Tudo o que você precisa saber sobre o Enem

Principal porta de entrada para o tão sonhado ensino superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá o seu primeiro dia de prova nesse próximo domingo (13) e seguirá com a segunda prova no dia 20 do mês. Saiba tudo sobre o Enem!

O que é o Enem? 

O Enem é o principal instrumento de acesso às instituições de educação públicas e privadas no Brasil, além de ser critério determinante para a conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do Governo Federal. 

Ainda, o resultado da avaliação também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação como forma integral ou complemento de seus vestibulares para a entrada de seus cursos de graduação. 

Você, fera que vai fazer a prova no domingo, a essa altura do campeonato deve estar ansioso e contando os dias para o dia D. Sabemos que já se preparou muito ao longo do ano para esse momento.  

Para te ajudar na missão de encarar essa prova, a GoKursos esclarece tudo o que você precisa saber sobre a avaliação. 

História e origens do Enem 

O Enem começou a ser aplicado no ano de 1998 e, inicialmente, o objetivo era avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica.  

A partir do ano de 2004, o exame passou a ser utilizado como método de ingresso no ensino superior. E desde 2010, com a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Enem se consolidou como a via de acesso às faculdades. 

Ao longo dos anos, algumas mudanças foram acontecendo até o momento atual, onde a prova substituiu o vestibular tradicional. O Enem também ganhou uma nova versão a partir de 2020. 

O Enem Digital, como foi anunciado pelo Ministério da Educação, é um modelo onde as provas objetivas são realizadas virtualmente, através de um computador. Apenas a redação é mantida no formato impresso. 

Sendo assim, atualmente, o Enem já não apenas serve como um vestibular moderno, como também é parte importante do processo seletivo para a aquisição do financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Além disso, a prova oferece a possibilidade de bolsas de estudo parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e em cursos técnicos pelo Sisutec. 

Por ter substituído o vestibular tradicional em milhares de faculdades e universidades dentro e fora do país – pra quem não sabe, o resultado do Enem também é aceito em universidades portuguesas – o Enem passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes do ensino médio. 

Quem pode participar do Enem? 

A prova do Enem é, principalmente, voltada para as pessoas que já concluíram o ensino médio, estão concluindo ou prestes a concluir. Porque assim, eles podem utilizar o exame para entrar no ensino superior por meio do Sisu e do Prouni. 

Apesar disso, diversos outros estudantes realizam a prova como forma de treinamento, para irem se ambientando com o processo do vestibular. São os chamados treineiros. 

Quais são as datas do Enem? 

O Enem de 2022 acontece nos dias 13 e 20 de novembro. 

Como se inscrever no Enem 2022? 

A inscrição é realizada totalmente online e pode ser feita em poucos minutos. De acordo com o edital do Enem 2022, a inscrição deve ser realizada pelo endereço do participante, entre o dia 10 de maio de 2022 até às 23h59 do dia 21 de maio de 2022 (horário de Brasília-DF). 

Ao fazer a inscrição, o participante deverá informar o número do seu CPF e a sua data de nascimento para a inscrição. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos cadastrados na Receita Federal para não impossibilitar a checagem das informações. 

Importante esclarecer que o participante que se inscrever no Enem 2022 impresso não poderá se candidatar na edição do Enem 2022 digital, e após a conclusão do processo de inscrição, não será possível a alteração da escolha prévia. 

Ainda no processo de inscrição, o aluno deverá criar um cadastro e a senha de acesso para a página do participante, que deverá ser memorizado.  

A senha será solicitada em qualquer alteração dos dados cadastrais, consulta do local de provas, consulta e impressão do Cartão de Confirmação, acompanhamento da inscrição e obtenção dos resultados do processo seletivo. 

Qual a taxa de inscrição do Enem 2022? 

O valor da taxa de inscrição do Enem 2022 foi de R$ 85,00 e poderia ser pago até o o dia 27 de maio de 2022. Caso contrário, a inscrição seria dada como indeferida e o candidato ficará fora do exame. 

Como são as provas do Enem? 

Diferentemente dos últimos anos, as provas do Enem serão realizadas ao longo de dois domingos em 2022. No primeiro domingo (20/11) serão realizadas as provas de:  

Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. 

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia. Filosofia, Sociologia e Redação. 

Nas duas primeiras provas, o candidato deve responder 45 questões objetivas de múltipla escolha. Já sobre a redação, o formato é de dissertação-argumentativa com uma situação problema, geralmente, envolvendo algum assunto quente que esteve em pauta durante o ano da realização do exame. 

No segundo dia do Enem, são realizadas as provas de: 

Matemática; Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 

Os participantes têm no primeiro dia a duração máxima de 5h30 para responderem as provas, e no segundo, duração máxima de 5 horas. 

Como se preparar para as provas do Enem? 

Como principal porta de acesso ao ensino superior, a prova do Enem é bastante disputada. Por isso, é preciso se preparar para o Enem para conseguir um bom desempenho tanto nas questões objetivas, quanto na redação. 

O Enem 2022 é a oportunidade de começar os estudos no ensino superior e, sabendo que a prova é composta por muitas questões de diversas áreas do conhecimento, é preciso se preparar para o Enem e conseguir um bom desempenho tanto nas questões objetivas, quanto na redação.  

Para isso, existem muitas formas de se dedicar aos estudos, desde cursos pré-vestibulares, até conteúdos que podem ser encontrados na internet de forma gratuita como o Vai Cair no Enem, Guia Enem e Cronograma Enem, que reúne um plano de estudos e dicas para chegar na prova mais preparado. 

O Vai Cair no Enem é um projeto multimídia educacional que reúne dicas interativas para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Questões, vídeos, enquetes, aulas completas, podcast e notícias são alguns dos conteúdos compartilhados, diariamente, no site e na página do projeto no Instagram. 

4 passos para se preparar da forma correta para o Enem

  1. Informe-se o máximo possível 

Informação é conhecimento. Então, busque todas as informações que puder sobre o Enem, leia o edital e converse com pessoas que participaram de edições anteriores e que vão participar dessa edição do processo avaliativo. Além disso, fique antenado nas principais notícias do Brasil e do mundo. Muito importante se manter antenado, porque o Enem traz na prova temas que estão reverberando na sociedade. 

 2) Organize seu tempo e o conteúdo a ser estudado 

Apesar de o Enem ser um exame geral, ou seja, que abrange todo o conteúdo do ensino médio, existem algumas matérias que são mais recorrentes que outras. Observando tudo o que foi abordado nos últimos anos, confira sempre os principais temas abordados dentro de cada área de conhecimento. 

3) Estude de forma descontraída e interativa 

Nem tudo tem que ser puro suor e exaustão. Na hora de estudar para o Enem, os modos tradicionais de estudo podem se tornar obsoletos à medida que a prova vem chegando. Formas de aprendizado mais dinâmicas e que resultam em uma maior produtividade vem, cada vez mais, ganhando espaço. 

4) Tenha um plano de estudos para o Enem 

Um plano de estudos é uma das principais ferramentas de apoio à alunos na preparação para o exame. Use-o para ajudá-lo nos estudos! 

O que levar no dia da prova do Enem? 

  • Documento de identidade com foto;
  • Caneta preta feita de material transparente; 
  • Número de inscrição de senha (decorado ou anotado);
  • Máscara facial (exceto nos estados ou municípios onde o uso da máscara para prevenção à covid-19 em local fechado esteja liberado por decreto ou ato administrativo);
  • Declaração de comparecimento impressa, caso você precise justificar ausência no trabalho;
    Outros itens que são essenciais para você fazer uma boa prova, porém não obrigatórios são: 
  • Garrafa d’água 
  • Álcool em gel 
  • Lanche (frutas, barra de cereais, salgadinho, barras de chocolate etc) 

Vale lembrar que, de acordo com o edital do Enem, os lanches poderão ser revistados pelo fiscal de prova. 

Onde as notas do Enem podem ser usadas? 

Sisu;

Prouni;

Fies; 

Então, fera, respire fundo, mantenha a calma e paciência pois nós sabemos que você já deu o seu melhor, o resultado vai ser uma consequência. 

Início » Blog » Tudo o que você precisa saber sobre o Enem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *