Recolocação profissional: saiba tudo para se reposicionar no mercado de trabalho da melhor forma 

‘Recolocação profissional’: o termo significa o processo pelo qual o indivíduo passa para encontrar uma nova posição no mercado de trabalho. Se recolocar profissionalmente nada mais é do que a procura por um novo emprego. Seja por estar desempregado ou por não estar satisfeito na instituição ou no cargo que ocupa no momento.  

De acordo com uma estimativa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um brasileiro que perdeu o emprego leva em média 8 meses para se recolocar no mercado de trabalho. 

Conseguir se realocar no meio produtivo pode parecer assustador, mas usando as estratégias corretas, há chances de alcançar uma posição melhor do que a ocupada anteriormente. 

Se você acredita que chegou o seu momento de se recolocar profissionalmente, é de suma importância que, além de entender o processo, você precisa atentar-se ao que acontece ao seu redor para sair na frente dos concorrentes. 

Quer dar início à essa busca? Antes de qualquer situação, é necessário dar alguns passos de forma estratégica para conseguir um retorno positivo. 

Motivação 

Embora pareça ser um processo complicado, evite pensar nas dificuldades. Elas só vão aumentar os obstáculos e influenciar diretamente na sua caminhada.  

Autoconhecimento 

Quais são os pontos que podem ser destacados sobre você? Quais objetivos você já conquistou e quais ainda quer conquistar? Observar a sua personalidade, experiência e metas é extremamente importante neste período. 

Marketing pessoal 

A forma como você se apresenta influencia totalmente durante a busca por uma nova posição no mercado de trabalho. Sendo assim, procure aperfeiçoar o seu marketing pessoal e cuidar da imagem que você passa no âmbito profissional. 

Informe-se 

Busque informações atualizadas sobre a sua área de atuação. Procure saber como está o mercado, o que as empresas têm buscado em seus candidatos e quais são as corporações que estão em ascensão no momento. 

Quando o assunto é recolocação no mercado de trabalho, é comum que surjam diversos problemas. Muitas pessoas ficam sem emprego por conta de uma crise econômica, mas outras enfrentam dificuldades específicas que as impedem de voltar ao mercado.  

Para Bruno Cunha, Headhunter & Especialista em Carreira, e especialista em consultoria de carreira, para profissionais que buscam recolocação, mudança de emprego, desenvolvimento profissional ou transição de área/carreira, esses problemas necessitam ser percebidos e superados.  

Em um artigo desenvolvido por Bruno, o especialista destacou os nove principais problemas que impedem a sua recolocação e como é possível resolvê-los. 

#1 Ausência de visão sobre como você é percebido frente aos concorrentes 

O grande problema de muitos profissionais é a falta de autoconhecimento. Não fazer uma análise de como você é visto no mercado de trabalho é o primeiro erro a ser cometido. É importante saber se suas competências estão alinhadas com o cargo desejado em sua área de atuação profissional e buscar oportunidades aderentes ao perfil. 

#2 Não ter foco e um objetivo claro 

Outro problema é não ter um objetivo claro na hora de procurar uma vaga. Muitas pessoas ficam perdidas e não sabem o que fazer. É importante saber qual o cargo e a área profissional que você quer. Isso vai te ajudar a direcionar sua busca e aumentar as chances de ser contratado. 

#3 Ausência de qualidade de networking no LinkedIn 

Networking é uma das principais ferramentas para quem está em busca de uma recolocação. No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer isso de forma eficiente. É importante saber como estruturar as estratégias de networking, ampliar a visibilidade, se relacionar com as pessoas e como utilizar as melhores abordagens. 

#4 Formato do currículo desalinhado ao cargo desejado 

As empresas recebem dezenas, às vezes, centenas de currículos para uma vaga. Se o seu não estiver bem formatado, é provável que ele seja descartado logo de cara. É importante que o seu currículo esteja alinhado ao seu nível hierárquico que você está procurando (operacional, tático ou estratégico). 

#5 Baixo desempenho nas entrevistas 

Muitos candidatos não se preparam de forma adequada para as entrevistas e acabam se dando mal seguindo dicas espalhadas pela internet. É imprescindível alinhar a entrevista às necessidades de personalidade do próprio candidato e se preparar para as perguntas que podem ser feitas de acordo com seus pontos fortes e melhorias. 

#6 Falta de estratégia na pretensão salarial 

Falta de visão sobre quanto o mercado está pagando para o cargo desejado em sua área profissional e região geográfica é um problema. Os salários reduziram em torno de 30% após a pandemia da Covid-19. Esses é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas não sejam assertivas em suas pretensões salariais. 

#7 Falta de direcionamento na carreira 

Falta de planejamento da carreira. Muitas pessoas não sabem para onde querem ir, quais cargos buscar e quais áreas profissionais desejam atuar. Por isso, acabam ficando estagnadas por um currículo sem foco e pouco consolidado, com várias experiências distintas e sem direcionamento da carreira. É importante ter um plano de carreira de curto, médio e longo prazo e saber quais metas devem ser alcançadas. 
 
#8 Ausência de perfil comportamental para algumas vagas 

A falta de um perfil comportamental adequado para a vaga pode ser um dos principais motivos pelos quais os candidatos não são contratados. Por isso, é importante conhecer o seu perfil, como ele está sendo visto pelos recrutadores e aprender a descobrir intuitivamente o que as empresas estão buscando nas vagas. Além disso, tente se apresentar adequando-se ao perfil. 

#9 Esgotamento emocional pela situação de desemprego 

Pela grande energia desprendida e tempo gasto na busca da recolocação, o esgotamento emocional é um dos principais motivos que fazem com que as pessoas desistam de procurar um novo emprego. E ao desistir da busca, o indivíduo começa a terceirizar a culpa para a crise econômica, para o governo atual e para o mercado de trabalho, adentrando em um ciclo de desmotivação emocional. 

Curtiu o conteúdo? Entender como funciona o processo de se recolocar no mercado de trabalho e conhecer as melhores estratégias para isso é essencial para manter a inteligência emocional e estabilidade para passar por cada etapa deste período de forma mais suave. 
 
Por fim, investir em qualificação sempre será uma atitude indispensável para os profissionais que almejam resultados positivos no mercado de trabalho. E diante de contratantes cada vez mais exigentes, estar em harmonia com as exigências qualificatórias do mercado é um pilar para a sua carreira. A GoKursos oferece mais de 11 mil, em diversas áreas do conhecimento, para você alcançar o emprego dos seus sonhos. Estude, porque educação é para todos. 

Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo que você precisa saber para se destacar no mercado de trabalho. 

Início » Blog » Recolocação profissional: saiba tudo para se reposicionar no mercado de trabalho da melhor forma 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *