Marketing de influência: o que é e como ele pode ajudar na sua estratégia

Atualmente, um dos grandes propulsores para as marcas dos mais variados nichos e públicos na internet é o marketing de influência. Você deve conhecer inúmeros influenciadores, não é mesmo? Pois bem, são pessoas que contam com um público fiel e têm alto poder de persuasão sobre sua audiência. 

Isso acontece porque vivemos, atualmente, a era do Marketing Digital, onde cada vez mais as redes sociais, blogs e as mais variadas formas de produção de conteúdo pautam o interesse das marcas e das empresas. Até por isso, as pessoas que possuem muitos seguidores desempenham um papel de grande importância no processo de decisão das compras das pessoas que os seguem. 

O marketing de influência se tornou uma das principais ferramentas de comunicação atualmente, além de ser uma via direta e de contato próximo com determinado público.   

Além das já conhecidas estratégias do meio digital, o marketing de influência se tornou uma forma de se comunicar com o público de modo mais próximo. Assim, as marcas podem aumentar seu alcance, tendo grandes chances de sucesso. 

Por isso tudo e por uma série de outras coisas, o marketing de influência pode e deve ser usado como uma ferramenta entre o público e a organização/marca. Porque envolve uma relação de confiança com o público consumidor em relação a quem o influencia. Desse modo, é possível atrair e conquistar novos clientes por meio dessa estratégia. Mas, afinal, o que é marketing de influência? 

O que é marketing de influência? 

Pois bem, é uma das estratégias de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes com influência sobre grandes públicos extremamente engajados. O objetivo é estabelecer uma conexão entre a marca e o público a partir do uso dos influenciadores digitais, impactando positivamente os usuários da internet. 

Reter clientes, expandir o poder de alcance da organização, adquirir novos clientes, agregar valor e confiança para a marca, influenciar o público no valor da empresa ou na decisão de compra, fica muito mais fácil quando eles têm acesso a um testemunhal de alguém que eles seguem, confiam e se identificam. Eles se sentem próximos desses influenciadores. 

Trata-se, em suma, de mais uma possibilidade de estabelecer parcerias com influenciadores e utilizar da identificação e conexão que o público tem com eles para apresentar e divulgar seus serviços, produtos e marca.  

Por que investir em marketing de influência? 

A partir do marketing de influência, sua estratégia digital conseguirá transmitir através de uma voz popular, admirada, confiável e reconhecida, informações que influenciem e atraiam o público. Isso ajuda a estabelecer uma imagem positiva para sua organização ou marca. Muitas pessoas são influenciadas por esses formadores de opinião digital durante o processo da compra (aprendizado, reconhecimento, consideração e decisão).  

E o porquê de investir nesse tipo de ação?  Os resultados são muito positivos para as empresas que adotam esse tipo de ferramenta. Isso se dá principalmente pela possibilidade de segmentas as ações dos influencers, pois cada um representa e se comunica com um nicho próprio. 

Investir nesse tipo de estratégia tem gerado resultados muito positivos para as empresas, principalmente pelo fato de poderem segmentar suas ações, escolhendo que tipo de público atingir e influenciadores com o perfil próximo ao da empresa. 

Quais são as tendências para o marketing de conteúdo? 

Quem é da área do marketing sabe que deve estar preparado para qualquer coisa, principalmente nesse período de início de novo ano e ciclo. É uma área em constante atualização e mudanças são naturais e até mesmo procuradas. 

Aliás, o cenário digital em si é marcado pela constante mudança com inúmeras ferramentas que podem mudar todos os paradigmas, como é o caso recente do ChatGPT e muito outros. Então, torna-se uma atividade complexa preparar uma estratégia de marketing de conteúdo que ajude, efetivamente, a organização a crescer de forma orgânica. Já pensou nisso? E como fazer isso? Quais as tendências pros próximos anos no marketing de conteúdo? 

Cocriação 

Dentro do universo de possibilidades do marketing, a cocriação traz novas ideias, diferentes abordagens e até uma visão de fora da empresa para melhorar a qualidade e a performance dos conteúdos produzidos. 

Trata-se de uma iniciativa das empresas baseada na cooperação entre os diferentes perfis de público no desenvolvimento e no processo de produção de alguma estratégia ou ação para alcançar um objetivo de forma inovadora. Esse público pode ser interno, multisetorial e até externo. Assim, a cocriação permite acelerar a construção de conteúdos, serviços e produtos ao agregar mais pessoas, ideias e parcerias. 

Por exemplo, a série documental “Get Back” do Disney+, que mostra o processo de produção do último álbum dos Beatles, fica claro ali como a cocriação ajudou a banda a superar dificuldades, diferenças musicais e problemas de relacionamento para concluir um projeto.  

Agora, claro, a cocriação não trará os resultados almejados sem um planejamento. Por isso, tenha um plano de ação para a implementação da estratégia. Liste as tarefas necessárias e, principalmente, dedique-se a estabelecer com clareza o objetivo ou objetivos da cocriação na sua empresa, para assim alcançar os resultados desejados. 

Automação 

As ferramentas de automação de marketing também são uma das grandes apostas para o setor, já que elas conseguem otimizar o tempo e os custos também. E o que é isso? Explicamos: É o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar a Automação de Marketing a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra. 

Alguns acreditam que qualquer ação que seja realizada de maneira automática, por exemplo o ato de seguir de volta ou o agendamento de postagens, já são o modelo mais bem sucedido e pleno de automação de marketing. Mas, acredite, essas são só ações simples e estão muito abaixo do que consideramos uma automação de marketing efetiva.   

Utilizar a automação de marketing de forma efetiva significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa nos diferentes canais online. 

Inteligência artificial 

Não só no setor do marketing de influência, a Inteligência Artificial é um recurso que pode ser adaptado a muitas áreas, do chão de fábrica à diretoria de uma multinacional. O grande segredo está em saber personalizar suas ferramentas para a necessidade que elas devem suprir. 

Falando especificamente do caso do marketing digital, a IA também pode colaborar com o melhor desempenho da área e no processo de atingir os resultados desejados. Uma das principais aplicações da IA no marketing é a otimização de conteúdos para mecanismos de busca, o famoso SEO.  

E como isso acontece? É simples: Os algoritmos da IA podem analisar palavras-chave, tendências de pesquisa e preferências do público-alvo para auxiliar na criação de conteúdos mais relevantes e atrativos. 

Agora que você já viu algumas das tendências do marketing de influência para os próximos anos, deve estar se perguntando: E como utilizar o marketing de influência da melhor maneira? 

Como utilizar o marketing de influência? 

Como tudo na vida, para conseguir utilizar o marketing de influência de maneira totalmente satisfatória é preciso ter planejamento e organização. Existem algumas etapas a cumprir que ajudarão no sucesso da empreitada e no melhor uso da estratégia. 

1. Defina seus objetivos 

Essa é a primeira coisa a ser feita. Defina quais serão os objetivos do uso de marketing e identifique qual é o seu, nicho, seu público-alvo. Compreender claramente o que você deseja alcançar com a campanha de influência e quem são os potenciais consumidores, é essencial no processo de escolher os influenciadores mais adequados para a sua organização/marca. 

É fundamental encontrar influenciadores que se alinhem com seus valores, produtos ou serviços: pesquise nas redes sociais e em plataformas especializadas em marketing de influência para identificar os influenciadores com autoridade em seu nicho de mercado, avalie sua autenticidade, alcance e engajamento com o público. 

2. Conheça seu público alvo 

Não adianta nada, você desenvolver uma campanha incrível se você não conseguir atingir e impactar as pessoas certas. Portanto, saber exatamente quem é o seu público-alvo e definir suas personas ajudará a encontrar a parceria ideal para a campanha. 

Você precisa saber bem quem deseja atingir com a estratégia para que ela consiga ter sucesso, porque é a partir do estudo de quem são essas pessoas que você vai conseguir formular o melhor uso do marketing de influência. É uma estratégia em várias etapas, onde cada uma depende da outra. 

3. Encontre (bons) influenciadores do seu nicho 

Saber qual é o seu nicho e saber utilizar disso é uma parte fundamental da estratégia para o marketing de influência. Por isso, o processo de seleção do influenciador deve ser criterioso e minucioso porque é alguém que vai atrair novos públicos para você, além de carregar e simbolizar a imagem da empresa.  

A imagem daquele influencer ficará atrelada à sua marca. Nesse sentido, a escolha deve ser feita com base em critérios específicos da sua empresa. Assim, invista na procura da parceria certa e que esteja alinhada à estratégia e ao público-alvo. Tudo isso feito de acordo com o nicho de público que você atua, claro. 

4. Mensure os resultados 

Pode parecer uma etapa complicada e difícil, mas também é fundamental para qualquer empresa ter ciência dos resultados gerados a partir da experiência. Por isso, mensure sempre os resultados.  

Porque a mensuração de resultados em marketing de influência demanda um exercício de lógica. Não existe um indicador padrão que mensure o resultado de esforços de marcas junto a influenciadores. As métricas ideais para uma campanha de marketing de influência são aquelas que fizerem mais sentido para os objetivos. 

Na realidade, o que vai definir o retorno obtido é o objetivo da campanha. A partir dele, serão definidas métricas e ações. Para uma empresa, o indicador escolhido pode ser a quantidade de inscritos, para a outra o engajamento do público. Outra pode ter uma conexão direta com o resultado financeiro, que é o que importa para a direção da maioria das empresas. Enfim, você precisa saber qual será o indicador utilizado para assim mensurar o retorno da estratégia. 

Benefícios do marketing de influência 

Colocar o marketing de influência em prática sem dúvida alguma trará resultados muito positivos para a sua marca. A conversa direta com o consumidor apresenta uma série de vantagens para a organização, por exemplo: 

Aumento da credibilidade da marca; 

Segmentação de audiência; 

Elevação de rentabilidade; 

Retenção de clientes; 

Maior alcance da marca; 

Atração do público certo; 

Uso de diferentes formatos e canais de comunicação; 

Construção de boas parcerias; 

Identificação com o público;  

Possibilidade de avaliar resultados em tempo real. 

Início » Blog » Marketing de influência: o que é e como ele pode ajudar na sua estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *