O que é ChatGPT? conheça a ferramenta que ameaça ao Google 

Há alguns meses, um assunto tomou a atenção de toda a internet e das redes sociais. De uma hora para outra, uma verdadeira enxurrada de pessoas, empresas, notícias, vídeos e conteúdos diversos começou a tratar repentinamente sobre um tal “ChatGPT”. 

E não estamos falando de um fenômeno exclusivamente brasileiro, trata-se de uma tendência global. O burburinho em torno do assunto foi tão forte que alguns falam até que os governos ligaram um sinal de alerta, como também as Big Techs globais, como é o caso do Google, por exemplo. 

Criadores de conteúdo, programadores, profissionais de marketing e de tecnologia de todo o mundo ficaram em alerta. Mas, qual seria o motivo? 

ChatGPT: por que é um tema tão debatido? 

 O que é o ChatGPT? 

ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial lançada no final de 2022, que se tornou um sucesso com potencial para, talvez, se tornar mais popular até do que o maior mecanismo de busca do mundo: o Google.  

O ChatGPT tem resposta para quase todas as perguntas e já recebeu mais de 1 milhão de acessos somente na primeira semana que ficou disponível para uso do público. O ChatGPT é um robô desenvolvido pela OpenAI que escreve textos, músicas, poemas, redações, faz contas de matemática, desenvolve linguagem de programação, responde variadas perguntas, aceita quando está errado, rejeita pedidos inapropriados, entre outras ações. 
 
A sigla significa “Chat Generative Pre-Trained Transformer”, ou traduzindo: Transformador Pré-treinado Gerador de Bate-Papo. Ele é uma inteligência artificial que foi desenvolvida especificamente para gerar textos em linguagem natural, de maneira semelhante a um humano. 

 Como funciona essa inteligência artificial? 

Funciona até de uma maneira simples: o algoritmo usa uma quantidade incontável de textos disponíveis na própria internet para gerar as informações. No intuito de obter respostas cada vez mais parecidas com as de um humano, o ChatGPT utiliza as conversas com os usuários como base. Os criadores, para isso, incentivam que as pessoas dialoguem com o ChatGPT o máximo que puderem.  

O mais impressionante no ChatGPT é que essa IA é capaz de responder perguntas complexas através da conversação. Por causa disso, muitos já a consideram uma ferramenta revolucionária. O ChatGPT foi treinado para aprender o que os humanos querem dizer quando fazem suas perguntas, e responder de uma forma assustadoramente humana, como se realmente fosse uma outra pessoa. 

Tudo isso pode mudar – e muito – a forma como pessoas interagem com computadores e a maneira em que as informações são apresentadas. A inteligência artificial teve seu desenvolvimento baseado em redes neurais e machine learning, bem como foi criada com o intuito de produzir esses diálogos virtuais. Seu objetivo é melhorar a experiência e os recursos oferecidos por assistentes virtuais, trazendo ao usuário uma forma simples e natural de conversar e obter respostas. 

Já pensou no efeito que isso pode causar? Ou melhor, no avanço que será obtido a partir do domínio completo e da expansão dessa ferramenta? 

O que dá para fazer com o ChatGPT? 

Por seu funcionamento simples e prático, bastando enviar uma questão ou comando e aguardar a resposta após o “Enter”, o ChatGPT tem diversas aplicações. A inteligência artificial é capaz de tirar dúvidas, resolver complexos problemas matemáticos, dar conselhos amorosos e até contar piadas. 

Sejam aquelas mais elaboras ou mesmo as mais sucintas, suas respostas são impressionantes e causam espanto na grande maioria dos seus usuários, e em quem se depara com as experiências compartilhadas com o robô que vem ganhando as redes sociais de forma vertiginosa. 

Mas, você já parou para pensar que esse tipo de tecnologia já está a nosso serviço há algum tempo? Porque ferramentas como a estabelecida Alexa, a Siri, sistema operacional da Apple e o Google Assistente são alguns dos exemplos de aparelho que utilizam Inteligência Artificial. 

Naqueles chatbots simples, que sempre encontramos em sites e/ou aplicativos de mensagens, também encontramos a mesma tecnologia. Até mesmo em serviços de streaming, utilizam um algoritmo que preveem o que você gostaria de assistir ou escutar baseado na sua atuação na plataforma, ou seja, baseado nos seus consumos anteriores.  

Como toda novidade, em um primeiro momento os usuários utilizam da Inteligência Artificial para se divertir e criar memes e conteúdos com perguntas curiosas. Mas, a ferramenta pode ser usada para automatizar o atendimento em chats de aplicativos de mensagens ou sites, além de ser capaz de escrever redações completas, compor músicas, escrever códigos em linguagens de programação e muitas outras atividades 

Limitações do ChatGPT 

Claro que como toda tecnologia, o ChatGPT também tem suas limitações. Obviamente, resposta incorretas podem e irão ocorrer dependendo da pergunta feita. Haja vista que a IA utiliza textos da internet como base para suas respostas e, como todos nós sabemos, informações erradas são frequentemente disseminadas pela web. 

Uma limitação da plataforma é que, apesar de projetada para entender o que o usuário quer dizer com a pergunta, ela exige perguntas mais elaboradas para gerar respostas mais assertivas. 

Já há relatos de usuários de que a inteligência artificial pode, facilmente, cair em pegadinhas e brincadeiras. Além de não conseguir dar respostas para perguntas científicas muito complexas. Enfim, os limites do robô estão sendo testados ainda em pleno desenvolvimento. 

ChatGPT pode substituir o Google? 

Surpreendentemente, a resposta aqui é sim. Muitos estudiosos da área estão acreditando nessa possibilidade. Até mesmo o programador Paul Buchheit, principal criador do Gmail, disse que, em dois anos, o Google pode ser eliminado pela inteligência artificial.  

É preciso, no entanto, ter ciência de que o próprio Google já criou um chatbot IA chamado LaMDA. E alguns engenheiros da Big Tech defendem a ideia de que o seu robô está tão avançado, com desempenho tão próximo ao de uma conversa humana, que já é chamado de “senciente”. 

Inclusive, esse cenário de chatbot de perguntas e respostas capaz de criar conteúdos e até de substituir o Google é assustador para profissionais de muitas áreas. É claro que ainda há um longo caminho a percorrer até que se possa ter certeza e cravar essa substituição. 

Porém, a verdade é que o grande chamariz do ChatGPT é que, ao perguntar sobre um determinado assunto, diferente do que ocorre com o Google, que apenas diz os resultados e disponibiliza os links para mais informações, o robô é capaz de contextualizar as respostas de uma forma criativa e natural. 

Até por isso, ele vem causando tanto burburinho no setor e temor em várias classes de trabalho que se sentem ameaçadas.  

Como usar o ChatGPT? 

Boa parte do sucesso da ferramenta vem da simplicidade de acesso do ChatGPT. Para usá-la, basta acessar o site da OpenAI (openai.com), encontrar a opção “Try ChatGPT” rolando para baixo.  

Em seguida, fazer login ou criar uma conta na OpenAI. Quando logado, basta escrever uma pergunta ou ação na barra inferior e apertar o “Enter”. A IA irá fornecer alguma resposta. Se não se sentir satisfeito com o que o robô lhe responder, clique me “Try again” e tente uma nova resposta. 

Passo a passo para usar o ChatGOT 

  1. Acesse o site openai.com 
  1. Encontre a opção “Try ChatGPT” 
  1. Faça login ou crie uma conta 
  1. Escreva sua pergunta ou ação e aperte “enter” 
  1. Analise a resposta do ChatGPT. 

Não esqueça: o ChatGPT é uma ferramenta nova e ainda está em testes. Por isso, erros podem acontecer. Além disso, vale ressaltar que o ChatGPT foi desenvolvido com informações disponíveis na internet até o ano de 2021.  

Isso significa que, se forem feitos questionamentos sobre eventos posteriores a essa data, o robô não conseguirá responder ou retornará com respostas incorretas. 

Início » Blog » O que é ChatGPT? conheça a ferramenta que ameaça ao Google 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *