Os benefícios do ensino a distância para estudar tecnologia

Nos últimos tempos, de maneira incontornável, a modalidade de Ensino a Distância (EAD) se impôs como uma realidade cada vez mais presente na vida de milhares de estudantes.

A prática já era utilizada por muitos alunos, mas sem dúvida alguma durante a pandemia de coronavírus, com o cancelamento das atividades escolares presenciais, a única alternativa foi voltarem-se para o ensino remoto online. Desse modo, a adaptação teve de acontecer de forma rápida e sem aviso prévio, mas também acelerou o desenvolvimento e a aceitação da modalidade no país.

Para alguns setores, como o de tecnologia que é o enfoque principal desse texto, o modelo torna-se ainda mais atrativo e condizente com a realidade da profissão.

Porque esse modelo de ensino, entre outras coisas, pode ser deito do conforto do seu quarto, mas é claro que nem tudo são flores. Antes de entrar propriamente nessa seara, convém conceituar melhor esse tipo de ensino.

O que é e quando começou o EAD

Como já foi dito, o Ensino a Distância é um modelo de estudo. Nele, o aluno não precisa necessariamente (há exceções com regime híbrido), se locomover até a instituição de ensino para ter aulas.

Todo o conteúdo é adaptado de maneira tal a que o professor ou instrutor consiga transmitir o conhecimento de algum lugar remoto, sem estar no mesmo ambiente que o aluno. Variando a instituição de sua escolha, o estudante pode fazer um curso 100% online, através de alguma plataforma digital.

Atualmente, diversas universidades particulares e públicas, escolas e cursos técnicos oferecem a modalidade EAD desde a promulgação da Lei 9.394/96, de dezembro de 1996, que validou o EAD para todo e qualquer nível de educação.

Quando surgiu o EAD

Algumas pessoas acreditam que o Ensino a Distância surgiu durante a pandemia, mas isso está longe de ser verdade. Muito antes da pandemia e até mesmo do surgimento da internet, os primeiros registros de ensino a distância no Brasil são de 1904, por meio de um jornal que oferecia cursos de datilografia por correspondência. Não demorou muito até que a prática se popularizasse em outros jornais, haja a vista a necessidade na época de especializações no trabalho, sobretudo nas indústrias.

Com a rápida industrialização, mais comum se tornou a ideia do EAD. Diversos outros veículos, como rádio e tv, se adaptaram e passaram a oferecer seus próprios meios de EAD. No Brasil, por exemplo, o Telecurso 2000 foi uma iniciativa da Rede Globo de ofertar conhecimento e profissionalização com um tom informal. Outras iniciativas aconteceram na TV Cultura.

É por isso tudo e mais algumas coisas que essa modalidade faz tanto sucesso, são inúmeras as vantagens.

Principais vantagens do ensino à distância para estudar tecnologia

Como já foi dito, o setor de tecnologia é um dos que mais se beneficiam do modelo de ensino à distância. A área já está plenamente adaptada com o processo de digitalização das profissões e prefere o ambiente digital para os estudos. Seguem outras vantagens:

Flexibilidade de horários para estudos em tecnologia

O conceito do Ensini a Distância possibilita que as aulas sejam assistidas no horário que for mais conveniente ao aluno. Como profissionais de tecnologia costumam ter uma rotina de trabalho agitada e, por vezes, até fazendo um horário diferenciado, isso costuma ser uma grande vantagem e até algo demandado por esses alunos.

Além disso, o EAD permite que os conteúdos das aulas sejam pausados para anotações, revisitados a qualquer momento ou ainda acelerados se já for de conhecimento do aluno, e muitas outras coisas. Caso por algum motivo não consiga prestar total atenção durante determinada aula, basta revisitá-la em um momento mais agradável, onde você esteja com a cabeça mais limpa. E assim poderá reforçar os pontos que não conseguiu assimilar.

Economia de tempo e dinheiro com o ensino à distância em tecnologia

Por se tratar de um ambiente digital, qualquer instituição que oferte Ensino a Distância o faz com custo menor para o aluno. Isso acontece porque em geral não necessita do uso da estrutura física (existem exceções), nem da manutenção de alguns profissionais dessa estrutura. Isso configura-se como um gasto menos tanto para a instituição quanto para os estudantes.

Ainda há a economia de tempo envolvido no deslocamento da sua casa até a universidade, o que dependendo do caso também gera muito estresse e cansaço devido às longas jornadas nessa condução. Bem como melhor qualidade de vida, já que poderá optar pelo horário que for melhor para si mesmo assistir aula.

Acesso a cursos de tecnologia de qualquer lugar do mundo

No EAD, você pode viajar a trabalho e continuar assistindo às aulas seja para qualquer lugar do mundo que você vá. Essa praticidade combina muito com a rotina agitada e de viagens de um profissional de tecnologia.

Para uma área com muitas oportunidades em outros estados do Brasil e também fora do país, essa é uma das maiores vantagens. Poder mudar de local e continuar cursando a graduação a distância é, sem dúvidas, um fator benéfico para os estudantes de tecnologia.

A possibilidade de acessar os cursos de outro local é um dos grandes atrativos do Ensino a Distância que chama a atenção daqueles que querem atuar na área de tecnologia.

Desafios do ensino à distância para estudar tecnologia

Porém, todavia, entretanto… Como tudo na vida nem só de vantagens é feito o Ensino a Distância. É natural que hajam também alguns desafios nessa modalidade de ensino e nossa pretensão com esse texto é oferecer um panorama completo da área, de maneira honesta e sincera.

Por isso, vamos também elencar alguns desafios do modelo EAD e explicar o porquê disso.

3 Desafios a serem superados do EAD

 Falta de interação pessoal para estudantes de tecnologia

Essa, talvez, seja a maior das reclamações dos estudantes acerca da modalidade e sempre que falamos das desvantagens do EAD precisa ser mencionado: a falta de contato presencial nesse tipo de ensino.

Porque enquanto no ensino presencial o contato entre aluno e professor é uma relação construída pouco a pouco, no contato diário das aulas e encontros, Já o Ensino a Distância precisa urgentemente encontrar soluções e caminhos para solidificar esse tipo de relacionamento.

Todo o mundo sabe da importância do networking no mercado profissional e o quanto é necessário conhecer pessoas e ser conhecido para se impor nesse cada vez mais concorrido mercado profissional. Com a ausência do encontro presencial com colegas e professores da área há uma perda considerável desse networking.

Contudo, o desenvolvimento da tecnologia está tão aguçado que as ferramentas de interação online entre tutores e alunos se multiplicaram, ficando cada vez mais sofisticadas. Há algum tempo atrás este era um dos principais desafios da modalidade e representava uma grande desvantagem do EAD.

Atualmente, já é possível simular uma interação real rica em detalhes por meio do ambiente online. A videoconferência permite que pessoas estejam frente a frente online em tempo real o que acabou facilitando essa possibilidade no ensino a distância.

 Necessidade de disciplina e organização para estudar tecnologia

Essa é mais um dos empecilhos para o Ensino a Distância, principalmente para a área de tecnologia. Porque esse é um ramo de estudo que naturalmente já demanda disciplina e organização do aluno.

No ambiente digital do EAD é muito necessário mantes uma organização com disciplina para assistir todas às aulas, assimilar o conteúdo sem atraso e conseguir completar o curso realizando todas as atividades.

Por ser uma área densa, os cursos de tecnologia demandam uma grande atenção e por isso também necessitam de que o aluno tenha disciplina para acompanhar o conteúdo e não ficar atrasado. Isso acaba afastando alguns possíveis candidatos a estudar na área por medo de reprovação ou de não conseguir dar conta. Nós aqui da GoKursos já oferecemos dicas para manter o foco nos estudos online.

Porém, seja no presencial ou no EAD é necessário ter disciplina e organização se você quiser ser um profissional de referência e atingir grandes patamares na área. Então, não chega a ser um problema, tampouco é uma exclusividade da modalidade.

Possível falta de reconhecimento do diploma de EAD de tecnologia

Existe uma certa desconfiança em uma parte dos alunos de que o diploma EAD tenha menos peso ou uma credibilidade menor do que o diploma das universidades presenciais. Esse é um dos grandes mitos que tomaram conta e prejudicam a modalidade.

Essa, inclusive, é uma das principais dúvidas de quem pensa em ingressar em um curso a distância. Porque não há dúvidas de que é o diploma que vai abrir as portas do mercado para a sua carreira decolar.

Entretanto, a boa notícia é que o diploma é completamente idêntico ao da graduação presencial. Ambos possuem certificado do MEC, passam por uma criteriosa avaliação para isso e têm absolutamente o mesmo peso no mercado profissional. Inclusive, existe uma infinidade de cursos livres online que dão direito a certificado.

Por sinal, não há qualquer distinção entre um diploma do Ensino a Distância e um presencial. Não há nenhuma discriminação nesse documento sobre qual foi a modalidade de ensino cursada. Ou seja, o diploma não menciona ou cita em parte alguma se você fez o curso presencial ou online. Por isso, não há mesmo qualquer diferença. Se te disserem o contrário, não acredite.

F.A.Q

O que é EAD?

O Ensino a Distância é um modelo de estudo. Nele, o aluno não precisa necessariamente (há exceções com regime híbrido), se locomover até a instituição de ensino para ter aulas. Todo o conteúdo é adaptado de maneira tal a que o professor ou instrutor consiga transmitir o conhecimento de algum lugar remoto, sem estar no mesmo ambiente que o aluno. Variando a instituição de sua escolha, o estudante pode fazer um curso 100% online, através de alguma plataforma digital.

Quais são as vantagens do ensino a distância?

Dentre as principais vantagens do ensino a distância estão: Flexibilidade de horários para estudos, economia de tempo e dinheiro com o ensino à distância em tecnologia e acesso a cursos de tecnologia de qualquer lugar do mundo.

Quais são as vantagens do uso da tecnologia na educação?

Dentre a vantagens do uso da tecnologia na educação podemos destacar: A otimização dos processos, a agilidade no acesso dos conteúdos e a praticidade de poder estudar em qualquer ambiente, estado ou país.

Início » Blog » Os benefícios do ensino a distância para estudar tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *