Energias renováveis: o que são e suas vantagens 

Para qualquer um antenado e bem informado com as notícias do mundo sabe que as energias renováveis nunca estiveram tão em evidência quanto nos últimos anos. E porque isso vem acontecendo? O que faz com que o assunto venha chamando tanta atenção quanto nos últimos tempos? 

O que acontece é que as pessoas tomaram consciência do atual estado dos efeito estufa no mundo e desde a Cop-27 com a assinatura do Acordo de Paris, que é muitas vezes referido como os Acordos de Paris ou os Acordos Climáticos de Paris, que por sua vez foi um tratado internacional sobre mudanças climáticas, adotado em 2015. Ele abrange mitigação, adaptação e financiamento ao mitigamento das mudanças climáticas. 

Sabendo disso, o protagonismo atingido pelas energias renováveis se dá porque elas, atualmente, são fundamentais para reduzirmos as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e conter o aquecimento global até 2050, como indica o já citado Acordo de Paris.  

O consumo de energia, seja nas indústrias, transportes, agropecuária ou outras atividades humanas, responde por mais de 70% das emissões de GEE, segundo a O World Resources Institute (WRI), que é uma organização não governamental ambientalista e conservacionista. E é por isso que a transição energética, substituindo as matrizes de geração de energia poluentes por renováveis, é essencial. 

Mas, afinal de contas, o que são energias renováveis? 

O que são energias renováveis? 

Em resumo, são fontes de energia que se renovam, ou seja, elas se regeneram naturalmente com o tempo e ainda são inesgotáveis. Em resumo, elas são a parte mais importante da transição para um sistema de energia que abandona os combustíveis fósseis, combatendo assim o tão temido aquecimento global. Além disso, são energias limpas que protegem a saúde humana e o meio ambiente. 

As energias renováveis possuem impacto ambiental reduzido, pois não geram resíduos, como o dióxido de carbono. Alguns exemplos de energia renovável incluem solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica e biomassa. 

Se você ainda não conseguiu identificar, aqui vai mais uma dica: São aquelas fontes de energia se regeneram espontaneamente ou através da intervenção adequada do homem. E porque são tão importantes? Com o rápido esgotamento das fontes de energia, principalmente a energia fóssil, em conjunto com o aumento expressivo do consumo de combustíveis e a contaminação do meio ambiente, são alguns dos motivos que levaram a humanidade a se conscientizar e buscar opções de energia mais abundantes, naturais e menos poluentes. São as chamadas de energias alternativas ou renováveis.  

Agora, você deve estar se perguntando quais as diferenças, benefícios e desvantagens dessa alternativa de energia? 

Vantagens e desvantagens das fontes renováveis 

Pois bem, começaremos então falando das vantagens: A eficiência energética é, talvez, a principal vantagem das energias renováveis. Por exemplo, a energia solar é gerada através da conversão direta da luz solar em eletricidade, e possui uma capacidade de geração que, em muitos casos, pode superar o consumo de uma residência ou estabelecimento comercial, permitindo que o excesso de energia seja vendido para a rede elétrica. Além disso, os danos ao meio ambiente são mínimos comparados aos danos causados pelo uso de fontes não renováveis de energia. 

Em geral, também são consideradas limpas, poluem menos que as fontes convencionais e regeneram-se a curto prazo na natureza. Ainda, quando comparadas ao uso de energia nuclear, que pode gerar acidentes, as fontes renováveis oferecem riscos bem menores. 

Como se isso não fosse o suficiente, a utilização das fontes renováveis de energia ainda possibilita diminuir a dependência do uso de combustíveis fósseis como principais fontes energéticas. 

Já as desvantagens podemos citar que apesar da grande maioria das fontes renováveis ser considerada limpa, algumas delas também podem causar problemas ao meio ambiente.  

A maioria das fontes renováveis de energia são consideradas limpa. Apesar disso, algumas delas podem causar problemas ao meio ambiente. Um exemplo é a energia eólica, cujos aerogeradores provocam mudanças nas paisagens dos locais em que são instalados, além de influenciarem o fluxo migratório de aves da região. 

 Ainda nesse sentido, os biocombustíveis apresentam alguns problemas em relação ao seu uso. Um deles está relacionado com a intensificação do desmatamento. O uso da biomassa para geração de energia por meio da queima de vegetais necessita da ampliação de áreas de cultivo, ocasionando, consequentemente, desmatamentos. Outro problema relaciona-se ao uso dos recursos hídricos. A prática agrícola é responsável por boa parte do consumo de água no mundo. Se a agricultura for ampliada, a demanda da água também será, podendo impactar os recursos hídricos. 

 Principais fontes de energia renovável 

Como visto, a energia renovável tem uma importância fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa. Entre outras coisas, quando são utilizadas fontes de energia renovável, a demanda de combustíveis fósseis é reduzida. diferente dos combustíveis fósseis, as fontes de energia renovável, sem ser a biomassa (hidráulica, eólica, oceânica e solar), não emitem diretamente gases de efeito estufa. 

Dentre as principais fontes de energia renovável, destacamos: 

Energia solar 

O sol é a nossa maior fonte de energia renovável, limpa e sustentável. É de conhecimento público que sua radiação é disponível amplamente em todo o planeta e pode ser utilizada para a captação de calor (energia solar térmica) ou para a geração de energia elétrica (energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica).  

Além de renovável, a energia solar também é uma fonte de energia sustentável e limpa, pois permite gerar calor e eletricidade sem a emissão de gases poluentes e com baixo impacto ambiental. 

Energia eólica 

É aquela energia renovável que vem dos ventos. A energia eólica é a transformação da força das massas de ar em movimento (ventos) em energia elétrica por meio de turbinas eólicas (aerogeradores), sendo uma das fontes de energias renovável que mais cresce no mundo hoje. 

Energia hidrelétrica 

As estruturas das usinas hidrelétricas utilizam a força da água armazenada pelas barragens como recurso para a movimentação de turbinas. Assim, a energia mecânica proveniente da água é transformada em energia elétrica nas usinas. A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural renovável.  

Energia geotérmica 

Energia geotérmica (ou energia geotermal) é aquela energia derivada do calor interno do planeta Terra. É uma fonte de energia limpa e renovável, e está disponível de maneira constante na natureza. 

Energia de biomassa 

A biomassa é uma fonte renovável de energia, e tem se tornado cada vez mais presente na matriz elétrica do Brasil. Ela é derivada do bagaço de cana e madeira principalmente. Biomassa corresponde ao conjunto de resíduos de origem animal ou vegetal utilizado na produção de energia, oriunda de fontes como vegetais lenhosos, cultivo agrícola e resíduos urbanos e industriais. Dentre os produtos derivados da biomassa estão os biocombustíveis, os óleos vegetais e o biogás. 

 A biomassa é uma fonte renovável e barata de geração de energia, por isso considerada uma alternativa viável para substituir os derivados de combustíveis fósseis.  

Hidrogênio: o que é e por que se fala tanto? 

Pois bem, nos últimos tempos todos os olhos voltaram-se para uma fonte de energia renovável que até então não tinham prestado atenção: o hidrogênio sustentável. Ele abrange várias abordagens, incluindo o hidrogênio verde produzido a partir de energias renováveis, o hidrogênio azul produzido a partir do gás natural com tecnologia de captura de carbono (CCS) e o hidrogênio verde musgo gerado a partir da biomassa. 

Por essa capacidade ampla e pelo fato do Brasil possui uma grande capacidade de produção de hidrogênio sustentável, tanto para consumo interno quanto para exportação, ele vem chamando a atenção geral.  

O hidrogênio verde apresenta uma série de benefícios como fonte energética renovável e não poluente, destacando-se como o combustível do futuro. Sua produção e transporte devem ser livres de combustíveis fósseis ou processos prejudiciais ao meio ambiente. Ou seja, é mais uma opção renovável para o longo prazo. 

Início » Blog » Energias renováveis: o que são e suas vantagens 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *