10 cursos de tecnologia em alta e principais áreas do setor

No contexto de grande crescimento da área da tecnologia, as empresas perceberam o alto valor deste setor para o desenvolvimento dos negócios e têm investido cada vez mais em profissionais formados na área.

Um levantamento da GeekHunter, empresa de consultoria e recrutamento na área de tecnologia, mostrou que o número de vagas abertas nesse setor teve um aumento de 310% em 2020.

Os números também mostraram que na própria plataforma de recrutamento, houve um aumento de quase 15% das empresas ativas com vagas de tecnologia da informação (TI), com destaque para áreas de desenvolvimento de software e Data Science.

Segundo o jornal Estadão, a procura por cursos superiores de tecnologia mostrou um aumento nas instituições do estado de São Paulo, com faculdades de tecnologia apresentando crescimento de mais de 50% no número de inscritos em relação ao ano de 2019. A previsão para 2021 em diante é de que a procura e o número de vagas abertas continuem crescendo.

Para saber mais sobre os cursos que estão em alta e as áreas de maior destaque, leia este artigo até o final!

Tendências da tecnologia

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, empresa de consultoria, as principais tendências de tecnologia para 2021 giram em torno de três temas: centralização no usuário, independência de localização e resiliência nas entregas.

A empresa levantou nove tendências de 2020 para 2021:

1. Internet de comportamentos, ou Internet of Behavior (IoB), que cria um sistema para a reunião, coleta e processamento de dados de comportamento;

2. Experiência total, que combina multiexperiência, experiência do cliente, experiência do funcionário e experiência do usuário;

3.Computação que aprimora a privacidade, ou Privacy-enhancing Computation, que protege dados enquanto são usados, mantendo a privacidade e segurança;

4. Distribuição de serviços da nuvem;

5. Acessibilidade de operações de qualquer lugar;

6. Malha de segurança cibernética escalável, flexível e confiável;

7. Negócio inteligente combinável, que se adapta e reorganiza diante das transformações que aparecem;

8.Engenharia de Inteligência Artificial (IA);

9. Hiperautomação ou Hyperautomation, que automatizará o que for possível em uma organização para simplificar os processos.

Considerando que as tendências ficam cada vez mais complexas, o aumento na procura por cursos de formação na área de tecnologia é compreensível, visto que a cada ano que passa, as áreas abrem mais ramificações e surgem novas especialidades que demandam mais profissionais qualificados.

Vamos entender melhor sobre o que é um curso de tecnologia, o que fazem e quais são os cursos e as áreas possíveis!

O que faz e como é o profissional da área?

Cursos de tecnologia são responsáveis por formar profissionais que promovem a criação, manutenção ou funcionamento de tecnologias, redes, sistemas e softwares, para gerenciar fluxos de informação, ou seja, dados.
Um profissional de tecnologia tem algumas habilidades que são demandadas, para que se tenha uma boa performance das funções.

Essas aptidões podem ser comportamentais, como boa comunicação, criatividade e inovação, dinamismo, agilidade, pensamento analítico, trabalho em equipe e visão de negócios, e técnicas, como conhecimento de cibersegurança, metodologias ágeis, gestão de dados, computação em nuvem, engenharia de softwares etc.

Com o processo acelerado da transformação digital, cada vez mais essa área apresenta novidades e inovações. Uma postura também procurada nesses profissionais é a constante busca por atualização, seja por treinamentos e certificações, seja por busca de novas tecnologias, metodologias e técnicas.

Áreas de destaque na tecnologia

Segundo a pesquisa de Tendências de Recrutamento para 2021 feita pela empresa de consultoria Robert Half, os setores de maior destaque para a busca de profissionais de tecnologia são mercado financeiro ou de seguros, educação ou EAD, operadoras de internet, varejo/e-commerce e o próprio setor de tecnologia.

As posições em destaque, dentro da tecnologia, são Business Intelligence, desenvolvedores ou engenheiros de softwares, cientistas ou engenheiros de dados, segurança da informação e infraestrutura (Cloud, Help Desk e redes).
As carreiras de futuro previstas são: arquitetos de segurança, detetives de dados, engenheiros de inteligência artificial e especialistas em transformação digital.

Dentre as áreas mais bem pagas de tecnologia estão aquelas que demandam especialização, como gerência de tecnologia ou informação, desenvolvimento (mobile, front-end, back-end, e full-stack), aplicação e integração de sistemas, Big Data, segurança e consultoria de projetos (ERPs ou CRMs).

Saber os cargos e as áreas que estão em ascensão no mercado é importante para conseguir desenhar um plano de desenvolvimento de carreira e planejar o trajeto profissional que se deseja seguir.

Confira a seguir os cursos de tecnologia de cada área que estão em alta na demanda do mercado e geração de emprego!

10 Cursos de tecnologia em alta

Como já foi dito, a transformação digital causou um efeito promissor para trabalhos na área de tecnologia, o que abrangeu as alternativas para diversos micro setores de atuação. Hoje, profissionais de tecnologia não são somente os programadores – as possibilidades vão muito além disso.

Atualmente, os cursos que estão com grande crescimento na demanda por vagas e profissionais no mercado podem ser tanto bacharelados quanto tecnólogos, sendo eles:

  1. Engenharia da computação
  2. Engenharia de Software
  3. Ciência da computação
  4. Sistemas de informação
  5. Tecnologia da informação
  6. Gestão da Tecnologia da Informação
  7. Análise e desenvolvimento de sistemas
  8. Sistemas para Internet
  9. Jogos Digitais
  10. Segurança da Informação

Além desses cursos, formações como Matemática, Estatística ou Engenharias também capacitam os estudantes para atuar em profissões das áreas de tecnologia.

O interesse principal do estudante irá direcionar a área em que ele deseja trabalhar nesse mercado, podendo ser computação, Big Data, desenvolvimento, segurança da informação, jogos digitais etc. O passo essencial é se encontrar dentre essas áreas, identificar qual condiz mais com os próprios anseios profissionais e, então, fazer as especializações.

Computação em nuvem/Cloud Computing

Com a popularização de serviços de armazenamento em nuvem, essa tecnologia abriu espaço para um ramo próprio que exige profissionais especializados no assunto.

Essa é uma área de infraestrutura dentro da tecnologia e existe a possibilidade de ser uma substituta de softwares tradicionais utilizados até então pelas empresas.

A aplicação de conceitos da segurança da informação nessa área, como proteção no armazenamento de informações, confidencialidade de dados e acessibilidade, poderá dar ainda mais destaque a esse nicho nos próximos anos.

Os profissionais especializados nessa área, conhecidos como arquitetos de nuvem, são responsáveis por planejar, aplicar, gerenciar, mensurar resultados e fazer a manutenção das ferramentas de nuvem. Sua formação pode ser em cursos como Matemática, Estatística ou Ciência da Computação. Para sua função, é importante ter conhecimento de programação, rede, sistema e segurança.

Conheça o curso Segurança na Nuvem

Big data

O profissional especializado em Big Data é chamado de cientista de dados, sua função é conhecer e implementar políticas para a coleta de dados e filtrar, analisar e transformar grandes volumes desses dados em informações para a organização fazer sua leitura.

Tanto o grande volume como a complexidade dos dados lidados são maiores que os aqueles processados por softwares tradicionais nas empresas, essa área exige profissionais especializados, com alta capacitação para gerenciar essas informações. Sua formação pode ser em Matemática, Estatística, Ciência da Computação ou Ciência de Dados.

Uma habilidade que se destaca aqui é a capacidade de usar a leitura dos dados para auxiliar líderes em tomadas de decisão – por conta disso, ter uma visão de negócios também é outra qualidade que faz o profissional se destacar nessa área.

Desenvolvimento

Diferentemente do que se conhece por programador, o desenvolvedor elabora ideias de soluções tecnológicas. Suas responsabilidades são desenvolver, implementar e testar essas soluções em sistemas, dispositivos e na internet, utilizando a linguagem da programação.

Sua atuação pode ser necessária para resolver problemas, otimizando uma ferramenta ou criando uma solução nova. Este profissional pode ser formado em cursos como Engenharia ou Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Jogos Digitais.

Suas capacidades técnicas o fazem estar apto a codificar e desenvolver todo um sistema de responsividade de uma solução. Por isso, características positivas do profissional de desenvolvimento é o olhar centrado no usuário, exercício da empatia e boa visão para resolução de problemas.

Conheça o curso Desenvolvimento de Aplicações para Internet

Segurança da informação

Com a expansão do acesso à internet, fluxos de dados e informações se tornaram alvo de hackers, o que fez com que as empresas vissem a importância de criar uma área de Segurança da Informação, inclusive para a sustentação e preservação dos negócios.

Essa área faz a proteção dos dados utilizados pelas organizações, como informações sigilosas, documentos, dados sensíveis e transações. O seu especialista é quem detecta e soluciona gargalos e vulnerabilidades nos sistemas ou redes de uma organização, protegendo-a de ameaças, invasões ou ataques cibernéticos.

O profissional deve ser altamente capacitado em tráfego de dados e monitoramento de servidores. Sua formação pode ser em áreas da TI, como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação.

Características de destaque para esse profissional são a constante atualização diante de novas tecnologias, soluções e até mesmo de novas legislações e normas, além de ter uma boa visão de negócios e liderança, para auxiliar na elaboração de políticas internas da organização.

Se quiser aprender mais sobre conceitos e métodos da segurança da informação, entendendo como a análise de riscos é importante para uma organização, conheça o curso de Fundamentos de segurança da informação do GoKursos!

Ver o curso de Fundamentos de Segurança da Informação

Cursos de tecnologia no GoKursos

Quer saber mais? Em nosso site você irá encontrar dezenas de cursos na área de tecnologia! Encontre cursos específicos de cada área com curta, média e longa duração. Prepare-se para o próximo passo na sua carreira, acesse!

Descobrir cursos de tecnologia na GoKursos

Leia também:
Aprender Programação – 5 cursos para começar a programar do zero
Melhores Cursos Tecnólogos – Descubra quais são os mais bem pagos

Início » Blog » 10 cursos de tecnologia em alta e principais áreas do setor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *