Trabalho remoto: Principais profissões 100% home office

A pandemia da Covid-19 modificou a vida de milhões de pessoas no mundo todo. O mundo parou e as medidas de isolamento social para inibir os efeitos do vírus acabaram modificando também o mundo do trabalho. Várias empresas se encontraram obrigadas adotar o modelo home office de trabalho por um longo período de tempo. 

Foi durante esse momento que muitos profissionais e gestores se deram conta de suas vantagens, como a economia de tempo gasto no deslocamento até a empresa. Para as contratantes, a vantagem foi que o trabalho em casa muitas vezes não afetou o desempenho e a produtividade, e os gastos básicos como água, luz e telefone foram reduzidos. 

Exercer o ofício dentro de casa ocasiona uma maior flexibilidade durante todo o dia, além de maior conforto e sensação de bem-estar a quem cumpre essa modalidade de trabalho. Inúmeros fatores fazer o home office ser cada vez mais adotado nos mais diversos setores de trabalho do mercado. 

Contudo, a possibilidade dessa modalidade de trabalho não é para todas as profissões. Porque muitas vezes as ações de trabalho demandam a utilização de equipamentos que não podem ser levados para casa ou algumas outras atividades que não  

Entretanto, não é toda função que oferece essa possibilidade, isso acontece porque muitas vezes as ações demandam o uso de equipamentos que não podem ser levados para a casa ou outros tipos de atividades que precisam ser realizadas exclusivamente de modo presencial.  

Para quem busca trabalhar em casa, o modelo home office é ideal para quem tem uma função flexível o suficiente para que ela consiga exercer exatamente as mesmas funções que faz no escritório, sem sair da sua própria residência. 

Benefícios do trabalho remoto 

Tanto para as organizações, quanto para os profissionais, a opção pelo trabalho remoto se mostra benéfica em algum nível. Para as empresas, o maior benefício é a economia, já que com os funcionários atuando dentro de casa não há grandes gastos com energia, café, deslocamento, entre outras coisas. 

Inclusive, a diminuição do tempo e do dinheiro gasto com o deslocamento é uma das maiores vantagens do home office. As empresas que decidem pelo home office, possibilitam ao funcionário que o seu espaço de trabalho fique a poucos metros da cama. Além disso, se preferir trabalhar em uma biblioteca, café ou espaço coworking, você muito provavelmente vai usar como critério de escolha um espaço próximo de onde você mora. 

Com o tempo potencializado e sem o deslocamento, a qualidade de vida do funcionário traz motivação e produtividade. Mais focados e menos estressados, eles ficam mais focados e concentrados nas demandas do trabalho. Além disso, o meio ambiente é favorecido com a adoção do trabalho remoto. Mais pessoas em casa significa menos carros nas ruas, o que contribui para diminuir bastante a poluição do ar. 

Profissões em alta no trabalho remoto 

Atualmente, já vivemos em uma realidade onde o home office se impôs. Inúmeros setores do mercado profissional já se adequaram à essa nova modalidade de trabalho e permitem que os profissionais atuem remotamente. Como já foi dito, a pandemia da covid-19 acelerou bastante esse processo. 

Para quem pensa que home office é mais leve do que o presencial, saiba que para ter sucesso nessa modalidade é preciso uma boa dose de dedicação, responsabilidade e disciplina para conseguir desenvolver bons resultados.  

Claro que algumas profissões se beneficiaram mais do que outras dessa modalidade de trabalho. Separamos algumas para ficar de olho: 

Desenvolvedor de software remoto 

É aquele profissional responsável por todos os programas que rodam nos aplicativos ou programas de computadores, nos sites de entretenimento, redes sociais, e-commerces, sites de cursos à distância e aplicativos de celular. 

Ele escreve códigos, desenvolve ou faz a manutenção de um software, aplicativo ou website. Todo o trabalho que o desenvolvedor de software remoto faz é no modelo home office. Ele não precisa estar na organização para fazer seu trabalho, já que produz códigos e programação para os softwares. 

Consultoria Virtual 

Organizações e mesmo profissionais autônomos costumam contratar consultores com regularidade para prestar auxílio e apoio em diversas atividades, desde serviços jurídicos, contábeis até regulamentação ambiental e planejamento de vendas. 

A área de consultoria é ampla e pode ser realizada de maneira remota, analisando cenárioa e fornecendo suporte a distância por meio de reuniões virtuais. Nem toda consultoria precisa ir até o cliente, com essa possibilidade podendo ser realizada de tempos em tempos, mas mantendo o home office como modelo de trabalho na grande parte do tempo. 

 Profissional de Marketing 

A área de marketing foi outra carreira que se beneficiou do home office e oferece boas oportunidades de trabalho nesta modalidade. Esse profissional, que desenvolve estratégias de comunicação e vendas para as organizações e auxilia no posicionamento das marcas nas redes e no mercado consegue desenvolver suas ações de casa mesmo. 

Para isso, claro, é preciso ter conhecimento de análise de dados, do comportamento do consumidor, de marketing digital e de publicidade. Setor fundamental de toda empresa, o marketing é de grande importância para o crescimento da empresa, pois é por meio da área que os gestores conseguem entender o mercado, as tendências do setor e os clientes. 

Designer gráfico freelancer 

O design gráfico é uma profissão muito versátil que também aproveita todo o potencial do home office, envolvendo desde a criação de logotipos e layout de sites ao uso de mídias sociais para melhorar a presença da marca. Assim como os programadores, os designers gráficos também podem trabalhar como freelancers, para agências e corporações, tudo de forma remota. 

Redator(a) online 

Trata-se daquele profissional que escreve anúncios, conteúdos ou mesmo para a internet em geral, seja ara blogs, portais e redes sociais. Incluindo também outros formatos, como fluxos de e-mail marketing, infográficos, apresentações de slides e roteiros para vídeos. 

É o profissional contratado para elaborar textos com a pauta pré-definida. Dependendo da demanda e da empresa, o redator online costuma trabalhar na modalidade home office. Já que só precisa de um espaço para escrever e contato com os gestores para receber as demandas. 

Como se preparar para o trabalho remoto 

Para conseguir migrar com sucesso para o modelo de trabalho remoto é preciso traçar um planejamento minucioso, contar com o suporte da tecnologia e revisar com profundidade os processos envolvidos 

É preciso um bom planejamento, revisão de processos e também de apoio da tecnologia, para conseguir migrar com sucesso para o modelo de trabalho remoto. E mesmo com a popularização, ainda há muitas pessoas que não sabem o que é e como funciona o home office. 

Engana-se quem pensa que no home office basta apenas ligar o computador e começar o trabalho. Se você mão tiver uma organização e disciplina, não vai conseguir manter o ritmo de atividades do trabalho em casa. 

Dicas para ser produtivo(a) no trabalho remoto 

Até por isso, é preciso estar atento em como manter produtividade alta mesmo com a as inúmeras distrações que existem dentro da própria casa. Saiba algumas dicas de como produzir bem no home office: 

Conexão de Internet Estável 

Geralmente quem trabalha de forma remota, depende de uma boa e estável conexão de internet para fazer o seu trabalho de maneira eficaz. Porque só assim esse funcionário poderá participar de reuniões virtuais, prestar conta de suas demandas e fazer seu trabalho da melhor maneira. Caso sua conexão não seja boa, pode ser o momento de procurar outro provedor porque essa é a pedra fundamental do home office. 

Rotina de Horários  

Para ter uma boa produtividade é necessário seguir um horário firme para trabalhar todos os dias e estabelecer uma rotina. Inclusive, o mais indicado é ajustar o trabalho remoto aos horários da empresa e não trabalhar até muito tarde, usando a noite para realmente descansar. Isso auxilia o funcionamento do cérebro. 

Planejamento 

Ainda antes de iniciar a sua jornada de trabalho, anote todas as demandas que precisa fazer durante o expediente. As listas são uma tática comprovada para ter uma noção exata de quanto trabalho você tem e o quanto você consegue entregar. 

Adaptação do espaço de trabalho em casa 

Para conseguir desempenhar bem qualquer função na modalidade remota de trabalho, escolher um ambiente calmo e tranquilo na sua casa, sem muito barulho e com os móveis mais ergonômicos é extremamente importante no home office a longo prazo, já que o trabalho em uma cadeira desconfortável pode afetar sua saúde. 

Futuro do trabalho remoto 

Quando falamos de futuro do trabalho remoto, abre-se um mercado sem fronteiras: novas opções de emprego para os brasileiros, tanto em outras cidades e estados do Brasil quanto fora do país.  

Segundo a Robert Half, 91% dos profissionais entrevistados trabalhariam remotamente em uma empresa sediada em outra cidade/região do Brasil ou em outro país. Ainda de acordo com a pesquisa, a área com as melhores perspectivas é a da tecnologia, muito pela falta de mão de obra e também a grande facilidade de migração para o trabalho remoto. 

Deste modo, a projeção de futuro do trabalho remoto depende completamente de como as organizações irão definir seus modelos de atuação nesse novo contexto. O fato é que veremos cada vez mais profissionais a procura de vagas no modelo remoto e empresas impulsionando a modalidade.  

Início » Blog » Trabalho remoto: Principais profissões 100% home office

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *