Networking: aprenda como construir uma rede de contatos para alavancar a sua carreira 

Vivemos em um mundo cada vez mais conectado graças à internet. É a era das redes sociais, com aplicativos de mensagens e interações, e até mesmo softwares colaborativos conectam pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Sendo assim, como construir um networking pode alavancar a sua carreira?

É dentro dessa perspectiva inicial que se reforça a importância do networking, uma rede determinante para ajudar a impulsionar a sua carreira profissional e alavancar os seus negócios. 

Seja você um líder, gestor ou um funcionário sem cargo de liderança, é essencial entrar em contato constantemente com profissionais relacionados à sua área de atuação ou mesmo alguém que, de alguma forma, possa contribuir para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Saber fazer um networking sem incomodar as outras pessoas, sem levar a fama de inconveniente ou de interesseiro é crucial para solidificar sua carreira profissional a partir de uma rede de relacionamentos que você deve alimentar durante toda a sua trajetória, a fim de potencializar a sua chance de empregabilidade. 

Nosso desenvolvimento profissional não depende apenas das nossas competências, formação ou do nosso comprometimento. Depende, também, dos contatos que fazemos ao longo de nossa trajetória. Para entrar em determinada empresa ou mesmo para ser cotado para uma promoção de cargo, você pode e deve se beneficiar de pessoas que lhe indiquem ou lhe ofereçam algum conselho em um momento de decisão. 

Mas, como usar isso a seu favor? O que torna o networking tão poderoso?  Enfim, como construir um networking para alavancar a sua carreira?

O que é networking? 

De forma breve, networking é a habilidade do profissional em desenvolver uma rede de contatos interessantes para a sua carreira.  E você deve construir construir o networking para alavancar a sua carreira profissional.

Sendo assim, é uma ferramenta crucial para qualquer carreira profissional, independentemente do nível hierárquico em que a pessoa se encontra. Além disso, não tem restrição com a sua área específica de formação, promovendo a intersecção e a troca entre as variadas áreas de conhecimento. 

Tudo está apoiado na ideia de conseguir trocar experiências e construir uma rede de informações e insights que seja benéfica para você e sua carreira. Até por isso que o networking não é exclusivo com pessoas da sua área específica de atuação. Aquele profissional que você admira é alguém que pode enriquecer a sua trajetória com conhecimentos novos. O Linkedin está aí para ajudar nisso, inclusive. 

Para os empreendedores, o networking também se configura como a capacidade de trazer conexões relevantes para a sua organização. Mas, nem tudo é visando exclusivamente o crescimento de sua empresa. 

Afinal de contas, o networking é também oferecer insights para quem pode somar e procura se conectar com o seu empreendimento.  

E como fazer isso? 

Passo a passo para fazer um bom networking 

 Tenha um objetivo claro 

Saber o que quer para si e/ou para a organização que administra é, talvez, o primeiro passo para saber com quem construir conexões para o impulsionamento da sua carreira. 

Também deve-se ter clara a noção de onde você quer chegar. Qual é a sua área de interesse? Quais são as empresas que você gostaria de trabalhar? Que cargo você pretende alcançar nos próximos dois anos, cinco e dez anos?  

A partir dessas respostas, você pode buscar contatos e começar a investir neles. Sempre atento para a relevância dessas pessoas para a sua almejada trajetória. 

 Procure contatos relevantes 

Boa parte da força do networking está na capacidade de interação com o seu contato. Quanto mais ativa no meio profissional for a sua rede de contatos, maior é a possibilidade de atingir o seu objetivo. Lembre-se sempre você deve saber como construir um networking para alavancar a sua carreira.

Sua rede de contatos deve prezar por pessoas que te possibilitem alçar novos e maiores voos, portanto, é imprescindível que essas pessoas tenham relevância profissional. 

Participe de vários grupos 

Ao participar de diversos e variados grupos, você tem a chance de conhecer novas e diferentes pessoas de áreas distintas. Para isso, participar de grupos de discussão da sua área, seja nas redes profissionais, blogs profissionais ou comunidades de colegas da graduação ou da pós, é fundamental. 

O ideal é manter-se ativo nesses grupos, mostrando interesse e sempre trocando ideias sobre as produções da área. Por exemplo, perguntas para as pessoas certas e estratégicas podem legitimar o seu conhecimento. 

Participe de diversos eventos 

Assim como os grupos, eventos do mercado profissional servem como oportunidades de conhecer novas pessoas da sua área de atuação e de conversar sobre o que estão produzindo. 

Conhece aquela expressão “Quem não é visto, não é lembrado”? Então, se você tiver alguma oportunidade para conhecer novas pessoas, profissionais e áreas, aproveite. E, digo mais, quando tiver alguma sugestão, dúvida ou comentário, não se acanhe. 

Somente assim, você vai conhecer novos profissionais e saber o que eles têm a acrescentar, até porque networking é uma troca também.  

 Aprenda a maneira certa de iniciar um contato 

O poder do networking está muito atrelado à capacidade de interação. E, para isso, é preciso saber dar o primeiro passo.   

E isso pode ocorrer com mais facilidade quando há um contato constante com pessoas relevantes profissionalmente. 

 Não desapareça 

Como fazer networking sem aparecer para a sua rede de contatos profissionais? Difícil, não é mesmo?  

Para isso, mantenha-se sempre em evidência. Encontros pessoais também são muito importantes. Assim, participe do maior número possível de eventos, feiras, palestras e até mesmo de se matricular em cursos. 

Além disso, utilize-se das suas redes sociais. Faça um calendário de publicações. Uma ou duas vezes por semana nas suas plataformas sociais é o suficiente.  

 Invista em publicações relevantes no LinkedIn para fomentar discussões sobre a sua área profissional. Também, se possível, crie um blog. Atualmente, os blogs são a melhor opção para você expor suas opiniões e criar uma base de seguidores. 

 Seja referência na sua área 

Quanto mais você dominar a sua área, mais subsídios terá para saber quem também é referência no segmento. Isso possibilitará que você domine assuntos relevantes para as conversas e também cria uma percepção mais apurada sobre quais pessoas devem fazer parte do seu networking. 

 Estabeleça a relação quantidade x qualidade 

Quando se fala de networking, muitas pessoas acreditam a quanto mais contatos você fizer, melhor será a sua rede. 

Na realidade, a qualidade é sempre melhor que a quantidade. Porque é muito mais útil e interessante ter uma rede de contatos engajada e que interage, do que uma multidão de pessoas com as quais você não tem troca. 

Em outras palavras, de nada adianta ter milhões de conexões no LinkedIn se elas não interagem com você. 

 Crie uma rede de contatos variada 

Para ampliar o escopo da sua rede, conheça pessoas de várias áreas e vários níveis – júnior, pleno e sênior.  

Com isso, você não fica preso à uma rotina, com as mesmas pessoas, os mesmos assuntos, mesmos tipos de eventos, mesmos locais, e ainda aprende conteúdos novos e diferentes com especialistas de outras áreas. 

Exemplos de networking  

De uma maneira geral, o networking deve ser realizado de forma natural, gentil e descompromissada. Esse contato pode se dar a partir de: 

Cumprimentos: o tradicional “Bom dia, Boa tarde e Boa noite”. Dar parabéns por um projeto, resultado ou uma simples apresentação; 

Agradecimentos: seja gentil e agradeça pelos insights criados a partir da apresentação de uma determinada pessoa. 

Novidade: compartilhe algo que tenha visto ou lido sobre a área de atuação da pessoa. Algo que realmente possa ajudá-la. 

Ofereça um contato: indique alguém que pode realizar uma palestra para um determinado grupo. 

Feedback: Alguém te ajudou? Sugeriu algum caminho que você seguiu? Indicou seu nome para determinada vaga? Informe à ela como a história continuou. 

Uma boa oportunidade para você ampliar o seu networking é participar do Godigital Festival, maior evento de Marketing Digital e Empreendedorismo da América Latina. São mais de 80 palestrantes e milhares de especialistas da área participando e trocando ideias durante os três dias do evento. 

O Godigital Festival será realizado nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Inscrições podem ser feitas no site do evento: https://www.godigitalfestival.com/  

Início » Blog » Networking: aprenda como construir uma rede de contatos para alavancar a sua carreira 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *