Liderança feminina: 5 gestoras e empreendedoras que se destacam no Brasil e no mundo

Mulher trabalhando

Administrar uma empresa traz diversos obstáculos e ainda mais sendo mulher. A liderança feminina ainda é um desafio, isso porque num mundo ainda muito patriarcal, persiste o receio sobre confiar cargos de gestão para mulheres.

Segundo dados da pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada recentemente pelo IBGE, elas ocupam apenas 37,4% dos cargos gerenciais no Brasil.

Esse número, inclusive, é menor do que o registrado na edição anterior da pesquisa, quando se somava 39,1% desses cargos para mulheres.

A inserção das mulheres no mercado de trabalho

Pouco tempo atrás, as mulheres ainda eram proibidas de trabalhar.

Em suma, sua inserção no mercado de trabalho aconteceu devido as primeira e segunda guerras mundiais.

Por perderem seus maridos na guerra, ou esses voltarem impossibilitados de trabalhar, mulheres precisaram assumir o papel de provedoras dos lares.

Através disso, mulheres começaram a sair de suas casas para trabalhar, com menores remunerações e sendo aceitas apenas para cargos com menor credibilidade.

Hoje, cada vez mais as mulheres tem conquistado espaço no mercado, apesar de continuarem como minoria em cargos de liderança.

Além disso, existe a questão dos salários, que ainda podem ser menores do que a remuneração de homens que ocupem a mesma função.

Por que investir na liderança feminina?

Uma pesquisa da “Harvard Business Review”, publicação da Harvard Business Publishing, que visa promover a reflexão sobre as práticas de gestão de negócios, diz que mulheres em cargos de liderança apresentaram mais resultados positivos durante a crise sanitária acarretada pela pandemia de corona vírus.

Além disso, por meio do estudo de Jack Zenger e Joseph Folkman: “Mulheres São Melhores Líderes Durante a Crise”, que se utilizou de métodos do livro “360º do Líder Extraordinário” dos mesmos autores, foi observado que as mulheres saíram em vantagem em 13 das 19 competências de liderança avaliadas.

5 exemplos de sucesso na liderança feminina

Mesmo com as dificuldades enfrentadas para estar num espaço que ainda é majoritariamente masculino, muitas mulheres aproveitam as oportunidades para mostrar seu potencial e alcançar o sucesso.

Dessa forma, em comemoração ao mês das mulheres, listamos 5 gestoras e empreendedoras que são destaque no Brasil e no mundo. Acompanhe!

Luíza Trajano

Sendo a responsável por transformar o comércio de família em uma das maiores redes de varejo do Brasil, O Magazine Luiza, Luiza Trajano tem uma história inspiradora, sendo um dos maiores exemplos de liderança feminina no país.

Natural de Franca, no interior de São Paulo, a empresária começou a trabalhar aos 12 anos de idade, quando abriu mão das férias escolares, para ajudar no comércio dos tios na função de balconista.

Em seguida, aos 18 anos, ingressou de forma efetiva no mesmo estabelecimento.

Dessa forma, Luiza atuou em diversas áreas desse comércio, e os primeiros passos para a liderança começaram em 1991, quando a tia entregou a Luiza o comando dos negócios.

A partir disso implementou diversas inovações que levaram a empresa ao sucesso de hoje.

Também foi Luíza a idealizadora da “Liquidação fantástica”, que acontece todos os anos para driblar a baixa do mês de janeiro. Ação essa que é destaque da loja até a atualidade.

Finalmente, em 2008, se tornou presidente da empresa, cargo que foi passado para o filho Frederico Trajano em 2016.

O trabalhou de Luiza teve tanto destaque, que chegou a se tornar um case de sucesso na Harvard Business school.

Juntamente com o trabalho no Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano também é líder do grupo “Mulheres do Brasil”, formado por profissionais que atuam em diversos seguimentos da economia.

Aline Salvi

Aline Salvi começou sua vida profissional aos 12 anos de idade, e em 1999 aos 19 anos, já havia criado a sua primeira startup de comunicação.

Com a experiência de 22 anos como empreendedora, sua especialidade é em gestão de negócios, expansão e escalabilidade, além de possuir domínio nas áreas de franquia, bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Sem dúvida, um ponto de destaque em sua carreira está nos 40 milhões de reais movimentados no segmento estético. Também no desenvolvimento de processos de gestão e metodologias para startups, além de modelos de negócios no setor de prestação de serviços.

Graduada em Direito e pós-graduada em Comunicação com o Mercado, Aline também é especialista em programação Neurolinguística (PNL).

Fundadora do Instituto IDP – Mentoria 360, a mentora iniciou esse sonho em 2016, com o propósito de realizar sonhos através do empreendedorismo e da liberdade financeira.

Nina Silva

Nina cresceu no Jardim Catarina, em São Gonçalo, e em 2019 integrou a lista de “20 Mulheres Mais Poderosas do Brasil” da Revista Forbes.

Tendo trabalhado com tecnologia desde a faculdade, Nina teve uma grande projeção dentro de multinacionais, e hoje é especialista em transformação digital, com 20 anos de carreira como executiva de TI.

Nina é idealizadora e CEO do Movimento Black Money, uma iniciativa que visa fortalecer empreendimentos e profissionais negros.

Sobretudo, o foco do movimento é promover o poder de compra de afrodescendentes e investir na comunidade de afro empreendedores.

Do mesmo modo, Nina busca garantir que o dinheiro se mantenha circulando entre pessoas negras, gerando emprego e renda, e integrando a população negra ao sistema financeiro.

Formada em administração, e especializada em tecnologia, Nina é considerada umas das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo. Esse titulo veio através do prêmio Most Influential People of African Descent (MIPAD), da Organização das Nações Unidas.

Katia Vaskys

Katia Vaskys foi a primeira mulher a ocupar o cargo de gerente geral da IBM no Brasil. Esse é o posto mais alto da organização no país.

Ela assumiu o cargo em 2021, e ficou responsável por atuar no desenvolvimento de estratégias da companhia, assim como acelerar a transformação digital de clientes e parceiros através de nuvem hibrida aberta e inteligência artificial.

Contando com mais de 25 anos de experiência técnica e de negócios na indústria de tecnologia da informação, primeiramente ingressou na IMB em 2010 e foi responsável pela criação da pratica de business analytics & optimization na unidade de Global Business Services, além de estar a frente do portfólio de smarter analytics.

Anteriormente, ainda na IBM, Katia atuava como a principal executiva de contas da indústria IBM no Brasil. Também coordenou as equipes técnicas de vendas, e é sponsor executiva do time de diversidade e inclusão da empresa.

Antes da IBM, foi diretora presidente da Teradata Brasil e atuou em empresas como Oracle, SAP e Siebel Systems.

Rosalind Brewer

Também chamada de Roz Brewer, a executiva já ocupou vários cargos altos e participou de vários conselhos, um deles sendo o da Amazon.

Em janeiro de 2015, Roz foi nomeada como CEO do Sam’s Club, uma rede atacadista com assinaturas para ter acesso a preços e descontos exclusivos.

Em 2017, integrou o conselho do Starbucks, e na sequencia ocupou o cargo de COO da mesma empresa. Através dessa experiencia Rosalind demonstrou ao mundo a diferença que faz uma líder negra, consciente de seu papel em uma sociedade desigual.

2 homens negros foram presos em uma das lojas da Starbucks, por denuncia infundada de um funcionário. Imediatamente, Roz fechou todas as 8 mil lojas para um dia inteiro de treinamento sobre racismo para todos os funcionários da rede. Nesse sentido, esse episódio mostra a diferença que Rosalind fez na corporação.

Em janeiro de 2021, Rosalind foi anunciada como a nova CEO da Walgreens Boots Alliance, empresa dona de duas redes de farmácias famosas nos EUA.

Roz é hoje um dos nomes mais citados internacionalmente se tratando de liderança feminina.

A mulher e os estudos

Segundo dados do Inep, as mulheres são maioria nos ambientes de estudo, desde os anos iniciais da educação até as graduações, mestrados e outros.

Ainda sim, mulheres chegam a receber até 30% menos que homens.

Mesmo que ainda exista essa diferença, as especializações são fatores importantes para auxiliar no processo de construção de uma carreira de sucesso para as mulheres.

Com o propósito de contribuir com isso, na semana da mulher da GoKursos, que começou no dia 07/03 e vai até 13/03, a plataforma oferece descontos de até 80% em cursos, exclusivamente para mulheres.

As opções de cursos inclusos na ação podem ser consultados diretamente no site.

O futuro das mulheres nos negócios

Dessa maneira, tudo indica a liderança feminina é uma promessa pro futuro, e que cada vez mais as mulheres ocuparão espaço em cargos de chefia.

Afinal, estudos comprovam que ter mulheres em cargos de liderança trás diversos benefícios para a empresa. Isso devido a qualidades que só as mulheres tem, adquiridas através de sua construção na sociedade.

Se anteriormente as mulheres foram impedidas de trabalhar, e hoje já dominam os mais diversos espaços, chegar á equidade dentro do mercado de trabalho é um objetivo que também poderá ser conquistado.

Início » Blog » Liderança feminina: 5 gestoras e empreendedoras que se destacam no Brasil e no mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *