de recrutamento e seleção

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos tem passado por grandes transformações, integrando novas tecnologias para otimizar a entrega de resultados das suas tarefas diárias.  

Recrutamentos on-line estão em evidência nos processos seletivos. Na pandemia de Covid–19, que atravessamos desde 2020, houve o pontapé para utilização de forma mais ativa e enérgica das ferramentas tecnológicas para a realização de seleções de empregos. Você sabe quais tecnologias são usadas nos recrutamentos? Está preparado para dominar todas elas e garantir sua vaga no mercado de trabalho?

Podemos citar, como exemplos de etapas iniciais de processos seletivos conduzidos de forma remota, a fase de triagem de currículos e aplicação de testes. Nessa etapa, em plataformas específicas, o candidato à determinada vaga pode responder a um questionário on-line e participar de diferentes processos seletivos com um único teste.  

Dessa forma, o candidato poupa tempo, como também os recrutadores que precisam selecionar as pessoas que demonstram o perfil mais adequado a determinado cargo. Os testes podem envolver perguntas sobre a vida profissional e pessoal de quem está se submetendo à candidatura para um processo seletivo, além de testes de personalidade e habilidades específicas ao cargo ou área de atuação. 

Antes, a maioria das entrevistas ocorria, preferencialmente, de forma presencial. O bom e velho “olho no olho” sempre foi o argumento mais utilizado para justificar essa fase da seleção não ocorrer também de forma remota, visto que, para os gestores e analistas de Recursos Humanos que conduziam os processos seletivos, era muito mais fácil comandar uma entrevista presencial e analisar o candidato para avaliar a sua expressão corporal, vestimenta e aparência, por exemplo, antes mesmo de ele se apresentar.. 

Porém, o mundo inteiro teve que aprender a viver de outra forma após a chegada do novo coronavírus, que pegou a todos de surpresa. Com a necessidade de distanciamento social, rapidamente uma nova rotina de processos seletivos digitais precisou ser estabelecida, de forma que os recrutamentos e seleções começaram a contar quase que exclusivamente apenas com a tecnologia para acontecer. 

Diante disso, diversos estudos já foram desenvolvidos, como uma pesquisa do “InfoJobs”, empresa voltada à tecnologia para RH. Nela, foi constatado que 53% das empresas já utilizam de processos seletivos 100% digitais para recrutamento, seleção e contratação de seus colaboradores. 

Pesquisa aponta que 53% das empresas já contratam de maneira totalmente digital

Estudo realizado ao final do segundo semestre de 2021 pelo InfoJobs aponta que 53% das empresas nacionais já contratam funcionários de maneira 100% on-line. Ainda de acordo com a pesquisa, os recrutadores destacam a triagem de currículos (32%), atração de candidatos (30%) e realização de entrevistas (20%) entre as etapas mais longas nos processos seletivos convencionais. Nessa conjuntura, as companhias que contam com tecnologia afirmam que a triagem de currículos mais ágil (15%) e a incorporação do vídeo entrevista (15%) foram os pontos que mais mudaram dentro dos processos, uma vez que se tornaram uma solução prática, seguidos pelo recebimento de currículos virtuais (14%) e pela adequação à LGPD (13%). 

A pesquisa também concluiu que cerca de 92% dos recrutadores acreditam que seja possível recrutar candidatos de maneira humanizada utilizando a tecnologia, no entanto, esse assunto ainda é considerado como um tabu para muitos atuantes na área. Além disso, o estudo mostrou que 41% dos entrevistados participaram de pelo menos um processo seletivo em uma plataforma de recrutamento on-line no último ano. 

Fechando o estudo, 92% acredita que cada vez mais as empresas vão recrutar de forma digital, mesmo com o fim da pandemia. Com o auxílio da tecnologia, os processos seletivos ficaram mais rápidos e, diante disso, precisamos expor as vantagens e desvantagens que os recrutamentos digitais possuem. 

Principais vantagens do recrutamento on-line

O recrutamento on-line pode trazer vários benefícios e vantagens para uma instituição. Como exemplo, podemos citar a economia de dinheiro e energia física, celeridade na realização dos processos, flexibilidade de horários e maior assertividade nas seleções, uma vez que o processo on-line pode gerar mais dados para a análise dos candidatos. 

A seguir, confira mais benefícios que o processo de seleção digital pode trazer: 

1. Triagem de currículos muito mais rápida e inteligente 

Filtros de buscas podem ajudar recrutadores a encontrar os candidatos através de filtragem por habilidades buscadas, área de formação, tempo de experiência ou outros termos que possam ser importantes para a empresa. Além disso, algumas ferramentas possuem funcionalidades para buscar palavras-chave. A triagem de currículo inteligente eliminou o processo de recebimento do documento de papel, economizando espaço para guardar os arquivos e tempo na hora de procurar informações. 

2. Gestão em tempo real das vagas

Uma das grandes vantagens de um sistema de recrutamento e seleção digital é a facilidade para gerenciar o processo. Nesse sentido, os controles das vagas são realizados, por exemplo, por meio de ferramentas como o Excel.

Ao utilizar processos on-line para recrutamento, além da equipe de RH ter visibilidade total do processo, os seguintes dados podem ser acessados: 

  • quantos processos seletivos estão acontecendo; 
  • vagas por etapa do processo seletivo (como triagem, entrevista, teste técnico e  avaliação do gestor); 
  • quantos candidatos estão em cada etapa do processo; 
  • qual o tempo de fechamento da vaga. 

3. Poder de alcance  

A internet nos permite aproveitar 100% do potencial das redes sociais e job boards para anunciar vagas. Combinados, eles são uma ótima estratégia para o selecionador conseguir um bom volume de interessados nas vagas que a sua empresa disponibiliza.

4. Alimentar um banco de talentos em tempo real

Com um banco de dados on-line, não é mais necessário arquivar pilhas de currículos. Candidatos de diversas áreas podem se inscrever para diferentes processos e, enquanto aguardam uma oportunidade, ficam com o currículo guardado em banco de dados e poderão ser chamados quando houver necessidade. 

5. Garantir a segurança da informação

Esse é um assunto que ainda causa polêmica. Ao receber currículos em papel, as informações dos candidatos podem ficar expostas ao serem descartadas incorretamente. Já com o serviço de empresas para recrutamento e seleção on-line, as informações dos candidatos são guardadas de forma segura e sigilosa, uma vez que a maior delas possui certificados de segurança para isso. 

Mesmo trazendo infinitos benefícios, ainda podemos perceber que os recrutamentos on-line também possuem algumas desvantagens. 

Principais desvantagens relacionadas ao processo seletivo 100% digital 

Como tudo na vida, mesmo com inúmeras vantagens, ainda precisamos considerar as desvantagens que um processo de seleção digital pode conter. Um deles pode ser a impessoalidade, pois por meio do processo de recrutamento on-line, é possível que o gestor tenha uma leitura menos correta do candidato. 

Na entrevista presencial, o candidato pode ser melhor analisado, com sua linguagem corporal e forma de se expressar. No processo on-line, essas informações podem não ser analisadas com a atenção necessária.

Um ponto essencial que deve ser considerado com o processo on-line é que os candidatos podem acabar dando menos atenção às etapas, por acreditarem que o modelo seletivo é menos exigente e não demanda tanta atenção. 

Dicas para gerenciar os pontos fracos de um recrutamento on-line:

1. Tenha cuidado para não deixar o processo impessoal 

Mantenha uma comunicação direta e clara com seus candidatos e utilize uma informação próxima e amigável. Além disso, é necessário mostrar interesse e velocidade para responder às dúvidas, fazendo com que o processo flua mais tranquilamente. 

2. Use a tecnologia a seu favor 

Personalize campos como perguntas e fotos. Não utilize perguntas e campos genéricos. Lembre-se que as ferramentas para recrutamento e seleção podem ser personalizadas para ter a cara da sua instituição.  

O futuro dos processos seletivos

Com este artigo, podemos perceber que os processos de recrutamento e seleção on-line chegaram para ficar e são a nossa nova realidade. A mudança se mostra cada vez mais importante e com impactos positivos para a sociedade em diversos aspectos, provando que tanto os candidatos quanto os recrutadores já estão mais do que familiarizados com os processos, bem como estão adaptados ao novo mindset digital das seleções. 

Início » Blog » O uso da tecnologia em processos de recrutamento e seleção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *