Entrevista de emprego: como se preparar, dicas e principais perguntas

É um momento que costuma contrastar entre a felicidade de saber que chegou até a etapa da entrevista com o frio na barriga de não conseguir ir bem nesse processo. Toda entrevista de emprego é uma oportunidade que precisa ser bem aproveitada. E deve ser encarada como essa janela de possibilidade. 

Gostando ou não, a entrevista de emprego costuma ser o momento mais aguardado de todo processo seletivo. É nesse momento que os recrutadores avaliam quais candidatos são os mais capacitados dentro dos pré-requisitos para a o preenchimento da vaga. 

A expectativa é enorme para ambas as partes, tanto os recrutadores quantos os candidatos ficam angustiados com essa etapa. Porém, para quem está em busca de uma oportunidade profissional a ansiedade costuma ser bem maior e acaba, algumas vezes, afetando o desempenho durante a entrevista. 

O que acontece é que existem muitas outras pessoas que estão concorrendo a essa mesma vaga e a pressão de não ser suficiente ou de concorrer com vários profissionais faz com que algumas pessoas sucumbam durante o processo. 

Por isso, é preciso estar bem preparado desde o início dessa jornada em busca do emprego dos sonhos. Mas, e como se preparar para esse momento? 

Como se preparar para uma entrevista de emprego? 

A primeira coisa é colocar na sua cabeça é que se você foi chamado até essa etapa de entrevista é porque a empresa gostou do seu perfil. Tenha consciência disso, alguns passos você já caminhou. Pelo menos, para aquela vaga específica a organização enxergou um bom potencial em você. Agora é importante que você mande bem na parte da entrevista para garantir a vaga. 

Outra coisa, saiba que os recrutadores e profissionais de outras áreas da empresa contratante que irão participar da entrevista já sabem minimamente o seu histórico profissional, já tiveram contato com o seu currículo, analisaram seus testes, pesquisaram sobre você mesmo. 

Por isso, é tão importante se preparar para essa etapa. É nessa fase que entra em ação o contato humano, é quando os recrutadores poderão te conhecer mais a fundo como pessoa e profissional também. Tudo é avaliado nesse momento.  O seu tom de voz, personalidade, comportamentos, perceberá a maneira como você conta a sua história, então utilize esse espaço para encantar o recrutador e demonstrar o porquê você é a pessoa certa para fazer parte da empresa. 

Portanto, é fundamental que você se prepare, treine e pesquise bastante para esse momento decisivo. Saiba seus pontos fortes e como defendê-los e também estude muito sobre a empresa, para que você consiga argumentar sobre os motivos que fazem com que você seja a escolha certa para a vaga. 

Como se comportar em uma entrevista de emprego? 

Depois de se preparar bem, surge a preocupação sobre como se comportar em uma entrevista de emprego? 

Ficar nervoso nesse momento é completamente normal. Os profissionais de recrutamento também sabem disso e isso não é critério de eliminação. Até porque, toda entrevista de emprego é um momento muito importante na vida das pessoas, então é natural ficar um pouco tenso. 

Existem algumas coisas que você pode fazer para se acalmar durante o processo. Aqui vão algumas dicas: 

  •  Se alimentar com comidas leves; 
  • Estar bem preparado; 
  • Dormir bem antes da entrevista; 
  • Sair de casa mais cedo se a entrevista foi presencial ou entrar no link no horário ajustado.  

Pode parecer clichê, mas o principal ponto nesse momento é ser você mesmo. O recrutador é expert nesse tipo de situação, então tentar parecer alguém que você não é, por melhor que você consiga parecer, ele irá perceber. Esses profissionais são pessoas treinadas para esse tipo de situação, para fazerem perguntas certeiras que os ajudam a identificar quando alguém está sendo natural ou não. 

Outro ponto crucia é demonstrar interesse e empolgação na seleção e na vaga que a empresa está propondo. Você contrataria alguém que parece não ligar à sua empresa? Ou alguém que não sabe contar a própria história de forma interessante? Pois bem, as empresas também não.  

Algumas outras dicas são: 

Use a linguagem corporal 

Muitos não se dão conta disso, mas as suas expressões faciais e corporais demonstram tudo o que você está sentindo de forma inconsciente e natural. Um olhar desconfiado, pernas balançando constantemente, estalares de dedos, são sinais claros que demonstram ansiedade e falta de confiança. 

E cada vez mais, os profissionais de Recursos Humanos fazem cursos e se aperfeiçoam com intuito de compreender a mente humana e seu comportamento através da escrita, análise de gestos, postura, movimentos. Então, preste atenção em como o seu corpo se comunica. 

Seja sério, mas não sisudo 

Você precisará ser simpático ao longo do processo, é claro. Então, mantenha o sorriso no rosto. Mas tente tratar todos com seriedade e, até ser um pouco formal. Isso não significa que você deve ser sisudo. É uma linha tênue, esteja preparado. 

Aceite o seu nervosismo 

Achar que precisa ficar calmo é um erro. Saiba que é normal ficar nervoso durante o processo de entrevista de emprego. Tente aceitar o nervosismo e lidar com ele da melhor forma possível, pode até ser um combustível para você ficar em alerta. 

Não tenha medo 

Confiança. É preciso coragem para encarar uma entrevista de emprego, e também não faz sentido sentir medo. Como já foi dito, se você chegou até essa etapa é porque a empresa acredita que você tem potencial para ocupar a vaga. 

Exerça a empatia 

Saiba utilizar a sua sensibilidade para sentir o que uma outra pessoa sente caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, ou seja: procurar experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro a fim de tentar compreender sentimentos e emoções. 

Como se vestir para uma entrevista de emprego? 

Então, essa é uma pergunta complexa. Mas, faça o dever de casa e pesquise o dress code da empresa. Saiba como é o esquema de vestuário adotado pela organização onde você está fazendo seleção. 

Pesquise nas plataformas da empresa, algo relacionado a como ela se porta. Se você não encontrar nada específico, busque fotos de pessoas no ambiente de trabalho. Quase toda empresa tem fotos dos colaboradores no seu site. 

A partir dessa pesquisa, você já consegue identificar como deve se vestir para a entrevista.   Além disso, também preste atenção no segmento da empresa. Por exemplo, startups tendem a possuir ambientes mais informais, nos quais os funcionários podem ir até de chinelo e bermudas. Já em bancos, roupas sociais são mais comuns.  

Sabendo de tudo isso, se você ainda está se perguntando se existe uma vestimenta ideal para uma entrevista de emprego, a resposta é: não. Essa etapa de pesquisa irá te auxiliar a identificar o que é mais adequado para e organização em que você está participando da seleção, mas não existe uma regra definindo o tipo de vestuário. 

 O mais importante é você se cercar de informações sobre a empresa e utilizar o bom senso para não ficar inadequado seja qual o ambiente que for. Ir com uma vestimenta social e super formal em uma empresa que preza por um ambiente de trabalho mais divertido e descontraído, vai ser uma bola fora. E o contrário também é verdadeiro.  

Principais perguntas de entrevista de emprego 

Não se engane achando que todas as entrevistas de emprego são iguais. A verdade é que nenhuma entrevista é igual a outra. Cada organização tem um recrutador próprio, com um modelo único de conduzir a seleção com os candidatos. Até porque nenhuma pessoa é igual a outra, não é mesmo? Contudo, mesmo assim existem algumas perguntas norteadoras que estão presentes na maioria do processo seletivo. 

Servem como um padrão analítico que auxiliam no processo de conhecer o perfil daquele candidato mais adequado, de uma forma tanto profissional, quanto pessoais. Até por isso, é saudável se preparar com base nessas perguntas mais frequentes, para estar bem preparado e não derrapar nessas perguntas que costumam sustentar a investigação do recrutador. 

Fale mais sobre você 

Essa é clássica. Costuma aparecer em toda e qualquer entrevista de emprego. E pode ser uma armadilha pro candidato desavisado, se optar por contar sobre sua vida desde a infância ou dar uma resposta vaga. 

Aqui, o primordial é destacar, ao menos, duas conquistas ou experiências que evidenciem, de fato, que você é a pessoa certa para ocupar o cargo almejado. 

Aqui você deve construir e dominar um bom storytelling, que nada mais é do que a maneira que você conta histórias. Por exemplo, se a entrevista for para uma vaga que você precise de mais experiência, foque mais na sua trajetória profissional, claro que sem deixar de falar de você. Caso seja para uma vaga que não precise de tanta experiência, como um estágio, você pode focar na sua história de vida como um todo. Ou seja, adeque o discurso a vaga almejada. 

Uma dica: Fale ao recrutador durante a entrevista o que você aprendeu com os fatos que está relatando, dessa forma ela percebe o seu crescimento.  

Por que você quer trabalhar na nossa empresa 

Esse é o momento em que você deve demonstrar que pesquisou e sabe sobre o propósito da organização. Encontre as informações sobre cultura e propósito, não trate de benefícios ou características mais genéricas.  

Isso demonstra seu interesse na organização, além de também ajudar a mostrar seu alinhamento na construção de um futuro com aquela empresa. 

Conte sobre algum projeto que você participou 

Esse tipo de pergunta, geralmente, é realizada em entrevistas mais técnicas, para aprofundar um pouco mais nos seus conhecimentos técnicos e descobrir se você é capacitado para a vaga em questão.  

Para responder a esse tipo de pergunta, lembre-se de projetos que estejam relacionados com a vaga para a qual você está se aplicando, ressalte habilidades que você demonstrou e que podem te ajudar no dia a dia do novo trabalho. 

Quais são seus pontos fortes 

Essa você deve ter cuidado. Não vá traçando uma lista de palavras, sem contexto. Saiba selecionar as qualidades que de fato condizem com os seus pontos fortes.  

Saiba também descrever em quais situações elas apareceram, porque pode ser que o entrevistador(a) peça para que você cite exemplos. Então, destaque aquelas que você acredite serem as mais fortes e desenvolva um exemplo para cada uma delas. 

Quais são seus pontos fracos 

Aqui, por favor, evite clichês fantasiosos como “Sou perfeccionista”. Cite somente se for verdade, mas tente realmente pensar em pontos que você tem a melhorar. Acima de tudo, seja honesto, essa é a melhor maneira de passar segurança para o recrutador. 

Por isso, para se preparar nessa pergunta faça o exercício de pensar quais são os seus reais defeitos e o que você tem feito para melhorá-los. 

Quando alguém tem uma opinião que você não concorda, o que você faz 

O intuito dessa pergunta é saber se você possui inteligência emocional para a resolução de conflitos de forma empática e pacífica. Além de saber, se você é alguém flexível para outras opiniões.  

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com diferentes situações, lidando com o estresse e a pressão do momento, saber identificar as próprias emoções e a de quem está junto com você, se colocando no lugar do outro comunicando bem aquilo que está sentindo.  

Qual é a sua maior conquista profissional 

Cada vez mais essa pergunta está fazendo parte dos processos seletivos. E é sempre um desafio respondê-la de forma satisfatória. Você pode optar por destacar suas conquistas pessoais, tais como a conclusão de um curso difícil ou o aprendizado de uma nova habilidade.  

Dentro desse aspecto, outras conquistas de destaque podem incluir o sucesso em projetos de trabalho, a superação de desafios no dia a dia da empresa ou a liderança de equipes para atingir objetivos.  

A realidade é que melhor resposta a essa pergunta é, obviamente, a verdade. Então, nada de tentar superestimar uma conquista pequena.  

Por outro lado, em certos casos o nervosismo ou a distração pode fazer com que o candidato esqueça de uma conquista relevante, que só vai ser lembrada na hora em que ele sair da entrevista. 

Aqui vai uma dica final: embora a autoconfiança seja fundamental dentro do processo de uma entrevista de emprego, é preciso dosar as palavras e a atitude para não parecer presunçoso ou pretensioso demais. 

Você tem alguma pergunta 

Essa pergunta costuma aparecer sempre ao fim do processo da entrevista de emprego. É destinado um tempo para que o candidato faça algumas perguntas e esclareça dúvidas sobre a vaga. É nesse momento que você deve aproveitar a oportunidade para se aprofundar em algumas questões e demonstrar interesse genuíno em fazer parte daquela organização. 

Já explicamos que a entrevista de emprego não é um interrogatório, né? Sendo assim, você também pode fazer algumas perguntas. Aliás, isso é até mesmo importante e muito válido para que você seja uma parte ativa da reunião. 

Não sabe o que perguntar? Te ajudamos com algumas sugestões de perguntas que são interessantes dentro desse processo. 

  1. O que os funcionários anteriores fizeram para serem bem-sucedidos nesta posição? 
  1. Como a empresa responde aos conflitos internos? 
  1. Essa é uma vaga nova? Se não, por qual motivo a pessoa que ocupava o cargo antes saiu? 
  1. Como você vê a evolução da empresa nos próximos anos? 
  1. Quais são os principais desafios que a empresa está enfrentando no momento?  
Início » Blog » Entrevista de emprego: como se preparar, dicas e principais perguntas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *