Quente ou frio? Verão ou inverno? Praia ou piscina? Balada ou Netflix? Funk ou sertanejo? Marvel ou DC? Novela ou série? Sushi ou churrasco? Vivemos cercados o tempo todo de dualidades e “escolhas de Sofia”. Há quem diga, porém, que é possível lidar com as duas pontas da dúvida, ou seja, equilibrá-las. E aí chegamos em dois extremos mais que essenciais no meio social em que vivemos: vida pessoal e profissional.
>> Imagem pessoal: Entenda o que é, como criar uma e mais
>> Saiba como melhorar a sua produtividade no mercado de trabalho
A vida pessoal é a esfera da nossa existência que engloba as relações familiares, sociais e afetivas, nossos interesses, hobbies, objetivos e sonhos pessoais, bem como nossa saúde física e emocional, sendo relacionada diretamente ao desenvolvimento pessoal e bem-estar.
No outro extremo, a vida profissional se relaciona com o trabalho e a carreira. Ela engloba nossas atividades laborais, relacionamentos com colegas e superiores, responsabilidades e metas no trabalho e a busca por crescimento profissional.
Embora pareçam antagônicas, a vida pessoal e a vida profissional podem, sim, andar juntas. Por isso, o Blog da GoKursos traz para vocês algumas dicas para buscar esse equilíbrio. Confira.
Por que equilibrar vida pessoal e profissional é importante?
É importante buscar esta reflexão e equilíbrio, independentemente de sua área de atuação. Afinal, ter uma profissão e demonstrar empenho na rotina de trabalho não pode, nem deve afetar sua qualidade de vida e, muito menos, sua saúde mental.
Além disso, esses cuidados precisam ser tomados para evitar cair ou permanecer em uma situação de desequilíbrio entre a vida pessoal do indivíduo e seu desempenho na organização em que trabalha. Vejamos, então, algumas atitudes que podem ser tomadas.
Identificando seus valores e prioridades
Após traçar seus objetivos de vida – uma atitude que pode ser tomada diante dos seus princípios e valores – é necessário definir quais são as suas prioridades. E a partir delas, nos momentos em que precisar tomar decisões, suas opções devem estar afinadas com estas prioridades, pois somente assim você chegará mais perto de alcançar seus objetivos.
E enquanto as prioridades da área profissional vão ser definidas por suas atribuições e responsabilidades dentro de uma empresa, a família e seus anseios pessoais serão norteados por seus valores, estabelecendo aspectos relevantes para suas decisões.
Criando uma rotina equilibrada
Seus valores e prioridades também precisam ser transformados em ações no dia a dia. E para isso, a dica é planejar sua vida diariamente como uma agenda. A intenção disto não é te engessar, mas te ajudar a decidir que é importante para aquele dia e não se perder quando for muito requisitado.
Ter um planejamento é base para qualquer atividade, seja ela simples ou complexa. Portanto, vale a pena criar o hábito de planejar. Escrever o que pretende fazer durante o dia já é um bom primeiro passo nesse sentido.
Desenvolvendo habilidades de gestão de tempo
Sabendo planejar sua rotina, você conseguirá estabelecer prioridades ao organizar os horários para cada atividade do seu dia. Com esta gestão de tempo, sua agenda será cumprida, podendo aproveitar o tempo antes e depois, sem perder os compromissos.
É claro que, no âmbito pessoal, os compromissos podem ser mais flexíveis do que as demandas profissionais. Mas é importante não ignorá-las para que você possa ter um maior controle sobre todas as atividades.
Aprendendo a dizer “não”
Se em muitas situações, para não causar desentendimentos com ninguém, você prefere estar sempre ajudando os outros, está na hora de rever esse comportamento. Pois isso pode afetar a sua rotina, aumentando a sua carga de trabalho, além de desgaste físico e mental.
Diante disso, faz-se necessário aprender a dizer não. Mas isso não é definitivo. É importante avaliar, ponderar mais quando é possível dar apoio a alguém. Além de evitar a sobrecarga, reduz o estresse, fortalece sua autoestima e melhora sua comunicação com os outros.
Estabelecendo limites saudáveis
Estabelecer limites saudáveis é importante em todas as áreas da vida, incluindo pessoal e profissional.
Esses limites te ajudam a priorizar e concentrar no que é mais importante pra você. Não é possível dizer “sim” a tudo, e essas limitações ajudam a proteger o seu tempo, energia, sanidade mental e ainda melhora suas relações interpessoais.
Praticando atividades que promovem o bem-estar
Outra dica importante para equilibrar a vida e a profissão é se dedicar a algum hobby. Refletir sobre o que gosta de fazer – como ler livros, jogar videogame, fazer artesanato… – é uma forma de manter sua cabeça focada em algo que não seja da sua rotina profissional.
Junto ao hobby, zelar pela saúde também é uma boa pedida. Alimentar-se bem, praticar uma atividade física e ter um longo período de repouso necessário, por exemplo, são formas de garantir condições para estar bem consigo e com sua atividade profissional. Por isso, são cuidados que não podem ser desconsiderados.
Comunicando-se com sua família e colegas de trabalho
Parece óbvio, não é? Mas por mais que sua vida profissional seja corrida, faz muito bem reservar um tempo para cultivar suas relações pessoais. E isso engloba desde um companheiro, filhos, pais, amigos e até mesmo seus pets, se tiver.
Agindo assim, você se desliga um pouco do trabalho, ainda que sua agenda esteja repleta de demandas. E buscar o equilíbrio através destas relações pode ajudar a desenvolver, por exemplo, a sua criatividade em suas atividades profissionais.
Utilizando ferramentas tecnológicas para otimizar seu tempo
Existem diversas ferramentas tecnológicas que podem ajudar a otimizar seu tempo e tornar sua vida mais produtiva e organizada. Entre alguns exemplos estão: agenda digital (ex: Google Agenda), aplicativos de listas de tarefas (ex: Trello), gerenciadores de tempo (ex: RescueTime), automatização de tarefas (ex: Zapier), comunicação eficiente (ex: Microsoft Teams) e armazenamento de arquivos (ex: Dropbox).
Utilizar estes tipos de ferramentas tecnológicas, além de otimizar seu tempo e aumentar a produtividade, sua vida pode se tornar mais ordenada e eficiente.
Celebrando suas conquistas e aprendendo com seus erros
Celebrar nossas conquistas e aprender com nossos erros é importante porque nos ajuda a reconhecer e sermos gratos pelo nosso trabalho árduo, motiva a continuar trabalhando em nossos objetivos, ajuda a entender nossos pontos fracos e como podemos melhorar. Isso permite o crescimento e evolução como pessoas e profissionais, ajudando a evitar os mesmos erros no futuro e interferindo positivamente na nossa autoestima.
Afinal de contas, não somos pessoas perfeitas. Mas podemos, no dia a dia, buscar sempre o nosso equilíbrio em todas as esferas sociais. Seja dentro ou fora de casa, ou dentro e fora da sua empresa.
Na GoKursos tem
Na nossa plataforma, que possui mais de 11 mil cursos online, você encontra alguns cursos livres que destacam a vida profissional, tais como: Gerenciamento de Decisão na Vida Profissional e Planejamento Sistemático da Vida Profissional. Saiba mais sobre cada um deles clicando no nome de cada curso e aproveite!