Cursos de direito para você mudar sua vida profissional

Direito é a ciência que cuida, defende e organiza a aplicação e o cumprimento das normas jurídicas de um determinado local, seja país, cidade, Estado ou nação. Assim, é possível organizar e manter um bom relacionamento social entre os grupos e cidadãos que formam uma sociedade. 

Quem é da área ou entusiasta defende a ideia de que o direito nasceu junto com a civilização, aliado à história da sociedade, sob a forma de costumes que foram se tornando obrigatórios. Ou seja, a partir de uma necessidade de organização da própria sociedade.  

A partir da demanda natural por um mínimo de ordem e direção, e por regras de conduta, cujo principal objetivo é regular, o Direito harmoniza a convivência entre os homens para, assim, proporcionar harmonia nas relações humanas. 

Origens e o que é o Direito? 

Você já parou para pensar como seria a nossa sociedade se não houvesse as leis? Imagine somente o trânsito sem alguma tábua legislativa para sua regência. Atropelamentos, barulho de buzina, enfim, o completo caos. 

Foi justamente para regular essas e outras relações humanas, de forma pacífica e harmoniosa, que o Direito foi criado, para também inserir prosperidade no seio social, e assim impedir a desordem, o crime e a desarmonia que, invariavelmente, se desenvolveria pela ordem de quem detinha o poder, sobretudo o de classe econômica. Em outras palavras, impedindo que imperasse a lei do mais forte. 

O objetivo do Direito, desde o seu princípio, foi alcançar o bem-estar comum e obter a justiça de maneira igualitária. No sentido lato, na etimologia do termo, a palavra Direito se origina do latim directum, que significa o que está conforme à regra.  

Vem dos romanos antigos e é a soma da palavra DIS (muito) + RECTUM (reto, justo, certo). Trata-se, na verdade, de um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social, que regula a conduta do homem na sociedade, que coloca um mínimo de regra ou de norma a ser seguida pela sociedade. 

Direito no Brasil 

No Brasil, os primeiros cursos jurídicos surgiram em 1827 com a criação de duas faculdades de direito: uma em Olinda, que deu origem à Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e outra em São Paulo, que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 

Ambas foram institucionalizadas pela aprovação do projeto de 31 de Agosto de 1826 – convertido em lei em 11 de Agosto de 1827 –, que primava pela instalação de dois centros dedicados ao estudo jurídico em nosso país. 

Olinda e São Paulo foram escolhidos para abrigar esta vanguarda no ensino jurídico, muito por sua situação geográfica privilegiada. Já que uma atendia as demandas do Sul do país e outra, para suprir as necessidades dos habitantes do Norte do Brasil. 

Como funciona o curso de Direito? 

O curso é do tipo bacharelado e é oferecido tanto por universidades públicas quantos pelas faculdades privadas de todo o Brasil.  

Ao longo do curso, são ofertadas matérias teóricas, que exigem do aluno muita leitura e uma grande capacidade de concentração e interpretação de texto. Ainda que até vejam algo no sentido mais prático do ofício, é no estágio que o aluno se aprofunda mais na área profissional. 

Nos primeiros anos da graduação são ministradas matérias como Sociologia, Teoria do Estado e Economia. À medida que o curso avança, as matérias passam a ser mais específicas, como Direito Civil, História do Direito e Direito Penal. 

 Para seguir profissões ligadas ao exercício do Direito, como advogado, promotor e juiz, é obrigatório obter um diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo MEC e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

 Quanto tempo dura o curso de Direito? 

Em geral, curso de Direito tem duração média de cinco anos. Vale lembrar que é um curso com modalidades diurnas e noturnas e os semestres podem variar de instituição para instituição. Mas, normalmente, a duração é de 10 semestres. 

 Grade Curricular do curso de Direito?  

Todos que tem interesse em estudar na área, se perguntam quais são as matérias da faculdade de Direito? Bem, as disciplinas que aparecem com maior frequência na grade curricular básica do curso de Direito são: 

  •  Ciência Política; 
  • Introdução ao Direito; 
  • Português Jurídico; 
  • Direito Romano; 
  • Direito Civil; 
  • Direito Constitucional; 
  • Direito Internacional Público; 
  • Ética do Profissional Jurídico; 
  • Prática Jurídica Trabalhista; 
  • Psicologia Jurídica. 

O que o curso de Direito proporciona? 

Um dos cursos de ensino superior mais procurados do Brasil, o curso de Direito uma formação permite alcançar bons salários e o mercado é amplo, mesmo com a grande quantidade de bacharéis em Direito que se formam todo ano no Brasil.  

Inclusive, você sabia que o Brasil é o país que mais tem faculdades de Direito no mundo?  

Sabendo disso, pode ser que alguns achem que o mercado de trabalho seja recluso ou fechado para novas oportunidades. Esse é um engano comum. Nesse exato momento, a área passa por uma reformulação. 

O mercado de trabalho 

Devido à variedade inerente ao campo, o mercado de trabalho do Direito proporciona alta empregabilidade.  

As tendências para os profissionais de Direito, de acordo com as últimas projeções do mercado, nos próximos anos são as áreas de tecnologia e segurança da informação.   

Em geral, a área de direito é bastante ampla e diversa. São opções de carreiras e diferentes demandas que exigem a intervenção de um advogado ou até mesmo de especialistas da área. Outra vantagem é que o Direito engloba, de forma mais imparcial possível, profissionais homens, mulheres ou de outros gêneros e de todas as idades. 

 Se você mesmo após ter lido tudo isso, ainda continua em dúvida. Saiba que dentro do Direito existem diversas áreas, que tornam a possibilidade de mudança fácil e rápida. Para te ajudar, separamos alguns cursos de Direito da GoKursos para você mudar a sua vida profissional.

Direito Tributário: Espécies e Regularidade Fiscal 

O curso apresenta conceitos fundamentais do Direito Tributário, além de promover a compreensão clara e objetiva acerca de assuntos essenciais ao estudo do Direito.  

 O direito tributário move as relações que envolvem o Estado, o tributo e os indivíduos que vivem em sociedade e dependem da máquina pública e do bom uso da arrecadação, de modo que ela reflita na concretização de direitos básicos como, por exemplo, saúde, educação e lazer. 

 A partir disso, o aluno compreenderá qual é o papel do direito tributário no desenvolvimento nacional, além de entender como ele se situa entre as demais disciplinas do Direito. Este material, portanto, é de fundamental relevância para todos os que querem se aprofundar nos estudos jurídicos, motivo pelo qual convido você a se debruçar sobre todos os temas que serão abordados. 

 O Curso Online Direito Tributário: Impostos e Espécies Tributárias é voltado para profissionais e estudantes de Direito e áreas relacionadas, além de interessados no assunto. 

Direito Constitucional e o Estudo da Constituição 

Ao falarmos de Direito Constitucional, a primeira coisa que vem à mente é a Constituição. Mas o que é a Constituição? Para que serve? Por que foi criada e qual a sua finalidade? Tudo isso será objeto de estudo durante os encontros do curso. Direito Constitucional é o principal ramo do Direito, composto de regras e princípios, tendo por objeto o estudo da Constituição, a principal norma do ordenamento jurídico. Assim, podemos definir Direito Constitucional como o conjunto de normas e princípios aplicados ao âmbito da Constituição Federal. 

Ao estudarmos a Constituição, veremos que esse documento constitucional trata das principais matérias, tais como as regras interpessoais, normas de relacionamento entre as pessoas e o Estado e as normas de organização e estruturação do Estado. O Direito Constitucional e a Teoria da Constituição passaram por inúmeras transformações nas últimas décadas, as quais afetaram o modo de pensar e de praticar o Direito no mundo contemporâneo; procuraremos expô-las de forma didática. 

 O Curso Online Direito Constitucional e o Estudo da Constituição é voltado para concurseiros, profissionais e estudantes da área de Direito e áreas relacionadas, além de interessados no assunto. 

 Este curso dispõe de recursos de acessibilidade: cores em alto-contraste, aumento de fonte e tradução automática mediante a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para ativar esses recursos, acesse “minha conta” do lado direito da tela na parte superior e habilite de acordo com sua necessidade. 

Direito do Trabalho: Alicerces e Mecanismos 

O curso da Teoria Geral do Direito do Trabalho, em seu aspecto introdutório, aborda as questões relacionadas aos seus antecedentes históricos, possibilitando compreender como os eventos sociais e as correntes filosóficas foram importantes para sua formulação atual e para o desenvolvimento da proteção laboral. A análise dos aspectos fundantes ou propedêuticos de uma disciplina, tais como definição, fontes e princípios, gera a construção de uma base sólida e integral.  

Outro ponto a ser estudado se refere à formação, às características, ao desenvolvimento, à suspensão e à interrupção do contrato individual de trabalho. Esse último caracteriza-se como uma importante fonte de regulação trabalhista e, por isso, merece atenção quanto às suas formalidades e regramentos. 

Serão expostos também os mecanismos protetivos vislumbrados em algumas espécies de contrato de trabalho, como o trabalho da mulher e as normas de segurança de trabalho. Por fim, abordar-se-á a natureza da jornada de trabalho enfatizando-se pontos práticos vivenciados pelos trabalhadores, mormente as questões relativas à duração da jornada e consequências de sua extensão. 

O Curso Online Direito do Trabalho: Alicerces e Mecanismos é voltado para profissionais e estudantes de Direito e áreas relacionadas, além de interessados no assunto. 

 Direito do consumidor 

O Direito do Consumidor é o ramo do direito que lida com as relações jurídicas entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores. 

O aluno irá aprender com lidar com as relações jurídicas presentes na vida cotidiana de todos, seja quando se adquire algum bem, como um negócio, seja quando fazemos a compra de um bem ou serviço importante ou um imóvel entre fornecedores de bens e serviços e seus consumidores. 

Direito Empresarial  

O curso Direito Empresarial apresenta, com uma metodologia prática e intuitiva, os principais conceitos ligados a gestão de empresas e suas obrigações com a justiça. O curso é voltado para profissionais e estudantes do campo do Direito, mas também para gestores, empresários, empreendedores e pessoas interessadas na área jurídica.  

Direito Empresarial aborda tópicos fundamentais da gestão empresarial, com formação de sociedades, registros mercantis, formatos de tributação, recuperação e falência de empresas, entre outros temas.   

O objetivo do curso é compreender todos as condições legais ligadas à formação de empresas, identificar normas e regras jurídicas que regem a atividade empresarial e conhecer as responsabilidades e deveres de gestores, sócios, funcionários e demais integrantes da empresa. 

E você? Vai ficar estagnado, ou dar um go na sua carreira profissional com os nosso cursos?? Se inscreva já! 

Início » Blog » Cursos de direito para você mudar sua vida profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *