Aprenda o conceito de Big Idea que pode ser responsável pela transformação do seu produto em um grande sucesso
1983. Foi nesse ano que David Ogilvy, considerado a lenda da publicidade – ou “pai da publicidade moderna” para muitos – escreveu pela primeira vez o termo “big idea”, no livro Ogilvy On Adversiting. Na publicação, ele explicou que “a essência de toda publicidade deveria ser criada a partir de uma grande ideia”. Quase quatro décadas depois, esse conceito segue vivo, importante e indispensável no marketing para nortear e inspirar o desenvolvimento de uma campanha, construção de produto, serviço e, até mesmo, uma marca. Mas, na prática o que é uma Big Idea, a grande ideia?
Leia também: Aprenda a vender mais e transforme o seu negócio em uma máquina de vendas
Leia também: Saiba quais áreas da tecnologia são mais rentáveis
De forma simples e direta, uma “big idea” é o “marco zero” do seu negócio. É a partir dela que, em poucas palavras, se transmite a proposta do empreendimento e dá maior sentido às ações de vendas, pois vincula todos os passos do marketing a um único conceito. Ainda nas palavras de Ogilvy: “Uma ‘big idea’ é instantaneamente compreendida como importante, excitante e benéfica. Também leva a uma conclusão inevitável, uma conclusão que facilita a venda do seu produto”.
>> Qual a importância da “Big Idea”?
É importante deixar claro que o conceito de “big idea” não se trata de um slogan, uma sacada criativa, um jargão, tampouco uma promessa. Ela tem como uma de suas principais características a clareza. Ou seja, ela não pode ser complicada e precisa transparecer imediatamente o maior benefício que seu produto proporciona para o cliente final.
Se não há uma “big idea” como suporte para o seu negócio, a imagem da empresa e o desempenho dos demais itens do planejamento ficam comprometidos, podendo até mesmo soar como superficial e genérico diante do público.
O principal objetivo de uma “big idea” é impregnar ideias na mente das pessoas, fazendo com que sua mensagem se torne interessante. Com uma “big idea”, você consegue ser lembrado, ecoa na cabeça do seu público e, posteriormente, culmina na venda do produto.
David Ogilvy reforçou a importância deste conceito. “Você nunca terá fama e fortuna a menos que invente grandes ideias. Somente uma grande ideia poderá atrair a atenção dos consumidores e levá-los a comprar seu produto. A menos que sua publicidade contenha uma grande ideia, ela passará como um navio à noite. Ou seja, que ninguém vê”, publicou.
>> Como se cria uma “Big Idea”?
Além da clareza, como já mencionado no tópico anterior, uma “big idea” possui outras características para serem criadas. São elas:
- Novo e atraente: uma “big idea” tem que ser nova e atraente. Ou seja, nada do que já tenha sido visto por aí. Em outras palavras, a “big idea” nasce do desafio de transformar uma ideia comum em excepcional, diferenciada.
- Indicar uma oportunidade imperdível: para evidenciar a proposta única de seu negócio, marca ou produto, você precisa destacar que propiciará algo imperdível para o cliente. Com isso, ele ficará mais à vontade para adquirir o que você está oferecendo do que o produto da concorrência.
- Oferecer um mecanismo único: um pouco parecido com o tópico anterior, mas você precisa reforçar que o cliente não encontrará aquilo em outro lugar. Ou seja, o mecanismo único precisa ser algo que só você tem ou algo que todo mundo tem, mas só você fala.
- Ter uma boa história: histórias conectam e prendem a atenção. Então, um excelente ponto de partida é apresentar o contexto completo do seu negócio, marca ou produto. Além disso, uma “big idea” foca nas emoções, e isso também ajuda a fixar o seu produto no imaginário do cliente.
- Foco: seu negócio, marca ou produto pode prometer vários benefícios. Mas, é recomendado focar apenas em uma promessa, uma emoção, uma história. Tudo isso facilitará na mensagem que deseja passar para ser o mais efetivo possível.
>> Busque sua “Big Idea” e a coloque em prática!
A todo tempo, somos bombardeados com anúncios publicitários de todo o tipo. Porém, como é possível se diferenciar de todos eles? Justamente com as “big ideas”, pois elas podem tornar sua comunicação poderosa, além de extremamente atrativa e persuasiva.
Seja para um anúncio, uma página de vendas, uma carta de vendas, um vídeo de vendas ou conteúdos publicitários para Instagram, criar uma “big idea” para permear todo o discurso de sua campanha será mais assertivo e menos passível de fracasso para o seu negócio, marca ou produto.
>> Cinco cursos para entender mais de marketing
Entre as centenas de opções de cursos em várias áreas, a GoKursos oferece mais de 230 disciplinas online voltadas para o marketing. Destacamos, a seguir, cinco cursos para você conhecer, adquirir e se aperfeiçoar o quanto antes. Veja:
1) Recursos da Propaganda: Linguagem e Fotografia
3) Propaganda: Técnicas de Persuasão e Neuromarketing
4) Desenvolvimento de Novo Produto: Etapas de Planejamento
5) Marketing: Uso Estratégico de Storytelling