O que é saúde coletiva e qual a sua importância na sociedade

O que é saúde coletiva

Você, com certeza, já ouviu falar das campanhas de prevenção à dengue, de vacinação contra a poliomielite, prevenção ao HIV/aids, correto? Neste artigo, vamos falar sobre a ramo da saúde pública que trata, principalmente, desse aspecto preventivo que é a saúde coletiva. Portanto, falaremos sobre o que é saúde coletiva, as diferenças entre saúde coletiva e saúde pública e a importância dessas determinações para o funcionamento dos sistemas de saúde na sociedade. 

Bio Mundo DF GIF - Find & Share on GIPHY

Então, se você tem interesse nesse tema, fica com a gente!

O que é saúde coletiva

O conceito de saúde coletiva concentra-se, principalmente, em uma palavra específica: prevenção. O objetivo desse ramo da saúde pública é pesquisar, desenvolver e atuar em ações voltadas para a prevenção de doenças e da medicina social, que foca principalmente em campanhas de conscientização e alertas, com estudos relacionados a gestão, bioestatística e epidemiologia. Basicamente, a base da saúde coletiva consiste em ‘prevenir para não ter que remediar’.  

A saúde coletiva é uma área que envolve uma série de conhecimentos multidisciplinares, passando desde as ciências biomédicas até as ciências sociais. E, dentro dessas áreas, o foco da saúde coletiva é pesquisar previamente como surgem algumas doenças, para que seja possível planejar ações de saúde que possam combatê-las antes que se tornem endemias, epidemias ou surtos*, como acontece com a hanseníase e a dengue, por exemplo. 

(Foto: Divulgação/Governo Federal)

*Conceitos de: 

Endemia – doença infecciosa que afeta significativamente e com muita frequência uma certa região ou população 

Epidemia – doença infecciosa e contagiosa que se espalha ou ataca com rapidez um grande número de pessoas, numa determinada região 

Surto – doença infecciosa com aumento repentino do número de casos em uma região específica 

Atualmente, temos visto também campanhas a respeito de conscientização da vacinação contra o coronavírus. Também se trata de uma ação de saúde coletiva. 

(Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro)

A saúde coletiva no Brasil

De acordo com esta publicação do periódico Saúde e Sociedade, o surgimento da saúde coletiva no Brasil, no final da década de 70, está diretamente relacionado aos movimentos de reforma sanitária e lutas pela democracia – visto que o Brasil estava caminhando para o fim da ditadura. 

Nesse período da história brasileira, a quantidade de cidadãos que tinha acesso a serviços públicos de saúde era mínima e, devido a isso, se viu a necessidade de tornar esse serviço mais amplo e universalizado dentro do território brasileiro. 

E é por isso que, junto ao surgimento da saúde coletiva, podemos observar também o início da organização do Sistema Único de Saúde, o SUS, que tem entre seus principais objetivos

  • identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde; 
  • a formulação de políticas de saúde
  • assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. 

Diferenças entre saúde coletiva e saúde pública

saúde coletiva é um ramo da saúde pública. De acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), enquanto a saúde pública tem como objetivo de trabalho os problemas de saúde em que se relacionam a mortes, doenças, agravos e riscos a nível coletivo na sociedade; a saúde coletiva foca nas condições requeridas não apenas para evitar a doença e prolongar a vida, como também melhorar a qualidade de vida da população

O profissional de saúde coletiva

Para trabalhar diretamente com saúde coletiva, você pode optar por estudar essa área como bacharel, tecnólogo ou especialista. Há cursos em todos esses níveis para se tornar um profissional de Saúde Coletiva e, em sua grade curricular, esse profissional vai encontrar disciplinas voltadas tanto ao aspecto biomédico quanto social dessa profissão, e vai poder atuar em áreas como: 

  • Pesquisas acadêmicas e docência em universidades e instituições 
  • Gerência de unidades de serviços de saúde 
  • Auditoria e fiscalização de políticas e ações de unidades e serviços de saúde 
  • Governos federais, estaduais ou municipais para elaboração de políticas de promoção de saúde 
Farma Conde GIF - Find & Share on GIPHY

E, se você acredita que possui o perfil para trabalhar com a melhoria da qualidade de vida da sociedade em suas diversas comunidades, você pode adentrar não só nos cursos de saúde, como também em áreas como: 

  • Engenharia Ambiental 
  • Administração 
  • Gestão: social, ambiental ou hospitalar 
  • Serviço Social 

Como aprimorar seu currículo na área de saúde

Se você se interessa em Saúde Coletiva e quer trabalhar nesse ramo, você precisa ter um currículo diferenciado. E, para isso, nada melhor do que aperfeiçoamento profissional

No GoKursos, você encontra várias opções de cursos muito bacanas centrados em Saúde Coletiva nas mais diversas áreas de atuação. Confira: 

Seja um assinante GoKursos

Para que você vá além da graduação e se torne um profissional competitivo no mercado de trabalho, o GoKursos oferece ainda o Plano Saúde, um plano de assinatura com mais de 100 cursos e que te permite emitir até dois certificados por mês. Um ótimo custo-benefício e ainda te permite se qualificar em diversas áreas ao mesmo tempo. 

Já pensou na turbinada que o seu currículo vai dar com tantos cursos de peso? 

Se gostou de saber essas informações sobre saúde coletiva, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo com seus amigos nas redes sociais. 

Até a próxima <3 

Leia mais: 

Início » Blog » O que é saúde coletiva e qual a sua importância na sociedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *