Como fazer uma transição de carreira em 2023?

Cada vez mais disputado e concorrido, o mercado de trabalho é bastante exigente e veloz. E no meio de uma trajetória profissional, é possível que algumas pessoas reavaliem sua trajetória profissional e pensem em fazer uma transição de carreira.

>> Conheça as tendências do mercado de trabalho para 2023

>> De Cientista de Dados a Machine Learning: conheça cinco profissões do futuro

>> Saiba quais áreas da tecnologia são mais rentáveis

Pensando nessa possibilidade junto à chegada de um ano novo, o Blog da GoKursos aborda este assunto para te ajudar neste momento, que precisa ser cuidadosamente avaliado, e precisa de foco, persistência e investimento. Confira.

5 passos para uma transição de carreira

É importante o profissional ter em mente que, assim como a própria palavra indica, “transição” é um processo gradual. Ou seja, ninguém muda de carreira da noite para o dia. A partir desse cenário, enumeramos cinco passos para quem deseja partir para outro campo profissional. São eles:

1) Entender totalmente o motivo da transição de carreira

Para dar o primeiro passo na sua transição de carreira, é necessário listar os motivos que te levam a escolher uma nova profissão. Pois, a partir disso, você terá mais coragem e confiança para se preparar, deixando qualquer sinal de insegurança para trás. Se esta possibilidade de mudança te deixa entusiasmado, vale a pena deixar o medo de lado e buscar esta nova opção de realização profissional.

2) Programe-se financeiramente

Junto a um planejamento desta nova fase, é importante se preparar para momentos de instabilidade financeira. Afinal, não é possível determinar quanto tempo você ficará sem trabalho, nem quanto tempo será necessário para a sua nova especialização. Por isso, fazer um “pé-de-meia” para possíveis imprevistos podem ajudar bastante para conseguir realizar a transição de carreira com mais tranquilidade.

3) Estude a nova área que está buscando

Com a nova área escolhida, é importante fazer uma verdadeira imersão neste novo universo: entender como funciona, qual o ofício que pretende atuar, analisar estatísticas, estratégias e funções das vagas que surgirem. Nos portais especializados e agências de emprego, pesquise sobre o trabalho e observe com atenção os requisitos solicitados. Fazendo isso, dominando as atribuições e se sentindo seguro para as atividades, você estará mais preparado e apto para ser efetivado.

4) Aprenda outros idiomas

No caminho da sua transição de carreira, buscar habilidades que são fundamentais para qualquer área de trabalho podem se tornar um grande diferencial na busca do novo ofício. Dominar um outro idioma, por exemplo, é uma dessas boas alternativas, pois isso dá mais peso ao seu currículo e te coloca à frente de muitos futuros concorrentes.

5) Faça um planejamento de carreira

Diante das possíveis incertezas deste momento de reinvenção profissional, estabelecer metas e planos de curto, médio e longo prazo pode te dar mais fôlego e segurança para dar este novo passo. Com esses objetivos bem traçados, você avançará com mais força de vontade, ciente do que está estabelecendo para si e onde quer chegar.

Áreas para ficar de olho em 2023

Vivemos em um período que inovação e criatividade andam juntas para se tornar um agente de mudança no campo profissional. Sob esse prisma, a tecnologia tem sido responsável por ampliar as possibilidades do mercado de trabalho, gerando vagas que não se cogitavam há pelo menos duas décadas.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, a criatividade, a flexibilidade e o pensamento analítico serão as competências mais desejadas nas áreas de trabalho a partir de 2025. Por isso, a criação de conteúdo, junto com a inteligência de dados e a computação em nuvem são algumas das ocupações mais promissoras do mundo. Veja mais detalhes a seguir.

Dados e inteligência artificial

Ciência de dados e inteligência artificial são áreas complementares, que emprestam uma da outra conceitos e ferramentas, em particular as empregadas no machine learning (do inglês, “aprendizado de máquina”). Ao mesmo tempo que fornecem informações para o aprendizado de máquina, os cientistas de dados recorrem a recursos de processamento e padronização de IA (inteligência artificial) para desenvolverem seu trabalho.

Automação do processo

Automação de processos é tornar operacional um processo antes executado manualmente, utilizando, para isso, da tecnologia e da integração de sistemas e dados. Em outras palavras, esta área abrange as atividades humanas que podem ser substituídas por sistemas que o fazem de maneira automática. Este é um passo importante na gestão empresarial, capaz de gerar competitividade, eficiência e valor ao cliente.

Desenvolvimento de software

Desenvolvimento de software é a atividade de criar programas de computação, executada por um desenvolvedor ou grupo de desenvolvedores. Os desenvolvedores (ou “devs”, como eles se identificam na área) são programadores, ou seja, eles escrevem o programa a partir dos já referidos códigos. O desenvolvimento de softwares é uma atividade complexa, que exige bastante conhecimento técnico. No campo empresarial, este trabalho serve para ter melhor visibilidade e conhecimento dos ativos de um negócio.

Criação de conteúdo

A criação de conteúdo é uma estratégia de marketing que tem por objetivo atrair consumidores através de materiais relevantes que sejam úteis para um determinado público-alvo. O foco desta atividade não é ir até o cliente, mas o cliente vir até você. Criando um bom conteúdo, você será visto como referência na área, gerando mais brand awareness (consciência de marca), mais autoridade e confiança. É na criação de conteúdo que é possível desenvolver materiais como artigos, ebooks, vídeos e podcasts.

——–

FAQ

Qual a importância da transição de carreira?

Segundo portais especializados, a transição de carreira é importante por ser uma opção a ser considerada por quem não está satisfeito com os rumos da atual vida profissional. Pode ser porque o mercado não esteja bom na área em que o trabalhador atua, de modo que as perspectivas futuras de empregabilidade e salário não sejam muito animadoras.

Como mudar de carreira aos 30 anos?

Antes de pensar imediatamente numa transição de carreira, independentemente da sua idade, se faça essas perguntas: Você se sente valorizado em sua empresa? Você tem dificuldade de se levantar para ir ao trabalho? Seu trabalho está te trazendo mais tristeza do que alegria? Você exerce sua profissão por uma pressão social? Diante do que você responder a partir destes questionamentos, talvez seja necessário considerar a possibilidade de mudar sua área de atuação.

Quais são as profissões do futuro?

O Blog da GoKursos caiu em campo para pesquisar e destacou cinco destas chamadas “profissões do futuro”. São elas: Cientista de Dados, Especialista em Cibersegurança, Gestor de Desenvolvimento de Negócios, Engenheiro de Machine Learning e Desenvolvedor de Sistemas. Leia mais sobre cada uma destas áreas no post sobre as profissões do futuro, aqui no blog (clique aqui).

——–

E lembre-se sempre que a GoKursos tem sempre os cursos que os profissionais precisam para que você possa se especializar e te ajudar numa possível transição de carreira. Clique aqui e acesse já o nosso site.

Início » Blog » Como fazer uma transição de carreira em 2023?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *