Diante de um mercado de trabalho bastante competitivo nos dias atuais, muitas pessoas imaginam poder estar à frente de seus próprios negócios, sendo seus próprios chefes e podendo viver dos próprios lucros. Ou seja, muitos buscam ter a oportunidade de poder empreender para si mesmo.
Todavia, muitas dessas pessoas não sabem como dar esse passo importante e colaborar – através do empreender – para uma realização pessoal e, claro, profissional.
Por isso, o Blog da GoKursos vai te mostrar neste post como você pode começar a criar oportunidades para abrir o seu próprio negócio e assim, empreender para poder prosperar. Confira.
O que é empreendedorismo?
Por definição, empreendedorismo é um conjunto de atividades e processos que envolvem a criação, desenvolvimento e gestão de novos empreendimentos, seja na forma de empresas, startups, projetos ou iniciativas sociais.
Vários fatores podem desencadear o ato de empreender. Desde a busca por independência financeira, a vontade de criar um impacto positivo na sociedade, a identificação de uma oportunidade de negócio, ou até mesmo uma insatisfação com o mercado de trabalho tradicional.
Seja de maneira individual ou junto a um grupo, o empreendedorismo é visto como uma força importante na economia global, pois novos empreendimentos geram empregos, inovação, além de desenvolvimento econômico e social.
Vantagens de empreender
A iniciativa de empreender tem, claro, suas vantagens. A realização pessoal é uma delas, pois muitos empreendedores iniciam seus negócios com a intenção de realizar um sonho ou uma paixão. A questão da independência financeira também chama atenção de maneira positiva, visto que empreender pode permitir que o indivíduo ganhe mais dinheiro do que lucraria trabalhando para outra pessoa.
Flexibilidade é outro ponto a favor dos empreendedores. Afinal, se ganha mais liberdade para escolher seus horários de trabalho, localização e tipo de negócio. Impacto social, autonomia, aprendizados constantes e potencial de alto retorno financeiro também surgem como vantagens de abrir seu próprio empreendimento.
Embora pareça bastante vantajoso, é importante lembrar que empreender também envolve desafios e riscos, e é importante estar preparado para lidar com eles.
Como identificar oportunidades
O nascimento de um empreendedor depende, basicamente, da identificação de um mercado. Ou seja, é necessário encontrar uma “brecha” no mercado, oferecendo:
- Um produto ou serviço que ainda não exista;
- Uma necessidade do consumidor que não seja atendida pelas empresas do segmento;
- Um produto ou serviço complementar a soluções já existentes.
Tomando estes parâmetros como ponto de partida, sem dúvidas, você tem tudo para começar um negócio bem-sucedido.
Como validar uma ideia de negócio
Para se ter certeza de que o negócio que você quer abrir tem potencial, uma das formas de buscar a validação dessa ideia é através da pesquisa de mercado. Fazendo este tipo de levantamento, é possível confirmar se existe uma demanda para o produto ou serviço que você pretende comercializar.
Você pode fazer essa pesquisa, por exemplo, perguntando a amigos, familiares, colegas de trabalho e outras pessoas de seu círculo social – que se encaixem no seu público-alvo – se comprariam algo da sua empresa. Outra forma de validação é entrevistar potenciais clientes de um grupo de controle para entender se a solução é válida para eles. Por fim, projetar o tamanho do público-alvo em potencial que seu produto ou serviço pode alcançar também ajuda a validar sua ideia de negócio.
Elaborando um plano de negócios
O plano de negócios consiste numa espécie de roteiro onde se detalha todo o funcionamento, estrutura e recursos necessários para iniciar as operações da sua empresa.
Com este documento, é possível ter uma visão macro de como as diferentes áreas da sua empresa se relacionam, ajudando a definir estratégias e tomar decisões.
No plano de negócios, também se entende os pontos fortes e fracos do empreendimento, além de aborda aspectos como fontes de receita, características do produto ou serviço e relacionamento com o público.
Uma das ferramentas mais usadas para elaborar um plano de negócios é o Lean Canvas — uma espécie de tabela em que o empreendedor indica os principais aspectos de sua ideia de empreendimento.
Cursos para aperfeiçoar o empreendedor em você
Começar a empreender – e ter sucesso com isso – não é algo fácil e nem acontece da noite pro dia. É necessário buscar conhecimento para saber gerir bem o seu próprio negócio.
Por isso, selecionamos alguns cursos que podem te ajudar neste processo de capacitação e te dar mais suporte para tocar seu empreendimento. Veja algumas opções abaixo.
Gestão de Recursos Humanos
Fazer um curso de Gestão de Recursos Humanos é importante para o empreendedor porque você se torna capaz de liderar equipes, gerir pessoas, desenvolver habilidades interpessoais, ter visão estratégica, lidar com as leis trabalhistas, recrutar e reter talentos, dentre outras habilidades que são fundamentais para o sucesso de um empreendimento.
A GoKursos, por exemplo, tem um curso livre disponível dedicado a esta área. Saiba mais sobre ele clicando aqui.
Legalização do negócio
Se dedicar a um curso de Legalização de Empresas também tem sua importância para conhecer os procedimentos legais necessários para abrir e manter uma empresa em conformidade com a legislação vigente. Com isso, evita-se problemas legais, reduzindo custos, transmitindo credibilidade
para o negócio, facilitando o acesso a linhas de crédito e a emissão de notas fiscais, dentre outros benefícios.
Marketing e vendas
Buscar cursos de Marketing e Vendas surgem como excelentes opções para um futuro empreendedor. Através dele, é possível compreender o mercado em que está inserido, desenvolver estratégias de marketing e vendas mais eficientes, aumentar a visibilidade de sua marca, fidelizar clientes, aumentar a rentabilidade do negócio e diferenciar-se da concorrência.
A GoKursos também oferece alguns cursos voltados para esta área do conhecimento. Saiba mais sobre eles clicando nos nomes: Gestão Estratégica: Marketing para vendas, Estratégias de Marketing Utilizadas em Vendas e Marketing: Venda Integrada e Estratégias de Vendas.
Gerenciamento financeiro
Se capacitar na área de Gerenciamento Financeiro é outro bom diferencial para quem quer se destacar com seu empreendimento, pois é por meio da gestão financeira que é possível tomar decisões mais acertadas e aumentar a probabilidade de sucesso do negócio.
Além de compreender a situação financeira, se tem noções de gestão eficiente do fluxo de caixa, análise de viabilidade, planejamento financeiro, controle de custos, aumento da rentabilidade, entre outros conteúdos pertinentes.
Principais erros de quem está começando
Os principais erros de quem está começando a empreender podem variar de acordo com o setor de atuação, a personalidade do empreendedor e outros fatores específicos do negócio. No entanto, alguns erros são bastante comuns e podem ser evitados com planejamento e conhecimento.
Entre alguns desses erros estão: falta de planejamento, investir demais ou de menos, não conhecer o mercado, não entender as finanças, não se preparar para as dificuldades, falta de diferenciação e não se preocupar com o marketing.
É importante ressaltar que, ao longo da sua jornada enquanto empreendedor, nem tudo vai sair conforme o planejado. No entanto, é preciso ter paciência e foco para manter a solidez do seu negócio, mesmo que seja necessário fazer ajustes e traçar novas estratégias.
E para concluir, tenha paixão pelo que faz. Empreender requer muita dedicação e energia, e é importante que você esteja motivado e apaixonado pelo seu negócio para poder enfrentar os desafios que virão. Acredite em si mesmo, no potencial do seu empreendimento, e trabalhe com afinco para transformar seus sonhos em realidade.