Considerando o tempo em que o e-mail já está entre nós – o primeiro surgiu ainda nos anos 70 -, pode ter gente que o considera um formato ultrapassado. Mas essa não é a realidade. Principalmente quando falamos de marketing digital. O e-mail marketing é uma ferramenta que permite disparos automatizados, segmentação de público, análise de métricas, entre outras funções que iremos abordar ao longo dos parágrafos seguintes.
Se você se pergunta se vale a pena utilizar o e-mail marketing no seu negócio, a resposta é simples e clara: SIM! E, nesse artigo, vamos te explicar o porquê. Fique com a gente!
Quando falamos de estratégias de marketing digital, a primeira coisa que muita gente pensa é ‘redes sociais’, com seus vídeos, TikToks, reels, influencers. E, sim, essas ferramentas são extremamente importantes, mas podem exigir um orçamento maior, uma instabilidade maior (devido aos conteúdos virais) e um retorno financeiro não tão imediato quanto você gostaria.
O e-mail marketing, que já vem sendo utilizado há algum tempo, tem se mostrado uma estratégia mais estável dentro do ambiente do marketing digital, além de garantir o relacionamento e a qualificação dos potenciais clientes por meio de um formato extremamente dinâmico, mensurável e fortemente utilizado pelas pessoas. Vamos abordar esse assunto ao longo do texto.
Afinal, o que é e-mail marketing?
O e-mail marketing nada mais é do que uma estratégia configurada no envio de e-mails para uma lista de contatos, com o objetivo de estabelecer uma conexão mais próxima com um determinado público. É um canal de comunicação direta – como um e-mail comum –, ou seja, o e-mail sai das marcas e vai diretamente para o destinatário.
Por exemplo:
Um cliente em potencial entra no site de um negócio após encontrá-lo em um buscador online. No site, o anunciante informa que, se o cliente cadastrar o seu e-mail em um determinado campo, há um desconto de 10% na primeira compra ou aquisição de serviço.
Você, com certeza, já passou por um processo similar a esse, correto? Esse exemplo ilustra uma forma de como a base de e-mails vai sendo criada para, em seguida, ser alimentada com novos disparos de e-mail marketing.
Através do e-mail marketing, os negócios conseguem divulgar seus produtos, promoções, novidades e ofertas de forma simples, barata e eficiente para os leads, que podem ser desde possíveis clientes a consumidores já consolidados.
Nutrir leads com e-mails é simples porque:
através de ferramentas de automação de e-mail marketing, é possível:
- criar templates para o e-mail
- organizar a lista de contatos para os quais você quer enviar aquele e-mail específico
- filtrar os leads
- criar fluxos de nutrição de leads
- realizar agendamento e disparo de e-mails de acordo com o seu cronograma de marketing e vendas
- acompanhar os resultados do envio desses e-mails (quantos foram abertos, por exemplo)
Barato porque:
Existem até planos de assinatura gratuitos de plataformas de automação de e-mail marketing. E, uma vez que você realiza esse processo e passa a ter uma base de dados dos clientes que já adquiriram seus produtos/serviços, fica mais acessível criar novas campanhas para conquistar vendas novamente.
É uma forma de entender o que funciona e o que não funciona com o cliente que você já conseguiu. Isso também vai te ajudar a ajustar suas campanhas de marketing e vendas para encontrar novos clientes.
Eficiente porque:
O e-mail marketing uma das melhores formas de otimizar o Return Over Investiment, ou ROI, que é a métrica que calcula o retorno sobre o investimento aplicado no marketing. Já que, como tratamos anteriormente, com o e-mail marketing é possível ter contato com o seu possível cliente mais de uma vez, graças a base de dados criada e filtrada.

Exemplo de e-mail marketing enviado pelo Grupo Ser Educacional
Existem algumas plataformas que possuem o recurso de automação de e-mail marketing já consolidadas no mercado e que podem ajudar na sua estratégia:
Analise o orçamento que você gostaria de direcionar para o envio de e-mail marketing e faça a melhor escolha para a sua estratégia!
E para quem deseja descobrir os segredos do marketing digital e do empreendedorismo, nos dias 27 e 28 de janeiro, a GoKursos realiza o Go Digital Festival, o maior evento sobre negócios no mundo digital do Brasil. O festival vai trazer nomes de peso do cenário do empreendedorismo para a capital pernambucana, como Pablo Marçal, Aline Salvi, Janguiê Diniz e João Kepler. Saiba mais no site oficial do evento.

Nutrição de leads através do e-mail marketing
A conversão de leads em vendas é um dos grandes efeitos que fazem tantas marcas utilizarem o e-mail marketing como recurso estratégico. E uma técnica fundamental para alcançar bons feitos nesse quesito é a nutrição de leads.
Para atrair um lead para a sua página, é preciso pensar em toda uma estratégia de marketing, que pode envolver criação de blogs, landing pages, redes sociais etc. É um processo longo e que exige muita análise. Ou seja, uma vez atraído, você precisa fazer esforços para não perder esse lead.
É aí que entra a nutrição de leads. Através do e-mail marketing, você tem uma ferramenta que te ajuda a ficar retroalimentando – com conteúdos relevantes – aquele lead conquistado, baseando-se nas suas características e comportamentos específicos que você passou a conhecer devido à base de dados adquirida dos esforços anteriores.
Ou seja, o e-mail marketing é sim um aliado quando falamos de estratégia de marketing digital. É uma ferramenta que ajuda não só a fechar novas vendas, mas manter um relacionamento saudável e duradouro com aquele que já é um cliente.
Tipos de e-mail marketing
Existem vários tipos de e-mail que você pode incluir na sua estratégia de marketing. Você, como consumidor, deve ter as suas preferências ao receber e-mails de marcas, não é verdade? Então, é importante conhecer as opções de e-mail marketing para entender qual delas vai funcionar melhor nos seus negócios.
Vamos ver alguns desses tipos:
E-mails promocionais
Aqueles que têm a função de promover a venda de produtos/serviços e possuem abordagem basicamente comercial, com preços e descontos em evidência.
E-mails transacionais
Esses são bem importantes para mostrar que você está atento às ações daquele usuário. Os e-mails transacionais são, geralmente, e-mails de boas-vindas, confirmação de cadastro em uma página, recebimento de pedidos, abandono de carrinhos, atualização cadastral etc.
Nesses e-mails, você pode também aproveitar para sugerir passos seguintes àquele usuário, como compras complementares, por exemplo.
E-mails institucionais
Uma forma de tratar dos assuntos e posicionamentos internos da empresa com o seu público. Aqui, não há intenção de venda.
É apenas uma forma de mostrar como a marca se posiciona e em quais projetos está envolvida. Uma forma de tornar o seu público mais conhecedor das políticas que rondam o funcionamento da sua empresa.
Esses e-mails podem ser usados para reforçar as soluções que a empresa oferece e também uma maneira de apresentar a autoridade da empresa, apresentando o tempo em que está no mercado, as mile stones, ou marcos, da empresa, ou com a humanização da organização, apresentando profissionais que são autoridades e que fazem parte do negócio.
Newsletters
É o boletim de notícias da sua empresa. Um periódico de conteúdos com o propósito de manter o seu público bem informado, e não necessariamente sobre a sua marca.
Através de assuntos em alta, as newsletters trazem análises e reflexões que podem ou não levar os usuários a até uma página da sua marca (como, por exemplo, o blog).

Fluxos de nutrição
Fundamentais para a nutrição de leads que falamos anteriormente. São e-mails disparos de forma automatizada em sequência de determinadas ações dos usuários.
Esses fluxos existem para que o lead percorra todo o funil até se tornar um lead qualificado, como falamos no artigo Topo, meio ou fundo: como utilizar o funil de vendas no marketing digital?.
Cuidados com o spam
Já mostramos como o e-mail marketing pode ser um recurso poderoso na comunicação com clientes e nutrição de leads. Mas, se usado de forma mal planejada, pode trazer resultados bastante negativos.
As marcas perceberam que o e-mail marketing é como uma ‘panfletagem virtual’ e muitas delas passaram a usar esse recurso de forma invasiva, insistente e indesejada, causando insatisfação dos clientes. Essa prática prejudicou um pouco a reputação do e-mail marketing, mas não o suficiente para invalidá-la.
Então, para reverter esse cenário, os provedores de e-mail passaram a bloquear e-mails repetitivos ou considerados suspeitos. E as empresas começaram a qualificar melhor as suas abordagens no e-mail marketing. Oferecendo não só divulgação de vendas e promoções, mas também conteúdo focado em atrair, encantar e converter, proporcionando um melhor relacionamento com o cliente.
Com as mudanças de tecnologia ao longo do tempo – acompanhando as alterações do comportamento dos clientes – o e-mail marketing hoje é um dos protagonistas no marketing digital.
Uma ótima estratégia para quem quer ter uma comunicação direta, humanizada e direcionada especificamente para cada destinatário.
Se você curtiu esse conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Até a próxima <3
Leia também:
- Vagas de Marketing Digital – 9 sites para encontrar as melhores oportunidades
- Topo, meio ou fundo: como utilizar o funil de vendas no marketing digital?
- Como fazer um podcast de sucesso?