Crescimento, evolução, aumento e progresso. Todas essas palavras são sinônimo de desenvolvimento, que é o movimento de buscar evoluir, progredir seja na área ou profissional mesmo.
Dentro dessa mesma perspectiva ainda, “pessoal” é relacionado a algo individual, que é particular de alguém. Estamos analisando a etimologia dessas palavras para, finalmente, desvelar que o termo “desenvolvimento pessoal” diz respeito ao aumento das suas capacidades individuais.
O que é o desenvolvimento pessoal
Em suma, desenvolvimento pessoal é um processo longo, constante e progressivo, que demanda investimento de tempo e de energia das pessoas. Ou seja, é algo que acontece de maneira paulatina, e não da noite para o dia. Contudo, é importante destacar que o retorno que traz para a vida das pessoas é altamente benéfico e gratificante tanto na esfera pessoal quanto na profissional.
Trata-se da capacidade de autorrealização. Diz respeito a um processo contínuo, que começa pouco a pouco no autoconhecimento e vai em direção ao fortalecimento de diversas habilidades e competências, todas elas necessárias para que o indivíduo não só conquiste os objetivos que traçou, mas adquira qualidade nas relações e na vida como um todo.
O objetivo básico do desenvolvimento pessoal é despertar no indivíduo o seu potencial máximo, colaborando dessa forma para a construção de uma existência saudável, próspera, realizada e feliz consigo com os outros. Esse processo empreende a busca contínua por autoconhecimento, assim como um aprimoramento permanente de competências e habilidades em diferentes âmbitos — físico, cognitivo, socioemocional e psíquico.
Pilares do desenvolvimento pessoal
Não é uma receita de bolo com um passo a passo para ser seguido, ou com as indicações definitivas para quem pretende se desenvolver. Porém, existem alguns nortes nesse processo: autoconhecimento, planejamento e comportamento.
Autoconhecimento
Tudo se inicia no autoconhecimento. Em outras palavras, caminhar sem saber exatamente onde está, para onde está indo e para onde deseja ir é, certamente, o princípio de uma grande frustração — o que cabe em várias situações nas nossas vidas.
Por isso, é fundamental encorajar essa etapa de autorreflexão nas pessoas, de forma a ajudá-las a compreender quais são seus pontos fortes e frágeis, assim como os seus propósitos. A partir dessa atividade, é possível traçar estratégias de aperfeiçoamento pessoal e podem ficar cada dia mais próximos da realização dos seus sonhos.
Planejamento
Para um pleno desenvolvimento pessoal é necessário muito planejamento. É simples e cientificamente comprovado: colocar suas ideias no papel faz com que elas fiquem mais palpáveis, ou seja, você tem a compreensão maior do que é preciso fazer para alcançar o que estima a curto, médio e longo prazo.
Comportamento
Além de conhecer a si mesmo e seus pontos fortes e frágeis para planejar novos passos, é também necessário colocar a mão na massa. Agir é, naturalmente, o próximo passo. De nada adianta ficar preso na teoria: planejar é importante para impulsionar os seus passos.
Mas, então, como trabalhar isso?
Como trabalhar o desenvolvimento pessoal
Pois então, um dos segredos para ter um pleno desenvolvimento pessoal está na estratégia de ação e em procurar oportunidades de avanço tanto profissionalmente quanto na esfera pessoal. O entendimento de que haverá dificuldades a serem superadas, porém quando surgem pedras na jornada nem todos conseguem removê-las para seguir em frente. Justamente por isso, esse processo de superação e aprendizado precisa ser constante.
Isso explica, em parte, o porquê de algumas pessoas conseguirem chegar tão longe, enquanto outras passam a vida inteira tentando se desenvolver. O mesmo vale para o ambiente de trabalho, ou você acha que a sorte é o fator para o sucesso? Não. Longe disso. É possível trabalhar o desenvolvimento pessoal e aqui vamos tentar te orientar nesse processo.
Desenvolvimento Pessoal e Trabalhabilidade
De modo breve, a relação de desenvolvimento pessoal e trabalhabilidade vem da capacidade dos profissionais de produzir e gerar valor para os outros e para si, e evoluir seus métodos como resultado do avanço de suas habilidades.
De forma direta, é o tradicional know how, o saber fazer que tanto se cobra no mundo corporativo e de quem tanto ouvimos falar como principal capital humano. Tenha certeza que um dos maiores ativos de qualquer pessoa é o resultado direto do seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para quem nunca ouviu falar, trabalhabilidade é a característica de transformar as suas habilidades pessoais em características ativas do trabalho. É uma característica salutar e fundamental de todo profissional autônomo que desenvolve serviços, soluções e produtos, seja para organizações ou não.
Consciência Pessoal e Desenvolvimento de Soft Skills
Tanto a consciência pessoal quanto o desenvolvimento de sof skills ajudam os profissionais a conseguirem melhores oportunidades no mercado de trabalho, além disso também fazem com que trabalhadores com amplo conhecimento na área não consigam prosperar nas empresas por não possuírem as soft skills necessárias.
As soft skills são habilidades pessoais que não necessariamente se relacionam com os conhecimentos técnicos de uma pessoa. Por exemplo, um advogado pode conhecer todas as leis e diretrizes judiciais, mas não consegue ensinar a lidar com o nervosismo dos clientes no tribunal.
No ambiente profissional, as soft skills são muito desejáveis em um trabalhador, afinal, o conhecimento técnico pode ser desenvolvido das mais variadas formas, já as habilidades pessoais demandam um tempo maior. Separamos algumas soft skills importantes para o cotidiano no trabalho:
Saber ouvir as pessoas;
Ter facilidade para expressar ideias;
Ter uma atitude positiva em relação aos desafios;
Empatizar com os sentimentos dos outros.
Introdução ao Treinamento Individual
Uma pessoa que se conhece bem, consegue pensar em maneiras de aperfeiçoamento para ir se aprimorando ao longo do tempo. Seja como profissional ou como pessoa mesmo. Enquanto empresa, é preciso ficar atento a individualidade de cada pessoa para assim fomentar o seu desenvolvimento de forma personalizada.
A importância do desenvolvimento pessoal
Conquistar os seus desejos, independente de que esfera eles estejam relacionados é talvez a maior importância do desenvolvimento pessoal na sua vida.
Um exemplo: Se o seu objetivo for alcançar um cargo melhor no emprego, então para se desenvolver melhor você precisa pensar em ações que podem melhorar essa área da vida. E isso vale para qualquer esfera, seja pessoal, econômica ou qualquer outra.
Melhorar seus hábitos de saúde pode ser outro objetivo, aí já envolve atividades completamente distintas do seu primeiro objetivo.
Ainda assim, você consegue entender o que todos eles têm em comum? Ambas te trazem sentimentos positivos, e aqui no sentido mais amplo do termo: seja de realização pessoal, felicidade, tranquilidade, satisfação, bem-estar… Desta forma, o desenvolvimento pessoal serve para te alçar para um lugar melhor do que você se encontra atualmente e é justamente por isso que vale a pena investir nele. Pense nisso.