Saúde mental no trabalho: o que é e como promovê-la?

Desde a pandemia da Covid-19, a saúde mental vem ganhando um protagonismo inédito dentro do ambiente de trabalho. Atento a isso, as organizações estão passando a se preocupar mais com o bem-estar psicológico dos colaboradores.  

Passamos por alguns dos momentos mais pesados dos últimos tempos no ano de 2020.  Com a pandemia e a necessidade de isolamento social, muitas pessoas tiveram que alterar completamente a sua rotina. E no trabalho não foi diferente. Aqueles que estavam acostumados a companhia de colegas e a orientação dos chefes, passaram a ter que realizar todas as atividades remotamente.  

Além de ter que equilibrar as atividades profissionais com a da casa, sem poder ter contato com o mundo exterior. E aqueles que continuaram trabalhando presencialmente passaram a conviver com o medo do vírus e a ansiedade natural da ansiedade. Outros, ainda perderam seus empregos e a fonte de renda. 

A consequência disso foi um aumento da sensação de solidão, e em boa parte dos casos acumularam-se com tristezas e frustrações que já existiam ou foram surgidas durante o período pandêmico. Especialmente, no ambiente de trabalho isso foi sentido de maneira muito profunda. 

O que é a saúde mental no trabalho? 

Com toda essa situação decorrida da pandemia, a saúde mental no trabalho passou a ter uma maior atenção e cuidado. Podemos definir saúde mental no trabalho como o estado mental e emocional no qual um colaborador da organização se encontra. Também engloba a maneira  como a pessoa reage a situações desafiadoras e se ela tem a ciência de tratar transtornos psicológicos, caso possua algum.  

Oficialmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar as próprias habilidades para se recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Ou seja, vai muito além da ausência de doenças mentais. É estar bem para desenvolver suas funções de maneira plena. 

Em uma sociedade onde a grande maioria das pessoas passa mais tempo nas empresas trabalhando do que em suas próprias casas, o bem-estar emocional e mental se tornam pilares fundamentais da produtividade e da eficiência da empresa. 

 Um ambiente de trabalho saudável é aquele no qual existe uma identificação do colaborador com a cultura da empresa e onde há uma relação de companheirismo e confiança entre os colegas de equipe. 

Até por oisso, é possível afirmar que a saúde psicológica de um profissional varia de acordo com um conjunto fatores internos (distúrbios, inteligência emocional, etc.) e externos (ambiente de trabalho, qualidade da comunicação, etc.). 

Qual é a importância da saúde mental no trabalho? 

Alguns dados ajudam a compreender melhor a importância da saúde mental no ambiente de trabalho. Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo instituto britânico de saúde mental Mind, revela que 90% das pessoas que ficaram longe do trabalho devido ao estresse não o citaram como razão de sua ausência. A mesma pesquisa ainda aponta que a maioria dos profissionais que contaram sobre seus problemas mentais para seus empregadores foram discriminados ou, até mesmo, dispensados. 

 Daqueles que disseram aos seus chefes sobre sua condição, 6% mencionaram ter sido forçados a sair e 2% foram demitidos. Já de acordo com uma pesquisa da GetVoIP, os brasileiros passam, em média, 43,5 horas por semana no trabalho, o que dá 8,7 horas por dia útil. Ou seja, conforme já fora dito as pessoas passam a maior parte de seus dias no emprego. 

O que podemos entender disso? É preciso que o ambiente de trabalho e a cultura organizacional das organizações seja saudável, porque elas impactam diretamente no estado mental dos colaboradores. 

É fácil visualizar isso, todo o mundo conhece alguém que já foi afetado psicologicamente pela rotina pesada o trabalho. Um exemplo claro, um profissional que passa mais de 8 horas por dia em um espaço estressante, muito provavelmente irá desenvolver algum transtorno mental. E quem é que de 2020 pra cá não conhece alguém que tenha desenvolvido algum tipo de problema mental? 

Benefícios de cuidar da saúde mental no trabalho 

Cuidar da saúde mental no ambiente profissional, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas, comprovadamente melhora os indicadores de recursos humanos. 

E como ela faz isso? É simples, alguns benefícios surgem do bem-estar mental, como: 

  • Aumento da produtividade; 
  • Aprimoramento do clima organizacional; 
  • Aumento da criatividade e engajamento do colaborador  

Um ambiente de trabalho que se preocupa com a saúde mental dos trabalhadores ajuda, inclusive, a manter talentos dentro da organização. Atualmente, os melhores profissionais enxergam o cuidado com a saúde mental como uma das maiores prioridades na hora de escolher o emprego. Um estudo da Happiness Business School aponta que para os brasileiros o cuidado com a saúde mental está no topo das prioridades. Confira a lista:  

Cuidar da saúde mental; 

Cuidar da saúde física; 

Seguir meus sonhos; 

Ganhar mais dinheiro; 

Continuar na empresa em que trabalha. 

Dessa forma, ao acompanhar essas tendências e priorizar um ambiente saudável para os funcionários, os negócios conseguem alinhar melhor as expectativas dos colaboradores e colher frutos em diversos resultados a partir do cuidado com a saúde mental. 

Quais condições psicológicas um colaborador pode desenvolver? 

Cada vez mais, o departamento de recursos humanos das empresas, além de empenhar atenção para colaborar regularmente para o bem-estar dos funcionários, também vem promovendo ações relacionadas à psicologia organizacional.  

Ou seja, é um setor que tem como função buscar entender e maximizar o potencial das pessoas da organização. E aqui, estão incluídas a prevenção de condições psicológicas, que atualmente é uma das formas mais eficazes de zelar pelo time da empresa.  

Apesar desse acompanhamento, é importante conhecer as principais doenças que podem ser causadas pelo trabalho e seus sinais.  

Depressão 

As mudanças e o isolamento social provocados pela pandemia da Covid-19 trouxe um significativo aumento da depressão no trabalho. A depressão causa um intenso desânimo e insatisfação com a rotina, a pessoa não tem forças para realizar qualquer tipo de atividade, sem disposição para sair da cama. 

Então, ao apresentá-la, o colaborador pode ter: 

Crises de choro ou comportamento deprimido; 

Queda abrupta na produtividade; 

Acessos de raivas ou descontrole do humor; 

Procrastinação; 

Esses sinais acabam refletindo principalmente no engajamento e nos resultados do colaborador, podendo ser confundidos com desinteresse e negligência pela função. 

Estresse ocupacional 

Aquele sentimento contínuo de tensão, quando o profissional se sente sempre sob pressão, além de ser por si só uma condição é a principal portal de entrada para outros transtornos, como depressão, burnout e ansiedade. 

O estresse ocupacional é um dos problemas mais normalizados dentro das empresas, mesmo que, pensando em sua ocorrência, grande maioria dos negócios contem com casos dele.  

Para você ter uma ideia, de acordo com a empresa britânica Capita, 79% dos colaboradores relataram ter sofrido estresse no trabalho nos últimos 12 meses. 

Ansiedade 

Essa é doença é um verdadeiro mal do novo século. É uma das enfermidades que mais afeta os brasileiros. De todas as gerações. No mundo do trabalho, essa realidade já é alarmante. Inclusive, é cada vez mais comum nas organizações, o que pode gerar a normalização de um problema grave. 

Dessa maneira, o sentimento de preocupação excessiva, pressão por resultados e prazos irrealistas podem ser o gatilho para causar ou piorar quadros de transtornos de ansiedade no trabalho.  

Diante de tudo isso, como fazemos para cuidar 

Como cuidar da saúde mental no trabalho? 

É preciso que as organizações estejam atentas a promoção da boa saúde mental no trabalho. Afinal, é responsabilidade dos gestores desenvolverem um ambiente saudável para o bem estar dos colaboradores. 

E como fazer isso? Aqui vão algumas dicas: 

1. Construa uma cultura organizacional que prioriza a saúde mental 

Para um ambiente de trabalho psicologicamente seguro, a cultura organizacional é uma ferramenta fundamental. Ela define a forma como os colaboradores tratam a si mesmos, a imagem interna da organização e os limites de desgaste da rotina de trabalho. 

Para isso, é de grande importância que a organização planeje e implemente ações que visem desenvolver, contribuir e fomentar o surgimento de uma cultura voltada à valorização do bem-estar mental de todos. 

Isso pode ser feito de inúmeras e incontáveis maneiras. Uma maneira é oferecer capacitações e formações às lideranças. Assim, esses profissionais podem influenciar a rotina dos colaboradores.  

2. Estimule uma produtividade sustentável 

Esse conceito foi criado pela jornalista Izabella Camargo após sofrer uma crise de burnout no trabalho. E segundo ela, o termo pode ser definido como a capacidade do colaborador de fazer entregas em um ritmo adequado, sem afetar seu bem-estar e seus relacionamentos pessoais. Aqui, o foco do RH deve ser dividido entre duas frentes: 

Para estimular a produtividade sustentável, deve-se então oferecer boas condições de trabalho aos funcionários para que eles consigam se concentrar em suas tarefas sem preocupações externas. 

3. Estruture um RH que se “conecta” com os colaboradores 

O ideal é que a equipe de RH seja bastante próxima aos funcionários, mantendo uma boa comunicação constante. Isso é importante para que as pessoas entendam que o time está ali para acolher e ajudar quem está sofrendo com desequilíbrios emocionais. 

4. Cuide da SST 

Existem alguns pilares que sustentam a saúde mental no trabalho, por exemplo o equilíbrio físico e até mesmo nutricional. Isso porque, diversas doenças ocupacionais ou outros problemas também podem ser provocados ou agravados por essa falta de equilíbrio. 

Portanto, os programas que fazem parte da Saúde e Segurança no Trabalho ajudam a sustentar a saúde geral da empresa, prevenindo acidentes de trabalho e afastamentos. 

Início » Blog » Saúde mental no trabalho: o que é e como promovê-la?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *