Descubra como as tendências tecnológicas para 2023 atuarão nas empresas

O ano de 2022 trouxe a consolidação e a expansão de novas e diversificadas tendências tecnológicas ao longo dos seus 12 meses. Por exemplo, conceitos como o metaverso, NFTs e Web3 já são uma realidade no cotidiano de muitas empresas.  

A pesquisa “Incentivo à adoção de tecnologias emergentes na América Latina”, feita pela Harvard Business Review Analytic Services e NTT DATA, apontou que os investimentos na área devem continuar e se fortalecer.  

Tal levantamento reuniu 316 executivos de países da América do Sul, como o Brasil, Argentina, Chila, Colômbia, Peru e México, e mostrou que 90% deles pretendiam aumentar seus investimentos em tecnologia. 

Para se ter uma ideia da força do setor atualmente, as startups já ocupam um papel fundamental na implementação de processos mais eficientes em todas as indústrias. Elas nasceram sob a premissa de criar soluções para facilitar o dia a dia corporativo, e por essa razão, todos os anos assistimos ao aumento significativo de empresas nesse perfil. 

Segundo a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), existem mais de 14 mil empresas do ramo no País. Isso ajuda a dimensionar a força e a importância do setor de tecnologia no Brasil. Além de garantir eficiência e melhor gestão em seus processos, as companhias que adotam a tecnologia podem sentir um impacto positivo diretamente em seu crescimento. As instituições que mais investem em inovações tecnológicas obtêm receita duas vezes maior do que aquelas que não fazem. 

 Mas, afinal, quais os segmentos e as tendências do setor tecnológico que prometem ganhar ainda mais relevância nos próximos meses de 2023?  Saiba as tendências tecnológicas para 2023 ao ler este artigo.

  Inteligência artificial (IA) 

O assunto já é uma tendência atual, inclusive nas redes sociais com discussões acaloradas sobre o uso de IA nas artes, por exemplo. Mas, o segmento pode potencializar o desenvolvimento de diversas indústrias.  Por meio de sensores instalados dentro dos veículos como caminhões, por exemplo, é possível monitorar em tempo real, de forma inteligente e autônoma, diversos comportamentos de risco, como distração ao volante, uso de celular ou cigarro. Além disso, avisos sonoros são enviados aos condutores alertando o desvio cometido no momento da detecção das câmeras. E isso é só um exemplo de como a Inteligência Artificial pode ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias ou no avanço de ferramentas em 2023.  Definitivamente é uma das tendências tecnológicas para 2023.

 Metaverso 

Neste ano de 2023, poderemos ter ainda mais contato com uma das tecnologias que mais levanta expectativas, tanto no âmbito profissional quanto para instituições e empresas, como para o cotidiano pessoal, o Metaverso.  

Neste ano, inclusive, podemos observar de perto um avanço na aplicação da tecnologia. A Telemedicina já exerce o papel do contato digital entre médico e paciente, porém, quando falamos em Metaverso, criamos uma possibilidade de replique do mundo real, simulando situações que de fato acontecem em unidades de saúde e hospitais. 

Isso pode oferecer um bom treinamento para funcionários, com avatares que simulam de modo aproximado as ações dos pacientes. O Metaverso já se mostrou útil para o tratamento de fobias, por exemplo. 

É uma tendência tão forte em 2023 que o assunto já furou algumas bolhas, podendo ser visto diariamente em meio aos dramas e dilemas dos personagens da novela do horário mais nobre da televisão brasileira, com um empresário querendo investir em um shopping no Metaverso. Por enquanto é ficção, mas não duvide nada que logo menos pode se tornar realidade. 

As empresas já estão usando a tecnologia de Metaverso como AR e VR para conduzir treinamento e integração, e essa tendência se acelerará em 2023. 

 Progresso na web3 

Outra tecnologia que avançará significativamente em 2023 é o blockchain. Isso acontecerá à medida que as empresas criarem produtos e serviços mais descentralizados. 

Ainda não entendeu? Veja, no momento, estamos armazenando tudo na nuvem. Mas, se descentralizarmos o armazenamento de dados e criptografarmos esses dados usando blockchain, nossas informações não apenas estarão mais seguras, mas também teremos maneiras inovadoras de acessá-las e analisá-las. E isso acarretará uma série de vantagens. 

 Outra assunto: os tokens não fungíveis (NFTs) se tornarão mais utilizáveis e práticos no novo ano. Por exemplo, ingressos NFT para shows potencialmente darão a você acesso a experiências nos bastidores. É mais uma das tendências tecnológicas para 2023.

Mundo digital e físico 

Integração entre o mundo digital e físico ficará cada vez mais comum

Cada vez mais, vivemos em um intermediário, uma ponte emergente entre os mundos digital e físico, e essa tendência continuará em 2023. Há dois componentes fundamentais nessa fusão: tecnologia digital gêmea e impressão 3D. 

Gêmeos digitais são simulações virtuais de processos, operações ou produtos do mundo real que podem ser usados para testar novas ideias em um ambiente digital seguro. Funciona como uma simulação teste, entendeu? 

Designers e engenheiros estão usando gêmeos digitais para recriar objetos físicos dentro de mundos virtuais, para que possam testar em todas as condições concebíveis sem os altos custos dos experimentos da vida real. Em 2023, essa tendência tem tudo para se acentuar, veremos ainda mais gêmeos digitais, de fábricas a máquinas, carros e assistência médica de precisão. 

Plataforma One Stop Shop 

O nome revela exatamente o conceito por trás dessa tendência. Uma loja online que tem tudo, onde uma visita pode resolver várias necessidades do cliente. É uma tendência crescente, impulsionada principalmente pela expansão do e-commerce. Álias, já parou pra pensar como essa modalidade cresceu nos últimos anos? 

 Com a atual busca incessante pela melhor experiência do cliente, os consumidores procuram por marcas que ofereçam o maior nível de conveniência possível. Que entreguem rápido, que tenham opções diferenciadas, enfim o maior número de benefícios possível. 

 No entanto, uma loja focada em apenas um tipo de produto ou serviço não consegue sanar todas as necessidades do seu público. É aí que as plataformas One Stop Shop atua e por isso são uma das tendências tecnológicas para 2023..  

Tecnologia sustentável 

Uma das grandes tendências para 2023 é um impulso em direção a uma tecnologia mais sustentável em.  A imensa maioria de nós somos viciados em tecnologia como nossos smartphones, tablets e computadores, mas você já se perguntou de onde vêm os componentes para fabricar nossos gadgets favoritos?  

As pessoas estarão pensando mais sobre a origem dos componentes de terras raras para coisas como chips de computador e como os estamos consumindo. Além disso, estamos usando serviços em nuvem como Netflix e Spotify, que funcionam em enormes centros de dados que consomem uantidades exorbitantes de energia. 

 Em contrapartida a isso, uma tendência para 2023 é vermos um esforço contínuo para tornar as cadeias de suprimentos mais transparentes, pois isso é também uma demanda dos próprios consumidores. Que exigem que os produtos e serviços nos quais investem sejam energeticamente eficientes e apoiados por tecnologias mais sustentáveis. É uma das tendências tecnológicas para 2023 e para os próximos anos.

 Novos meios de pagamentos 

Depois do surgimento do PIX, houve uma revolução nos meios de pagamento. Por meio da hiperpersonalização de soluções financeiras, é possível promover uma democratização de acesso, permitindo que gestores de pequenas e médias empresas (que são a força motriz do país), ganhem acesso a serviços bancários e de escala.  

Oferecer cashback, PIX, crédito consignado privado e antecipação de recebíveis são apenas alguns dos serviços que podem ser estudados e desenvolvidos por empresas dos mais diversos setores.  

 Execução 4.0 no varejo 

Era dos dados atingirá também o setor de varejo

A chamada “era dos dados”, em que praticamente tudo sobre a vida dos consumidores pode ser mapeado pelas empresas por meio da internet, continua em foco e deve seguir baseando as relações das empresas com os clientes. 

Não entendeu? Será a utilização de informações coletadas em pontos de venda, como lojas físicas e supermercados ajudando a indústria a repensar produção e distribuição de produtos para assim satisfazer melhor seus clientes. Se atente a essa que é uma das tendências tecnológicas para 2023.

 5G 

5G é a nova tecnologia de dados

O 5G é a mais nova tecnologia de transporte de dados em rede envolvendo dispositivos móveis, depois do 3G e do 4G. Em outras palavras: É uma nova rede de internet para celular. A cada avanço na tecnologia implantada, a qualidade e velocidade do sinal melhoram (por isso o 4G é superior ao 3G e assim sucessivamente). 

O 5G abrirá portas e ajudará no alcance da maturidade digital nas indústrias e negócios em geral, impulsionando assim um sistema de hiperconexão. Facilitando também a distribuição de informações e a otimização das nuvens, gerando mais eficiência e rapidez na competitividade global. Essa já é uma das tendências tecnológicas para 2023 e para os próximos anos.

Robôs colaborativos 

Colaboração entre robôs e humanos é tendência

Os cobots estão ganhando cada vez mais espaço em diferentes tipos de indústrias e já se estabeleceram em alguns países como China, Japão e Estados Unidos que usam esta tecnologia de forma intensa. 

 No Brasil, a tendência deve chegar com força em 2023. Porque os robôs colaborativos trazem um conceito revolucionário ao permitirem que humanos e máquinas compartilhem atividades em um mesmo posto de trabalho de forma segura.  

Em 2023, muitas das tecnologias que já usamos no nosso cotidiano irão se desenvolver e algumas outras que ainda nem ouvimos falar vão se consolidar e passar a fazer parte do nosso trabalho bem como todos os outros anos. O importante é estar preparado para saber lidar com o avanço das ferramentas. 

Até porque os consumidores exigem que os produtos e serviços nos quais investem sejam energeticamente eficientes e apoiados por tecnologias seguras e avançadas.  
 
Não fique de fora do boom profissional da tecnologia  


E para você que almeja se tornar um profissional da tecnologia, a GoKursos, plataforma de educação continuada, reúne dezenas de cursos lives sobre as mais variadas áreas tecnológicas. Acesse e turbine agora a sua carreira! Não a deixe virar uma trajetória analógica.  

Início » Blog » Descubra como as tendências tecnológicas para 2023 atuarão nas empresas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *