Em todo o Brasil, neste dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças. A data celebra os direitos das crianças e dos adolescentes, buscando conscientizar a sociedade sobre os cuidados necessários durante essa tão marcante fase da vida.
Para as crianças tudo é novidade. O encantamento, a alegria e a leveza com que enxergam a vida são características marcantes nos anos iniciais da vida. E essas características possuem valores tão importantes que podem ser aproveitados em várias áreas, inclusive no ambiente profissional.
Todas as profissões podem aprender valorosas lições com os pequenos. As crianças nos ensinam abordagens inovadoras e posturas benéficas para o dia a dia do mercado de trabalho.
Mas, antes disso, que tal saber mais sobre as origens e curiosidades da data festiva? Afinal de contas, como assim Dia das Crianças? Quando surgiu e o porquê dessa data existir? São perguntas que, certamente, em algum momento da sua vida, você já deve ter se feito.
Convém aqui, antes de nos aprofundarmos no Dia das Crianças, registrar que, no Brasil, a data coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do País, ou seja, é também um feriado católico.
Desse modo, existe a tradição em que os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento aos mais jovens para comemorar a data.
A origem do Dia das Crianças
A autoria da proposta para a criação do Dia das Crianças é do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a devida aprovação, surgiu o Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou a data de 12 de outubro como o Dia das Crianças.
Mesmo desde 1924, a data ganhou nova proporção a partir da maior popularidade conquistada na década de 1960. Pois, foi exatamente nesse ano que a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson, e criou a “Semana do Bebê Robusto” com o intuito de impulsionarem suas vendas.
Assim sendo, a partir da década de 60, o dia passou a ser caracterizado pela oferta de presentes às crianças, principalmente brinquedos.
Simultaneamente, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é celebrado em 20 de novembro, porque marca e relembra a aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nessa mesma data, no ano de 1959. Ou seja, meses antes da ação da Johnson & Johnson.
Declaração dos Direitos da Criança
Estes são os princípios da Declaração:
- As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;
- Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;
- É direito da criança receber um nome e nacionalidade;
- Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;
- Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;
- A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;
- Direito à educação para capacitação, sendo gratuita, pelo menos nos anos iniciais;
- Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;
- Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;
- Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.
Em Portugal e outros países, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como o Dia Internacional da Criança.
Você pode até não acreditar nisso, mas o choro, a birra, a curiosidade, as traquinagens e até mesmo os tropeços são etapas importantes para o desenvolvimento infantil, segundo especialistas que trabalham com crianças.
E se eu te dissesse que essas ações dos pequenos podem nos ensinar a como se portar e administrar a rotina de trabalho, sobretudo para quem está iniciando na carreira profissional.
Lições sobre como negociar, a importância de arriscar e o bom uso da criatividade são apenas algumas características que podemos aprender com os menores.
Sendo assim, a GoKursos preparou uma lista com as 6 principais lições que todo o trabalhador deve aprender com as crianças. Confira:
6 Lições que todo trabalhador deve aprender com as crianças
Curiosidade
Quem convive ou já conviveu com criança sabe: todas têm uma fase de pegar qualquer objeto que esteja ao alcance das duas mãos para explorar todas as possibilidades que podem surgir desse objeto. Seja em textura, aroma, forma e até sabor.
Por causa disso, quando esgotam essas possibilidades, perguntam sobre tudo o que envolve aquilo e nos fazem dissecar tal objeto.
Da mesma forma, a rotina profissional exige dos trabalhadores uma postura questionadora e que busque a todo o momento novas informações e conhecimentos sobre absolutamente todas as questões que orbitam a sua função.
É muito importante para o desempenho do funcionário investir em pesquisa, questionamentos e ter energia para não se cansar.
Honestidade
É costume dizer que as crianças são imunes a determinados “filtros” sociais e que, por isso, falam o que pensam e sentem, de maneira simples e direta, sem qualquer intenção de ofender ou machucar quem ouve.
Na rotina de trabalho, também é preciso ser sincero e honesto na rotina diária de uma organização. A delicadeza de uma criança ajuda muito a lidar com o cotidiano duro de uma empresa.
Embora, seja importante salientar que, como adultos, precisamos adotar alguns filtros para não ofender e nem ser grosseiro com os colegas de trabalho.
Diversão
Toda atividade tem que ter como uma de suas principais razões a diversão. Dessa mesma forma, um ambiente de trabalho não deve ficar preso à uma forma rígida em uma procura por melhor desempenho. Isso pode, inclusive, tornar o trabalho tedioso e influenciar nos resultados.
Afinal de contas, a diversão que ajuda a tornar a atividade de aprendizado de uma criança mais dinâmica pode exercer o mesmo papel no trabalho.
Mente aberta
Já dizia Gonzaguinha: “Eu fico com a pureza das respostas das crianças…” Característica própria da infância, a pureza permite com que ela se relacione com empatia com as outras pessoas sem qualquer viço ou definição de critérios pré-estabelecidos.
O preconceito não está incrustado na infância, por isso, o tratamento delas com os outros, mesmo que tenham ideias diferentes, é muito honesto e cortês.
Desse modo, esse é um aprendizado que o trabalhador deve levar para a vida: olhar e tratar para o diferente ou quem pensa de forma dissonante com o devido respeito que ele merece.
Entusiasmo
Para as crianças, toda e qualquer ação é uma descoberta. Então, estão sempre encantadas e entusiasmadas com o que fazem. O prazer da descoberta é uma característica marcante da infância e essa é uma característica bem-vinda na área de trabalho. O encantamento faz com que o trabalhador se empenhe mais na função e assim consiga desenvolver melhor a sua atividade.
Criatividade
A imaginação das crianças é uma fonte ilimitada de criatividade, mesmo que elas ainda estejam em formação.
Qual criança não brinca de faz de conta? O modo como enxergam as histórias dos livros infantis nos mostram a beleza de encarar a vida com leveza e fantasia. Sem a rigidez e as ideias limitantes inerente às culturas das empresas.
Neste Dia das Crianças, celebre a beleza, o encantamento e a alegria de viver dos pequenos. Leve essas lições para a sua rotina profissional.