Cursos online com certificado: dicas essenciais para saber se vale ou não a pena fazer

Curso online com certificado computador pessoa escrevendo em computador

As novas demandas do mercado exigem profissionais capacitados em habilidades que antes não existiam. Por isso, muitas pessoas buscam cursos online com certificado para atualizar o currículo com as novas tendências da profissão.

Dominar um novo software ou falar um idioma são só algumas das habilidades buscadas por empresas. Hoje em dia, é possível se capacitar em cursos de curta duração, sem precisar enfrentar anos de faculdade para conseguir um emprego.

Os certificados online são uma boa opção para se capacitar para o novo mercado de trabalho. Eles podem ser obtidos em cursos gratuitos ou pagos, em universidades ou cursos livres, e representam maior segurança para o empregador.

Neste artigo, vamos entender por que empresas buscam profissionais qualificados e como certificados de cursos online podem ajudar a conquistar um lugar no mercado de trabalho.

Por que fazer cursos online?

Os cursos online são uma ótima alternativa para continuar a formação profissional independente de restrições de circulação. No seu próprio ritmo, o estudante pode se capacitar para o mercado de trabalho sem sair de casa e construir um currículo vencedor.

Se antes os cursos à distância sofriam preconceito em comparação a instituições de ensino presenciais, hoje a realidade é outra. As empresas buscam profissionais comprometidos com seu autodesenvolvimento e com autonomia de escolhas.

Segundo Camila Rocha, analista de Recursos Humanos do Ser Educacional, as empresas veem com bons olhos profissionais que buscam formação constante.

“Candidatos que em seu currículo trazem formações complementares demostram que estão conectados com o mercado de trabalho e que buscam estar atualizados e aumentando seu repertório”, comenta.

Com mais de 11 mil pessoas empregadas, o Ser Educacional é uma das maiores redes de ensino do Brasil, e parte desse crescimento se deve ao esforço de garantir em seu quadro profissionais capacitados e conectados com o futuro.

Quanto tempo dura um curso online?

Os cursos online oferecem um conhecimento de aplicação rápida, com curta duração, focado em uma qualificação pontual e objetiva.

Não existe uma regra para a duração dos cursos online. As capacitações podem durar algumas horas ou se estender ao longo de meses. Tudo vai depender da proposta pedagógica e do ritmo do aluno.

Diferente de cursos tradicionais, os cursos online podem ser realizados de forma síncrona ou assíncrona. Os cursos síncronos acontecem em encontros ao vivo, em que professor e aluno dividem o mesmo espaço virtual ao mesmo tempo.

Já os cursos assíncronos podem ser realizados no ritmo do aluno, e o tem

po de duração também é personalizado para cada estudante. O tempo que o aluno leva para concluir um curso online assíncrono vai depender do seu empenho e dedicação.

É importante ficar atento ao tempo de disponibilidade do curso online. Cada instituição de ensino tem sua própria política de disponibilidade de conteúdo, por isso, antes de se matricular, leia atentamente o contrato do curso para saber por quanto tempo o conteúdo vai estar disponível.

O que são cursos livres?

O profissional precisa estar sempre atualizado, e uma boa forma de se manter em movimento é a educação continuada através de cursos livres.

Os cursos livres, também conhecidos como cursos profissionalizantes, são capacitações de curta duração e direcionadas, que não exigem escolaridade e podem ser realizados por qualquer pessoa.

Eles podem ser realizados de forma presencial ou a distância, por professores com experiência no mercado de trabalho. Normalmente os cursos livres têm o objetivo de desenvolver habilidades profissionais para aplicação imediata.

Diferente de uma graduação, que demanda anos de estudo, os cursos livres atendem objetivos específicos da profissão e são um complemento para a carreira.

Uma pessoa que possui graduação em administração, por exemplo, pode fazer cursos livres em métodos ágeis, uma tendência na área de gestão de projetos, e enriquecer o seu currículo.

Já um profissional que trabalha há anos na mesma carreira pode somar novas habilidades ao seu currículo com cursos livres, renovar sua carreira e conquistar uma promoção no trabalho.

Entre as vantagens de um curso livre online, podemos destacar:

  • Autonomia do aluno
  • Horários e ritmo ditados pelo aluno
  • Conteúdo curricular personalizado
  • Aplicação imediata na profissão
  • Investimento de baixo custo

Para que serve um certificado de curso online?

O certificado é um documento que comprova que a pessoa tem formação em determinada área de conhecimento. Ele serve para atestar que o conhecimento adquirido é reconhecido e/ou regulamentado por uma instituição formadora.

Certificados de cursos online validam a realização de um curso online em uma instituição de ensino. O objetivo de um certificado é garantir que as empresas estão contratando um profissional qualificado.

Com os certificados em seu currículo, o candidato pode concorrer a vagas que exigem habilidades específicas para a profissão, como operar máquinas ou conhecer uma linguagem de programação.

Certificados online são válidos para o mercado de trabalho?

Os certificados de cursos online não apenas são válidos como também representam um diferencial competitivo em processos seletivos. Candidatos com certificados de cursos online reconhecidos dão mais segurança para o contratante.

“Os certificados são um indicativo de que o profissional está investindo em seu auto desenvolvimento e que poderá ser um colaborador diferenciado na formação do time”, comenta Camila Rocha.

Dicas para escolher cursos online com certificado

Diante da grande variedade de cursos online que oferecem certificado, é importante saber filtrar quais são as melhores oportunidades de formação. Selecionamos algumas dicas que podem ajudar na escolha do melhor curso com certificado. 

Verifique a reputação da instituição de ensino

ntes de escolher um curso online, busque informações sobre a instituição de ensino que está oferecendo o curso. É importante conhecer a sua história, quais serviços oferece e sua reputação.

Apesar de não existir uma regra, as empresas dão preferência a certificados emitidos por instituições de ensino reconhecidas. Por isso, antes de escolher um curso online, verifique quem está oferecendo.

Busque informações sobre os professores do curso e qual a experiência deles na área que está ensinando. Dê preferência a cursos online ministrados por profissionais capacitados.

Pesquise as opções de curso online no mercado

 Existem cursos de duração variada, para habilidades específicas ou com abordagens gerais, por isso é importante saber qual é a sua necessidade e qual curso melhor se encaixa na sua formação.

Escolha o curso online mais adequado para o que você precisa. Pesquise quais as áreas de atuação estão em alta para a sua profissão e procure cursos que oferecem essas habilidades.

Confira a validade do certificado de curso online

Alguns cursos online oferecem certificados com duração específica. Após alguns anos o certificado perde a validade, o que pode significar um péssimo investimento.

Antes de escolher o curso que você vai fazer, informe-se sobre a duração do certificado para não ter surpresas negativas no futuro.

No GoKursos, os certificados não tem data de validade e são emitidos pelo Grupo Ser Educacional, uma das maiores instituições de ensino do Brasil reconhecida em todo o território nacional.

Faça um ‘test-drive’ dos cursos online

Uma boa opção para escolher um curso online é testar o conteúdo e conferir se a metodologia de ensino é adequada para o que você precisa. O GoKursos oferece planos de assinatura com 7 dias gratuitos para o aluno conhecer a plataforma de cursos.

Os planos de assinatura reúnem dezenas de cursos online nas áreas de tecnologia, negócios, comunicação e saúde, além de planos básicos e especiais. Todos os cursos oferecem certificados válidos para o mercado de trabalho, além de conteúdos feitos por especialistas.

Um plano de assinatura é uma alternativa ideal para garantir a formação continuada na sua carreira. Com cursos novos sobre as maiores novidades do mercado a cada mês, o aluno está sempre em movimento, atendendo às principais demandas do mercado.

A cada mês, oferecemos cursos online gratuitos com certificado e muitas ofertas que cabem no seu bolso. Fique por dentro de nossas novidades e garanta a sua entrada no mercado de trabalho.

Gostou das dicas? Aproveite para se inscrever em nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades que o GoKursos tem para a sua carreira.

Início » Blog » Cursos online com certificado: dicas essenciais para saber se vale ou não a pena fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *