Desenvolvimento de jogos: carreira e tendências 

O mercado de desenvolvimento de jogos tem crescido no país

Durante muito tempo, os jogos digitais eram tidos como lazer para as crianças ou um hobbie para os adultos. O tempo passou e atualmente esses jogos podem até manter o status de cultura popular, mas é uma realidade recente, haja a vista que muito recentemente era considerado apenas um entretenimento infanto juvenil. 

Porém, em um momento em que quase todas as áreas relacionadas à tecnologia estão em pleno crescimento no Brasil, o cenário para o campo dos jogos digitais se alterou. O que era um simples passatempo, se transformou em um mercado promissor de desenvolvimento de jogos. 

Quem optar por ingressar na área e trabalhar com jogos digitais estará fazendo uma escolha adequada porque a tendência da área é expandir e ainda carece de profissionais especializados para ocupar um espaço no mercado. 

Sabendo disso, é completamente viável seguir por uma carreira nessa área, que já está alcançando grande abrangência, estabilidade e maturidade em comparação a muitas outras profissões relativas às artes gráficas. 

O que é desenvolvimento de jogos

Em linhas gerais, o processo de desenvolvimento de jogos é aquele no qual um jogo, seja ele para computador, video game ou celular é produzido. Pode ser feito exclusivamente por um grupo de pessoas ou por toda uma empresa especializada nessa produção.  

Para quem não sabe, são inúmeras profissões e atividades envolvidas no processo de desenvolvimento dos jogos. Para quem deseja atuar nessa área e ser um desenvolvedor de jogos, saiba de antemão que existem diversas profissões nesta área. 

Reforçando aqui: o desenvolvimento de jogos eletrônicos é o processo na qual um jogo eletrônico é produzido. A criação de jogos eletrônicos são, geralmente, de responsabilidade de uma desenvolvedora, que pode ser uma produtora de jogos como, por exemplo, a Rockstar Games, uma grande empresa ou ainda simplesmente única pessoa. 

 Como entrar na área de desenvolvimento de jogos 

Como em todas as áreas do mercado profissional, para ingressar no setor de desenvolvimento de jogos o primeiro passo é simples: investir em capacitação. Por isso, para começar a carreira em desenvolvimento de jogos, o principal passo é encontrar um curso de programação alinhado com as suas necessidades, o seu perfil e com a função que você almeja exercer.  

Para isso, há quem prefira estudar online e há quem opte pelas salas de aula tradicionais. Importante mesmo é ter em mente que apenas com capacitação, e aqui sejam cursos livres, técnicos, profissionalizantes ou uma graduação, você conseguirá se desenvolver nesse mercado profissional. 

Afinal de contas, qualquer que seja o caso, é importante escolher um bom meio de formação para conquistar a vaga dos seus sonhos. Por exemplo, os conhecimentos sobre programação serão fundamentais para ter familiaridade e pouca dificuldade na hora de trabalhar em um projeto de desenvolvimento de jogos.  

Contudo, algumas habilidades adicionais podem ser importantes para conseguir se desenvolver bem no trabalho. Listamos algumas: 

Estar sempre atento às tendências do mercado, para conseguir aproveitar ao máximo as novas ferramentas e tecnologias disponíveis; 

Ter boas soft skills, habilidades comportamentais, que facilitam a relação entre todas as pessoas que estão envolvidas no projeto do jogo; 

Ter paixão por jogos, afinal, ninguém quer trabalhar a vida inteira em algo que considera desagradável. 

 Principais cursos para quem quer trabalhar com desenvolvimento de jogos 

Originalmente, o mercado de jogos sempre esteve mais voltado para computadores e consoles de videogames, mas em um movimento recente e mais atualmente as atenções passaram a se voltar para os tablets e celulares. Isso impactou e transformou a indústria e o perfil dos profissionais de games. 

Para se ter uma ideia da força dessa área, somente em 2021, houve crescimento de 600% no número de exportações de games desenvolvidos por profissionais do País. Dados da Associação Brasileira das Empresas Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames) ainda apontam que, ao todo, a receita estimada desse segmento foi de R$ 11 bilhões no mesmo ano. 

Muito mais que a paixão por eletrônicos, também é necessário ter um legítimo interesse pelo campo da tecnologia  para dominar técnicas de programação e se aprofundar nas discussões sobre Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).  

Para aqueles que estão interessados em seguir carreira no ramo dos games, separamos três cursos para se desenvolver na área: 

Jogos Digitais 

O curso de graduação em Jogos Digitais prepara o estudante para todas as etapas de criação e desenvolvimento de um novo game. Uma vez graduado, o profissional será capaz de desenvolver narrativas, projetar, implementar, testar e divulgar games com apelo a diferentes públicos e poderá criar roteiros, dinâmicas e estratégias para entreter os jogadores e alavancar negócios.

Desenvolvedor de Softwares

Os desenvolvedores de software trabalham em diversas áreas, como desenvolvimento de aplicativos móveis, sites, jogos, sistemas corporativos, entre outros. Esses profissionais podem usar várias linguagens de programação, como Java, Python, C++, JavaScript, Ruby e outros, dependendo do projeto e do objetivo do programa. 

Desenvolvimento de games em Phyton

O python é uma das linguagens de programação mais utilizadas nos dias de hoje, considerada como de alto nível. A linguagem foi projetada com a filosofia de enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Com essa linguagem é possível criar os mais variados tipos de códigos, incluindo aqueles que se tornam os melhores jogos. 

Tendências para a área de desenvolvimento de jogos 

Embora seja uma área relativamente recente, com o seu desenvolvimento cada vez mais rápido o setor de desenvolvimento de jogos já apresenta algumas tendências para o futuro, tanto a curto prazo quanto a longo prazo. 

Escolhemos três para discorrer brevemente por aqui: 

Realidade virtual e aumentada na criação de jogos 

A realidade aumentada é uma tecnologia que já vem sendo bastante utilizada em benefício dos jogos. Ela mistura a “ilusão” com o que já existe. Você já deve ter entrado em contato com games que utilizam desse tipo de tecnologia.  

Por exemplo quem nuna ouviu falar de Minecraft? Nle, você joga o meio da sua sala: o sofá, a TV e os objetos de decoração ainda farão parte do cenário, o que muda é que você poderá ver seu personagem e interagir com o jogo ali mesmo, naquele ambiente. 

Jogos para plataformas de streaming 

Outra tendência são os games para celulares e plataformas de streaming. Só para se ter uma ideia: Faz pouco mais de um ano que a Netflix começou a lançar jogos para dispositivos móveis, disponíveis como parte da sua assinatura e a sua ideia é expandir essa alternativa. A companhia pretende desenvolver um amplo portfólio, em diferentes gêneros e formatos, como indies, sucessos premiados, RPGs, aventuras narrativas, jogos de quebra-cabeça e mais. 

A estratégia da companhia também é expandir os mundos das suas produções originais por meio de jogos. Um dos seus títulos mais jogados até agora, segundo a Netflix, é Too Hot to Handle: Love is a Game, baseado em um popular programa de namoro da plataforma. 

E-sports

Envolto a uma certa polêmica com a nossa ministra do Esporte Ana Moser, E-sports é uma tendência atual e muito forte da área de games. Ela representa uma modalidade esportiva que pode ser feita sem movimentar o corpo, mas que exige muito da estratégia e do pensamento crítico do gamer. 

Trata-se do termo utilizado para classificar competições de jogos virtuais, especialmente aquelas realizadas por profissionais, que podem ser assistidas pelo público pela televisão ou por plataformas de streaming. É um sucesso de popularidade entre os jovens e cada vez mais vem crescendo no mundo todo, ao ponto de ter virado uma profissão séria para quem atua na área. 

E você? Já jogou algum desses games? Tem interesse na área? Indicamos se aprofundar no assunto e investir em capacitação, porque sem dúvidas é um setor profissional que veio para ficar. 

Início » Blog » Desenvolvimento de jogos: carreira e tendências 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *