DevOps: O que é, como se tornar um e mercado de trabalho 

Você que vem acompanhando aqui o blog da GoKursos, já deve ter percebido que a tecnologia vem alterando de maneira profunda todas as profissões nas mais diversas áreas e setores de trabalho. 

Pois bem, ainda dentro dessa perspectiva, uma das mudanças proporcionadas pelo avanço da tecnologia no mercado profissional foi o surgimento de novas profissões e setores de serviço. Hoje vamos nos concentrar no DevOps. 

Atividade recente, o DevOps não é exatamente uma profissão em si. Para falar sobre DevOps, podemos associá-lo mais a uma cultura, uma conjunção de processos e medidas implementadas diariamente para tornar as entregas em tecnologia de uma empresa mais frequentes e seguras.  

É até por isso, que a área está tão valorizada e também muitos gestores estão começando a dar mais atenção para o que faz um DevOps. De uma maneira geral, os profissionais de DevOpssão oriundos das diversas áreas de TI. Porém, com a crescente e exponencial importância da área, criaram-se especializações que deram origem ao engenheiro de DevOps.  

 O que é DevOps?  

De maneira simplificada e superficial, DevOps significa Desenvolvimento & Operações. É a área de atuação na integração entre as equipes de desenvolvimento de software, especialmente nas áreas de desenvolvimento e operações, integrando e monitorando suas atividades para buscar um desempenho mais otimizado e simplificado. 

Os profissionais especialistas em DevOps atuam para promover a padronização e otimização de todos os processos de tecnologia da informação, na busca da liberação mais ágil de atualizações e novas versões dos produtos por meio de metodologia ágeis, maior produtividade e ferramentas de potencialização da produtividade. 

Para além disso, a função do profissional de DevOps é implementar a partir de sua atuação uma nova cultura nos espaços de trabalho, com base na priorização dos indivíduos e das interações acima dos processos, do bom funcionamento dos softwares desenvolvidos, das necessidades do cliente e da alta flexibilidade para lidar com mudanças. Ou seja, alterando as rotinas e o funcionamento do setor de trabalho. 

Benefícios do DevOps 

Por se tratar de uma área nova e em franco crescimento, o setor de DevOps apresenta alguns benefícios que chamam a atenção de quem pretende ingressas na área de tecnologia da informação.  

Além de chamar a atenção da força de trabalho, diversas organizações buscam por essa estratégia na hora de construir equipes de desenvolvimento mais eficazes. Separamos três benefícios do DevOps aqui para quem tem interesse na área, mas ainda está em dúvida quanto a sua aplicabilidade: 

  1. Redução de custos 

Apesar de ter sido, durante vários anos, considerado como uma atividade do alto custo, pelo uso de mão de obra qualificada e de ferramentas próprias para o trabalho, e também por alguns problemas que ocorriam no processo, nos últimos tempos o DevOps provou que é uma ferramenta barata e de fácil utilização. 

Vários aspectos do desenvolvimento de software são melhorados, como feedback, comunicação, integração, a partir do DevOps.O resultado disso é uma redução no tempo de entrega, mais qualidade do produto final e mais resultado. 

  1.  Aumento da confiabilidade 

A cultura DevOps aumenta a confiabilidade devido ao registro e ao armazenamento de logs de desenvolvimento, contendo toda e qualquer alteração realizada em código. Sendo assim, sempre que um erro for identificado em produção, é possível rastreá-lo rapidamente apenas verificando os logs dos arquivos envolvidos, aplicando as correções e publicando o novo código. 

A automatização de testes também aumenta a confiabilidade da área, já que garante um menor risco de erros na produção. 

  1.  Segurança  

Você que acompanha a área deve ter percebido que houve um aumento substancial de ataques virtuais, com os ciberterroristas cada vez mais sofisticados nas técnicas de ataque, buscando brechas e falhas para invadir softwares e roubas os dados. Com o uso do DevOps, há a possibilidade de rastrear e garantir a conformidade do código.  

 Práticas e ferramentas do DevOps 

Ao utilizar as práticas e ferramentas DevOps, as organizações têm uma garantia de estabilidade e qualidade do software em conjunto com todas as mudanças de infraestrutura introduzidas. Por exemplo, práticas como CI/CD e monitoramento em tempo real vêm a calhar para manter a estabilidade do sistema. 

Isso acontece porque o DevOps utiliza um sistema multifuncional, envolvendo várias ferramentas de vários tipos e propósitos, em vez de se concentrar apenas em uma única ferramenta. Estas ferramentas também são conhecidas como conjunto de ferramentas DevOps. 

Durante todo o ciclo de produção do software as ferramentas atuam para auxiliar o desenvolvimento, gerenciamento e entrega desse software. Por isso, cada organização que que faz uso do DevOps pode coordenar da maneira que achar mais viável as ferramentas e utilizar a prática DevOps coordenando as ferramentas e encaixando aquela mais adequada a uma determinada atividade, como planejamento, criação, liberação, verificação, controle de versões e monitoramento. 

Como se tornar um profissional de DevOps 

Um dos muitos equívocos sobre o DevOps é pensar nele apenas como uma ferramenta, enquanto outros estão confusos sobre sua abordagem, filosofia, cultura e objetivos. Não existe uma única ferramenta DevOps, mas sim um conjunto de ferramentas DevOps essenciais para os engenheiros, desenvolvedores, operadores e outros da equipe DevOps. 

Então, se você ficou animado com a possibilidade de ser um profissional de DevOps? Como em todas as profissões, antes de atuar é necessário se capacitar.  

Elencamos abaixo algumas atitudes para quem deseja ingressar na área:  

Aprenda a utilizar as ferramentas de DevOps 

A utilização de ferramentas é parte importante do trabalho de DevOps, e pode levar algum tempo até que se tenha um domínio sobre todas elas. Sendo assim, uma das formas de se especializar no assunto é praticar o uso desses softwares. 

 O profissional deve praticar o uso das ferramentas por conta própria, buscando entender suas funcionalidades, testando automações, criando projetos e fazendo exercícios. 

Converse com profissionais experientes 

Os profissionais com experiência no ramo podem e ensinam muito sobre a área, afinal, com os anos de caminhada eles conhecem bem todos os desafios do início da carreira e podem sugerir soluções que facilitem o seu desenvolvimento e indiquem soluções para que você evite alguns erros comuns. 

Desenvolva sua comunicação 

Saber se comunicar e transitar nas mais variadas áreas e departamentos durantu um projeto é fundamental para o sucesso na carreira de DevOps. Por isso que a comunicação é tão importante para a área. 

Tenha um portfólio 

Não só na área de DevOps, como em todos os setores de tecnlogia manter um portfólio é essencial na hora de tentar ser selecionado para uma vaga. Mesmo que não tenha experiências profissionais no setor, você pode montar um portfólio com todos os trabalhos que já desenvolveu na área de tecnologia durante a sua carreira ou formação.  

Skills necessários para trabalhar com DevOps 

Um especialista da área de DevOps deve ser capaz de entender e enxergar o negócio em sua forma ampla, especialmente em termos de processos, restrições e suas necessidades. É um profissional que deve estar atento com todos os lados do processo: desenvolvimento, operações, vendas, produto, etc. 

Deve saber se comunicar bem como já foi dito, ser adaptável, curioso, organizado, empenhado e gostar de resolver problemas e alguém interessado em sempre aprender algo novo. 

O mercado de trabalho para profissionais de DevOps 

O DevOps proporciona, como você já deve ter percebido, um aumento substancial na produtividade e na degurança das operações da sua organização. Até por isso, o mercado tem demandado cada vez mais pro esse tipo de profissional.  

Uma empresa que contrata um engenheiro ou especialista em DevOps conta com muitos benefícios, como: 

 Fornecimento de um suporte técnico integral e bastante avançado; 

Início » Blog » DevOps: O que é, como se tornar um e mercado de trabalho 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *