No mundo corporativo atual, cada vez mais há uma intensa demanda por profissionais altamente qualificados, multitarefas e de preferência com currículos ostentosos. Portanto, é necessário um diferencial chamativo para conseguir competir e ocupar seu espaço de trabalho. Você já parou para pensar sobre o que é ser um profissional influente? Ou quais os passos para ser um profissional influente?
Em um ambiente que preza pela excelência, é natural ficar se perguntando como as grandes corporações diferenciam e consideram um candidato de alta performance.
Dentro das inúmeras características procuradas pelos recrutadores, há um fator muito importante que costuma passar batido pelos profissionais: o foco nas chamadas “habilidades comportamentais”. E dentro delas, está a capacidade de ser um profissional influente.
Mas o que vem a ser um profissional influente?
Em início de carreira, isso está mais associado a construção de boas relações, que irão gerar boas oportunidades de emprego. Ou até mesmo uma parceria nos negócios.
Com o passar do tempo e com o desenvolvimento de uma maturidade profissional, a influência profissional vai ganhando espaço e se transforma em uma característica muito mais importante do que o mero networking.
Esse tipo de colaborador é considerado, tanto pelos pares quanto pelos cargos de gestão, uma referência em atitudes, gestos e palavras. O profissional influente tem um valor inestimável dentro da organização e no mercado de trabalho, pois é capaz de potencializar o trabalho dos colegas.
Hoje em dia, as mídias digitais podem, inclusive, atuar como ferramentas para criar uma autoridade e proporcionar um destaque na área de trabalho. Um profissional influente é aquela pessoa intensa, proativa, amigável, comunicativa e solícita com os colegas de profissão.
Dessa maneira, esse tipo de perfil é muito procurado nas mais diversas organizações, pois contribui com o bem-estar coletivo, mantém a equipe unida e contribui com boas ideias para a empresa. É muito provável que esse profissional tenha mais facilidade para o sucesso individual e quando em grupo, impulsiona o coletivo.
Quais as características de um profissional influente?
- Tem inteligência emocional;
- É bem relacionado dentro da organização;
- Aceita e sugere boas ideias;
- Impulsiona a produtividade da equipe;
- É proativo;
- Tem inteligência organizacional;
- É comunicativo;
- É respeitoso e respeitado.
Um profissional influente pode, de inúmeras maneiras, elevar sua carreira a patamares muito maiores do que a restrição à níveis técnicos permite. Sobretudo nos cargos de liderança, ser um profissional influente é imprescindível e traz muitos benefícios tanto para a carreira do profissional quanto para o bom funcionamento do empreendimento.
Desta forma, um líder influente desenvolve nos colaboradores a sensação verdadeira de pertencimento a organização e o sentimento de orgulhoso e estímulo a contribuir com o crescimento dos resultados da empresa.
Mas, afinal de contas, como se tornar um profissional influente?
Em alguns casos, são habilidades inatas, naturais do perfil da pessoa. Tem algumas pessoas que já nascem com a capacidade de influenciar outras. Contudo, também é possível desenvolver essas características e conquistar uma nova de agir profissionalmente.
Além do mais, é uma forma inteligente de desenvolver sua carreira profissional e conquistar reconhecimento perante os superiores e o mercado de trabalho. 4 passos para se tornar um profissional influente:
- Respeite sua equipe:
Para influenciar os colaboradores, é preciso respeitar o potencial e o perfil de cada colega. Não se feche em grupos, procure dar atenção a todos os funcionários. Claro que é natural ter afinidade com algumas pessoas, mas no ambiente de trabalho todos são potenciais contatos para networking e para a melhoria dos serviços do empreendimento.
Portanto, não segregue ou deixe de lado nenhum colega e esteja aberto para aceitá-lo do jeito que ele é, com limitações e virtudes. Deve-se saber lidar tanto com as qualidades bem como se adaptar a traços negativos.
Um profissional influente é também um bom ouvinte e tem a capacidade de comunicação para entender o pensamento daqueles que convivem com ele no trabalho. Ouvindo as pessoas, você consegue compreender melhor como elas pensam e assim saber como agir com ela sem que isso cause qualquer ruída.
- Aprimore suas habilidades
Um profissional influente pode se notabilizar pela qualidade do seu trabalho, que é quando você aplica suas competências com excelência e acaba chamando a atenção dos demais. É aí que o aprimoramento faz diferença.
Você pode se aprimorar estudando novas práticas, lendo livros sobre liderança ou para gestores, participando de cursos especializados ou simplesmente ouvindo alguma referência na área.
Com isso, é determinante se manter em constante aplicação e vigília sobre os novos métodos de trabalho, bem como chamar a atenção dos companheiros com técnicas mais eficazes.
3. Seja Proativo
Ter atitude é o primeiro passo para ser influente no ambiente de trabalho. Seus colegas irão começar a te enxergar como alguém que faz e age. Com isso, um processo de mudança irá se desenvolver, com o trabalho fluindo e ocasionando consequências a melhora do desempenho geral da equipe.
Assuma novos desafios dentro do empreendimento para influenciar diretamente na mudança, com as novas possibilidades e responsabilidades. Procure liderar e assim transformar o ambiente onde você trabalha. Para ser um profissional influente é necessário assumir uma posição de frente e assumir os riscos e os benefícios dessa posição.
Tenha objetivos claros e foque no que seja primordial para o bom desempenho de todos. Seja assertivo e claro na forma como age, assim, você terá liberdade para ser transparente com os seus colegas quando for cobrar por produtividade. É a liderança pelo exemplo.
4. Seja coerente e empático
Todos os itens acima não adiantam em nada se o profissional não tiver coerência e nem for empático com os seus colegas. Para ser um profissional influente se faz necessário estar alinhado com os objetivos organizacionais e com as bases da empresa.
Diante desse contexto, suas atitudes devem seguir uma coerência com o mundo real. A criatividade, a adaptação das ideias, a criatividade e a inovação em técnicas não podem, de forma alguma ultrapassar o sentido das ações organizacionais.
E quais as vantagens de ser um profissional influente?
Para o desenvolvimento profissional, há uma série de benefícios em ter um profissional influente Em geral, quem tem influência entre seus pares e boas ideias alcança sucesso no meio de trabalho. Isso se dá porque a partir de seu perfil influente consegue fluir as ações de acordo com o desejado.
Há no senso comum uma carga negativa relativa atribuídas a influência, assim como a persuasão, mas recentemente isso vem passando por uma significativa mudança. Os dois conceitos quando aliados e bem utilizados se transformam em uma grande ferramenta para que os interesses corporativos sejam atendidos.
Ademais, é fácil perceber que quando se é um profissional influente também se alcança objetivos individuais de maneira mais rápida e fácil. Em outras palavras, a sua realização pessoal fica mais próxima com os seus pontos fortes se sobressaindo.
Leia também:
8 profissões em alta para 2022
Liderança feminina: 5 gestoras e empreendedoras que se destacam no Brasil e no mundo
6 passos para se tornar um infoprodutor