Sexta-feira 13: conheça e elimine 12 erros capazes de transformar sua entrevista de emprego em um terror

Pexels - Errar em entrevistas de emprego pode significar um baque em sua carreira

Saiba como eliminar esses erros para ter um final feliz em todo o processo seletivo que você for submetido

Muito mais aterrorizante do que ter o Jason de “Sexta-feira 13”,  Chucky, o brinquedo assassino, junto com o palhaço Pennywise e o Freddy Krueger correndo atrás de você, é ir a uma entrevista de emprego e não saber o que fazer, falar ou como agir, não é mesmo?

Nenhum vilão do cinema supera esse verdadeiro filme de terror da carreira profissional. Nada é pior do que a sensação de não estar preparado diante da oportunidade de uma entrevista naquela empresa que você tanto sonhou.

Junto com a felicidade inerente a um grande dia, aquele momento que pode abrir várias portas na sua vida profissional, algumas dúvidas sempre acabam surgindo:

  • O que será que vão me perguntar?
  • Será que essa roupa que escolhi é adequada?
  • Pergunto sobre os benefícios e salário?
  • Como faço pra destacar a minha trajetória profissional de forma natural?

Sabidamente, existem algumas atitudes que você não deve adotar em uma entrevista de emprego. Erros comuns que podem ser facilmente evitados. Para te ajudar nessa verdadeira missão, separamos abaixo os 12 erros que irão fazer a sua entrevista de emprego virar um filme de terror. Confira:

Não pesquisar sobre a empresa

Esse é um passo básico para qualquer um que está disputando uma vaga. Você precisa conhecer o lugar em que pretende trabalhar. Você pode até dominar todas as habilidades para fazer o trabalho, mas sabe como a empresa atua? Conhece seus valores e visão?

Portanto, não se furte em entrar no site da empresa e ler sua missão. Descubra quem são os principais concorrentes, os grandes agentes no mercado e leia tudo que saiu na imprensa acerca da organização nos últimos meses.

 Usar vestimentas inadequadas para o tipo de setor

Ainda que nos últimos tempos o casual venha se tornando a regra na moda, um profissional ainda é lido pelo modo que se veste. O traje profissional, com roupa social de preferência, ainda é a etiqueta de negócios adequada para as entrevistas.

É uma questão de primeira impressão. Ela é que fica na cabeça do recrutador, então, não custa nada adotar um tom de seriedade na entrevista. Mal não vai fazer.

 Má linguagem corporal

Para se dar bem em uma entrevista, a maneira como o seu corpo se comunica também é fator preponderante para o seu sucesso.

Afinal, uma boa postura, comportamento gentil e natural, contato visual durante todo o tempo e um aperto de mão firme são dicas para você se dar bem em qualquer seleção de emprego.

 Respostas confusas ou incertas

Você tem que chegar muito preparado para a entrevista. Então, é muito importante que o candidato faça o dever de casa.

Utilize algum tempo para pensar sobre as perguntas, evitando, claro, as pausas desconfortáveis que passam a noção de falta de confiança. Faça o possível para não gaguejar ou se enrolar em alguma resposta, porque o entrevistador não vai querer pedir para você repetir o que disse ou fazer algum esforço para ouvir atentamente o que você está falando.

Outra dica: nunca fale negativamente sobre seu empregador atual. Não importa quão complicado ele seja. Falar mal dos outros não irá te oferecer qualquer vantagem.

Mentir no currículo

Tudo o que está escrito no seu currículo pode ser tema da entrevista. Sabendo disso, um erro ou uma invenção sobre educação ou trabalho no currículo pode manchar a sua reputação.

Seja sincero e honesto no seu currículo para evitar situações embaraçosas ou constrangedoras durante a entrevista. Já pensou se um recrutador te pergunta algo sobre a sua experiência na empresa X, cujo a qual você nunca nem pisou?

 Falar sobre dinheiro e folgas

Antes de conseguir, efetivamente, a vaga, é muito deselegante fazer questionamentos sobre o valor do dinheiro, se haverá algum bônus ou do horário das folgas.

A menos, é claro, que uma oferta seja feita. Em geral, não se recomenda que você discuta sobre dinheiro ou folgas em feriados futuros. Use o bom senso.

 Não acompanhar a vaga

Ainda que você acredite com todas as suas forças que você não foi bem em uma entrevista e que não vai ser chamado, um simples e-mail reforçando o seu interesse na vaga é uma cortesia que pode funcionar a longo prazo.

Dessa forma, os recrutadores verão o quão dedicado e compromissado coa m a empresa você está. Os entrevistadores costumam sentir o brilho nos olhos do candidato e, no fim das contas, isso pode fazer a diferença positivamente.

 Decorar respostas prontas

Acredite: o recrutador sabe quando algo é decorado ou veio de uma resposta pronta na internet. Procurar respostas prontas para perguntas de ordem pessoal atrapalha mais do que ajuda, pode ter certeza. É muito mais útil utilizar modelos para criar a sua própria resposta.

Afinal de contas, só você sabe o que responder quando o entrevistador diz: “Fale um pouco sobre você”.

 Falar muito sobre a vida pessoal

Entrevista de emprego não é terapia. Não é para você desabafar sobre os seus problemas ou destacar aspectos da sua vida íntima.

Foque nos seus atributos profissionais. Destacando as suas qualidades e experiências de forma sucinta e breve.

 Se atrasar ou ficar no celular

Chegar no horário correto é o mínimo que se espera de alguém que está pleiteando uma vaga de trabalho. Programe-se para chegar no horário. Caso você fique preso no trânsito, ligue ou mande um e-mail para o entrevistador sinalizando-o sobre o atraso.

Ao chegar no local da entrevista, evite ficar com os olhos grudados na tela do celular. Esse é um erro muito comum e atual. Esteja aberto para socializar com as pessoas da empresa e olhe nos olhos delas. É um bom momento para analisar o local e procurar observar comportamentos.

Demonstrar falta de interesse na vaga

Esse aqui pode parecer meio óbvio, mas saiba que existem pessoas que chegam na entrevista de emprego e fazem a linha blasé.

Tenha certeza de que aquela é uma grande oportunidade para a sua vida profissional e dê tudo de si para conquistar o seu objetivo. O brilho nos olhos também é um fator preponderante na entrevista.

 Não fazer perguntas sobre a empresa

Demonstre interesse pela empresa. Mostre que você quer a vaga. Para isso, pergunte acerca da corporação. Tire suas dúvidas, saiba o que você quer, como ela atua, o que a vaga supõe e propõe. Enfim, uma entrevista de emprego também serve para você ter a certeza de que vai ser tão bom para eles quanto para você.

Sabemos que essa fase da entrevista de emprego dá aquele friozinho na barriga, afinal, também passamos por isso. Foi justamente pensando em melhorar essa experiência e te ajudar no processo que todo esse conteúdo foi elaborado. E, claro, seguindo as nossas recomendações e evitando os erros mencionados, sua entrevista não vai virar um filme de terror e terá um final feliz!

Uma dica importante é que, para estar bem preparado para qualquer entrevista de emprego, o melhor caminho é investir em qualificação. E na GoKursos você encontra mais de 11 mil opções de cursos que certamente irão lhe deixar seguro e confiante na hora de sentar-se em frente ao recrutador. Aproveite essa dica e conquiste logo a sua vaga no mercado de trabalho.

Inclusive, estamos no ar com a campanha Verão 50 Graus. Nela, você encontra diversas opções de qualificações para curtir as férias sem relaxar na carreira. Além disso, desfrute de descontos de até 50%. Clique aqui e preencha a sua bagagem com muito conhecimento.

Início » Blog » Sexta-feira 13: conheça e elimine 12 erros capazes de transformar sua entrevista de emprego em um terror

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *