Existe diferença entre culinária e gastronomia? Conheça o significado de cada conceito

Transformar ingredientes variados em pratos saborosos exige técnica, conhecimento e muita sensibilidade. Ao longo dos anos, o estudo do preparo de comidas foi sendo aperfeiçoado, e virou até curso em universidades em todo o mundo. Mas afinal, qual é a diferença entre culinária e gastronomia? 

Entender os dois conceitos é fundamental para quem deseja transformar a paixão por cozinhar em uma carreira. Ou até mesmo melhorar as habilidades na cozinha e comer bem. 

Neste artigo, vamos entender qual é a diferença entre culinária e gastronomia, o que define cada conceito e quais os primeiros passos para trabalhar na área. 

Qual é a diferença entre culinária e gastronomia? 

Apesar de parecer a mesma coisa, existe diferença entre culinária e gastronomia! São dois conceitos diferentes, abordagens diferentes, mas que fazem parte de uma mesma área de conhecimento. 

Conhecida como a “arte de cozinhar”, a culinária é o ato de criar pratos e receitas, e vai da escolha dos ingredientes até a hora de servir no prato. Tem com foco nos fatores regionais e culturais que marcam a maneira que cada sociedade se alimenta. 

A culinária é uma das áreas presentes na gastronomia, que pode ser definida como a ciência da cozinha. A gastronomia também aborda materiais e técnicas utilizadas para o preparo, gestão de alimentos e de restaurantes e empreendedorismo. Além de estudar o preparo da comida, a cultura e a história da alimentação.

Ficou claro qual é a diferença entre culinária e gastronomia? Continue a leitura e aprenda mais sobre cada conceito! 

O que é culinária?

Você provavelmente já foi em um restaurante de comida asiática. Ou até mesmo é um grande fã da cozinha baiana. Mesmo sem falar o nome dos pratos, a sua cabeça associou esses conceitos ao sushi ou ao acarajé. Isso acontece porque cada sociedade tem a sua própria culinária

No dia a dia, a culinária está presente em nossos hábitos. Seja no feijão com arroz que alimenta boa parte dos brasileiros, seja no bolo com café ao final da tarde, a alimentação é um importante traço de nossa cultura. E é assim em todo lugar. 

A culinária reúne os conhecimentos alimentares dos diferentes povos e culturas, e está relacionada com a forma como consumimos a comida. Vamos ver um pouco mais sobre diferentes variedades de culinária conhecidas em todo o mundo! 

Culinária Asiática 

A cozinha asiática é uma das mais conhecidas e admiradas em todo o mundo, com seus sabores exóticos e técnicas inusitadas. Do simples sushi a pratos sofisticados de países orientais, é fácil reconhecer a comida asiática, e é difícil não se apaixonar por ela.

Maior continente do planeta, a Ásia tem muitas diferenças regionais que são passadas também para a culinária. A cozinha típica chinesa é muito rica e variada. Na região, é comum usar técnicas para o uso do sal e da gordura que tornam a comida muito diferente da dos outros países. 

Já a cozinha asiática de países como Sri Lanka e Vietnã usam outros métodos e técnicas de preparo que modificam totalmente a culinária desses locais em comparação ao restante do continente. 

Culinária Europeia

Cada país da Europa tem características regionais próprias que influenciaram diretamente a sua culinária. A geografia e o clima agem sobre os ingredientes. Por isso, as técnicas de preparo e conservação são diferente e as receitas são únicas e conhecidas no mundo todo. 

culinária do mediterrâneo é fortemente marcada pelo uso do azeite, frutas, ervas e carnes próprios da região. 

A exploração de outros povos e culturas influenciou a culinária italiana, que importou ingredientes e técnicas de preparo para a sua própria cozinha, mantendo a tradição até hoje. 

E não podemos deixar de falar da culinária francesa, uma das principais escolas da cozinha que exportou seu método único e rigoroso de preparar alimentos para todo o planeta. Hoje, a cozinha francesa é considerada uma das mais importantes do mundo, e as técnicas e ingredientes servem de base para chefs de todas as regiões. 

Culinária brasileira

Um país de dimensões continentais como o Brasil carrega muitas variedades de culinária de região para região, com influência dos diferentes povos que formam a nossa cultura, dos ingredientes encontrados e do clima de cada local. 

Para entender a culinária brasileira, é muito importante conhecer a história do país e a formação da nossa identidade cultural. A religião, a mistura entre povos, a exploração dos sertões e as condições de armazenamento acabaram influenciando tradições que são mantidas até hoje na nossa cozinha. 

Conheça >> Curso online de Cozinha Rural: História e Temperos Brasileiros 

A religião é um traço marcante da cozinha brasileira. A comida de santo ganha um papel de ritual, e faz parte de celebrações, ou até mesmo é proibida em algumas festividades. O mesmo acontece com o milho e as festividades da colheita de junho, que originaram as festas juninas e os pratos típicos como canjica, mungunzá e pamonha

O que é gastronomia?

Ir a um restaurante envolve muito mais do que apenas se alimentar. Existe uma série de elementos que transformam o ato de comer em uma experiência cultural, social e política. E entender essa ciência é o trabalho de quem atua na gastronomia

Além de dominar a culinária, as diferentes técnicas de preparo de alimentos e conhecer os ingredientes, a gastronomia envolve outros aspectos que fazem parte da nossa alimentação e do papel social que ela tem em nossas vidas. 

A área é tão importante que, a partir dos anos 1990, o Brasil passou a contar com cursos de ensino superior de gastronomia para formação de novos profissionais.

Entre os temas estudados pela gastronomia, destacamos: 

  • História da alimentação 
  • Nutrição 
  • Química dos alimentos 
  • Como montar cardápios 
  • Culinária 
  • Gestão de restaurantes 
  • Gestão de Buffets 
  • Marketing 
  • Panificação 
  • Confeitaria e chocolateria 
  • Bebidas 
  • Molhos 
  • Segurança alimentar 

Existem diversas carreiras para profissionais da área de gastronomia. Além de chef de cozinha e de cozinheiro, o gastrônomo pode atuar como:

  • Segurança alimentar – carreira ligada a saúde, faz vistoria em cozinhas e restaurantes para conferir se está tudo dentro das normas de segurança.
  • Gestão alimentar – profissional que atua na administração de restaurantes, buffets e qualquer estabelecimento que trabalhe comerciamente com comida.
  • Consultor alimentar – especialista em gastronomia que pode apontar caminhos para melhorar os processos de empresas alimentícias.
  • Barista, barman, somellier, entre outros – o barista (café) e o somellier (vinhos) são algumas das profissões ligadas ao consumo de bebidas. Cada tipo de bebida tem seu especialista.

A gastronomia é uma área de atuação muito rica e com muitas possibilidades. Se você gosta de comida, de preparar receitas e quer seguir em alguma das carreiras, leia nosso artigo completo sobre Gastronomia: entenda como é o curso, o mercado e veja onde estudar. 

Relembre a diferença entre culinária e gastronomia

Neste artigo você aprendeu que existe diferença entre gastronomia e culinária, mas os dois conceitos são complementares e dependem um do outro!

A culinária é a arte de cozinhar, o ato que acompanha a relação que as diferentes gerações tem com a alimentação.

Gastronomia é a ciência que estuda a produção de alimentos e o seu impacto na sociedade. O gastrônomo é o profissional que domina a culinária e outros aspectos da cadeia alimentícia, como gestão e administração.

Dê o primeiro passo para a sua carreira em gastronomia!

Entender qual é a diferença entre culinária e gastronomia é só o primeiro passo para quem quer transformar a paixão pela comida em algo a mais!

Não é necessário fazer uma graduação para trabalhar com gastronomia. Mas ter conhecimento e dominar as técnicas de preparo de alimentos é muito importante para garantir a sua segurança e a de quem se alimenta da sua comida. 

Os cursos de ensino superior de gastronomia duram, em média, 4 anos. Se você gosta de cozinhar e quer aprender mais sobre algum ponto específico, os cursos livres de gastronomia são uma ótima opção, até para iniciar uma nova carreira. 

Leia mais: 

Inglês avançado: 10 dicas para sair do intermediário e alcançar um melhor nível

Como focar nos estudos online: dicas para organização, foco e rotina

Aprenda a relaxar a mente e desestressar com essas 12 dicas

Início » Blog » Existe diferença entre culinária e gastronomia? Conheça o significado de cada conceito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *