Assuntos que mais caem no Enem: descubra tudo o que você precisa estudar nesta reta final para a edição 2021

Cadernos de prova do Enem

Na reta final para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, estudantes precisam identificar os conteúdos que aparecem com mais frequência na prova. Eles também esbarram com uma grande dúvida: o que vai cair no Enem 2021?  

Neste artigo, você descobrirá o que estudar para fazer uma ótima prova e entenderá tudo sobre os assuntos que mais caem no Enem, que é uma das avaliações mais aguardadas do País.

Como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio? 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o principal meio de acesso às universidades brasileiras, públicas ou privadas. Dividida em áreas do conhecimento, incluindo a importante redação, a prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), recebeu, este ano, cerca de 3,5 milhões de inscritos

Na reta final do primeiro dia de avaliação – 21 de novembro -, é importante que os candidatos saibam como e o que priorizar. Quais são os assuntos que mais caem no Enem? 

O que estudar para o Enem em cada matéria?

Para você que não sabe quais temas aparecem com mais frequência no Exame e sente que não está estudando de forma correta, calma! Trouxemos neste artigo informações sobre a ‘Coletânea Enem’, do Poliedro Sistema de Ensino, que promove um mapeamento estatístico dos conteúdos mais cobrados no processo seletivo. Confira: 

Matemática 

De acordo com o levantamento, em matemática, os assuntos que mais caíram nas edições do Enem são: 

  • Grandezas proporcionais e Médias algébricas – 19,4% dos quesitos do Enem 
  • Problemas de 1º e 2º graus – 15,6% do processo seletivo. 
  • Matemática Financeira – 7,2% da prova. 

A seguir, confira todos os percentuais, por assunto: 

Estatísticas dos assuntos de matemática que mais caem no Enem

Como estudar matemática? 

Os professores alertam: matemática é uma das disciplinas mais importantes do Enem, uma vez que, tem grande peso, representando aproximadamente 25% da pontuação da prova. Os estudantes que almejam um bom desempenho na matéria precisam, antes de tudo, de uma base consolidada. Nesse sentido, podemos destacar a matemática básica, que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico cobrado na avaliação. 

Outra dica é não ver cada assunto de matemática isoladamente ou como autossuficiente. Vale lembrar que os temas estão interligados, assim como, há interdisciplinaridade entre as matérias do Enem. 

A matemática também é utilizada em resoluções de outras disciplinas, como física e química. Professores reforçam a necessidade da prática de exercícios, da leitura, interpretação e o entendimento de conceitos. 

Para quem acredita que aprender matemática para o Enem é uma tarefa impossível nesta reta final, temos 3 dicas bônus: 

  1. Tenha um método de estudo 
  1. Conte com a ajuda de professores 
  1. Utilize plataformas e ferramentas online para aprender e testar seus conhecimentos 

Física 

Segundo o levantamento da Coletânea Enem, os assuntos que mais caem em física, outra disciplina relevante da prova, são: 

  • Acústica – 10,5% 
  • Resistores – 10,5 %  
  • Energia, trabalho e potência – 8,8%  

Veja, a seguir, a lista completa: 

Estatística dos assuntos de física que mais caem no Enem

Como estudar física? 

Evite um velho hábito, que é o de decorar fórmulas. De acordo com professores, o Enem busca medir o grau de conhecimento fundamental do aluno de física, além da sua capacidade de relacionar os assuntos com o cotidiano. Senso assim, a principal dica é entender com profundidade as teorias e suas respectivas aplicações. 

Fazer exercícios, resolver provas das últimas edições do Enem e produzir resumos são ações que podem contribuir bastante para os candidatos que estão na reta final de preparação. 

Ainda sobre a questão da resolução dos exercícios, é fundamental que os estudantes analisem os erros cometidos. A partir dessa análise, é possível fazer um diagnóstico para eliminar os equívocos frequentes e fortalecer os assuntos com resultados positivos. 

Biologia 

Curte biologia? A matéria integra o grupo das disciplinas que merecem atenção. No Enem, de acordo com o levantamento, os assuntos de biologia que mais caem na prova são: 

  • Fundamentos da ecologia – 11,9% das questões. 
  • Ecossistema – 8,5% dos quesitos  
  • Sistema imunitário – responsável por 6,8% do Exame. 

 Confira todas as estatísticas desta disciplina: 

Estatística dos assuntos de biologia que mais caem no Enem

Como estudar biologia? 

Diante do fato de que biologia reúne muitas palavras complexas, é necessário que os estudantes tentem se familiarizar com a raiz dos vocabulários, além de fazer uma associação dessa raiz ao grupo correspondente. Resumos podem ajudar no processo, a exemplo de esquemas com desenhos. 

Anotar os conteúdos compartilhados em sala de aula pelos professores também é fundamental. Além disso, investir em videoaulas e intensivos de biologia a distância são alternativas que ajudam – e muito – na compreensão dos conteúdos.  

Química 

Na prova de química do Enem, os assuntos que mais caem são: 

  • ligações químicas, polaridade e forças – 15,4% das questões. 
  • Reações orgânicas – 9,2% das questões. 
  • Eletroquímica – 9,2% das questões. 

Confira o estudo: 

Estatística dos assuntos de química que mais caem no Enem

Como estudar química? 

Relacionar química com a rotina dos estudantes facilita muito o aprendizado. A composição de um produto de higiene ou de um medicamento é um exemplo da relação da disciplina com o dia a dia. 

A matéria reúne uma quantidade expressiva de conceitos e fórmulas que, a princípio, pode causar medo. Mas, com um plano de estudos muito bem estruturado, os candidatos podem absorver bem os conteúdos. 

Ciências Humanas:  geografia, história, filosofia e sociologia 

De acordo com a Coletânea Enem, em geografia, o assunto que mais cai na prova é: 

  • Questões ambientais – 12,3% da prova. 

Já em filosofia: 

  • Teorias do Conhecimento estão no topo da lista, com 27,3% da prova. 

Sociologia, por sua vez: 

  • Século XXI como assunto que mais cai no Enem, correspondendo a 30,4% da prova. 

 Em história: 

  •  Segunda Guerra Mundial e suas consequências lideram a abrangência da prova, com 12,3%. 

Veja o estudo completo para estas matérias: 

Estatísticas dos assuntos de Ciências Humanas que mais caem no Enem

Leia também: Como focar nos estudos online: dicas para organização, foco e rotina 

Como estudar Ciências Humanas? 

Conhecida por portar textos densos e exigir muita capacidade de interpretação e compreensão textual, a prova de Humanas do Enem pede que os candidatos estudem fenômenos sociais e históricos. Fica o alerta: nada vale só decorar datas, nomes, lugares e fatos, sem o entendimento dos assuntos como um todo. 

É importante relacionar temas que podem se complementar, principalmente, porque uma das características do Exame Nacional do Ensino Médio é relacionar os assuntos. A prática de leitura é essencial, tendo em vista que, no dia da prova, o candidato vai se deparar com longos textos. 

Linguagens – gramática, literatura, interpretação de texto, inglês, espanhol, educação física e artes 

Na parte de gramática e literatura, o assunto que mais cai no Enem é: 

  •  Estrutura e Formação das Palavras que corresponde por 23,8% das questões. 

Já no que diz respeito à interpretação de texto: 

  • Aspectos textuais representam 33,3% da prova.  

Em língua estrangeira, para inglês e espanhol: 

  • Interpretação de enunciados representa 100% dos questionamentos. 

Ainda de acordo com a Coletânea Enem, em artes, o assunto que mais cai no Enem é: 

  • Arte em nosso tempo, que compreende a 36% do Exame. 

Atenção: muitos estudantes não sabem, mas educação física é cobrada na prova! Nessa matéria, o assunto mais cobrado é: 

  • Influência da mídia sobre a imagem do corpo com 37,5% da prova. 
Estatística dos assuntos de Linguagens que mais caem no Enem

Como estudar Linguagens? 

Muita leitura e bastante capacidade de interpretação textual são indispensáveis na preparação dos candidatos do Enem. Abordagens de cunho social também merecem a atenção dos estudantes, assim como, o fato de que o Exame, durante suas edições, valoriza muito a interdisciplinaridade. Em uma mesma questão, por exemplo, podem ser exigidas habilidades de história, sociologia e geografia.   

Impossível esquecer a redação! 

Além de todas as matérias detalhadas neste artigo, a redação é um dos momentos mais importantes do Enem. De gênero dissertativo-argumentativo, o texto exige introdução, desenvolvimentos e uma conclusão acompanhada de propostas de intervenções que possam apontar soluções para a problemática apresentada no tema. No Enem 2020, a prova impressa trouxe como tema da redação “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. 

Quer arrebentar na redação do Enem e alcançar a tão sonhada nota mil? Aproveite para conhecer o curso Xeque-Mate na Redação do GoKursos, com a professora Beth Andrade, que carrega vasta experiência em preparatórios para o Exame e outros vestibulares. 

Focado na reta final para a prova, o intensivo conta com aulas semanais e reúne materiais exclusivos, tais como, banco de temas “quentes”, guia de estudos para todas as aulas, aulas audiovisuais, folha oficial de redação e planner semanal. 

Aplicação do Enem 2021 

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2021, serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, nas versões impressa e digital. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação. Já no segundo e último dia de aplicação, a prova trará questões de Ciências da Natureza e Matemática. 

Dica bônus! 

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, muitos estudantes baseiam seus estudos em materiais incompletos e conteúdos que não abordam todas as disciplinas e conhecimentos necessários para a aprovação no exame, por isso, preparamos uma super dica para você que quer garantir nota máxima no Enem: Conheça o curso preparatório online Enem 360 que possui 110 horas de conteúdo essencial para você tirar nota máxima.  

Entre os módulos do curso estão:  

Matemática 

  • Física 
  • Química 
  • História 
  • Geografia 
  • Literatura 
  • Biologia 
  • Português 
  • Redação 
  • Inglês 
  • Filosofia 

Outra dica importante para você: acompanhe o projeto Vai Cair No Enem, que reúne, diariamente, conteúdos interativos sobre os assuntos que mais caem na prova.

Está preparado para o Enem 2021? 

Agora que você já conhece os assuntos que mais caem na prova, já sabe com chegar preparado para o exame e ser aprovado, aproveite para focar nos estudos e tirar um tempo para descansar a mente antes da prova! 

Compartilhe esse artigo com seus amigos que assim como você querem garantir a nota máxima e aproveite para deixar suas dúvidas aqui nos comentários e se esse artigo te ajudou!  

Boa sorte estudante!  

Leia também: 

Como fazer uma boa redação no Enem: 8 dicas para sua dissertação 

Cursos online com certificado: dicas essenciais para saber se vale ou não a pena fazer 

Descubra quais são os melhores cursos tecnólogos e conheça a média salarial deles 

Início » Blog » Assuntos que mais caem no Enem: descubra tudo o que você precisa estudar nesta reta final para a edição 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *