Páscoa empreendedora: 4 ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

ovos de pascoa como ganhar dinheiro na páscoa

Época apreciada pelos amantes do chocolate, a Páscoa é também, sem dúvidas, um momento oportuno para as pessoas que almejam adoçar a conta bancária. É nesse período que podem surgir ótimas ideias para ganhar dinheiro na Páscoa, a partir da venda de doces, a exemplo do tradicional ovo de chocolate. Mas, além disso, você sabe o que vender e como ganhar dinheiro na Páscoa

Neste artigo, você vai descobrir como garantir uma renda extra na Páscoa. Além disso, verá detalhes de quatro formas para ganhar dinheiro neste que é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros.

Separe um chocolate delicioso, saboreie esta leitura e veja estratégias essenciais para quem busca empreender no ramo. 

Feliz Páscoa, ótimas vendas 


Antes de falarmos das ideias para ganhar dinheiro na Páscoa, destacamos projeções dos empresários do setor. Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab), Ubiracy Fonsêca, em 2022, o segmento deve gerar aproximadamente 9 mil empregos temporários para suprir a demanda de clientes. 

O segmento espera ótimas vendas, que deverão ser turbinadas com a retomada econômica após os severos efeitos da pandemia da Covid-19. No ano passado, por exemplo, o setor deu sinais de melhoras: foram produzidas 9 mil toneladas de ovos e produtos ligados ao período pascoal, representando um aumento de 6% em relação a 2020. 

No que diz respeito à variedade de produtos para esta época do ano, além dos ovos de chocolate, os clientes terão à disposição outros doces a base de chocolate, os chamados “regulares”. 

“Cada empresa traça sua estratégia para a Páscoa de forma individual. No entanto, podemos esperar uma ampla variedade de produtos para o atendimento dos diversos perfis e necessidades dos consumidores, incluindo opções em diferentes tamanhos, linhas zero lactose, zero açúcar, veganos, amargo, meio amargo, ao leite e, claro, aposta em embalagens para presentes”, acrescenta o presidente da Abicab. 

4 ideias para empreender e ganhar dinheiro na Páscoa 

Você quer garantir uma renda extra empreendendo na Páscoa? Se a respostar for “sim”, separamos cinco ideais que, se bem aplicadas, podem garantir um ótimo faturamento. Confira: 

1 – Invista em chocolateria, focando em textura e sabores

Como ganhar dinheiro na Páscoa

Uma das apostas que pode render bons resultados em vendas na Páscoa é a produção de chocolateria, com foco em texturas e sabores. Nesse sentido, é importante que o empreendedor conheça a origem do chocolate, o percurso de sua produção e consumo ao longo da história. 

Além disso, o empreendedor precisa entender os aspectos que envolvem o cultivo do cacau e sua transformação em matéria-prima, essencial para a produção do chocolate. Também é indispensável, antes da fabricação em si, ter conhecimento dos tipos de chocolate, das técnicas de manipulação e elaboração de receitas. 

Outra habilidade é dominar as decorações com chocolate, além das principais tendências do segmento. A partir desses conhecimentos, o futuro empresário pode iniciar a produção de chocolates deliciosos e que devem proporcionar uma renda extra. Dessa maneira, o empreendedor se mune de informações que garantirão a ele como ganhar dinheiro na Páscoa. 

2 – Produza brigadeiros goumert

Quem não gosta de brigadeiro? Criado em 1946 pela doceira carioca Heloísa Nabuco de Oliveira, o docinho a base de leite condensado e chocolate é figura carimbada nos cardápios e festas dos brasileiros. Com a evolução da gastronomia, ganhou toques especiais e, hoje, já é produzido em formato “gourmetizado”. 

Comercializar brigadeiro gourmet pode ser uma boa alternativa para as pessoas que querem ganhar dinheiro na Páscoa. Além disso, é um produto que pode ser fabricado em casa, sem grandes ferramentas de cozinha, bem como, não exige investimentos financeiros astronômicos. 

Você quer aprender a produzir brigadeiros e como ganhar dinheiro na Páscoa? Uma boa dica é fazer o curso online Brigadeiros Gourmet, conduzido pela instrutura Milena Lima. Ela ensina, de maneira prática e divertida, a fazer doces deliciosos e belos, a partir de ingredientes muito bem selecionados. 

3 – Tradicionais, bolos bem decorados são ótimas opções de investimento 

Além dos ovos, bolos de chocolate e a base de outras delícias são boas opções para quem almeja empreender durante a Páscoa. O visual do produto, porém, precisa apresentar caraterísticas atraentes e que possam impulsionar as vendas. 

Um bolo, além de delicioso, precisa ter um visual que siga as tendências gastronômicas. Além disso, é indispensável apresentar uma massa consistente e que, durante o seu consumo, arranque elogios e suspiros dos consumidores. 

História, receitas e decorações estão entre os assuntos que devem ser aprendidos, na prática e na teoria, pelos empreendedores do setor. Antes de abrir um negócio, no entanto, é essencial investir em qualificação, que proporcionará ao fabricante o domínio das principais técnicas utilizadas na produção de bolos. 

4 – Aposte em bombons regionais da Amazônia  

Conhecida por possuir uma das melhores gastronomias do Brasil, a região Norte reúne delícias a base de frutas abundantes. Além do tradicional açaí, destaca-se a produção de murici, taperabá, graviola e tucumã. Você sabia que essas iguarias são matéria-prima para a fabricação de bombons deliciosos?

Além de serem bastante consumidos pelos clientes, bombons possuem fabricação prática e não exigem investimentos robustos por parte dos pequenos empreendedores. E quando são feitos à base das frutas da Amazônia, os produtos ganham um toque especial, tornando-se atrativos aos consumidores e boas opções para as pessoas que querem saber como ganhar dinheiro na Páscoa. 
 
No curso Bombons regionais da Amazônia, da professora Luciana Ferreira, você vai aprender conteúdos essenciais para empreender e garantir uma renda extra na Páscoa. Confira o conteúdo do curso: 

  • Produção de Doce de Cupuaçu e Bacuri  
  • Produção de “Casquinha” de Doce de Leite  
  • Montagem de Bombons Regionais Banhados e Moldados  
  • Preparação de Balas e Doces de Frutas Amazônicas 
     

Além desses pontos, durante o curso, os alunos aprenderão diversas técnicas. Destacam-se, por exemplo, a fabricação de doces de frutas para recheios de bombons, produção e aplicação de casquinha de doce de leite, cobertura e moldagem com chocolate para fabricação de bombons. 

Quer mais informações? Acesse agora o site do curso e aprenda tudo que você precisa para apostar em um empreendimento.

Dica bônus: Aprenda a registrar ótimas imagens dos alimentos produzidos por sua empresa 

Presença digital deixou de ser apenas um diferencial para as empresas. Estar em plataformas eletrônicas e nas redes sociais, principalmente a partir da pandemia da Covid-19, tornou-se indispensável para a sobrevivência de quase 100% dos empreendimentos.  
 
De acordo com uma pesquisa da HostGator, empresa de hospedagem de sites, quase 60% das empresas passaram a investir em presença digital em decorrência dos efeitos do novo coronavírus. Cerca de 5 mil empreendimentos foram consultados no levantamento.

Em paralelo a essa questão, está a necessidade de o empreendedor registrar imagens de qualidade dos seus produtos; os registros devem ser postados, com frequência e estratégias de marketing, nas redes sociais das empresas. 
 
Engana-se, porém, o empresário que aposta apenas na quantidade de imagens postadas de seus produtos. Além dessa ação, é muito importante garantir a qualidade dos registros. Uma boa foto e um feed organizado no Instagram são, sem dúvidas, estratégias inteligentes e que garantem uma exposição agradável dos produtos nas redes sociais. 
 
Nesse sentido, apostar em um curso de fotografia gastronômica é uma boa iniciativa para os empreendedores que precisam garantir ótimas imagens dos seus doces para a comercialização focada na Páscoa. 

A GoKursos conta com uma qualificação na área – “Comer com os olhos: fotografia aplicada à gastronomia” – e, entre os conteúdos das aulas, você vai aprender: 

  • Fotografia para Gastronomia 
  • Fotografia 
  • Linguagem fotográfica 
  • Produção fotográfica em gastronomia. 
     

Domine estratégias empreendedoras e garanta ótimo faturamento na Páscoa

Empreender está na veia dos brasileiros. Segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 50 milhões de pessoas almejam abrir um negócio em 2022. A Páscoa, portanto, é um momento propício para quem visa faturamentos positivos por meio de empreendimentos gastronômicos. 
 
No âmbito do empreendedorismo, planejamento é pilar de qualquer negócio. Além disso, é necessário conhecer bem o mercado e os concorrentes, diminuindo, dessa forma, os riscos de o empreendimento dar errado. 

Selecionamos perguntas essenciais para o analista de negócios do Sebrae Victor Abreu. Ele revelou dicas direcionadas aos brasileiros que almejam garantir uma renda extra durante a Páscoa. Confira: 

GoKursos: Por que a Páscoa representa uma época importante para quem mira empreender com chocolates? 

Victor Abreu, analista do Sebrae: O brasileiro já é um grande consumidor de chocolate, e a Páscoa naturalmente impulsiona ainda mais a demanda. O empreender deve ficar atento para a oportunidade de aumentar a renda nesse período, checando as tendências e inovações.  Novos formatos e modelos de produtos são constantemente apresentados ano a ano, trazendo variações de tamanho, de forma, embalagem, além das inovações em sabores e forma de preparo e apresentação do produto. 

Os clientes estão cada vez mais exigentes, mas seguem dispostos a comprar, desde que o produto justifique o investimento. 

GoKursos: Quais aspectos devem ser observados no planejamento de um negócio focado em produtos para a Páscoa? 

Victor Abreu, analista do Sebrae: É importante considerar que a demanda na Páscoa é única, não sendo recomendável pensar o negócio apenas para esta época. As despesas do negócio seguem durante o ano, e dificilmente as vendas da Páscoa conseguirão manter a empresa por todo o exercício. Assim, o planejamento deve prever a diversificação de produtos e estratégias, possibilitando a geração de receitas de maneira uniforme (ou próxima disso) nos demais meses do ano. 

GoKursos: De que maneira a digitalização e presença nas redes sociais contribuem para o sucesso do empreendimento? 

Victor Abreu, analista do Sebrae: Estar no ambiente digital não é mais opção. A estratégia digital é a mais eficiente no sentido de alcançar mais e melhor os clientes, possibilitando fortemente chegar em pessoas que a empresa não alcançaria de outra forma. Para isso, ter um produto bem apresentável e inovador faz a diferença, sendo imprescindível qualidade de conteúdo (imagem, texto, etc). Ao mesmo tempo em que dá visibilidade, o ambiente digital também acirra a concorrência para quem entrega “mais do mesmo”. Assim, é crucial ter bom produto e estar de forma competitiva nos ambientes digitais. 

GoKursos: O segmento de chocolates reúne grandes marcas e, consequentemente, fortes concorrentes. Quais estratégias devem ser adotadas pelos pequenos negócios para garantirem lugar no mercado? 

Victor Abreu, analista do Sebrae: O pequeno negócio tem uma vantagem histórica e talvez intransponível em relação às grandes marcas. Ele consegue mudar de forma rápida, quase que imediata, desde um detalhe do produto ou do sabor até o modelo de negócio inteiro. Para usar isso a favor, é importante acompanhar diariamente o movimento de venda e do mercado, calibrando a estratégia e as entregas sempre que necessário. Esse acompanhamento pode se estender inclusive ao ambiente internacional, trazendo inovações muitas vezes aplicáveis no curto prazo, e que o pequeno negócio conseguirá testar rapidamente. 

Invista em qualificação para faturar na Páscoa 

Quer aprender como ganhar dinheiro na Páscoa após investir em qualificação? A GoKursos reúne dezenas de cursos na área de doces, cujas aulas te ajudam a adquirir conhecimentos técnicos para a fabricação dos produtos. 

A partir desses conhecimentos, você poderá decidir qual doce ou chocolate poderá ser comercializado. Acesse o site e fique por dentro de todos os cursos focados nas pessoas que querem empreender na Páscoa.

Leia também:

Existe diferença entre culinária e gastronomia? Conheça o significado de cada conceito

Gastronomia: entenda como é o curso, o mercado e veja onde estudar

Como fazer um plano de negócios? Aprenda passo a passo como montar um planejamento do zero

Início » Blog » Páscoa empreendedora: 4 ideias para ganhar dinheiro na Páscoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *