Gastronomia: entenda como é o curso, o mercado e veja onde estudar

Já passou pela sua cabeça estudar o curso de Gastronomia, não é verdade? Muito além do ato de cozinhar, o curso de Gastronomia forma profissionais com a capacidade de atuar no preparo e trato de ingredientes e alimentos, gerenciamento de restaurantes, segurança alimentar, legislação, produção industrial e demais setores alimentícios.

Para se tornar um chefe de cozinha, é preciso dominar muitos conceitos e técnicas, para além da culinária. Neste artigo, vamos falar a respeito das características desse curso, as opções no mercado de trabalho e onde estudar Gastronomia atualmente.

Confira opções de cursos do GoKursos na área de Gastronomia

O que precisa para ser um bom chefe de cozinha?

Apesar de todo o status que ser um chefe de cozinha pode trazer, nem tudo é glamour na vida desse profissional. O talento na culinária não é suficiente para ter sucesso nessa profissão. Existem algumas características que são consideradas indispensáveis para quem quer liderar uma cozinha:

  • Organização
  • Liderança
  • Saber trabalhar em equipe
  • Criatividade
  • Paciência
  • Resiliência
  • Capacidade de lidar com pressão
  • Boas noções de comunicação
  • Inovação
  • Respeito aos alimentos
Cheese GIF - Find & Share on GIPHY

E, aí? Combina com o seu perfil? Se sim, continua por aqui!

Carreiras na cozinha

Diferente do que muita gente pense, o profissional da Gastronomia deve dominar uma série de conhecimentos e habilidades técnicas para poder ter sucesso. Devido à formação desse curso ser bastante ampla, quem se forma em Gastronomia pode atuar em diversas áreas.

Aqui estão algumas das principais atividades e funções que o gastrônomo pode desempenhar dentro da cozinha – e que, graças à França ser considerada um berço da Gastronomia, são mais conhecidas pela sua escrita em francês:

Chef

Desempenha a coordenação da equipe, controle de dispensa, solicitação de compras, montagem e adaptações de cardápio. Nem sempre cozinha.

Sous chef

É o primeiro chefe abaixo do chef de cozinha. Ele substitui o líder quando este está ausente, realiza o controle e o armazenamento de alimentos nas dispensas do restaurante, é responsável pela higiene do estabelecimento e pela preparação do início das atividades do dia.

Aboyeur

É quem vai receber os pedidos do salão do restaurante e passá-los para os chefs de cada praça. É também a última pessoa a verificar o prato antes de ele ir para a mesa do cliente.

Boulanger

Mais conhecido como ‘padeiro’. É o profissional especialista em pães e massas no restaurante. Pode também atuar na parte de confeitaria.

Entremetier

É quem vai cozinhar os acompanhamentos dos pratos. Entre suas atribuições, está o cozimento de legumes, ovos, batatas, arroz, massas etc.

Garde manger

Em sua tradução literal, é o “guarda-comida”. Na cozinha, é o profissional que prepara os pratos frios ou em temperatura ambiente, como saladas, molhos, antepastos, conservas, ceviches etc. A charcuteria – ramo dedicado ao preparo de salsichas, linguiças, terrines, patês – também é uma missão desse profissional.

Pâtissier

Alguns têm uma dificuldade grande nessa área, outros têm um talento próprio para isso. Esse é o profissional da confeitaria, a estação especializada na confecção dos doces, sobremesas, pães e demais itens da panificação – desde o preparo até a montagem e decoração dos pratos.

Rôtisseur

É quem vai preparar os assados e seus molhos. Esse profissional fica à disposição de garantir a boa qualidade dos grelhados e frituras.

Saucier

Esse chefe é o responsável por fazer os molhos quentes, peixes, crustáceos e carnes (que sejam quentes e com exceção dos fritos, assados e grelhados).

Commis

É o cozinheiro júnior. Esse é o profissional iniciante designado a qualquer estação e que está comprometido a aprender e auxiliar na cozinha.

Lunch Salad Gif By Russ Gif - Find & Share on GIPHY

Há ainda as carreiras em que um gastrônomo pode atuar fora da cozinha:

  • Segurança alimentar
  • Indústria alimentícia
  • Gestão
  • Consultoria
  • Educação

Trouxemos diversas opções de trabalho dentro de uma cozinha, mas é importante salientar que existe uma infinidade de outras funções na Gastronomia! Cabe a você encontrar o espaço onde seus talentos serão mais bem aproveitados.

Como é o curso de Gastronomia

No Brasil, você pode estudar Gastronomia como curso superior na categoria bacharelado, que dura em média 4 anos, ou tecnológico, com duração de 2 anos. Esse curso permite formações presenciais ou a distância.

Em sua estrutura curricular, o curso de Gastronomia passa por disciplinas teóricas e práticas, no intuito de preparar o profissional para qualquer área que essa habilitação permita.

Nesse curso, o aluno tem disciplinas relacionadas a História da Gastronomia, Segurança Alimentar, Bioquímica, Microbiologia, Nutrição, Administração e demais áreas correlatas.

Mercado gastronômico

Segundo dados fornecidos pelo Sebrae, o setor de alimentação fora do lar é fundamental no dia a dia do brasileiro e para a economia do país. Estima-se que esse segmento gera milhões de empregos em cerca de 1,4 milhão de negócios e corresponde a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em 2018, o faturamento desse setor foi de 176 bilhões de reais. Nada mal, né?

Gif By Russ Gif - Find & Share on GIPHY

Embora muitos gastrônomos tenham o sonho de ‘pilotar’ uma cozinha de restaurante, no mercado de trabalho existem vários espaços onde esse profissional possa atuar, tais como:

  • Indústria;
  • Escolas;
  • Hospitais;
  • Hotéis;
  • Consultoria;
  • Fiscalização.

Onde estudar Gastronomia?

Como citamos anteriormente, é possível estudar Gastronomia na modalidade presencial ou a distância. Dentro do Grupo Ser Educacional, existem algumas instituições onde você pode encontrar esse curso de graduação:

Essas instituições são todas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Esperamos que essas informações te ajudem a trilhar a sua trajetória dentro da Gastronomia! 

Se curtiu o conteúdo, fale pra a gente nos comentários ou compartilhe nas suas redes sociais! 

Até mais <3 

Início » Blog » Gastronomia: entenda como é o curso, o mercado e veja onde estudar

1 thoughts on “Gastronomia: entenda como é o curso, o mercado e veja onde estudar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *