Mente Milionária: conheça os segredos por trás da mente de pessoas bem-sucedidas

JANGUIE DINIZ

Você já se perguntou quais são os segredos da mente milionária? O que passa na cabeça das pessoas de sucesso que construíram patrimônios milionários começando do zero? 

Se você é alguém que busca ter liberdade financeira e autonomia, provavelmente já pensou por que algumas pessoas conquistam a riqueza, enquanto a grande maioria continua pobre. 

Ou se questionou por que ganhadores de prêmios milionários da loteria acabam perdendo tudo em pouco tempo, enquanto outros parecem ter um “toque de Midas” e transformam o que tocam em riqueza. O que conecta essas pessoas? 

Para T. Harv Eker, empresário canadense e escritor do best-seller Os Segredos da Mente Milionária, a resposta para a diferença entre pessoas ricas e pobres está em um elemento comum a todos nós: a mente

Publicado em 2005, o livro de T. Harv Eker foi um divisor de águas no mundo do empreendedorismo, por listar uma série de atitudes e pensamentos que fazem parte da mentalidade de pessoas bem-sucedidas financeiramente. 

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos principais ensinamentos deste livro e trazer exemplos de grandes mentes milionárias que superaram as adversidades e construíram verdadeiros impérios no Brasil e no mundo. 

Pegue papel e caneta e prepare-se para programar a sua mente para a riqueza. 

Quais são os segredos da mente milionária? 

A ideia central de T. Harv Eker é de que a mente é um grande disco rígido, capaz de armazenar as experiências pelas quais passamos durante nossa vida. Ao tomar uma decisão, nosso subconsciente acessa essas experiências para ajudar nas escolhas que devemos tomar. 

Se a mentalidade de uma pessoa foi construída com base em experiências de vida limitantes que impedem de visualizar a prosperidade, as escolhas serão guiadas nessa direção. Já quem tem pensamentos de abundância pode fazer escolhas com mais sucesso. 

Essa é a grande chave por trás das mentes milionárias. Para explicar melhor, o autor divide sua teoria em 17 diferenças entre a mentalidade de pobres e ricos. Selecionamos cinco ideias principais do livro, com citações do autor, para ilustrar os segredos da mente milionária. Confira a seguir: 

Pense como um protagonista 

Ser um protagonista significa estar à frente das próprias decisões. Em outras palavras, é assumir as responsabilidades sobre o futuro, ao invés de culpar o destino pelos acontecimentos da vida. 

Quem atribui o seu próprio êxito às coisas que acontecem ao seu redor, acaba caindo em pensamentos vitimistas, e acreditam que de fato são vítimas da própria pobreza, mental e financeira. 

“As pessoas com mentalidade rica pensam “eu crio minha vida”.

As pessoas com mentalidade pobre pensam “A vida é algo que acontece comigo” 

T. Harv Eker

Problemas vs. Oportunidades 

Imagine o seguinte cenário. Duas pessoas são confrontadas com o mesmo desafio, e devem solucioná-lo para conquistar uma vaga de emprego dos sonhos. 

A primeira pessoa se desespera ao ver o problema, acredita que não vai conseguir solucioná-lo e acaba desistindo antes de tentar. 

A segunda pessoa enxerga aquilo como uma oportunidade perfeita, e se concentra em resolver o desafio, independente do esforço que será necessário. 

Esse cenário ilustra uma das lições do livro Os Segredos da Mente Milionária. Enquanto a mente rica foca no resultado, a pobre foca no problema. 

Durante a vida, esse mesmo desafio pode surgir de várias formas. Seja em uma entrevista de emprego, seja em uma competição esportiva ou na preparação para uma prova, vence quem está mais obstinado para agarrar a oportunidade, não importa a qual custo. 

“Pessoas ricas se concentram em oportunidades.

As pessoas pobres se concentram nos obstáculos.” 

T. Harv Eker

Busque inspiração nas pessoas certas 

Existe uma teoria, atribuída ao empreendedor americano Jim Rohn, de que nós somos uma média das cinco pessoas com quem mais convivemos. 

Se nos rodeamos de pessoas positivas, a tendência é que nosso pensamento seja positivo. Se nosso convívio é formado por pessoas negativas, também seremos uma dessas pessoas. 

Por isso, Eker defende que as pessoas com mente milionária devem buscar inspiração em exemplos de sucesso. Para isso, uma boa forma de conseguir referências é através de mentorias ou cursos realizados por pessoas que conquistaram objetivos iguais aos seus. 

“Pessoas ricas se associam a pessoas positivas e prósperas.

Pessoas pobres se relacionam com pessoas negativas e malsucedidas”

T. Harv Eker 

Educação financeira é a base 

Falar sobre dinheiro é um tabu para muita gente. Por conta disso, a educação financeira não é algo difundido, e muitos acabam cuidando mal do próprio dinheiro. 

Esse hábito acaba se perpetuando, influenciando no mau gerenciamento do dinheiro e fazendo você estar sempre no vermelho. 

“Pessoas ricas gerenciam bem seu dinheiro.

As pessoas pobres administram mal seu dinheiro.” 

T. Harv Eker

Para mentes milionárias, falar sobre dinheiro deve ser tão natural quanto comentar sobre o tempo. Essa habilidade deve ser estimulada, através de cursos sobre finanças e até mesmo vídeos no Youtube que ensinam a investir. 

No canal no Youtube da GoKursos, você encontra a série Papo que Rende, que reúne especialistas sobre finanças para tratar de assuntos que ajundam o seu dinheiro a render mais. Confira. 

Domine o medo 

Apesar do que muita gente acredita, sentir medo é um sentimento positivo. É o medo que nos impede de agir por impulso e tomar decisões que podem custar caro no futuro. Mas o medo deve ser controlado, e não pode nos dominar. 

O medo está presente tanto em pessoas ricas quanto em pessoas pobres. No entanto, a reação que se tem após reconhecer o próprio sentimento de medo é que vai definir o futuro. 

“Os ricos agem apesar do medo. Os pobres deixam o medo detê-los.” 

T. Harv Eker

Mentes Milionárias do Brasil: conheça nomes para se inspirar 

Como você aprendeu neste artigo, um dos segredos da mente milionária é se espelhar em pessoas que tenham histórias de vida inspiradoras. 

No Brasil, não são poucos os exemplos de milionários que construíram impérios superando as adversidades e contrariando as estatísticas. Homens e mulheres obstinados, que tem em comum o exercício de uma mentalidade milionária, capaz de guiá-los em direção ao sucesso. 

Selecionamos três empresários brasileiros para você se inspirar e modelar a sua própria trajetória rumo a prosperidade financeira. 

Janguiê Diniz 

Janguiê Dinis / Foto: Júlio Santos

Da infância pobre e rural em pequenas cidades do interior que, na época, sequer apareciam no mapa do país, vieram a vontade incansável de vencer na vida de Janguiê Diniz, um dos maiores empresários do Brasil. Natural de Santana dos Garrotes, na Paraíba, Janguiê teve uma infância de luta, começando a trabalhar aos 8 anos no seu primeiro “empreendimento”: uma caixa de engraxate. 

A trajetória de vida de Janguiê foi baseada na educação. Em 1994, o empresário fundou o Bureau Jurídico, um dos cursos preparatórios para concursos públicos de maior sucesso na região e que obteve altos índices de aprovação, atraindo alunos de todo o país. Em 2003, criou, no Recife, a Faculdade Maurício de Nassau, hoje UNINASSAU, mantida pelo grupo Ser Educacional. Hoje, o Grupo é um dos maiores do Brasil, atendendo mais de 190 mil alunos em mais de 60 unidades distribuídas pelos estados da Federação, contando com mais de 11 mil colaboradores.

Mais recentemente, em 2019, fundou, junto com mais 33 grandes empreendedores nacionais, o Instituto Êxito de Empreendedorismo. Hoje já são mais de 450 sócios que compactuam do propósito de fazer do empreendedorismo a turbina para alavancar vidas e histórias.

Sua trajetória o motivou a ajudar a vida de outras pessoas. Através de seus livros, como o “Código Secreto da Riqueza“, Janguiê ajuda a difundir ensinamentos de prosperidade e empreendedorismo.

Luiza Trajano 

Luiza Trajano

À frente de uma das maiores redes de varejo do mundo, a Magalu, Luiza Trajano é uma das maiores mulheres empreendedoras do Brasil. Sua empresa tem mais de 1000 lojas espalhadas em todo o Brasil, empregando milhares de funcionários. 

Natural da pequena cidade de Franca, no interior de São Paulo, Luiza Trajano começou a trabalhar ainda criança, em uma pequena loja de lembranças do seu tio. A pequena loja cresceu, e foi batizada de Magazine Luiza, em homenagem à tia com mesmo nome. 

Anos depois, Luiza assumiu os negócios da família, e passou a modernizar e expandir o negócio, aplicando diversas estratégias de vendas e marketing, importantes diferenciais competitivos para a sua empresa. 

Hoje aposentada, Luiza é a segunda mulher mais rica do Brasil, com patrimônio estimado em mais de R$ 20 bi. Atualmente quem dirige a empresa é seu filho. 

Zica Assis 

Zica Assis

Vinda de uma família humilde da comunidade do Catrambi, em uma região pobre do Rio de Janeiro, Heloisa Helena de Assis, mais conhecida como Zica Assis, saiu do anonimato para se tornar uma das maiores empreendedoras do Brasil. 

O início da sua carreira não foi fácil. Ela começou a trabalhar com 9 anos de idade, ocupando funções como babá e faxineira. 

Foi ao se deparar com um problema enfrentado por mulheres negras que ela encontrou o seu propósito: desenvolver produtos para tratar cabelos cacheados, crespos e volumosos. 

Zica começou a estudar, fez cursos de cabeleireira e treinou bastante até conquistar seus objetivos. Hoje, ela é dona de dezenas de institutos de beleza voltados a despertar a autoestima de mulheres negra através do tratamento capilar. 

Assuma o controle da sua vida e tenha uma mente milionária 

A prosperidade e o sucesso são resultados de muito esforço, mas mesmo a pessoa mais obstinada pode tropeçar nos seus objetivos. O que diferencia aqueles que têm resultados de quem não tem é a mentalidade e a vontade de vencer, independente dos obstáculos que surgirem no caminho.

Esperamos que este artigo ajude você a programar a sua mente para o sucesso e conquistar os seus sonhos. E se quiser alguma ajuda, a GoKursos estará ao seu lado, com formações e cursos que trazem mais conhecimento para a sua jornada.

Início » Blog » Mente Milionária: conheça os segredos por trás da mente de pessoas bem-sucedidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *