O que é inforproduto: 4 passos para criar o seu produto digital

o que é infoproduto

Você já pensou em ganhar dinheiro compartilhando seus conhecimentos na internet? Como parte da revolução digital e da expansão do universo online, seu conhecimento pode se transformar em negócio e render dinheiro como infoproduto.

Nos últimos anos, com a consolidação do espaço digital como o principal ambiente de negócios do mercado, novos tipos de produtos surgiram em uma nova e proeminente economia.

Com isso, criaram-se demandas e, como em todo negócio, só quem se prepara, estuda o mercado, analisa as melhores opções e estratégias de marketing consegue um infoproduto com potencial de lucro.

Atualmente, criar um produto já não é mais sinônimo de um árduo processo manual, fabricação artesanal ou investimento pesado em pesquisa e desenvolvimento. Um infoproduto nasce do conhecimento do infoprodutor e não necessita de grandes investimentos para o seu lançamento.

Mas, afinal de contas, o que é um infoproduto?

O que é infoproduto?

Os infoprodutos são produtos digitais que, em geral, ensinam a fazer alguma coisa a partir da expertise do infoprodutor. Eles trazem informações que tiram dúvidas e necessidades do público. Infoprodutos são produtos digitais focados em informação e distribuídos na internet.

Quais são os tipos de infoprodutos?

A função do infoproduto é solucionar alguma dúvida ou necessidade do público e facilitar sua vida. Em geral, os infoprodutos trazem informações únicas a partir do conhecimento do infoprodutor e podem ter os mais diversos formatos, como:

Ebooks

São os livros digitais, que podem ser lidos através de tablet, computador ou celular. É, talvez, o modelo mais fácil de transmissão de conhecimento via infoproduto. 

Apesar de ainda serem mais frequentemente distribuídos de forma gratuita, existe um amplo e inexplorado espaço para a comercialização desse tipo de infoproduto. 

Os Ebooks são os infoprodutos ideias para quem deseja entrar nesse universo, por ser um material acessível e desenvolvido de maneira simples.

Cursos online

Um dos formatos de infoprodutos mais procurados atualmente, os cursos online podem abranger videoaulas (aulas gravadas), materiais de apoio e fóruns, que permitem compreender sobre qualquer assunto ou área com os especialistas da temática. 

A GoKursos é a plataforma de educação continuada do Grupo Ser Educacional, contamos com 9.000 cursos e 144.00 horas/aulas gravadas aqui em nosso catálogo e atendemos infoprodutores de todo o Brasil. Nós temos dois modelos de produção de conteúdo para os infoprodutores: 

  • Modelo Faça Você Mesmo: Neste modelo você mesmo desenvolve o curso em nossa plataforma e grava os vídeos. Temos um curso instrucional e o suporte da nossa equipe para tirar suas dúvidas.
  • Modelo Assistido: No modelo assistido você elabora o conteúdo e faz a gravação dos vídeos utilizando nossos estúdios.

Dê uma olhada na nossa oferta de cursos e escolha o seu!

Podcasts 

Com um podcast, você poderá disseminar o seu conteúdo em áudio para o seu público. A principal vantagem desse infoproduto é a facilidade de consumo, haja vista que ele pode ser consumido enquanto se realiza outra atividade. 

Os podcasts cresceram e se popularizaram ao longo dos últimos anos, então estão em plena expansão. Além da facilidade de produção e disseminação, o podcast é uma excelente forma de criar uma audiência e até mesmo uma comunidade, o que abre portas para a divulgação de outros infoprodutos que você venha a produzir.

Se quiser aprender como criar um podcast do zero e conquistar audiência com qualidade, conheça o curso Como Fazer um Podcast?, da GoKursos!

Programa de Mentoria Online

Nesse formato de infoproduto, pessoas que entendem de um certo assunto, se reúnem com seus alunos em uma sala online para uma conversa virtual, onde são compartilhados experiências, saberes e ações que melhor se adequaram e deram retorno em suas iniciativas.

Em geral, as conversas são realizadas quinzenalmente ou mensalmente e ficam gravados para que os alunos possam consultar o conteúdo sempre que for preciso.

Sites de membros

Ambientes de acesso exclusivo para um grupo (assinantes ou clientes selecionados), onde são oferecidos materiais especiais e conteúdos para os participantes.

Funciona como uma sala virtual, onde os usuários encontram os materiais selecionados, ou qualquer tipo produção de interesse do grupo inscrito. Podendo ser como um fórum de rede social ou qualquer outro tipo de serviço, onde o usuário paga para acessar.

Whitepapers

Evolução do ebook, possui um conteúdo mais denso e é, geralmente, composto por pesquisa científica, dados estatísticos e adotam uma linguagem mais acadêmica. 

É mais textual do que visual, é ideal para quem deseja se aprofundar nas informações oferecidas.

É um infoproduto para um público bem mais específico.

Webinar

Em termos gerais, são seminários e/ou palestras transmitidos online. As tão famosas lives com conteúdos profissionais, bate-papos ou apresentações temáticas.

O fato de ser transmitida ao vivo tem a intenção de proporcionar uma maior interação com o público. Para causar maior interação com o público, geralmente são transmitidos ao vivo.

Por isso, ela é comumente utilizada em conferências e simpósios, pode ser útil na realização desses eventos de grande porte, ou de caráter cientíco/acadêmico.

Na GoKursos, a Jornada do Desenvolvedor Full Stack foi um webinar de 3 dias com dicas e informações importantes para quem deseja trabalhar como um desenvolvedor full stack. Assista no link abaixo.

Quais os infoprodutos mais vendidos?

Em geral, os infoprodutos mais vendidos da internet fazem parte de um destes três grandes nichos de mercado:

1-  Saúde e emagrecimento

Quem nunca sentiu alguma dor e foi procurar informações na internet? Esse já se tornou um hábito comum na nossa realidade, há ainda aquelas pessoas que procuram coisas como receitas gastronômicas, ou ainda dicas de como emagrecer, cuidados com a saúde e muitos outros temas, ou seja, isso significa que existe um público ávido por conteúdos desse nicho. 

Existe uma demanda alta sobre o assunto e uma audiência em potencial muito grande. Os assuntos podem ser abordados de maneira simples e objetiva, visando esclarecer dúvidas, ensinar sobre “mitos e verdade” de alguns temas ou sobre cuidados com a saúde. Enfim, é um universo vasto.

Por exemplo, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019 a proporção de obesos na população com 20 ou mais anos de idade mais que dobrou no país entre 2003 e 2019. Só nesse recorte, pode-se criar uma longa lista de infoprodutos sobre saúde do corpo. 

Além disso, desde o início da pandemia do Coronavírus em 2020, aprofundou-se também uma crise na saúde mental da população e esse é outro tema ainda nebuloso para a população, o que atrai interesse geral.

Enfim, o ideal nesse tipo de segmento é investir em micro-nichos para atingir um público específico. Quanto mais especializado o infoprodutor for e quanto mais ele souber do tema, maior a chance de obter êxito e produzir um infoproduto de qualidade. 

2 – Dinheiro e finanças;

Durante a pandemia, a situação financeira de pessoas do mundo todo piorou, muitos perderam seus empregos ou tiveram que se adaptar aos custos do home office. No Brasil, de acordo com levantamento feito pela Bateiah, empresa especializada em consultoria e pesquisas, 78,5% dos brasileiros afirmam que sua situação financeira piorou por conta das restrições econômicas durante a pandemia.

Nesse sentido, há uma lacuna a ser ocupada com os infoprodutos, sobre como gerar renda, novos tipos de fonte de receita, como fazer seu dinheiro render ou, simplesmente, como se organizar para acabar com as dívidas.

Além disso, um público grande procura por informações que o ajudem a se organizar financeiramente, onde investir, como gerar renda. 

3 – Relacionamentos.

É um mercado em constante expansão, além de oferecer uma grande variedade temática e de abordagem.

No contexto atual, a maior parte das pessoas que procuram um infoproduto, buscam resolver alguma carência, dor ou necessidade que possuem nessa área.

Contudo, isso não significa que um infoproduto que não esteja inserido nessas temáticas não vai conseguir gerar um bom retorno financeiro para seu criador.

Por isso, o infoproduto é uma opção atrativa para quem deseja dar um novo salto no seu negócio ou mesmo para quem deseja iniciar um comércio. Porém como em qualquer jornada, é necessário se preparar corretamente antes de iniciar essa nova fase. Para ajudar você, preparamos algumas dicas.

4 Passos de como criar um infoproduto de sucesso

1 – Crie um conteúdo original e que seja adequado para o seu público:

Antes de tudo, você tem que conhecer o seu público e entender para quem você quer oferecer esse infoproduto. Quais as questões que eles procuram resolver? Qual é o formato que eles mais utilizam? 

Essas informações norteiam a escolha do infoproduto que seja mais vantajoso e viável para a sua audiência.

2 – Pesquise sobre o mercado, concorrência e tema

Ainda antes de iniciar a produção do seu infoproduto, é necessário compreender quais temas têm uma maior demanda do público. 

Procure conhecer também o que os concorrentes estão produzindo, com foco nas estratégias utilizadas e os materiais empregados, para ter uma noção melhor da área e construir um produto consistente.

3 – Capriche na qualidade do seu infoproduto

Uma boa produção é perene. Uma boa apresentação também é essencial para o seu infoproduto, afinal de contas, é necessário criar uma ótima primeira impressão no público. 

Dependendo de qual formato seja escolhido, é primordial atenção com a qualidade do que é feito. Se o seu infoproduto for um podcast, o áudio deve ter uma gravação clara, se for uma área de membros deve ter uma boa navegação, e assim em diante.

4 – Escolha uma boa e adequada plataforma para hospedar o seu infoproduto

A distribuição dos infoprodutos depende de uma plataforma de hospedagem. Pode ser o seu próprio site, ou um site de cursos online por exemplo.

O mais importante aqui é selecionar uma plataforma segura e que ofereça uma boa experiência e navegabilidade para o usuário.

Infoprodutos são uma forma de construir um novo tipo de negócio rentável e uma ótima oportunidade de transformar seus conhecimentos numa fonte de renda. Aqui na Gokursos, oferecemos suporte para a produção e outras vantagens.

E se você está pensando que é muito complicado ou que não se encaixa na área, separamos alguns pré-requisitos para mostrar como se tornar um infoprodutor.

Quais são os pré-requisitos para se tornar um infoprodutor na GoKursos?

Conheça a GoKursos, plataforma de educação continuada
Conheça a GoKursos, plataforma de educação continuada
  • Ter um conteúdo original e de direito autoral do infoprodutor;
  • Cada professor parceiro terá uma página no nosso site com uma URL específica listando todos os seus cursos hospedados conosco;
  • O infoprodutor deve enviar a proposta de curso para a nossa equipe através do formulário (hiperlink);
  • No documento deve constar o nome do curso, o objetivo, a carga horária, a ementa e a sugestão de preço, que poderá ser adotada ou reavaliada;
  • A ementa deve detalhar toda a estrutura do curso, incluindo módulos, aulas, material complementar e atividades;
  • Em casos de conteúdos produzidos pelo infoprodutor, existem pré-requisitos de qualidade aos quais ele deve se adequar, que são: vídeos em qualidade full HD (1080×1920 pixels), qualidade de imagem e áudio;
  • O ambiente de gravação também deve ter boa iluminação. Já o áudio deve ser claro e limpo, sem ruídos ou interferências de sons externos.

Mas não adianta só produzir conteúdo e encontrar uma plataforma adequada, é preciso fazer um plano de negócios e entender sobre a importância do marketing digital na divulgação do seu infoproduto.

Como visto, a carreira de infoprodutor é uma tendência recente que está em plena expansão e que demanda algumas particularidades naturais de uma novidade. Sendo assim, ficou claro que administrar e criar um infoproduto não é fácil, mas nós da GoKursos facilitamos seu caminho com suporte e acompanhamento profissional para que você foque apenas na produção do seu conteúdo.

Se você quiser se tornar um infoprodutor parceiro da GoKursos, preencha o formulário presente neste link e entre em contato com nossos consultores.

Gostou deste artigo? Confira essa seleção de conteúdos em nosso blog!

Início » Blog » O que é inforproduto: 4 passos para criar o seu produto digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *