O que é marketing digital: conheça os principais conceitos e saiba como trabalhar na área?

o que é marketing digital

O marketing digital é uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho. Num mundo cada vez mais informatizado, a presença online e aplicação do marketing no cenário digital está diretamente ligado ao sucesso de um negócio. 

Sendo assim, cresce o número de pessoas que querem ingressar na área ou de profissionais de marketing que querem se especializar na vertente digital. Para começar no marketing digital, algumas informações devem ser levadas em consideração, e vamos abordar cada uma delas nesse artigo. 

O que é marketing digital? 

O marketing digital surgiu a partir da inserção de grandes empresas no mercado digital. Surgindo a necessidade de converter os expectadores daquele ambiente em possíveis consumidores, criou-se a necessidade de aplicar os preceitos do marketing, de forma a funcionar também para mídias online. 

via GIPHY

Com as adaptações necessárias para que essas estratégias fossem eficientes na internet, surgiu o marketing digital, ainda menos estruturado, mas já trilhando os passos para chegar no conceito em que existe hoje. 

Qual a diferença entre marketing tradicional e marketing digital? 

Se o marketing tradicional é a estratégia de comunicação focada em promoção e divulgação de marcas, o marketing digital leva essas técnicas para a internet, com a vantagem de, no digital, ser possível acompanhar números, métricas e resultados, garantindo o sucesso da estratégia mais facilmente. Também é através desses dados que toda a estratégia pode ser adaptada conforme os planos da empresa. 

Como começar no marketing digital? 

Antes de mais nada, para começar no marketing digital é preciso buscar conhecimentos, não só no início, mas durante toda a carreira. Assim como tudo na internet, o marketing digital se transforma constantemente e exige que o profissional esteja antenado a todas as tendências. Para isso, os cursos são um bom caminho a se seguir. 

Os cursos de marketing digital são ferramentas valiosas para aprender o assunto. Existem cursos dos mais básicos, que trazem conceitos simples e técnicas menos elaboradas, ideais para quem está ingressando agora na área, até os mais completos que trazem conhecimentos mais aprofundados e abordam áreas mais específicas do marketing digital. 

Alguns dos temas mais importantes para dominar dentro do marketing digital são as mídias sociais, persona, comportamento do consumidor e marketing de conteúdo. Confira a seguir um breve resumo sobre cada um desses conceitos. 

Mídias sociais 

Um dos espaços mais importantes e mais eficientes para se comunicar com o público, são as redes sociais. No Brasil, a presença da população nessas redes é quase que unanime, e isso abre espaço para conseguir divulgar serviços ou empresas nesse ambiente. 

Mas para que essa divulgação realmente funcione, é necessário entender como as mídias sociais funcionam, e quais estratégias são eficientes, de acordo com a abordagem e público de cada uma dessas redes. 

Sendo assim, cursos de mídias sociais são imprescindíveis para profissionais de marketing digital, tendo em vista que o mais procurado pelas empresas, se tratando de profissionais de marketing digital, são pessoas capacitadas para gerir as redes sociais. 

Marketing de conteúdo 

O conteúdo criado é um ponto de atenção, pois a partir daí que todas as demais técnicas serão aplicadas, e os resultados colhidos. Nesse sentido, o marketing de conteúdo aborda a forma estratégica de planejar e criar conteúdo para a internet, nos mais diversos canais. 

Se engana quem pensa que apenas criar um post interessante, ou fazer um vídeo divertido é suficiente para estabelecer uma comunicação efetiva com o público. Cada canal, cada segmento de empresa, cada detalhe deve ser levado em consideração para criar o conteúdo que tenha a ver com o consumidor que se deseja atingir. 

Através do marketing de conteúdo que se torna possível atrair a atenção do público desejado e da forma como é esperado. 

Comportamento do consumidor 

Entender o comportamento do consumidor é fator determinante para montar uma estratégia de marketing digital de sucesso, e é uma das informações mais importantes para o profissional da área. 

Como dito anteriormente, o conteúdo precisa estar direcionado da forma correta, e para isso, é preciso conhecer as necessidades, dores, medos, padrões e tudo mais sobre o comportamento do público que se deseja atingir. 

De nada adianta construir um bom conteúdo sobre carros, se o interesse do público está em motos, por exemplo. Utilizando pesquisas, e colhendo dados, é possível construir sua persona e planejar a comunicação mais adequada para ela. 

Personas 

Persona é um personagem semifictício que representa o público da empresa. A persona serve para ilustrar quem são e como se comportam os clientes, e assim direcionar todo o trabalho de marketing para essas pessoas de forma correta, levando em conta as características, comportamento, jornada e mais. 

As empresas podem ter uma ou mais personas, o importante é ter definido o público para guiar as estratégias de marketing digital. 

A construção de personas é feita através de pesquisa para conhecer o público que deseja atingir. Para isso, é preciso buscar informações sobre esse público, sendo algumas delas: 

  • Quem são? 
  • Com o que trabalham? 
  • O que fazem no dia a dia? 
  • Como se informam? 
  • Quais suas necessidades? 
  • Qual sua rotina de compra? 

Outras informações podem ser apuradas, de acordo com a necessidade da empresa, e o que os profissionais responsáveis acharem pertinente. Após a pesquisa, os dados devem ser tabelados, com o objetivo de identificar padrões que revelem as características do público. 

Para que seja efetivo, é importante que a construção da persona seja feita com base na análise de dados, e não por suposições. Pense na persona como uma pessoa real, e não como um conjunto de tópicos. 

É preciso escrever um texto com a descrição completa, com nome, idade e demais informações adquiridas, como se fosse uma biografia dessa pessoa para quem, a partir de agora, o conteúdo será direcionado. 

Como ganhar dinheiro com marketing digital  

Existem várias formas de ganhar dinheiro com o marketing digital, e talvez seja esse o motivo para que a área seja tão procurada. 

De empregos formais até atuar como freelancer, o mercado oferece muitas oportunidades para quem ingressa no setor. Confira algumas áreas de atuação no marketing digital. 

Trabalho em empresas 

Todas as empresas precisam de profissional de marketing, ainda que não seja uma empresa de comunicação. Isso porque estar presente na internet é imprescindível para qualquer negócio, e com isso é preciso ter um profissional capacitado para criar as estratégias para a internet. 

O funil de vendas é uma estratégia muito importante para empresas, por exemplo, e para utilizá-lo corretamente, é preciso um profissional que entenda sobre isso. Isso abre diversas portas para profissionais que queiram atuar no mercado formal. 

Freelancer 

O profissional que escolher atuar como freelancer vai, basicamente, oferecer para empresas os mesmos serviços citados antes, com os mesmos objetivos, mas sem um vínculo direto com as mesmas.  

O grande diferencial é ter a liberdade de oferecer seus serviços para mais de uma empresa, aumentando os ganhos. Mas é preciso ter em mente que nesse caso, também existe uma certa instabilidade, já que as empresas não têm obrigações trabalhistas para cumprir com esse profissional.  

Consultoria de marketing 

Nesse caso, o profissional fica responsável por orientar a equipe sobre qual caminho seguir, e quais estratégias são melhores para as empresas. 

Para isso é preciso ter uma boa experiência e muito conhecimento para prestar a consultoria de forma eficiente, já que irá atuar mostrando para aquela equipe os pontos corretos e a melhorar. 

Educação 

Se sabemos que existe tanto interesse em aprender marketing digital, a área da educação se torna uma ótima opção para profissionais da área. 

Ensinar marketing digital é um ramo que tem crescido muito, principalmente no setor de criação de cursos online. Cursos online de marketing digital tem uma grande procura, e pode ser uma boa alternativa também. 

Não perca as oportunidades! 

Como vimos nesse artigo, o marketing digital é uma área com muitas oportunidades, além de ser muito versátil e oferecer muitas possibilidades para quem ingressa na área.

Na plataforma da GoKursos, melhor Market Place de cursos online do Brasil, você encontra diversos cursos de Marketing Digital para se especializar e estar preparado para todas as oportunidades!

Leia também

5 motivos para participar de eventos de marketing digital – por que você deve ir?

Vagas de Marketing Digital – 9 sites para encontrar as melhores oportunidades

6 tipos de empreendedores para você conhecer e definir seu perfil

Início » Blog » O que é marketing digital: conheça os principais conceitos e saiba como trabalhar na área?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *