A importância da atualização constante na sua carreira profissional

No atual estado das coisas no mundo profissional, com o avanço exponencial de tecnologia e sua influência em todo o mercado de trabalho, cada vez mais é necessário investimento em capacitação. Você já parou para pensou sobre essa nova realidade? 

Se até pouco tempo atrás, um diploma de graduação era a garantia de uma boa colocação, hoje, se confiar apenas nessa segurança do conhecimento acadêmico não são mais suficientes. A atualização profissional é, mais do que nunca, crucial para a empregabilidade em um mercado profissional dinâmico e supercompetitivo. 

 Tudo isso não chega a ser mais uma novidade se pensarmos que a transformação digital está pautando atualmente as relações trabalhistas, mas ainda assim alguns profissionais ainda estão presos no passado sem conseguir entender direito a importância de investir em conhecimento. 

Os mecanismos do mercado estão se renovando de modo cada vez mais veloz. Isso acaba ocasionando uma gama de profissionais que não conseguem acompanhar o ritmo e se atualizarem ficando para trás com a alta demanda dos novos conhecimentos. 

Por outro lado, também aumentaram as opções para ampliar a qualificação do profissional. Hoje em dia além da graduação e dos programas de pós-graduação, existem cursos técnicos, profissionalizantes e cursos livres para você ganhar credibilidade e lastro em sua carreira para, assim, se destacar dentro do mundo corporativo. 

 Mas, então, por que a atualização constante é determinante para uma carreira de sucesso?  

 Por que a atualização é importante para sua carreira 

Independente do cargo que você ocupe em uma empresa, é fundamental que o profissional esteja sempre atualizado, ainda mais em um momento em que o mercado todo está em constante processo de adaptação e mudança profundas. Estar atualizado proporciona que você se mantenha no emprego ou até mesmo que consiga uma promoção a um cargo de chefia.  

Além disso, existem inúmeras outras vantagens da atualização profissional constante, separamos três delas e é o que vamos demonstrar para você agora: 

 Benefícios da atualização profissional constante 

  1. Alcance de posições de liderança 

Ao procurar atualização, o profissional se torna capaz e apto para cumprir novas atividades de maneira natural e orgânica. Por isso, aumentam as chances de reconhecimento por parte da empresa, já que há um alinhamento entre entrega e expectativa.  

Ao combinar conhecimento técnico, prático com inteligência emocional e o momento certo é uma soma de fatores que pavimentam a sua estrada rumo a promoção. É um consenso entre a classe profissional que trabalhadores que demonstram interesse em atualização são mais confiáveis e rendem melhor na jornada de trabalho. 

Além disso, essas pessoas não apenas garantem sua permanência na organização de maneira natural, já que se tornam imprescindíveis para o bom funcionamento da mesma, como são aqueles que possuem as maiores chances de ocuparem cargos mais elevados.  

Inclusive, são aqueles que ocupam espaços de liderança, justamente por insipirar os outros profissionais. 

  1. Networking robusto 

Marcar presença nos mais variados cursos, workshops, feiras, congressos é sempre uma oportunidade de também atualizar a sua rede de contatos profissional. No nosso cotidiano profissional, geralmente, não sobra muito tempo para se dedicar a essa parte fundamental para a nossa carreira. 

Criar e manter um bom e robusto networking só traz vantagens para todo e qualquer trabalhador. Trocar experiências, receber e dar feedbacks e diretrizes, propor parcerias, manter contato com profissionais de outras organizações, tudo isso é saudável e enriquece as experiências do profissional. 

Como se isso não fosse suficiente, o networking expande as suas oportunidades na carreira. Porque ao conhecer mais gente do meio profissional, alguém pode lembrar de você quando surgir uma vaga ou mesmo para algum trabalho freelancer. 

  1. Desenvolvimento emocional 

Pouco se fala disso, mas a atualização profissional também ajuda no desenvolvimento pessoal e emocional. Isso acontece porque a vontade de evoluir e superar determinadas desafios, bem como o autoconhecimento do seu potencial impulsiona o desejo de avançar na carreira.  

A partir do momento que você tem certeza do seu valor, seu comportamento e postura mudam. A autoconfiança e maturidade adquiridas repercutem no seu bem-estar e no modo como você encara os desafios profissionais. 

Conhecer as suas qualidades e procurar aperfeiçoar suas dificuldades acabam por possibilitar maior segurança para o profissional desenvolver o seu trabalho. Conhecer a sua área profissional lhe faz desenvolver uma maior assertividade na tomada de decisões do dia a dia profissional, reduzir possíveis imprevistos, e até solucionar problemas.  

O contato constante com profissionais de outras empresas e/ou áreas, com visões de mundo diferentes te coloca fora da zona de conforto, o que também pode preparar o funcionário para lidar com imprevistos da rotina de trabalho. 

 Impacto da falta de atualização na carreira 

Atualmente, quem não buscar se atualizar constantemente na área de trabalho, acaba ficando defasado muito rapidamente e é passado para trás. É preciso entender que, quando se fala em atualização profissional estamos tratando da busca por aprendizado por meio de formações que agregam conhecimentos e nova habilidades que irão te levar a outro patamar profissional. 

Um profissional desatualizado passa a ser substituível e não consegue acompanhar os avanços da empresa, ficando para trás e não conseguindo desempenhar a sua função de forma satisfatória.  Além disso, há uma série de fatores que impactam direta ou indiretamente a carreira do profissional que não procura estar atualizado. Aqui vamos citar algus: 

  • Ausência de vantagens competitivas no mercado; 
  • Salários congelados; 
  • Perca das oportunidades em cargos melhores; 
  • Tomada de decisão equivocada. 

Mas, afinal de contas, o que fazer para se manter atualizado na sua área profissional? 

 Como se manter atualizado em sua área de atuação 

A resposta é simples: invista em capacitação para se manter sempre em consonância com as novidades que surgem no mercado. Para isso, existem inúmeras possibilidades: 

Cursos e treinamentos 

Nada melhor para se manter atualizado do que investir em cursos. Com a grande quantidade de opções, hoje em dia você pode escolher por um curso de graduação, técnico, profissionalizante, ou mesmo algum curso livre da área que vai lhe oferecer uma base de suporte para que você atue em uma nova função ou se adapte a alguma atualização de forma assertiva. 

Treinamentos na área também são uma grande oportunidade de atualização para os profissionais que querem se atualizar. Essa modalidade de ensino costuma acontecer com certa frequência e se caracteriza por ser de curta duração, o que faz com que o conteúdo seja condensado para que não perca profundidade.  

O importante é estudar para adquirir os novos conhecimentos e habilidades que não param de surgir no campo profissional.   

 Literatura e estudos de caso 

Uma outra forma de aprendizado é lendo. A partir da literatura e de estudos de caso que sejam da área ao qual você deseja se atualizar, é plenamente possível aprender o que há de mais novo no setor. 

Com os livros mais recentes da área, você se prepara a partir dos maiores especialistas com setor e consegue entender toda a teoria do assunto, já com os estudos de caso analisa e reflete como aquelas determinadas situações acontecem em casos concretos. 

 Eventos e networking 

Os eventos e palestras são uma boa maneira de se manter atualizado. A proposta dessa modalidade é a de traçarem um caminho específico sobre o assunto e acompanharem as mudanças, sempre trazendo novidades para os gestores e executivos. 

Como a atualização constante ajuda na busca por novas oportunidades 

Em um ambiente de trabalho vivo, pulsante e dinâmico com tantas inovações chegando a uma velocidade arrebatadora, as práticas do mercado profissional estão constantemente se renovando e de modo cada vez mais rápido.  

Claro que isso traz algumas consequências para quem não se atenta a importância de estar antenado com as novidades do setor, aqueles profissionais que relegam à segunda instância sua atualização acabam sendo engolidos pela alta demanda de novos conhecimentos em um mundo corporativo cada vez mais competitivo e digitalizado. 

Como se destacar no mercado de trabalho 

A pergunta que todo profissional já fez pelo menos uma vez na vida: Como se destacar no mercado de trabalho e desenvolver uma carreira bem-sucedida? Afinal de contas, é comum sofrer com dificuldades para se estabelecer na área de atuação escolhida, fora a falta de perspectiva de melhora na empregabilidade.  

Sendo assim, é natural surgir preocupações do tipo: e se o acontecer isso comigo? Como vencer esses obstáculos e fazer minha carreira deslanchar? Pensando nisto, separamos algumas dicas para você adotar e e conquistar mais oportunidades de trabalho. Veja! 

 1 – Arrisque-se fora da sua zona de conforto e crie novas oportunidades 

A grande maioria das pessoas optam por procurar empregos que sejam semelhantes aos que já tiveram ou que estejam dentro da mesma área de atuação. Não tenha medo de se arriscar.   

Se acostumar a uma zona de conforto e não conseguir explorar outras atividades profissionais, por mais que tenham capacitação para isso, pode ser um traço claro de autossabotagem. Por isso, faça o possível para alterar esse cenário. 

2 – Desenvolva soft skills 

Desenvolver soft skills, as famosas habilidades comportamentais, é de extrema importância para qualquer profissional que busca o sucesso. Isso porque essas competências:  

facilitam o trabalho em grupo; 

permitem uma boa adaptação ao ambiente de trabalho; 

melhoram o cumprimento das normas e políticas internas da organização. 

3 – Invista em marketing pessoal 

Construa uma rede contatos ativa e, deste modo, feche parcerias e trabalhos com colegas de profissão que atuem em segmentos diferentes do seu. Assim, você vai enriquecer as suas possibilidades com novos projetos e troca de clientes, fechando acordos comerciais e até construírem um negócio próprios juntos. 

Agora que você já sabe da importância em se manter atualizado para ser um profissional competitivo no atual mercado de trabalho pode se preparar da melhor maneira para conquistar aquela vaga dos seus sonhos. 

Início » Blog » A importância da atualização constante na sua carreira profissional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *