Entre os candidatos que vão fazer o Enem, uma dúvida é unanimidade: quais assuntos vão cair na prova? Isso porque, com a infinidade de assuntos existentes em cada disciplina abordada, é preciso estabelecer uma prioridade sobre onde depositar mais ou menos atenção.
Neste artigo, você vai descobrir quais os assuntos mais abordados no exame, para organizar seus estudos e garantir a sua aprovação. Acompanhe!
Como funciona o Enem?
A prova do Enem é organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), e é dividida por áreas do conhecimento, incluindo a redação. O exame é o principal meio de entrada para as universidades brasileiras, e na última edição contou com mais de 3,1 milhões de inscritos.
Principais assuntos do Enem por matéria
Informações da “Coletânea Enem”, do Poliedro Sistema de Ensino, trazem um mapeamento estatístico dos assuntos mais cobrados no processo seletivo. De acordo com cada disciplina, dados apontam quais assuntos aparecem com mais frequência na prova.
Matemática
De acordo com o levantamento, os assuntos de matemática que mais caíram nas provas do Enem são:
- Grandezas proporcionais e Médias algébricas – 19,4% dos quesitos do Enem
- Problemas de 1º e 2º graus – 15,6% do processo seletivo.
- Matemática Financeira – 7,2% da prova.
Como estudar matemática
Matemática é uma das disciplinas mais importantes da prova, considerando que essa representa aproximadamente 25% da pontuação da prova. Para conquistar um bom resultado na matéria, professores destacam que o mais importante é ter uma base consolidada, destacando a matemática básica, que ajuda a desenvolver o raciocínio lógico muito cobrado na avaliação.
Outra dica valiosa é lembrar que os assuntos do Enem são interligados, e não estudar cada assunto isoladamente. Além disso, com a interdisciplinaridade da prova, a matemática estará presente também na resolução das questões de outras matérias, reforçando ainda mais a sua importância.
Física
Falando sobre física, as informações do levantamento afirmam que os assuntos mais presentes na prova são:
- Acústica – 10,5%
- Resistores – 10,5 %
- Energia, trabalho e potência – 8,8%
Como estudar física
Antes de mais nada, a dica principal é: evite decorar fórmulas. O mais importante é entender com profundidade as teorias e suas aplicações, já que o Enem busca medir o nível o grau de conhecimento fundamental do aluno, além de sua capacidade de relacionar os assuntos com o cotidiano.
Resolva antigas provas, faça resumos e exercícios, e analise os erros cometidos, para fazer um diagnóstico das dificuldades e equívocos mais frequentes. Assim, entenda onde estão suas facilidades, o que também pode ajudar no desempenho na prova.
Biologia
Para biologia, a lista de mais cobrado trás os seguintes assuntos:
- Fundamentos da ecologia – 11,9% das questões.
- Ecossistema – 8,5% dos quesitos
- Sistema imunitário – responsável por 6,8% do Exame.
Como estudar biologia
Resumos podem ajudar no processo de aprender biologia, e os esquemas de desenhos também. Por reunir muitas palavras complexas, os estudantes precisam se familiarizar com a raiz dos vocabulários, além de fazer uma associação dessa raiz ao grupo correspondente. Anotar os conteúdos abordados em sala de aula pelos professores também são atividades válidas.
Química
Na prova de química, ainda segundo dados do mapeamento, os assuntos que mais caem na prova são:
- ligações químicas, polaridade e forças – 15,4% das questões.
- Reações orgânicas – 9,2% das questões.
- Eletroquímica – 9,2% das questões.
Como estudar química
A matéria reúne muitos conceitos e fórmulas que podem assustar no início, mas com um plano de estudos bem estruturado os candidatos terão mais facilidade em aprender os assuntos. Relacionar os assuntos com o dia a dia também é uma boa estratégia para fixar a matéria, um bom exemplo de onde encontrar a química no nosso cotidiano é na composição de produtos de higiene, ou medicamentos.
Ciências humanas
Na área de Ciências Humanas, segundo a Coletânea Enem, os assuntos mais presentes, por cada matéria são:
Geografia
- Questões ambientais – 12,3% da prova.
Filosofia
- Teorias do Conhecimento estão no topo da lista, com 27,3% da prova.
Sociologia
- Século XXI como assunto que mais cai no Enem, correspondendo a 30,4% da prova.
História
- Segunda Guerra Mundial e suas consequências lideram a abrangência da prova, com 12,3%.
Como estudar ciências humanas
Antes de mais nada devemos ressaltar a prática da leitura, uma vez que no dia da prova o aluno precisará ler muitos textos, e não só nas disciplinas de ciências humanas, mas principalmente nelas. O foco deve ser sempre na interpretação e compreensão do texto, já que apenas decorar datas ou fatos não é suficiente para ter sucesso nessas disciplinas.
Estude a fundo os fenômenos sociais e históricos, e associem temas que podem se complementar, pois como já foi dito anteriormente, uma das características do exame de nacional do ensino médio é relacionar assuntos.
Linguagens
Na parte de linguagens, os assuntos que mais caem no Enem são:
Gramática e literatura
- Estrutura e Formação das Palavras que corresponde por 23,8% das questões.
Interpretação de texto
- Aspectos textuais representam 33,3% da prova.
Língua estrangeira (inglês e espanhol)
- Interpretação de enunciados representa 100% dos questionamentos.
Artes
- Arte em nosso tempo, que compreende a 36% do Exame.
Educação Física também é cobrada na prova:
- Influência da mídia sobre a imagem do corpo com 37,5% da prova.
Como estudar linguagens
Os fatores mais importantes são a leitura e interpretação textual. Pensar em abordagens sociais e na interdisciplinaridade também é um ponto de atenção, lembrando que uma característica do Enem é fazer ligações entre as matérias, podendo uma mesma questão exigir habilidades de história, geografia e sociologia ao mesmo tempo, por exemplo.
Como estudar para a redação
Um dos momentos mais importantes do Enem é sem dúvidas a redação. O texto é de gênero dissertativo-argumentativo, e exige introdução, desenvolvimento e conclusão. No tema proposto é apresentado uma problemática, para qual o participante deve oferecer uma proposta de intervenção que apresente possíveis soluções. A melhor dica para se sair bem na redação é treinar, e estar antenado aos assuntos do momento que podem vir a se tornar tema de redação no Enem.
Como estudar para o Enem no geral?
Agora que você já sabe quais os principais assuntos presentes na prova do Enem, é hora de começar a estudar. Não apenas esses, mas todos os assuntos, mesmo os que caem com menos frequência na prova. O mais importante é saber como organizar seus estudos, e ter o apoio necessário para conseguir sua aprovação. Faça cronogramas de estudos, mapas mentais, e utilize de muitos outros artifícios para facilitar a absorção do conhecimento.
Com o Vai Cair no Enem – O Curso, você tem acesso a vídeoaulas com os melhores professores do país, resumos das aulas para fazer as suas anotações, atividades para fixar o assunto, lives semanais para tirar as suas dúvidas, simulados, correção da redação, comunidade exclusiva no Telegram para saber todas as informações sobre o Enem, apoio psicológico e muito mais!
Está pronto para conquistar a sua aprovação?
Sabemos que o Enem é o momento mais esperado por muitos alunos, e que a expectativa em torno da prova é muito grande. Mas lembre-se sempre: você é capaz. Se prepare, estude, tenha também momentos de descanso (são muito importantes para absorver o conhecimento), e tenha do seu lado pessoas que apoiam e acreditam em você. Boa sorte!