Uma das características mais interessantes e importantes da tecnologia é a possibilidade real e automatizar tarefas repetitivas, reduzindo o trabalho manual e consequentemente reduzindo custos, liberando seres humanos para tarefas de maior valor como atendimento ao cliente ou planejamento estratégico.
Com RPA, os usuários de software criam robôs de software, ou “bots”, que podem aprender, simular e executar processos de negócios baseados em regras. A automação RPA permite que os usuários criem bots observando as ações digitais humanas e organizando padrões.
Mostre a seus bots o que eles devem fazer e deixe que realizem o trabalho. Os bots de software de automação de processos robóticos podem interagir com qualquer aplicativo ou sistema da mesma forma que as pessoas, exceto que os bots RPA podem operar ininterruptamente, sem parar, muito mais rápido e com 100% de confiabilidade e precisão.
Os gestores das empresas de todo o mundo estão cada vez mais interessados pela possibilidade concreta de automatizar tarefas repetitivas, para consequentemente reduzir o trabalho manual e reduza custos nas organizações. Isso acontece porque os funcionários são liberados para tarefas de maior valor nessas empresas, como planejamento estratégico e atendimento ao cliente.
Entendendo a automação de processos robóticos (RPA)
Para a Automação Robótica de Processos (RPA) usa-se de instâncias pré-configuradas de softwares que usam regras de negócio e atividades pré-definidas para completar a execução autônoma de uma combinação de processos, atividades, transações e tarefas em sistemas corporativos a fim de entregar um resultado ou serviço sem interação humana.
Ou seja, a RPA cria padrões de software para automatizar a execução dos mais variados processos dentro das organizações. Seu objetivo é, com isso, aumentar a eficiência e produtividade das empresas através da redução de trabalho manual e da implementação de tecnologia.
O mesmo conjunto de habilidades digitais que muitos profissionais dominam são base dos bots de automação de processos robóticos e mais algumas outras. Não compreendeu? Enxergue os bots RPA como uma força de trabalho digital que pode interagir com qualquer sistema ou aplicativo. Esses bots são capazes de copiar e colar, raspar dados da web, fazer cálculos, abrir e mover arquivos, analisar e-mails, fazer login em programas, conectar-se a APIs e extrair dados não estruturados.
E eles fazem tudo isso sem, necessariamente, alterar os sistemas de negócios, aplicativos ou processos existentes para atumação porque são adaptáveis a qualquer interface ou fluxo de trabalho.
O que é RPA
Robotic Process Automation (RPA) é um método para automatizar processos transacionais baseados em otimização e regras específicas. Por exemplo, pense em um contador que utiliza algum software para realizar o seu trabalho, seja ele de e CRM (Customer Relationship Management), de ERP (Enterprise Resource Planning) ou de qualquer outro aplicativo empresarial e pergunte-se: o seu trabalho poderia ser automatizado? O RPA responde que sim, pelo menos suas tarefas mais mecânicas.
Ao contrário da automação tradicional, que executa apenas aquelas instruções pré-determinadas, o RPA vai além e se configura um componente fundamental da hiperautomação. No futuro, combinado com o Machine Learning, a Inteligência Artificial e o Big Data, os robôs aprenderão todos os processos existentes, o que possibilitará a resolução de problemas à medida que eles surgem.
Como funciona a RPA
A RPA utiliza da tecnologia, ou seja, de robôs e softwares comandados por códigos de computador, formados por algoritmos capazes não apenas de executar ações programadas, como também de desenvolver o aprendizado de novas funções. Com a RPA, a automação é inserida ao front-end do sistema e não no back-end.
Convém registrar que utilizar penas a RPA não garante o sucesso a longo prazo, especialmente em grande escala. Antes de iniciar a jornada com a ferramenta, analise atentamente a jornada de RPA e veja alguns exemplos de casos de uso. Para implantar o RPA em seu fluxo de trabalho, você precisará de uma equipe robusta e das ferramentas certas, porque é um processo de ampla mudança nos negócios, tanto em termos operacionais, quanto culturais.
RPA e transformação digital nos negócios
Um dado importante e que convém registrar aqui sobre RPA é o exponencial crescimento do mercado de automação de processos robóticos à medida em que também crescem as taxas de adoção ao sistema. E isso é um impacto direto de uma cultura de transformação digital, porque esse fenômeno impulsiona e fomenta a adoção de ferramentas de inovação e tecnologia.
Todo o mercado se beneficia da aplicação do RPA nos processos administrativos e tecnológicos, a tendência é real e apresenta grande possibilidade de potencialização do trabalho. Inclusive, determinar a prontidão da sua organização para a RPA está intimamente ligado a como a sua organização está madura digitalmente.
Além disso, a RPA é um passo importante e facilitador para a transformação digital de qualquer empresa, não apenas ao fornecer uma maneira prática e acessível para os processos de negócios se digitalizarem, mas também por modificar a experiência de trabalho humano e ao desenvolver um estágio para o aumento mais complexo e inteligente para uma transformação dos negócios.
Benefícios da RPA para os negócios
Existem uma série de benefícios práticos que surgem com a implementação do RPA na gestão de processos de negócios. Separamos algumas:
Economia de tempo e dinheiro: As empresas poupam tempo e dinheiro com a automatização de tarefas, já que não a mão de obra humana fica concentrada nas posições de coordenação e gerenciamento;
Maior agilidade: Com o uso do RPA, aquelas tarefas mais rotineiras e repetitivas sejam realizadas com maior agilidade e precisão, o que consequentemente aumenta a produtividade do trabalho.
Redução de erros: Como uma máquina automatizada e que utiliza os dados no seu software, o RPA garante a precisão das informações e a redução de erros durante os processos.
Desafios da implementação de RPA
Depois de saber como funciona e de todos os benefícios da RPA, certamente este é o momento em que você está se perguntando: Por que mais empresas não utilizam esse recurso? Isso acontece porque, embora tenha crescido a demanda por automação nos últimos anos, existem ainda alguns desafios para que as organizações adotem o RPA. Por exemplo:
A RPA é, definitivamente, um fator que irá trazer mais competitividade para a empresa quando o assunto é segurança em Tecnologia da Informação. Porém, com a mesma força que ela pode oferecer nesse aspecto, ela também pode criar novos desafios. O processo de implantação da RPA exigirá grande concentração e foco na segurança digital da empresa, e ainda investimento em softwares antivírus capazes de lidar com as novas demandas.
Claro, para a RPA de qualquer organização funcionar de maneira plena e satisfatória, ela precisa estar bem configurada. Para fazer isso, é necessário contar com a ajuda de profissionais especializados. Boa parte das empresas sofre para encontrar esse profissional para implantar a RPA.
Fazer uma boa gestão dos recursos disponíveis é mais um ponto importante para ter sucesso com o RPA. Gerir os recursos de maneira eficiente exigirá que a sua empresa faça uma análise completa de todos os processos de negócio e maximize a aplicação da RPA dentro da organização. Porque integrar processos que ainda são manuais com os já automatizados, por exemplo, é uma ação que demanda tempo e investimento.
RPA em diferentes setores
Além de tudo o que já foi dito, um dos pontos que merecem destaque do RPA é a sua capacidade de adaptação. É possível aplicar essa tecnologia para a execução de diversas tarefas. E as possibilidades são inúmeras.
Existem diferentes atividades que podem ser beneficiadas pelo uso das RPA’s. Por exemplo, o lançamento de notas fiscais. Outra possibilidade é automatizar operações realizadas em sistemas que não podem ser integrados aos demais, como consultas em sites de órgãos governamentais.
Ainda, é possível automatizar cálculos complexos, realizar serviço de atendimento ao cliente, gestão de banco de talentos e gerar relatórios com a implantação da RPA. O intuito é acelerar os processos burocráticos de forma organizada, segura, controlada e programada.