Como criar um portfólio de projetos de tecnologia

Para quem busca emprego na área de tecnologia, certamente deve ter preenchido vários cadastros para empresas e agências específicas. E é neste momento que muitos, provavelmente, tenham se deparado com o campo “portfólio”. É que este documento tem se revelado obrigatório para quem participa de processos seletivos, e ainda pode ser considerado fundamental para quem já está inserido no mercado de trabalho, mas não quer fechar as portas para possíveis novas oportunidades. 

>> Big Idea: saiba o que é, como criar e por que é importante para os seus projetos

Cientes que o portfólio nada mais é que uma coletânea de todos os principais trabalhos realizados por um profissional, o Blog da GoKursos traz um guia completo para você construir um portfólio para a área de tecnologia. Confira.  

Por que ter um portfólio de projetos de tecnologia é importante? 

Ao definirmos que um portfólio de projetos de tecnologia é uma vitrine para programadores, designers, profissionais de marketing digital e muitos outros se apresentarem para o mundo, ter este documento é importante porque ajuda a demonstrar suas habilidades e competências, dimensiona seu poder de criatividade e inovação, facilita a comunicação com clientes e empregadores, e ainda ajuda a acompanhar seu próprio progresso e desenvolvimento ao longo do tempo. 

Passo a passo para criar um portfólio de projetos de tecnologia 

O portfólio na área de tecnologia é seu material de divulgação. É com ele que você vai atrair clientes, fechar projetos e até te ajudar a se inserir no mundo acadêmico, caso seja este o seu objetivo. 

Dito isto, é necessário que ele esteja caprichado e organizado. Afinal, imagine perder oportunidades por não cuidar de um detalhe ou outro deste documento? 

Então, para evitar maiores dores de cabeça, e sanar possíveis dúvidas, veja agora algumas dicas importantes para você elaborar seu portfólio.  

1. Escolha os projetos que deseja incluir no portfólio 

A principal dica aqui é a questão da objetividade. Porque é neste momento que você organizará seus principais trabalhos. E de preferência, eles devem ter relação com a vaga que você pretende concorrer.  

Se você tem uma vasta experiência na área tecnológica e, porventura, muitos trabalhos executados, seja mais criterioso. Não vale a pena mencionar todos, um por um, pois não soará inteligente da sua parte. Esta seleção pode não ser fácil, mas para otimizar, peça ajuda de outro colega da área para que possa te auxiliar a filtrar as experiências que realmente podem impressionar e te qualificar para a colocação pretendida. 

E caso você não tenha experiência, calma! Você pode utilizar trabalhos realizados na faculdade e também pensar na criação de programas, aplicativos e sites. 

2. Selecione as informações que serão apresentadas em cada projeto 

É interessante pensar na ordem de apresentação dos seus trabalhos anteriores. A ideia é passar uma ótima primeira impressão. Por isso, vale dar destaque a algo realmente incrível que você tenha executado para gerar um sentimento positivo a quem está recrutando um novo funcionário. 

3. Escolha a plataforma para hospedar o portfólio 

Existem várias plataformas disponíveis para você elaborar o seu portfólio. O importante é escolher escolha uma ferramenta que você consiga atualizar com facilidade e ofereça um design funcional, bonito e profissional, de acordo com sua área de atuação. 

Entre as opções disponíveis para hospedar um portfólio de projetos de tecnologia estão: Carbonmade, Cargo Colletive, DevianArt, WordPress, Github e o LinkedIn.  

Dicas para criar um portfólio de projetos de tecnologia impactante 

De forma resumida, para criar um portfólio de projetos de tecnologia impactante é importante escolher seus melhores projetos, mostrar seu processo de trabalho, ser claro e conciso, incluir exemplos reais, atualizar seu portfólio regularmente e apresentar-se de forma profissional. 

Mas existem mais dicas que podem te ajudar a gerar um impacto positivo a partir da elaboração deste documento, como você verá a seguir. 

Como atualizar e manter o seu portfólio de projetos de tecnologia 

Assim como um organismo vivo, o seu portfólio precisa ser alimentado, cuidado e bem-tratado para que cresça e gere bons frutos. Às vezes, a primeira versão do seu documento pode não ficar tão interessante, mas atualizar constantemente ajudará a obter um alto nível de qualidade desejado. 

Diante disso, é importante que haja uma atualização constante, de acordo com as novas tecnologias, funcionalidades e necessidades de mercado. E por isso se faz necessário a inclusão de novos trabalhos com certa frequência. 

Como usar o portfólio de projetos de tecnologia para conquistar novas oportunidades 

É aqui que entramos no processo de divulgação do seu portfólio. Afinal, ele pode ser a diferença entre o sim e o não para uma futura vaga de emprego. 

Pois se você conseguiu criar um material atrativo, repleto de bons conteúdos, que trazem um pouco do seu conhecimento e trajetória como um profissional de tecnologia, por que não fazer uma divulgação disto? Por isso, as redes sociais entram em cena neste momento. 

Crie uma fanpage no Facebook – ainda que esta rede não esteja em alta no momento –, um perfil no Instagram ou um blog e atualize sempre para aumentar as chances de seu trabalho aparecer mais nas buscas do Google. Além disso, não esqueça do LinkedIn, que é a mais indicada para quem busca uma colocação em qualquer área do mercado de trabalho.  

Erros comuns ao criar um portfólio de projetos de tecnologia 

Precisamos falar sobre alguns equívocos que podem surgir no processo de elaboração deste tipo de portfólio. Embora a criatividade seja sempre bem-vinda, é necessário ter cautela para não cometer exageros e este documento não perca a qualidade. 

Como já mencionamos anteriormente, também não inclua nada só para encher espaços e aparentar volume e grande produção. “Encher linguiça” no portfólio pode te prejudicar numa seleção. 

Por fim, se em algum momento, você participou de algum projeto polêmico e que pode ser mal interpretado hoje em dia, melhor não mencioná-lo. Pois nos portfólios devemos apenas mencionar as experiências positivas. 

Conclusão: crie um portfólio de projetos de tecnologia e impulsione a sua carreira 

Impulsionar sua carreira criando um portfólio de projetos de tecnologia pode ser benéfico por diversas razões. Primeiro, por destacar suas habilidades e competências na área, pois é uma prova concreta do que você é capaz de fazer e como pode contribuir para uma empresa ou projeto. Ele ainda pode te destacar como um diferencial em relação a outros candidatos por estarmos num mercado de trabalho altamente competitivo. 

E para efeitos pessoais, elaborar um portfólio de projetos de tecnologia pode ajudá-lo a acompanhar seu próprio progresso e desenvolvimento ao longo do tempo. Com ele, você poderá identificar áreas em que precisa melhorar e definir metas para sua evolução profissional a longo prazo. 

Na GoKursos tem 

Voltado não só para tecnologia, mas para qualquer área profissional, a GoKursos disponibiliza o curso online “Portfólio Profissional: Valorização do Trabalho”. Com ele, você aprende quais elementos devem compor o seu portfólio, as diferenças entre portfólio digital e impresso e, principalmente, como construir o seu próprio portfólio profissional. Saiba mais sobre o curso clicando aqui. 

Início » Blog » Como criar um portfólio de projetos de tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *