O que faz um profissional de UX? Entenda o que é a Experiência do Usuário e como trabalhar na área

o que faz um profissional de ux

Nos últimos anos, o termo UX aparece em vagas de empregos de todo o mundo, nas áreas de tecnologia, comunicação e design. E está sempre presente quando o assunto são as profissões do futuro. Mas afinal, o que faz um profissional de UX

O profissional de UX é responsável por pensar na experiência que uma pessoa tem ao usar interfaces como aplicativos e sites, e até mesmo no mundo offline, como sinalizações em empresas e espaços públicos. 

No mundo digital, profissionais de UX são muito importantes para garantir que produtos ou serviços vão ter o desempenho desejado, e que seus usuários vão saber usar sem a necessidade de um manual. 

Nesse artigo, vamos entender o que faz um profissional de UX, qual a importância dessa área do conhecimento e como trabalhar com UX! Boa leitura.

O que é UX? 

O termo UX é uma abreviação de User Experience, que significa experiência do usuário. O UX investiga como é a experiência de uma pessoa ao interagir com um produto ou serviço, e quais são os impactos na sua jornada e na sua decisão de compra. 

O UX está presente em sites, aplicativos e plataformas do mundo digital, mas também em funcionalidades do mundo offline. 

Por exemplo, se você vai a um banco e precisa entrar em filas, seguir protocolos ou realizar ações até ser atendido, isso faz parte da sua experiência de usuário. E é essa experiência que vai determinar se o cliente vai ficar contente ou não com o serviço. 

A experiência do usuário está em tudo. Envolve pessoas, sentimentos, emoções e interações. Se uma empresa lida com pessoas, ela está oferecendo uma experiência do usuário em seus serviços ou produtos. E é aí que está o papel do profissional de UX, garantir que essa experiência seja encantadora. 

Dentro de um projeto, o profissional de UX será o responsável por fazer pesquisas e testar caminhos para melhorar a jornada do usuário, influenciando em sua decisão de compra e até no pós-venda e na indicação do produto ou serviço para outras pessoas. 

Do momento em que a pessoa entra no seu site até a hora que ela decide comprar o seu produto ou adquirir o serviço, tudo passa pelas mãos (ou melhor, pela mente) do profissional de UX. 

Como surgiu o UX? 

O estudo da experiência do usuário pode parecer algo novo, visto que sua aplicação está muito ligada ao uso de ferramentas digitais, mas esse campo de pesquisa é bem antigo! 

A forma como as pessoas usam objetos em atividades guiadas faz parte de pesquisas das ciências de comportamento, como a ergonomia, psicologia e a human factors, desde o fim do século 19, principalmente durante a revolução industrial. 

Inicialmente os estudos tinham o objetivo de melhorar a forma como trabalhadores realizavam suas tarefas, e como as pessoas se comportavam ao usar ferramentas em diferentes contextos. 

O estudo do UX como conhecemos hoje é atribuído ao cientista cognitivo Don Norman, que trabalhou na Apple nos anos 1990. Sobre o surgimento do termo experiência do usuário, Norman explicou em uma entrevista no ano de 1993: 

“Eu inventei o termo porque achei a interface humana e a usabilidade muito restritas: eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com um sistema, incluindo design industrial, gráficos, a interface, a interação física e o manual.”  

Don Norman

Qual é a importância do UX? 

A imagem acima é um meme que rodou a internet e ilustra bem porque é importante pensar na experiência do usuário. 

Quem desenhou esta caneca provavelmente pensou que ficaria lindo colocar orelhas de urso em uma cerâmica, mas ela não pensou no principal: a experiência de usar a caneca. 

Já imaginou baixar um aplicativo e não saber o que fazer? Se for uma emergência, será que você vai conseguir usar ele a tempo? É para evitar esse tipo de situação que existe o profissional de UX. 

 Pensar na experiência do usuário é fundamental para empresas que desejam oferecer um produto ou serviço de qualidade. Os principais benefícios do UX em empresas são: 

  • Fidelizar o usuário; 
  • Valorizar a marca e a empresa; 
  • Aprimorar o produto; 
  • Tornar a empresa competitiva; 
  • Trazer mais receita e reduzir custos; 
  • Evitar problemas e buscar soluções. 

Para que uma estratégia de UX seja eficaz, ela precisa estar ancorada em alguns pilares essenciais. Confira a seguir: 

  • Usabilidade – Diz respeito à facilidade em relação ao uso e à interação do usuário com o serviço ou o produto da sua empresa. 
  • Utilidade – Possibilidade de o produto ou serviço ser útil ao usuário, de ser uma solução para o que ele busca e porque deve ser usado.  
  • Acessibilidade – Um bom UX deve ser acessível para o máximo de pessoas, sejam portadores de deficiências ou pessoas sem limitações. As ferramentas devem ser acessíveis, abertas e funcionar bem em qualquer dispositivo. 
  • Funcionalidade – Diz respeito ao fluxo do serviço, se os processos são realizados da maneira correta, sem interrupções ou falhas no caminho. 

Todos os pilares estão relacionados com a satisfação com o cliente e a capacidade de atender às necessidades e desejos do usuário.

Quais são as áreas de atuação de UX? 

Existem algumas possibilidades para trabalhar com a experiência do usuário. É muito comum que o profissional de UX seja resumido como UX designer, mas existem outras funções mais específicas para cada área de atuação. Conheça as principais! 

  • UX Designer 
  • UI Designer 
  • UX Writer 
  • UX Researcher 

UX Design 

O profissional de UX Design é responsável por encontrar os caminhos como uma pessoa pode ter a melhor experiência ao utilizar um produto ou serviço. 

É trabalho do UX Designer prever quais serão as interações do usuário com uma plataforma, identificar possíveis erros e apontar os caminhos necessários para otimizar a usabilidade. 

UI Designer 

É muito comum confundir a atuação do UX com o UI. Apesar de fazerem parte do mesmo universo, eles têm atuações diferentes em um projeto. 

UI significa User Interface, ou Interface do Usuário, e está ligado diretamente ao desenvolvimento das interfaces que o usuário vai utilizar. 

Seu trabalho entra na criação e prototipação das telas de um site, aplicativo, ou plataforma online por meio de ferramentas de design. O UI complementa o trabalho do UX, dando rosto a uma série de fluxos e jornadas de interação desenhadas pelo profissional de UX. 

UX Writing 

Enquanto o UX Designer trabalha para organizar os elementos visuais de uma interface, o UX Writer se dedica na escolha dos textos que serão inseridos nas páginas, botões, formulários e links. 

Além de facilitar o entendimento através do texto, o UX Writer também pensa em como o conteúdo textual pode favorecer a diagramação e o design, atuando diretamente com a parte visual. 

UX Research 

O profissional de UX Research tem um papel estratégico em projetos de UX. Essa área de atuação é responsável por fazer pesquisas, analisar dados e desenvolver personas, com o objetivo de trazer informações relevantes para o negócio. 

Quanto ganha um profissional de UX? 

No Brasil, existe uma alta demanda por profissionais de UX, o que se reflete no valor do salário pago para esse tipo de vaga. 

Segundo o site Vagas.com, o salário de um profissional de UX Design no Brasil começa em cerca de R$ 3.012,00, chegando a R$ 6.169,00 no nível sênior. 

Qual curso de UX fazer para trabalhar na área? 

Existem vários caminhos para se tornar um profissional de UX, e a escolha deve levar em conta o tempo disponível para estudar. 

No ensino superior, é possível se especializar em carreiras de UX nas áreas de Design, Comunicação, Marketing e Tecnologia. No entanto, é possível trabalhar com UX independente da formação superior. 

Bacharéis em Letras, por exemplo, podem ser ótimos UX Writers, enquanto estudantes de cursos nas áreas de Ciências Sociais e Estatística podem usar seu conhecimento para fazer pesquisas aprofundadas em UX Research. 

Por ser uma carreira relativamente nova, existem diversos cursos livres de curta duração que capacitam o profissional a atuar na área de experiência do usuário.  

Disponíveis a qualquer hora, os cursos online são uma ótima opção para quem deseja se especializar em uma área nova ou aprimorar os conhecimentos que já possui. Selecionamos 5 cursos livres do GoKursos para você descobrir o mundo do UX! 

Conheça 5 cursos online de UX que podem capacitar o profissional para o mercado 

1. Fundamentos de UX 

Aprenda os principais conceitos, metodologias e técnicas utilizadas pelo profissional de UX. Estude conhecimentos necessários para ser um designer da experiência do usuário, de forma prática e objetiva. 

Neste curso você vai aprender mais sobre: 

  • Storytelling 
  • Design Thinking 
  • Framerworks para UX Design 
  • Planos de experiência e muito mais. 

Conheça o curso Fundamentos de UX do GoKursos.

2. Experiência do Usuário (UX) – Definição e Elaboração de Protótipos 

Aprenda como é o desenvolvimento de protótipos, modelos de projetos em desenvolvimento que possibilitam testes de experiência do usuário!  

Torne-se capaz de usar diferentes métodos para aplicação de teste de usabilidade e definir os recursos necessários para a aplicação de um teste de usabilidade que forneça resultados significativos para o seu projeto. 

Neste curso você vai aprender mais sobre: 

  • Métodos de prototipagem 
  • Usabilidade e estratégias de design 
  • Teste de usabilidade 

Conheça o curso Experiência do Usuário (UX) – Definição e Elaboração de Protótipos do GoKursos.

3. User Interface 

Conheça os principais conceitos ligados à Interface de Usuário, explicados de uma maneira acessível em material didático completo. Saiba como aplicar os principais conceitos relacionados ao trabalho do UI em projetos reais. 

Neste curso você vai aprender mais sobre: 

  • Usabilidade para navegação  
  • Design de Informação  
  • Acessibilidade 
  • Design centrado no Usuário  

Conheça o curso User Interface do GoKursos.

4. UX Designer: Funcionalidade em Plataformas Digitais 

O curso se aprofunda no estudo da interação humano-computador (IHC), que permite criar interfaces com maior usabilidade, ajudando pessoas com baixa mobilidade ou com qualquer deficiência a utilizar sistemas interativos e proporcionando maior inclusão. 

Neste curso você vai aprender mais sobre: 

  • Interface homem-computador 
  • Ergonomia e usabilidade 
  • Protejo da interação 
  • Computação ubíqua 

Conheça o curso UX Designer: Funcionalidade em Plataformas Digitais do GoKursos.

5. Métodos Ágeis, Design de Interação e User Experience 

Aprenda como a relação entre o design de interação e o UX podem favorecer o desenvolvimento de projetos, com foco na experiência do usuário e a busca pela melhor performance e usabilidade. Relacione o conteúdo com os métodos ágeis e o desenvolvimento de projetos de design. 

Neste curso você vai aprender mais sobre: 

  • Design de interação 
  • Métodos Ágeis 
  • Etapas do desenvolvimento de projetos 

Conheça o curso Métodos Ágeis, Design de Interação e User Experience do GoKursos.

Agora a experiência do usuário está nas suas mãos! 

Em um mundo cada vez mais mediado por plataformas, garantir que o usuário tenha uma boa experiência é o que vai garantir o sucesso e a saúde financeira de negócios digitais ou que vendem por qualquer canal digital. 

Se você tem interesse em se tornar um profissional de UX, essa é a melhor hora para entrar no mercado de trabalho e conquistar experiência para uma carreira que tem tudo para se manter em ascensão. 

Gostou deste artigo? Aqui no blog do GoKursos você encontra muito mais conteúdo para te ajudar a empreender, conseguir recolocação profissional e se qualificar para as novas demandas do mercado de trabalho. 

Confira outros artigos que selecionamos para você! 

Aprender Programação: 5 dicas de cursos para quem deseja começar a programar do zero 

PJ ou CLT – quais são as vantagens e como escolher o melhor regime de trabalho para a sua carreira? 

Vagas home office: veja sites para encontrar vagas de trabalho remoto 

Início » Blog » O que faz um profissional de UX? Entenda o que é a Experiência do Usuário e como trabalhar na área

One thought on “O que faz um profissional de UX? Entenda o que é a Experiência do Usuário e como trabalhar na área

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *