6 Passos para se tornar um Infoprodutor

Acelerada pelo isolamento social imposto durante o surto da pandemia do Coronavírus, a revolução digital consolidou o ambiente digital como o principal e mais atrativo espaço para negócios do mercado. Diante dessa realidade, novos tipos de produtos surgiram e foram potencializados em uma proeminente e atrativa economia, como é o caso dos infoprodutos.

Sendo assim, é natural que novas demandas fossem criadas e, como em qualquer negócio, só quem se prepara, analisa as melhores opções e estratégias de marketing e estuda o mercado com profundidade consegue transformar o seu conhecimento em um infoproduto, tornando-se um infoprodutor e, assim, garantindo uma fonte de renda extra.

Dentro da realidade atual, desenvolver um produto digital e se tornar um infoprodutor já não é mais fruto de um processo árduo, manual, com fabricação artesanal e investimento pesado em pesquisa e/ou desenvolvimento. Um infoprodutor nasce a partir do seu próprio conhecimento e expertise, não necessariamente envolvendo grandes investimentos para o lançamento e pode gerar um retorno satisfatório.

Aqui, faz-se necessário explicar que infoprodutos são, em essência, produtos digitais que, em geral, ensinam a fazer alguma coisa a partir do know-how do infoprodutor. Eles trazem informações que tiram as dúvidas e necessidades do público. Ou seja, resumidamente, infoprodutos são aqueles produtos digitais focados em informação e distribuídos na internet. Funcionam assim: O usuário tem uma dúvida e o infoprodutor desenvolve seu produto para tirá-la. 

Esses infoprodutos podem ser de diversos tipos, como por exemplo: Ebooks, cursos online, podcasts, programas de mentoria online, webinares e muitos outros. Aprender sobre como criar e divulgar seus infoprodutos vai lhe oferecer ferramentas para impulsionar sua carreira de infoprodutor digital.  

Como já foi dito, o mercado digital é uma realidade consolidada no Brasil e a tendência para os próximos anos é de crescimento exponencial. Portanto, se tornar um infoprodutor é uma alternativa excelente para quem deseja ingressar em uma nova área com forte potencial de crescimento e garantir uma nova fonte de renda. 

Quem pode se tornar um infoprodutor?  

Qualquer pessoa pode produzir um conteúdo a partir de seu conhecimento e se tornar um infoprodutor. Por estar relacionado com a criação de materiais em formato digital, que são acessados a partir do ambiente digital, essa é uma atividade que permite ao infoprodutor ensinar sua área de domínio de forma livre para o público sem precisar sair de casa. 

Não existe uma formação própria para se tornar um infoprodutor. Você pode ser engenheiro, administrados, gastrônomo, advogado, médico, maquiador, nutricionista ou não ter qualquer formação.  

Basta que você domine o assunto ao qual está se propondo produzir conteúdo. Desse modo, a única atribuição para se tornar um infoprodutor é ter domínio e conhecimento na área que você pretende construir o seu infoproduto. 

As oportunidades na área não faltam e cada vez mais pessoas lançam seus produtos digitais a fim de suprir as demandas do mercado digital. 

Mas então, qual seria o papel de um infoprodutor? 

A missão de um infoprodutor é sanar as dúvidas, resolver os problemas e tornar a vida do usuário que vai acessar o seu conteúdo mais fácil. É de conhecimento público que os produtos que os produtos de maior sucesso, em qualquer mercado que seja, são aqueles que procuram “curar as dores” do usuário. 

O Brasil é um dos países que mais consome informação online no mundo, o que cria um ambiente propício e receptivo para a proliferação de infoprodutores. Prova disso é que ganhar dinheiro empreendendo na internet atualmente se tornou a realidade de milhares de pessoas. 

O papel do infoprodutor é ser o profissional responsável por criar conteúdos para o mercado online e, dessa maneira, solucionar algumas questões que estejam afligindo determinado público-alvo. 

Nesse momento, você pode e deve estar se perguntando “o que é preciso para se tornar um infoprodutor?” Pensando nisso, separamos 6 passos para se tornar um infoprodutor: 

6 Passos para se tornar um infoprodutor 

Determine sua área específica de atuação

Já foi dito e repetido aqui que o infoprodutor é remunerado compartilhando o seu conhecimento dentro de determinada área, por isso ele precisa ter amplo domínio sobre a temática escolhida e, mais importante, gostar da área.

Caso contrário, a probabilidade do seu infoproduto não ter destaque no mercado digital e passar despercebido é alta.

Crie o seu infoproduto e selecione o formato mais adequado 

Essas etapas são, quase sempre, simultâneas ou construídas em sequência. Autoria é, talvez, o passo principal para o infoprodutor, haja vista que é a sua assinatura que vai diferenciar o seu produto da convorrência. Essa criação do infoproduto deve levar em consideração os vários formatos existentes de infoprodutos e investir naquele que mais se adequa ao produto, além de despertar o interesse do público.  

Invista em redes sociais e canais de comunicação 

À medida que o seu infoproduto está em produção, crie conteúdo de qualidade que chame atenção, e assim desperte o público. Essa é uma das etapas cruciais dentro de todo o processo para se tornar um infoprodutor. 

Em geral, infoprodutores mantém uma audiência cativa ou criam um público que acredita e confia em suas dicas para o lançamento do seu produto. 

Mas e como criar essa audiência? A forma mais comum, atualmente, é por meio das redes sociais com a produção de conteúdo. Além da praticidade e naturalidade com que lidamos coms essas redes, elas são o ambiente ideal para aproximar o contato com o público. 

As redes sociais são o lugar para, através de posts, vídeos e lives, divulgar o seu conteúdo e atingir ou conquistar público para o seu infoproduto.   

E aqui convém ressaltar que essa produção de conteúdo não deve acontecer somente na época de lançamento do infoproduto, mas sim constante. Vai ser sua nova realidade na vida de infoprodutor. Porque seu público precisa ser alimentado. 

Além das redes sociais, todo infoprodutor pode e deve investir em outros canais para criar uma proximidade com o público, como o auxílio de plataformas como telegram ou whatsapp para disparo de mensagens. 

Ainda pode desenvolver um blog com conteúdos relacionados ao universo do seu infoproduto, sempre atento às demandas do seu público-alvo. 

Por último, mas não menos importante, lembramos aqui da importância de uma das mais poderosas e importantes ferramentas de vendas dos infoprodutos no ambiente online: o e-mail marketing. Que apesar de ser subestimado, cria conexão instantânea com o seu público.  

Escolha a melhor plataforma de hospedagem para o seu infoproduto 

Você criou muito conteúdo de qualidade para as suas redes e, nesse tempo, seu infoproduto ficou pronto.  

Agora, para esse passo é bom que você já saiba ou defina de maneira ágil qual será a plataforma de hospedagem onde o seu infoproduto ficará armazenado para acesso e distribuição ao público.  

Essa plataforma de hospedagem é o ambiente virtual que irá atrair o público para o seu produto, uma plataforma online que irá impulsionar a sua venda.  

Existem algumas opções de plataformas de hospedagem no mercado. A GodigitalEdu é a plataforma certa para infoprodutores que almejam lançar seus infoprodutos no mercado digital. 

Modéstia à parte, a GodigitalEdu além de oferecer toda a estrutura necessária para criação, desenvolvimento e lançamento de produtos digitais, a GodigitalEdu conta com a GoKursos, um dos maiores marketplaces educacionais do Brasil. Hoje, a GoKursos conta com mais de10 mil cursos nas mais diversas áreas, como Negócios, Comunicação, Direito e Tecnologia.  

Com a GodigitalEdu seus infoprodutos ficam hospedados em um ambiente seguro, organizado e intuitivo com funcionamento projetado para garantir a melhor experiência aos usuários. A GoKursos oferece o que há de melhor em tecnologia para o ambiente da aprendizagem, além de toda a expertise para a comercialização do infoproduto planejado e lançado pela GodigitalEdu. 

Se você não se convenceu ainda, listamos alguns motivos para ser parceiro da GodigitalEdu. 

3 motivos para ser um parceiro da GodigitalEdu 

Faça do seu jeito 

Publique o curso que você deseja, da maneira que achar mais conveniente e mantenha sempra o controle do seu conteúdo. 

Fature uma renda extra 

Desenvolva seu conhecimento na área, amplie sua rede profissional e ganha dinheiro com cada inscrição paga do seu curso. Acesse nosso site e preecha nosso formulário para se inscrever. 

Inspire alunos 

Ensine o assunto que você domina e ajude os alunos a explorar seus interesses, adquirindo novas habilidades para o progresso da carreira. 

Voltando aos passos para se tornar um infoprodutor. Aqui, vai mais um de suma importância: 

Conceba e desenvolva uma estratégia de lançamento 

Talvez, a etapa mais determinante para o sucesso do seu infoproduto: o lançamento, como o próprio nome já diz é o momento em que o infoprodutor lança o produto digital no mercado. Esse é um momento determinante, já que é quando as pessoas são apresentadas ao seu infoproduto.  ]

3 Dicas para um bom lançamento: 

1 – Explique bem o que é o seu produto e como ele pode ajudar o usuário a solucionar algum problema; 

2 – Invista em conteúdo atrativo nas redes sociais para demonstrar ao público que você é uma autoridade no assunto; 

3 – Oferecer algum conteúdo gratuito, como eventos que abordem o conteúdo do seu infoproduto para atrair e aquecer o público.

Quanto ganha um infoprodutor? 

A remuneração do infoprodutor varia de acordo com o preço cobrado e com as vendas feitas. Aqui, vale lembrar que o sucesso no ramo do mercado digital não acontece do dia para à noite. É preciso dedicação e tempo para construir ou fidelizar uma audiência e se tornar um infoprodutor conhecido. 

3 infoprodutores que são referência no mercado brasileiro 

Janguiê Diniz 

Grande empreendedor brasileiro, o fundador do Ser Educacional, maior grupo de educação do Norte e Nordeste, o paraíbano percebeu rapidamente o potencial do mercado digital e há algum tempo, investe e lança diversos dos cursos das universidades que formam o Grupo Ser online. 

Gilberto Augusto 

Eleito o nome do Neuromarketing e Persuasão do Brasil, o professor Gilberto Augusto é referência quando o assunto é marketing digital. Com suas técnicas e metodologias já impactou o negócio de milhares de alunos em imersões e cursos online que lança com frequência. 

Stanley Bittar 

Referência em transplantes de cabelo, dr. Stanley Bittar é internacionalmente reconhecido como uma autoridade no mundo da cirurgia capilar. Além da prática cirúrgica, se dedica também ao mundo do empreendedorismo e ao ensino das técnicas de transplante capilar para outros médicos e profissionais da área de saúde a partir de infoprodutos. 

Como você pôde perceber, a atividade de infoprodutor expande todo um universo novo, e isso é natural por ser uma prática em pleno desenvolvimento e em expansão da área digital. Se você se interessa em transformar algum conhecimento que domine em fonte de renda, saiba como no site.  

Início » Blog » 6 Passos para se tornar um Infoprodutor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *