Entenda a relação entre as escolhas políticas e o mercado de trabalho

Estamos na reta final de uma das mais importantes campanhas políticas da história recente do nosso país. À essa altura do campeonato, você já deve ter escolhido a maioria dos seus candidatos. Se ainda não fez, já passou da hora de pensar nisso, não acha?

A escolha por um bom político irá determinar os seus próximos 4 anos. Portanto, é uma escolha muito importante. O que você leva em consideração na hora de optar por um político?

É sempre bom lembrar também que, em menos de quatro dias, elegeremos representante dos nossos poderes executivo e legislativo, então é recomendado escolher com parcimônia e cuidado para não se arrepender depois.

Um bom político pode trazer benefícios à vida de todos. Embora estejamos concentrando nosso foco na escolha do presidente, o Congresso também merece atenção.

Mas, analisando o cenário das eleições, você já parou para pensar na relação entre o mercado de trabalho e as escolhas políticas? O que um bom candidato precisa ter para exercer bem o seu papel e angariar o seu voto? O que as empresas procuram na hora de eleger um profissional?

Saiba quais características de um bom político são aplicadas no mercado de trabalho

Um bom político precisa ter uma boa oratória, além de saber como se comunicar bem com os eleitores. No mercado profissional, essa é uma qualidade primordial para que possamos agir bem diante dos gestores e para articular com os colegas novas estratégias de desenvolvimento para a organização.

Outra característica muito importante no meio profissional é o networking, não é mesmo? Aquela rede de contatos que pode te ajudar a encontrar um emprego ou lhe auxiliar com a resolução de problemas no trabalho.

No meio político, essas são as famosas alianças. Aquelas coligações entre os partidos, que além de apoio, significam prestígio entre os candidatos e comunhão de ideias.

Do mesmo modo, o currículo também é fator preponderante tanto no ambiente político quanto no mercado profissional. Analisar a trajetória política dos candidatos, quais cargos já ocuparam, se fizeram uma boa gestão, quais pautas eles defendem, se têm um projeto político sólido.

Também é de grande importância conhecer as propostas que eles pretendem implantar e quais são os seus planos de governo. É fundamental saber o que o candidato já fez e o que pretende fazer para assim poder cobrá-lo ao longo do mandato e descobrir se está de acordo com as suas expectativas como cidadão que tem o direito de ser beneficiado com ótimos serviços públicos.

Meio profissional

No meio profissional, o currículo é o primeiro aspecto analisado pelos contratantes. Onde esse profissional trabalhou, qual cargo exerceu, se já tem experiência na área e quem são suas referências.

No cenário das eleições, o ideal seria que o eleitor tivesse uma entrevista com o político para definir o voto, mas sabemos que isso é impossível. Porém, os debates existem para cumprir exatamente esse papel. Assim como numa entrevista de emprego, é lá onde os candidatos vão se apresentar para o público e defender suas ideias.

O bom profissional tem que ter a capacidade de desenvolver e apresentar bem as suas ideias para os gestores e colegas.

Se no currículo do candidato ao emprego existem incoerências ou informações inverídicas, ele certamente não conseguirá ao cargo que almeja. E o mesmo deve valer para o bom político.

É fundamental estar atento às promessas do seu candidato, se estão de acordo com as suas expectativas e, também, se são exequíveis no tempo do mandato.

Como escolher um bom político?

Embora haja, atualmente, uma forte descrença nacional na política, são nossas escolhas eleitorais que refletem diretamente no nosso bem-estar coletivo.

E mesmo para quem vive reclamando, o voto consciente é a única ferramenta de mudança dessa realidade.

Mas, como escolher um bom político? Você deve estar se perguntando. Também podemos aprender muito sobre escolhas políticas com o mercado de trabalho.

Dito isso, sabemos que escolher um bom político não é uma tarefa fácil. Por isso, elencamos alguns critérios para que você saber como identificar a melhor opção.

4 passos para escolher um bom político nas eleições 2022:

PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL E POLÍTICO DO CANDIDATO

Em vários casos, o candidato atual já ocupou algum cargo parlamentar. Cabe a você ir atrás desse histórico e descobrir como foi o desempenho do seu escolhido. Para saber se o seu candidato é um bom político e irá desenvolver bem seu trabalho, nada melhor do que averiguar como ele se saiu anteriormente.

Analise se o seu candidato foi um parlamentar presente ou se faltava muitas sessões. Quais e quantos projetos ele apresentou e quais ele conseguiu realmente pôr em prática, assim como ele votou em outros projetos, especialmente aqueles mais polêmicos ou de pautas sensíveis.

Caso seu candidato já tenha ocupado um cargo no poder executivo, investigue quais medidas ele já fez, quais investimentos ele realizou, ou seja, como utilizou o orçamento público em sua gestão.

Todas essas informações e mais algumas outras são fornecidas nos portais de transparência das prefeituras e dos governos estaduais.

Em se tratando de primeiro mandato, procure saber quais são os temas que ele defende em sua vida profissional. Analise como é a vida profissional desse candidato, porque a forma que ele atua é uma boa medida de como ele poderá desempenhar o cargo ao qual está pleiteando.

CONHEÇA AS PROPOSTAS

Fundamental também no processo de escolha do seu candidato é a etapa de análise de suas promessas de campanha.

É necessário que elas sejam possíveis de realização, bem elaboradas, de acordo com o que você acredita e quer ver em prática. De modo geral, os candidatos disponibilizam suas ideias e projetos nas suas redes sociais e sites.

Há, ainda, os atos da campanha para que você questione sobre os temas que lhe interessem. Observe, ao questioná-lo, se ele responde de forma genérica, fugindo das questões polêmicas ou se é assertivo e seguro em qualquer assunto.

Muito importante saber como o seu candidato se comporta e se tem receio de comentar algum tema que você considere importante.

ENTENDA AS ATRIBUIÇÕES DE CADA CARGO

A única maneira de saber se as promessas do seu candidato são válidas e exequíveis é conhecendo quais as funções do cargo que ele está disputando.

Por exemplo, um vereador tem a função de legislar e fiscalizar o trabalho do prefeito. Caso seu candidato a vereador esteja prometendo realizar obras ou ampliar as vagas em creche, saiba que é uma promessa que não irá ser realizada. Porque essa é uma atribuição do prefeito da cidade.

Esse tipo de proposta pode demonstrar duas situações: Ou seu candidato não faz ideia do cargo que pretende ocupar ou está, deliberadamente, prometendo algo que sabe que dá mais votos, mas que ele não pode cumprir.

Em ambas as possibilidades, fica claro que não se trata de um bom político.

BUSQUE AFINIDADES E COBRE UM DIAGNÓSTICO DO ESTADO

Um fator importante é que os candidatos tenham os mesmos valores que os seus. Compartilhar o mesmo valor ideológico com um representante deve ser determinante no processo de escolha. Você vai querer alguém que defenda as mesmas causas que as suas como representante, não é mesmo?

Pensando nisso, reflita sobre quais assuntos você gostaria de ver sendo discutidos e colocados em prática. A partir disso, escolha alguém que comungue das mesmas ideias.

Ao mesmo tempo, é necessário estar atento se o seu candidato tem um profundo conhecimento das necessidades e demandas do Estado ou país.

As escolhas eleitorais devem ser feitas a partir de uma seleção criteriosa e de acordo com alguns valores que você considera imprescindíveis, é preciso pensar sobre o que será melhor para a sociedade.

O mercado de trabalho ensina lições valiosas para esse período eleitoral, é fácil tecer relações de um mundo com o outro.

Se você ainda continua com alguma dúvida, vamos recapitular e elencar algumas características que formam o bom político:

  • Capacidade de liderança;
  • Coragem para enfrentar as adversidades;
  • Capacidade de comunicação e articulação;
  • Compromisso com aquilo que acredita;
  • Histórico de confiança;
  • Habilidades técnicas;
  • Boas propostas.

De hoje até domingo, ainda resta tempo para pesquisar, analisar e decidir aquele candidato que melhor represente as suas ideias.

Lembre-se do que está em jogo e haja com parcimônia. Exerça a sua cidadania com as lições que o mercado de trabalho ensina.

Início » Blog » Entenda a relação entre as escolhas políticas e o mercado de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *