Saiba como melhorar a sua produtividade no mercado de trabalho

Aprenda como adotar uma prática de exercícios físicos para aumentar a sua produtividade como profissional  

Já é de conhecimento público e notório que os exercícios físicos ajudam a melhorar a saúde e promovem o bem-estar físico e mental de todos aqueles que o praticam com regularidade, concorda?  

Mas, além disso, você já parou para pensar nos efeitos que os exercícios físicos causam na sua produtividade profissional?  

Aliás, você sabia que colocar o corpo em movimento reflete no desenvolvimento da sua atividade profissional? É isso mesmo, diversos especialistas de áreas como educação física, psicologia e recursos humanos indicam os efeitos positivos dos exercícios para a produtividade do profissional. 

Inclusive, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que o nosso cérebro se inspira na linguagem corporal para interpretar o que sentimos. Ou seja, como o corpo age traz consequências diretas para como sentimos e isso, de uma forma ou de outra, influencia na sua capacidade de execução das mais diferentes tarefas. 

O que isso significa na prática? Explico: que é salutar para o nosso corpo ter substâncias benéficas circulando para que, assim, nossa mente possa trabalhar da melhor forma possível. Nada se compara a um bom exercício físico para que o nosso cérebro receba as informações corretas. 

Sendo assim, os exercícios têm um profundo efeito no modo de funcionamento do cérebro, trazendo benefícios cognitivos e no bem-estar. Mas, como exatamente isso acontece?  

Como as atividades físicas influenciam na sua produtividade 

 Melhoram a concentração 

Você, certamente, já deve ter reparado o quanto os atletas costumam sem focados e esforçados. Isso se dá porque, ao adotar uma rotina que inclui exercícios físicos, a concentração no trabalho se intensifica. 

A liberação de endorfina que acontece durante o exercício físico favorece as conexões entre os neurônios, é o que comprovam alguns estudos. E são os neurônios que facilitam a lógica, o raciocínio e a concentração durante a realização de qualquer atividade. 

Outro estudo demonstrou que a atenção dos alunos de uma escola holandesa melhorou quando foram introduzidos períodos de 20 minutos de exercícios físicos aeróbicos entre aulas. 

A prática de exercícios regular ocasiona maior foco e capacidade de ignorar distrações, além de melhorar sua capacidade de realizar múltiplas funções simultaneamente.  

 Melhoram a memória 

Alguns estudos demonstraram que o hipocampo, parte do cérebro responsável pelos sistemas de aprendizagem e memória, cresce à medida que as pessoas ficam mais ativas fisicamente. 

Avalizando essa tese, cientistas alemães descobriram que caminhar ou andar de bicicleta enquanto se aprendia uma língua estrangeira ajudava o novo vocabulário a se fixar. 

Tudo isso significa que praticar atividades físicas pode ajudar o seu cérebro a fixar novos conhecimentos e experiências. 

 Reduzem o estresse 

Com uma rotina de trabalho cada vez mais intensa e atribulada, é natural ficarmos estressados não apenas pela grande quantidade de demandas, mas também pela pressão para a entrega e pelo cumprimento das metas. 

Altos níveis de estresse geram, entre outros problemas, transtornos mentais sérios, como ansiedade, estafa e depressão. Podendo até ocasionar a síndrome de burnout, distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. 

A prática regular de atividades físicas ajuda a diminuir o cortisol, que é responsável pelo estresse, porque os exercícios liberam dopamina e serotonina, hormônios essenciais para o bem-estar.   

A prática de esportes também ajuda a melhorar a qualidade do sono, que é essencial para a nossa saúde física e mental. 

Melhoram a criatividade e aumentam a motivação 

Todo o mundo que se exercita regularmente impulsiona o seu pensamento durante a prática. Sobretudo o chamado pensamento divergente, justamente a parte do ensinamento criativo que é responsável pela geração de ideias. 

As pessoas que mantêm uma rotina de exercícios ativa, normalmente se beneficiam com níveis de estresse mais baixos, o que causa maior leveza e motivação no trabalho.   

 Previnem lesões e ausências 

Atualmente, a maior parte da rotina de trabalho é realizada na frente de um computador. O que torna muito comum queixas de lesões e dores de lesões e dores na lombar, pescoço, ombros e até no quadril por conta do tempo excessivo que se passa sentado. 

Tirar, pelo menos, uma hora do seu dia para movimentar e manter seu corpo ativo, o fortalece e previne desgastes ou dores. O que também faz que você não precise faltar ao trabalho por razão de saúde.  

O que dizem os especialistas 

 De acordo com a psicopedagoga Erica Viana, a atividade física está diretamente relacionada com a produtividade porque proporciona sensação de bem-estar. E essa sensação elimina substâncias que favorecem o funcionamento do organismo, tanto mentalmente quanto fisiologicamente. 

Erica Viana garante que com os exercícios físicos impulsionando o funcionamento do profissional, esse trabalhador desenvolve suas funções com mais motivação, disponibilidade, menores índices de irritabilidade, maior poder de aceitação, assimilação maior, entre outros benefícios. Portanto, o profissional com os exercícios em dia gerencia suas funções com mais autonomia. 

E isso gera para a empresa uma produção melhor no fim do dia. Erica ainda frisa que para que os exercícios físicos façam efeitos, eles devem ser feitos, no mínimo, 3 vezes por semana. Dependendo da atividade, claro. 

Dominik Bertoluci, personal health, mentora de bem-estar e especialista em beleza feminina, aponta o aumento da concentração e da capacidade de raciocínio lógico como alguns dos benefícios de quem adota uma vida saudável, com exercícios regulares. 

Já o treinador físico comportamental Sérgio Bertoluci acredita que movimentar o corpo frequentemente muda o pensamento. Porque, quanto mais energia e disposição você tem, melhor é a sua produtividade devido à energia que o seu corpo produz. E realizar essas atividades faz com que o profissional necessite de menos horas para ser mais eficaz.  

E você? Está convencido da importância da atividade física para o seu desenvolvimento como profissional? Já pratica ou deseja praticar exercícios? Como está a sua rotina de saúde? 

Fique atento a isso, porque além de um currículo recheado para se destacar e de dominar todas as estratégias para impulsionar o seu negócio, é importante se manter saudável e disciplinado para alcançar o melhor da sua produtividade e, assim, render todo o seu potencial no trabalho. 

Além da atividade física, é preciso também cuidar de si para desenvolver todo o seu potencial na sua atividade profissional. Na GoKursos você encontra os melhores cursos para o seu Desenvolvimento Pessoal, separamos três deles para você dar um go na sua carreira: 

https://www.gokursos.com/desenvolvimento-pessoal-e-trabalhabilidade/p

https://www.gokursos.com/introducao-ao-treinamento-individual/p

https://www.gokursos.com/consciencia-pessoal-e-desenvolvimento-de-soft-skills/p

Início » Blog » Saiba como melhorar a sua produtividade no mercado de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *