Você sabe o que é a Internet das Coisas?

Embora o conceito de Internet das Coisas (em inglês, Internet of Things, ou simplesmente IoT) pareça algo muito novo, ele vem sendo estudado e desenvolvido há mais de 20 anos. O termo refere-se à habilidade de diferentes tipos de objetos, como aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos e até carros, de conseguirem estabelecer conexão com a internet.

Criada no ano de 1999 por Kevin Ashton, pesquisador britânico do Massachusetts Institute of Technology (MIT), a expressão, embora ‘antiga’, ainda é desconhecida por boa parte das pessoas, que não fazem ideia de como a Internet das Coisas funciona, onde ela está presente e qual a sua importância nas nossas vidas. 

Atualmente, já é possível encontrar dispositivos com Iot nas mais diversas situações. Esses itens são capazes de coletar e transmitir dados em nuvem, um tipo de armazenamento on-line muito comum em diversos aparelhos que utilizam internet.

É possível encontrar equipamento com IoT tanto em situações comuns da nossa rotina como em ambientes profissionais/ corporativos, o que nos leva a refletir o quanto a tecnologia contribui para as transformações digitais que acontecem pelo planeta.

  • Exemplos de uso de IoT no nosso dia a dia

Pode até não parecer, mas os recursos que a Internet das Coisas nos oferece são inúmeros e cada vez mais presentes em diversas áreas, como você verá nos exemplos a seguir:

  1. Wearable: Os aparelhos, considerados “vestíveis”, são acessórios inteligentes que usamos no corpo, como os relógios smart que são fabricados por muitas empresas de tecnologia, a exemplo da Apple, Samsung e Xiaomi e fones de ouvido;
  2. Casa inteligente:  Esse pode ser o app de IoT mais popular quando se fala de Internet das coisas, pois é o mais acessível e disponível para os consumidores em geral que podem ter acesso à tecnologia. Existem vários dispositivos baseados em IoT que podem funcionar de forma coletiva ou não dentro de uma casa, como smart TVs, termostatos, geladeiras, câmeras de segurança, máquinas de lavar e até fechaduras inteligentes.
  3. Saúde: A Internet das coisas também pode ajudar na integração com o prontuário de um paciente dentro de uma unidade de saúde. Dessa forma, mudanças no estado clínico, como alteração na pressão sanguínea e frequência cardíaca, são atualizadas no registro em tempo real e auxiliam para um melhor atendimento médico;
  4. Cidades Inteligentes: A IoT também pode transformar cidades inteiras e ajudar a resolver problemas que os cidadãos enfrentam todos os dias com o seu potencial resolutivo. A tecnologia e poder que a Internet das Coisas possui podem resolver, por exemplo, problemas de engarrafamento no trânsito e criminalidade;
  5. Carro conectado: Há décadas, eles eram tidos como os carros do futuro, mas pelo que podemos perceber, esse futuro já chegou. Os veículos IoT possuem acesso à internet e são capazes de compartilhar a rede com outras pessoas por Wi-Fi. Alguns ainda são equipados com um sistema inteligente que serve para deixar de lado, de uma vez por todas, o uso de chaves físicas, pois eles reconhecem por proximidade o motorista e, com isso, eles podem abrir as portas e permitir a partida com apenas um clique. Alguns carros já contam com sensores para fazer tudo isso (do acionamento da partida de forma remota e acionamento de alarme até abrir o porta-malas e destravar o veículo com travas inteligentes);
  6. Agricultura: A tecnologia também é uma grande aliada na produção de alimentos. A IoT é capaz de ajudar no monitoramento da temperatura, umidade do solo e do ar, fazendo com que plantios e colheitas rendam ainda mais.

  • Como ela funciona? 

Com a chegada do novo milênio, passamos a viver um grandioso boom na internet. O início dos anos 2000 foi marcado pela capacidade das pessoas se conectarem umas às outras de forma virtual mundo afora. Hoje, mais de 20 anos após esse marco, a forma como nos relacionamos, não apenas com as pessoas, mas também com aparelhos eletrônicos, mudou ao redor do planeta e praticamente tudo que fazemos envolve o uso da Internet das Coisas, mesmo quando não percebemos. 

Para quem ainda não entendeu o conceito, de forma bem clara e didática, a IoT refere-se à conexão que os mais diferentes aparelhos possuem e estabelecem entre si como uma forma de reunir, armazenar e enviar dados on-line, conectando-se a outros objetos ou ‘coisas’. 

IoT é o termo genérico utilizado mundo afora para denominar as tecnologias que estão no mercado há mais de uma década utilizando a Internet das Coisas. Um bom exemplo de uso dessa tecnologia é o rastreamento de veículos de uma frota. 

Por fim, podemos definir que a IoT se refere à capacidade de conexão que aparelhos conseguem estabelecer entre eles, alimentando o seu sistema com informações para que sejam capazes de agir com autonomia para produzir resultados que vão satisfazer os desejos e necessidades aos quais eles deveriam suprir.  

  • Verdades sobre a Internet das Coisas que todo usuário deveria conhecer 

1.    Qualquer objeto pode fazer parte do ecossistema da Internet das Coisas 

Verdade! Não existem limites para objetos físicos que podem se conectar quando falamos de IoT. Para isso, é necessário que tal objeto ofereça suporte para ser conectado a outros e que a sua usabilidade seja entendida pelo usuário. A tecnologia pode estar presente desde uma lâmpada até uma máquina de lavar, por exemplo. A imaginação e capacidade de desenvolvimento do projeto pelo desenvolvedor são o limite para que tudo ganhe forma. 

2.    Todos os aparelhos podem ser controlados por um único dispositivo

 Verdade! Um dos objetivos da Internet das Coisas é facilitar o uso da tecnologia para a nossa rotina. Com isso, todo e qualquer dispositivo pode ser controlado a partir de um único smartphone ou até um tablet, desde que os aparelhos estejam conectados na internet através de Wi-fi, rede móvel (3g, 4g e 5g), NFC ou Bluetooth. 

3.    Computadores não fazem parte da IoT 

Verdade! Computadores, notebooks, tablets e smartphones não estão dentro do conceito de IoT, pois ele se refere a dispositivos que, no geral, não foram criados inicialmente para ter ou suportar algum tipo de conexão com a internet. Dito isso, é a partir do trabalho de desenvolvedores que esses aparelhos começam a possuir algum tipo de conexão com o mundo virtual, criando a interação entre humanos e máquinas. 

4.    Existem problemas de privacidade em alguns aparelhos 

Verdade! Vamos a um exemplo prático para facilitar o entendimento. Os dispositivos IoT que funcionam por comando de voz precisam ficar ligados o tempo todo fazendo gravações, até conseguir identificarem a palavra-chave que ligue às suas funções. Com isso, alguns aparelhos colocam em risco a segurança dos seus usuários, pois abrem brechas na privacidade das suas informações. 

5.    Os aparelhos que funcionam com Iot também pode ser hackeados 

Assim como os computadores e celulares, os aparelhos ligados através da Internet das Coisas também se tornam vulneráveis a sofrerem algum tipo de ataque de hackers. Isso pode acontecer principalmente pelo produto não possuir nenhum tipo de software de segurança nos dispositivos, o que os torna vulneráveis. Uma vez invadido, o equipamento pode ter senhas e arquivos violados e divulgados.

  • Dúvidas Frequentes sobre IoT 

1.    É preciso falar inglês para usar? 

Não é necessário, porém a expansão da Internet das Coisas ainda é algo muito novo. Isso significa que a maioria dos aparelhos que utiliza a tecnologia pode conter apenas interfaces em inglês (mesmo os aparelhos que já são comercializados no País). Isso não é uma barreira ou limitador para quem deseja algum dispositivo específico com IoT, mas pode ser um agente limitador. 

2.    O que o 5g tem a ver com a Iot?

O 5G, que entrou em operação no Brasil em julho de 2022, é a quinta geração de rede móvel mundial. O upgrade do 4G para o 5G promete mais agilidade nos downloads e uploads, além de proporcionar conexões mais seguras e estáveis.

Com a chegada do 5G em nosso país, a grande expectativa é que os aparelhos com IoT permitam ainda mais integração entre os dados que já estão disponíveis nos dispositivos, fazendo com que a comunicação entre eles seja, cada vez mais, segura e eficiente, uma vez que a estabilidade da rede será muito melhor e ela terá um poder de atualização em tempo real de informações de forma muito mais assertiva.

 3. Automação Residencial – Casa Inteligente

 Como já mencionamos aqui neste artigo, o conceito de Casa Inteligente é o mais popular e, por isso, acaba sendo também o que mais chama atenção de modo geral quando se fala em IoT. Mesmo ainda não sendo tão popular no Brasil, a realidade de casas inteligentes já faz parte da vida de muitas pessoas.

Antes de sair por aí transformando a sua casa toda em smart com gadgets desenvolvidos para isso, é necessário conhecer alguns prós e contras dessa transformação, pois ter uma casa completamente inteligente pode ocasionar vulnerabilidades de privacidade e segurança.

Nos prós, podemos citar o gerenciamento de tarefas, o conforto gerado a partir das facilidades que a tecnologia possibilita, as informações que todos os moradores da residência podem ter em simultâneo acessando os aplicativos interligados à casa e antecipação de necessidades. Os assistentes virtuais são capazes de aprender ensinamentos diários para as tarefas básicas da casa, antecipando alguma urgência.

Nos contras, devemos frisar que o preço de uma casa inteligente não é para todos os bolsos, além do idioma dos aplicativos (a maioria esmagadora está em inglês, um limitador para alguns usuários). Também há vulnerabilidade a ataques hackers, além da dependência de uma conexão em tempo integral com a internet para que os aplicativos funcionem sempre.

Você sabia que a IoT (Internet das Coisas) já era tão presente assim em nosso cotidiano? Continue acompanhando o nosso blog, pois conhecimento é fundamental para o seu crescimento e sucesso profissional. Conte com a GoKursos para ir sempre além e superar os seus limites! 

Início » Blog » Você sabe o que é a Internet das Coisas?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *