Segurança da Informação: Principais Habilidades e Qualidades para Atuar Nessa Área 

Com a maturidade e as inovações constantes que vem acontecendo no setor de tecnologia, alteraram-se entre outras coisas, a forma com que as empresas do mundo todo passaram a se relacionar com os dados, as informações e os processos informatizados que elas produzem.  

Afinal de contas, com todas essas informações conectadas e disponíveis na rede, há também o perigo dos crimes cibernéticos, como furto de dados, sequestro de equipamentos ou ainda a possibilidade da sabotagem e invasão dos hackers. 

É dentro desse contexto, que o profissional de Segurança da Informação passou a ganhar cada vez mais importância e destaque. Esse é o responsável por proteger os bens digitais da organização e garantir assim que ela continue a atuar de maneira segura, sem pôr em risco os dados dos clientes ou dos profissionais. 

E como se trata de um setor recente, que está em pleno desenvolvimento, há uma natural escassez de talentos profissionais na área. Por isso, determinadas empresas do setor vêm buscando aprimorar os profissionais da área, com o objetivo de complementar os conhecimentos adquiridos na faculdade. 

 O que muita gente não faz ideia é de que nem todas as competências do profissional da área estão ligadas à tecnologia da informação em si, mas sim a aspectos psicológicos e habilidades pessoais. 

 Introdução: O Crescimento da Área de Segurança da Informação 

A área de Segurança da Informação vem se consolidando ao longo dos últimos anos, sobretudo desde a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 2018. 

Com o cada vez maior uso de ferramentas tecnológicas e da internet, a segurança dos dados criados e que navegam pelas redes se tornou muito importante. Isso acontece porque a segurança desses dados é crucial para o bom funcionamento e o bem-estar das organizações. Porque informações pesoais e delicadas, como dados bancários, documentos pessoais e alguns outros estão presentes em diversas plataformas, e-commerces e sites. 

Com essa pespectiva ganhou força a necessidade de profissionais que atuassem para a segurança dos serviços de proteção aos dados no ambiente online e nos dispositivos eletrônicos.  

Habilidades Técnicas Necessárias para Atuar em Segurança da Informação 

Algumas habilidade e competências são necessárias para o profissional de Segurança da Informação ter um bom desempenho de suas atribuições. Uma mente analítica e minuciosa, um vasto conhecimento na área de tecnologia e interesse em aprendizado são algumas que podemos destacar de início. 

Além disso, é crucial que esse profissional tenha postura ética, discrição, boa capacidade de comunicação e de resolver problemas, iniciativa, versatilidade, espírito de trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e liderança.  

Ainda, é preciso que esse profissional tenha um bom domínio da língua inglesa, já que terá que no seu dia a dia lidar com leis e normas internacionais. Esse somatório de habilidades irá ajudar ao interessado a se destacar no mercado. 

Contudo, como estamos falando de tecnologia em constante mudança, quem optar por essa carreira também precisa ter em mente que será preciso se manter sempre atualizado, mesmo depois da graduação, por meio de cursos, capacitações e leituras técnicas. 

Para te ajudar, separamos algumas habilidades que são determinantes para o desenvolvimento da sua carreira na área: 

Conhecimentos em Redes e Sistemas Operacionais 

Para garantir a segurança dos sistemas de uma organização é fundamental tem conhecimento sobre a área em, portanto tem que entender de redes e sistemas operacionais. Isso acontece porque apenas dominando as redes e os sistemas operacionais o profissional conseguirá proteger as informações da melhor maneira possível. 

Não sabe o que é? Explicamos: Um sistema operacional de rede (NOS na sigla em inglês) é o software ou a ferramenta usada para criar uma interface de usuário para uma rede de área local. A rede de área local conecta dispositivos em uma rede sem a necessidade de se conectar à internet. O NOS se torna o hub central para esses dispositivos. 

Experiência em Testes de Penetração 

Os avanços da tecnologia acabaram também gerando uma consequência negativa. Acabou tornando o mais fácil para os hackers, ou usuário mal-intencionados, encontrem os pontos vulneráveis dentro das redes das organizações e consigam roubar informações ou alterar dados de profissionais ou mesmo de usuários. 

É justamente para ajudar as empresas a descobrir onde estão mais propensas a enfrentar um ataque e reforçar de forma proativa essas fraquezas antes da exploração por hackers que surge o teste de penetração. 

Funciona assim: As organizações podem definir o teste de penetração para saber aquilo que pretendem avaliar. Isso inclui todas as redes, aplicativos, dispositivos e componentes de segurança física. O teste de penetração, como o próprio nome diz, emula as ações de agentes mal-intencionados para assim ter uma noção real do quanto o sistema esté em risco.  

Habilidades em Criptografia e Autenticação 

Todo aquele que almeja ser um profissional de Segurança da Informação deve saber ou desenvolver habilidades em criptografia e autenticação para conseguir proteger de forma mais eficiente os sistemas e as redes. 

A criptografia fornece níveis adicionais de segurança aos dados durante processamento, armazenamento e comunicações. Ela surgiu pelo trabalho conjunto de matemáticos e cientistas da computação desenvolveram uma série de algoritmos cada vez mais complexos, projetados para garantir a segurança da informação.  

Conhecimentos em Gerenciamento de Identidade e Acesso 

Essa é a habilidade de gerenciar a identidade e acesso (IAM), que na prática significa garantir que pessoas e entidades com identidades digitais tenham o nível certo de acesso aos recursos da empresa, como redes e bancos de dados. 

Ou seja, é mais uma etapa de segurança para filtrar quem terá acesso aos dados e quem não poderá acessar. Esse conhecimento é fundamental para o bom exercício do profissional de segurança da informação. É mais uma ferramenta para garantir a segurança das informações. Imagine um cadeado com vários códigos, o gerenciamento de identidade e acesso é um deles. 

Domínio de Ferramentas de Segurança 

Todas essas medidas que citamos no texto, são ferramentas de segurança a serem utilizadas pelo profissional de segurança da informação durante o seu trabalho. Cada uma delas se configura como uma medida de precaução em segurança. Seja por prevenção, por filtragem por criptografia ou testando a eficiência da segurança. 

É muito importante que os profissionais da área terem uma noção geral de como funcionam essas ferramentas para assim melhorarem a performance da organização e se especializarem em alguns desses mecanismos de defesa. 

Habilidades Comportamentais e Qualidades Pessoais 

Porém, como já é de se imaginar, nem só de habilidade técnicas é feito um bom profissional de Segurança da Informação. 

Afinal de contas, existem algumas habilidades pessoais fundamentais para exercer serviços de qualidade no segmento de TI, principalmente quando se fala de segurança. A seguir, veja algumas: 

Habilidade de Comunicação e Trabalho em Equipe 

Pode, em tese, parecer algo simples. Mas, acredite a capacidade de conseguir se expressar e ser totalmente compreendido pelas outras pessoas é uma habilidade que a grande maioria não possui ainda. 

Muitos, inclusive, pensam que o problema está neles. Que seus colegas e gestores não o entendem porque não são habilidosos o suficiente para organizar o pensamento e transmitir exatamente o que desejam.  

Além disso, também é crucial ter a certeza de que nenhum profissional de TI trabalha só. Por isso, a atenção com a atuação em equipe é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção bem-sucedida dos projetos.  

Seja esse o caso, além da inteligência emocional, a comunicação e o trabalho em equipe são ferramentas muito importantes para desenvolver a habilidade de trabalhar com a segurança da informação. 

Capacidade Analítica e Resolução de Problemas 

Como pessoa que trabalha com a prevenção e solução de problemas, o profissional da área de sistema da informação precisa ter uma forte capacidade analítica e de resolução desses problemas. 

Porque em caso de falhas nos sistemas de proteção, é importante ter uma ação rápida e estratégica. Na verdade, essa é uma característica determinante para evitar crises na área.  

Não conseguir administrar um momento de tensão, para ter ideias lógicas e racionais pode se tornar um impasse na resolução dos problemas. E aqui mais uma vez, os conhecimentos técnico e teórico se mostram fundamentais para um bom desempenho profissional, já passam mais confiança na hora de tomar decisões importantes. 

Conhecimentos em Compliance e Conformidade 

Termo em evidência atualmente, a área de compliance são os processos internos definidos por uma organização para estar em conformidade com leis, regulamentações e padrões ético. É a cartilha de comportamneto de uma empresa. 

Já o setor de conformidade se concentra apenas em estar em conformidade com a legislação vigente, o compliance vai além e abrange uma cultura ética e de integridade, transparência, cumprimento de normas internas e externas e alinhamento com as expectativas morais e sociais dos gestores. 

Por isso, é necessário que o profissional saiba qual é o código da empresa para melhor proteger os dados que ela produz. 

Flexibilidade e Capacidade de Adaptação 

Estar aberto a novas ideias e conceitos é salutar para uma carreira de sucesso na área de segurança da informação, uma vez que é uma área em profunda expansão e constante atualização. 

O profissional fléxivel consegue estar preparado para as constantes atualizações que acontecem na área de segurança da informação e também consegue ascender dentro do setor com mais facilidade pela pluraridade de funções que consegue desempenhar. 

Integridade e Ética Profissional 

Essa é uma habilidade cobrada por qualquer setor de trabalho ao qual você. É preciso ter integridade e ética na vida.  

No ambiente de trabalho, a integridade diz respeito à conduta moral do empregado e do empregador. Um bom sinônimo para integridade no trabalho é a chamada “ética profissional”. A ética profissional é composta pelos padrões e valores da sociedade e do ambiente de trabalho em que a pessoa convive. 

Ou seja, é preciso também ser ético no ambiente de trabalho para ser um profissional de referência na sua área, ainda mais quando se trata de segurança da informação. Já que é o setor que lida com dados pessoais e das empresas, geralmenre informação sigilosa e valiosa. 

Tendências e Desafios Futuros   

A grande tendência da área de segurança da informação é crescer ainda mais, haja a vista que vivemos em um ambiente corporativo cada vez mais digital. Onde os dados são vitais para toda e qualquer organização. 

E o maior desafio é conseguir dar conta do imenso volume de informações que é produzido e acompanhar a evolução das tentativas de invasão, que cada vez ficam mais sofisticadas e elaboradas.  

Início » Blog » Segurança da Informação: Principais Habilidades e Qualidades para Atuar Nessa Área 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *