Como fazer um plano de negócios? Aprenda passo a passo como montar um planejamento do zero

Como fazer um plano de negócios

Existem muitos motivos que levam os empreendedores a desistirem de suas empresas ainda nos primeiros anos de atividade, e a falta de informação sobre como fazer um plano de negócios pode ser um deles. 

O plano de negócios é uma ferramenta que o empreendedor pode usar para planejar os passos de sua empresa antes de se lançar no mercado. 

Ele detalha todas as ações que serão tomadas, desde a ideia inicial até o momento que ela está em atividade, citando previsões de gastos, ações de marketing, investimentos e a expectativa de retorno financeiro. 

Fazer um plano de negócios para a sua empresa pode ser o que vai salvar o seu empreendimento de gastos excessivos e atitudes arriscadas que podem comprometê-la. 

Neste artigo, você vai aprender, passo a passo, como montar um plano de negócios eficiente e prático para começar um empreendimento com o pé direito. Boa leitura! 

O que é um plano de negócios? 

O plano de negócios é um documento que descreve por escrito e de forma detalhada quais serão as ações realizadas pela empresa para atingir seus objetivos. 

No documento, o empreendedor vai detalhar quais são os objetivos da empresa, quais serão os investimentos iniciais, qual será a estratégia de divulgação, quais pessoas serão envolvidas, entre outros tópicos. 

Além de detalhar as ações, o plano de negócios prevê a elaboração de um cronograma de ação, com informações sobre prazos e a expectativa para cada mês. 

Por que fazer um plano de negócios? 

No Brasil, uma a cada cinco empresas fecha as portas ainda no primeiro ano de atividade. Essa informação vem de um levantamento do IBGE, que aponta ainda que, 70% das empresas encerram as atividades antes de completarem 10 anos. Esse alto índice tem vários fatores, e a falta de um bom planejamento é um deles.

O plano de negócios funciona como um mapa. Ele não impede que a pessoa se perca, mas reduz os riscos de que isso aconteça e traz orientações sobre qual caminho seguir. 

Seu objetivo é trazer uma visão geral sobre o negócio, orientando as ações que o empresário vai tomar e prever possíveis erros e problemas antes que eles aconteçam no mercado. 

O plano de negócios é importante para: 

  • Empreendedores iniciando o primeiro negócio. 
  • Empresas consolidadas que planejam expandir. 
  • Negociar investimentos e captar recursos. 
  • Melhorar a comunicação interna e alinhar os objetivos. 

Como fazer um plano de negócios? 

Money Business GIF by Jibrel - Find & Share on GIPHY

É fundamental que o plano de negócios seja um documento acessível para todos aqueles que fazem parte da administração da empresa, escrito de maneira simples e objetiva. 

A elaboração de um plano de negócios é feita em, ao menos, 6 etapas básicas: 

  • Início do planejamento 
  • Análise de mercado 
  • Planejamento de marketing 
  • Plano operacional 
  • Plano financeiro 
  • Análise Estratégica 

Confira o passo a passo para cada etapa do plano de negócios. 

Início do planejamento 

Antes de começar qualquer empreendimento, é importante colocar na mesa todos os pontos principais. Vai ser um negócio físico ou digital? Como será o modelo de tributação? Será necessário contratar funcionários? O que você precisa investir antes de começar? 

Esse também é o momento de elencar os diferenciais competitivos da sua empresa, ou seja, o que vai destacar o seu negócio dos concorrentes. 

Pode parecer simples, mas o início do plano de negócios é essencial para identificar práticas que podem levar a sua empresa a falência em pouco tempo, e até mesmo reduzir relacionados à abertura de empresas. 

Análise de mercado 

No plano de negócios, a etapa da análise de mercado é o momento de descobrir quem são os seus possíveis clientes, quais são os concorrentes diretos da sua empresa e quem serão os seus fornecedores. 

Público-alvo 

A análise do perfil dos clientes é importante para entender exatamente quem é o público-alvo do seu negócio, quem vai consumir o seu produto e quais são os seus hábitos de compra. 

Para definir o seu público-alvo, busque responder algumas questões, como:

  • Clientes serão pessoas físicas ou pessoas jurídicas (outras empresas)?
  • Qual gênero, faixa etária e classe social pertence o seu público?
  • Com que frequência o público compra o seu produto?

Concorrência 

Além do público-alvo, os concorrentes são outro fator decisivo para o seu negócio, pois eles podem indicar o que funciona e o que não funciona no seu segmento. 

Quando montar a sua análise de mercado, encontre quem são seus concorrentes diretos e levante quais são os pontos fortes e fracos, como a qualidade do produto ou serviço, preço, atendimento, condições de pagamento e quais são os diferenciais. 

Fornecedores 

Independente da área que você vai atuar, ter bons fornecedores é fundamental para garantir o bom funcionamento do negócio. Os fornecedores são outras empresas que vão oferecer matéria-prima para a sua empresa, serviços complementares e até plataformas para você fornecer o seu serviço. 

Por exemplo, se você atua no ramo de cursos online, uma plataforma de aprendizado, como o GoKursos, pode fornecer melhores condições de ensino e controle das aulas. Por isso é importante conhecer o que a empresa oferece e quais são as vantagens

Além do preço e das condições de pagamento, é importate estar atento à qualidade do produto/serviço que o fornecedor entrega, a reputação da marca, prazo para entrega, emissão de nota fiscal, entre outros pontos. 

Planejamento de marketing 

Todo plano de negócios precisa de um bom planejamento de marketing. É nessa etapa que o empreendedor vai descrever as atividades e estratégias para vender o seu produto. 

Entre as ações que devem ser desenvolvidas pelo planejamento de marketing estão a criação da identidade visual da marca, quais canais de comunicação e redes sociais serão utilizadas, onde o produto será divulgado, entre outros tópicos. 

Hoje em dia, é muito importante que empreendedores tenham formações complementares para trazer mais sucesso para o seu negócio. Investir em conhecimento sobre marketing digital, por exemplo, pode dar a base para elaborar um bom planejamento de marketing. 

Saiba mais >> Entenda a importância de utilizar o e-mail marketing na estratégia de comunicação do seu negócio 

Plano operacional 

Depois de planejar o conceito da empresa, está na hora de descrever como ela vai sair do papel. No plano operacional, o empresário deve detalhar o que é necessário para vender os produtos ou oferecer os serviços da empresa. 

Informações como local de trabalho, materiais e equipamentos utilizados, capacidade produtiva, formas de entrega do produto e métodos de armazenamento devem fazer parte do planejamento operacional do plano de negócios. 

Se a sua empresa contar com um local físico, adicione fotos, plantas do estabelecimento, lista de itens presentes no local e tudo o que puder ajudar a detalhar o local. 

Plano financeiro 

O plano financeiro é o momento para colocar na ponta do lápis todos os custos, investimentos e expectativas de receita da empresa. 

Detalhe todos os custos, inclusive os que você já teve antes de montar o negócio. Coloque no documento o valor dos seus equipamentos utilizados na empresa, aluguel e contas, custos com manutenção e reformas, etc. 

Um detalhe importante é adicionar na folha de pagamento do seu negócio o valor do seu salário. Lembre-se que mesmo que a empresa seja sua, o caixa do empreendimento é da empresa! 

Um dos maiores erros cometidos por empresários é achar que o lucro da empresa deve ir para o seu bolso. Nesse caso, a falência da empresa é quase inevitável! 

contador é um profissional que pode ajudar a tornar o processo de finanças da sua empresa mais fácil. Mas se você não puder contratar um contador, uma ótima forma de manter a saúde financeira da sua empresa é investir em cursos na área de contabilidade

Com conhecimento na área de contabilidade, o empreendedor corre menos riscos de se surpreender com tributações e impostos, além de ter a certeza de que está levando a empresa para um caminho sustentável. 

Análise estratégica 

Após concluir todas as etapas da elaboração do plano de negócios, está na hora de fazer uma análise estratégica de todos os pontos mencionados anteriormente. 

Faça projeções com base no melhor cenário, no pior cenário e no cenário mais provável para a sua empresa. Dessa forma, você pode prever os ganhos e prejuízos mesmo que a situação não esteja favorável para o negócio. 

Bônus: Sumário executivo 

Muitos guias sobre como montar um plano de negócios indicam que o sumário executivo é a primeira etapa da elaboração do documento, mas vamos dar uma dica de ouro: deixe o sumário executivo para o final do seu plano de negócios. 

O sumário executivo é um resumo geral de todo o plano de negócios. Ele traz, em tópicos, tudo o que é necessário para fazer o plano. Por isso, indicamos que você deixe o sumário para fazer por último, após ter uma visão geral de como vai ficar o seu planejamento. 

Além do resumo de todas as etapas do plano de negócios, o sumário executivo também apresenta os dados da empresa e do empreendedor, como contatos, e-mails, documentos e endereço.

Tenha sucesso no seu empreendimento com um plano de negócios! 

Business Yes GIF by Client Liaison - Find & Share on GIPHY

Abrir uma empresa não é fácil. Além dos investimentos iniciais, é essencial ter conhecimento na área de negócios para não escorregar. Além de saber como fazer um plano de negócios,  

No GoKursos, contamos com diversos cursos online com certificado nas áreas de marketing, negócios, contabilidade, finanças e todo o conhecimento necessário para fazer a sua empresa ter sucesso no mercado. Confira nossas opções de cursos e comece agora mesmo!  

Se você gostou desse artigo, compartilhe com alguém que precisa de dicas para montar o seu negócio e ajude que uma empresa vire o próximo empreendimento de sucesso! 

Leia também: 

Início » Blog » Como fazer um plano de negócios? Aprenda passo a passo como montar um planejamento do zero

1 thoughts on “Como fazer um plano de negócios? Aprenda passo a passo como montar um planejamento do zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *