5 sinais para ficar em alerta e identificar quem quer puxar o seu tapete no trabalho

colega de trabalho

Nem sempre os nossos colegas de trabalho são 100% honestos conosco. Alguns gostariam de estar no nosso lugar e, por isso, podem usar artifícios para conseguir o que desejam. Descubra, neste artigo, como descobrir um “puxador de tapetes” como evitá-los.

Sabe aquele ditado “para bom entendedor, meia palavra basta”? No nosso caso, para um bom observador, meia atitude suspeita basta para servir de alerta, pois ninguém está livre de ser enganado, seja por um amigo pessoal ou por um colega de trabalho. A expressão “puxar o tapete” é comumente utilizada quando nos referimos a alguém que passou outra pessoa para trás. 

No mundo corporativo, o termo “puxar tapete” é muito usado quando uma pessoa passa por cima de outra para se promover e crescer no ambiente de trabalho, algo nada saudável, mas que acontece com frequência.

Manter um bom relacionamento com colaboradores dentro do ambiente de trabalho é essencial tanto para a nossa carreira, quanto para a nossa qualidade de vida. Mas, nem sempre essa boa relação é mantida e isso pode ocorrer pelos mais diversos fatores. Nesse sentido, “puxada o tapete”, além de desonesto, é uma das atitudes mais condenadas no âmbito profissional. Mas, você sabe identificar quando alguém quer “puxar o seu tapete”, ou seja, ocupar o seu cargo?

Sabotagens desse tipo acontecem em todas as esferas e níveis hierárquicos das empresas. Por esse motivo, profissionais de cargos de gestão, por exemplo, também estão sujeitos ao problema. Além disso, o “puxar o tapete” pode acontecer, inclusive, de um superior contra um subordinado. Mas, como assim?

Isso acontece quando um gestor sente que seu cargo está ameaçado por um subordinado, principalmente quando esse subordinado tem feito um excelente trabalho, o habilitando para promoções.

Fique atento aos sinais: saiba quando alguém quer puxar o seu tapete no trabalho

Os sinais de que um funcionário pode puxar o seu tapete podem ser sutis, pois, no início, nada é feito com agressividade. No entanto, esses sinais podem ser identificados, caso você fique em alerta nas empresas.

Em ambientes corporativos, podemos perceber com clareza competitividade excessiva e inveja entre os colegas de trabalho de um mesmo time, ou em setores diferentes. Esse cenário, por si só, já pode motivar o interesse em derrubar um colaborador de seu posto, principalmente, quando o intuito é assumir a posição que a pessoa possui. 

É importante frisar que, em situações desse tipo, há várias motivações para um indivíduo desejar o cargo do companheiro de empresa. Levando em consideração esse contexto, colegas de trabalho, geralmente, puxam o tapete de outro colega quando querem assumir o seu posto. Além desses funcionários, líderes e gestores tomam tal atitude motivados por questões profissionais, como impedir o crescimento de um colaborador na empresa. Além disso, abusos hierárquicos podem prejudicar a relação entre o gestor e o seu subordinado.

Como identificar uma pessoa que quer puxar o seu tapete?

No geral, quando falamos sobre essa temática, o ato de alavancar a própria carreira é o motivador mais comum para derrubar alguém do seu posto. Além disso, existem outros sinais que podem nos deixar em alerta: 

1. Quando roubam uma ideia sua e ficam com o crédito por ela:

Para evitar esse tipo de situação, o ideal é deixar sempre tudo relacionado ao seu projeto documentado, preferivelmente por e-mail. Nesse sentido, copie para todos do seu time, se julgar necessário.

2. Quando falam mal de você:

Neste caso, o melhor a se fazer é conversar diretamente com a pessoa que está falando mal de você para a sua equipe. Dessa forma, é possível entender os motivos que a levaram a agir dessa forma, se foi uma atitude premeditada ou não intencional, por exemplo.

3. Quando te excluem de projetos na empresa:

Assim como no ponto anterior, o mais correto a se fazer é conversar com a pessoa para entender o porquê da exclusão.

4. Quando passam por cima de você: 

Nesta situação, o mais comum é que inventem coisas a seu respeito para fazer com que outras pessoas te enxerguem como alguém de reputação duvidosa ou não confiável. Sempre que possível, questione o indivíduo em questão na frente de outros integrantes da sua equipe para que todos vejam que você possui interesse pelo assunto. Isso prova que você não está agindo de má fé e que os fatos estão sendo distorcidos.

5. Receber elogios exagerados:

Uma pessoa que deseja puxar o seu tapete irá se aproximar de você para poder fazer isso sem levantar suspeitas a uma primeira vista. Fique atento aos colegas que te elogiam em tempo integral e que são exageradamente solidários, prestativos e se oferecem para te ajudar a todo o tempo, pois essas atitudes podem estar mascarando as reais intenções da pessoa. É claro que, em alguns casos, os elogios podem ser verdadeiros.

Existem outros fatores que são importantes e que devem ser observados, uma vez que seus colegas de trabalho não irão falar abertamente que não gostam de você. É necessário, portanto, estar atento aos mínimos sinais para agir se for necessário.

Porém, cuide-se para não ser acometido com a chamada “síndrome fantasma”. Você sabe o que é isso?

Quem sofre desse mal moderno passa a acreditar que é perseguido dentro da empresa e que, a qualquer momento, alguém vai puxar o seu tapete. 

Outro ponto importante é não misturar amizade com o trabalho. Não há nada de errado em ter amigos no ambiente corporativo; o que deve ser evitado é misturar interesses pessoais com profissionais.

Nem todos que se dizem ser seu amigo no ambiente corporativo podem ter boas intenções. Além disso, esteja sempre atento ao comportamento das pessoas, em especial se você é recém-chegado à instituição. 

O tema é tão sensível que diversos estudos científicos já foram realizados para evidenciar o quanto ele é presente em nosso cotidiano e que ninguém está livre de passar por isso, até porque, se ninguém nunca tentou puxar o seu tapete, com toda certeza, você tem algum amigo ou parente que já tenha sofrido com essa situação.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Georgetown e pela Thunderbird School of Global Management, com aproximadamente de 3 mil participantes, 96% das pessoas que participaram do experimento afirmaram já ter experimentado algum tipo de comportamento pouco amistoso, independente do grau que ele tenha ocorrido e que em 98% dos casos, tais comportamentos se referiam a testemunhar alguma puxada de tapete. 

Já outro estudo, esse feito pelo site californiano de recrutamento “Vaga.com”, aponta que entre a parcela de profissionais com idades entre 16 e 60 anos, em média 63% deles já passaram por alguma situação em sua carreira semelhante. A pesquisa também apontou que muitos dos entrevistados sofreram golpes vindos dos seus superiores: aproximadamente 54% das sabotagens relatadas em ambiente de trabalho no estudo vieram de cima para baixo, de líderes para seus liderados.

Isso nos faz refletir sobre o comportamento repetitivo que toda esta situação pode trazer na vida do profissional. Ao receber uma oportunidade de promoção, por exemplo, um profissional que sofreu com algum tipo de sabotagem por parte de um colega ou até mesmo um superior, poderá causar “uma puxada de tapete” para defender o próprio cargo.

Por fim, 19% dos entrevistados pelo “Vaga.com” relataram que os episódios de boicote culminaram com a sua saída da empresa.

Como conviver com um puxador de tapete? Aprenda a resolver esse problema na sua empresa

Para se precaver de experiências envolvendo puxadores de tapetes, algumas atitudes podem ser tomadas para tentar frear tanto um colega de trabalho, quanto um gestor que queira puxar o seu tapete. Confira:

  • Seja gentil:


Sorrir é a maneira mais poderosa para desarmar colegas de trabalho desagradáveis. Sempre que possível, sorria e seja gentil.

  • Mantenha-se um passo à frente dos outros:


Estar um passo à frente do seu colega sabotador é essencial para evitar uma possível queda, caso ele consiga fazer algo contra você. Um bom exemplo para ilustrar essa situação seria a apresentação de um projeto. Lembre-se de documentar a sua contribuição nele, verificar se o seu nome consta como participante e guardar tudo que puder para provar que você estava envolvido com a equipe.

  • Não compre briga:

Ao vivenciar alguma experiência negativa no ambiente de trabalho, uma das coisas que podemos pensar é em dar o troco a pessoa que agiu de má fé conosco na mesma moeda, uma vez que estamos de cabeça quente e ainda sob a tensão da situação. Não comprar a provocação feita por quem quer nos atingir é o mais certo a se fazer nesse caso, pois ao prejudicar alguém, também nos prejudicamos.

A nossa carreira pode ser afetada de alguma forma. Procure-se manter distante de fofocas, assim você evita ser alvo mais fácil de desentendimentos na organização que você trabalha.

  • Reconstrua a confiança aos poucos

Se você precisa trabalhar diretamente com o colega que puxou o seu tapete ou que está tentando fazer isso, o mais saudável para manter o ambiente harmônico é tentar reconstruir a relação que existe entre vocês. Além disso, sabemos que a situação é delicada, porém, tratar o outro com respeito é essencial para que você possa continuar a desenvolver as suas atividades.

Podemos concluir que a competitividade excessiva dentro de uma empresa sempre será um dos grandes motivadores para uma pessoa puxar o tapete de outra. Há muitos funcionários que querem deslanchar a sua carreira e não se importam com o que precisam fazer para atingir os seus objetivos, mesmo que precisem passar por cima do código de conduta da instituição, de valores morais e éticos. 

Início » Blog » 5 sinais para ficar em alerta e identificar quem quer puxar o seu tapete no trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *