Aprender Programação: 5 dicas de cursos para quem deseja começar a programar do zero

Pessoa trabalhando na área de programação em um computador.

Um dos assuntos mais comentados, procurados e discutidos dos últimos anos, a tecnologia da informação mudou completamente a nossa rotina no cotidiano doméstico, no ambiente de trabalho e, também, nas relações interpessoais. Aprender programação se tornou uma necessidade para as empresas e um interesse profissional para muita gente. E, com os avanços tecnológicos nessa área, novas funções/cargos surgiram, tais como: desenvolvedor de software, designer UI/UX, engenheiros de nuvem e tantos outros.

Com a demanda cada vez mais disputada, é fundamental que os futuros profissionais de tecnologia da informação tenham em mente a importância da capacitação constante. E, para te ajudar a trilhar por este caminho, nós vamos te dar cinco dicas de cursos online e com certificado para você começar a programar do zero. Vamos lá!

Introdução ao Desenvolvimento Web

Mesmo sendo um iniciante na área de programação, é bem provável que você já tenha ouvido falar de HTML, CSS e responsividade. Esses conceitos são utilizados para desenvolver e atuar em páginas web. É através da introdução ao desenvolvimento web, que um futuro profissional de TI vai aprender a configurar as ferramentas necessárias para arquitetar páginas web responsivas do zero e entrar no mercado que mais cresce no mundo digital.

Conheça os cursos de tecnologia do Go Kursos

Desenvolvimento de Aplicações para Internet

A área de desenvolvimento de aplicações para internet vem sendo expandida significativamente para suprir uma demanda do mercado pela ampliação de serviços que funcionem remotamente pela web, e utilizando sistemas de bases de dados e servidores na internet para facilitar ao usuário o acesso a serviços em diferentes locais e por variados dispositivos, desde computadores de mesa e notebooks até smartphones e tablets.

Para adentrar nessa área de TI, é fundamental o aprendizado de conceitos teóricos e práticos para o desenvolvimento direcionado à web, suas linguagens de programação e protocolos para comunicação, como o funcionamento de cookies, HTTPs, a linguagem de marcação de texto HTML, aplicação de responsividade e mais. O curso Desenvolvimento de Aplicações para a Internet é um bom pontapé para entender o mundo da tecnologia da informação.

Fundamentos da Programação Aplicada a Redes

Outro aspecto importante para o iniciante em tecnologia da informação é aprender sobre a automação de tarefas administrativas: linguagens de programação, algoritmização, operações com variáveis, compilação, noções de linguagens e tecnologias de programação para Internet, como: JavaScript, CGI, Perl, ASP/PHP, Active-X, etc.

Com esse curso, você vai aprender a programar com linguagens específicas para Scripts usados em redes computacionais, saber definir soluções algorítmicas com linguagens de scripts, para backups, identificação de usuário entre outras ações específicas.

Introdução ao Coding Mobile

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a consultoria global Bain & Company, 9 em cada 10 brasileiros fazem uso do sistema operacional Android em seus aparelhos de celular. Isso deixa mais do que evidente a importância de aprender a codificar em aparelhos móveis.

O curso Introdução ao Coding (Mobile) propiciará conhecimento sobre programação em um aparelho de celular Android, por meio da linguagem Java. Serão apresentados o funcionamento desse sistema operacional, sua história, características e requisitos, como instalar e configurar os componentes básicos do Android Studio, as principais peculiaridades da estrutura de projetos nessa plataforma, suas funções e arquivos.

Avaliação e Segurança na Nuvem

Das pastas físicas, fomos para os CD-ROMs, para os pen drives e chegamos até os cartões de memória com uma capacidade jamais imaginada. Mas todo esse caminho nos levou aonde estamos agora: documentos armazenados em nuvem. O mercado de computação em nuvem vem crescendo massivamente no setor corporativo. Muitas empresas têm migrado os seus sistemas para essa tecnologia. Diante do interesse em armazenar os dados nessa ferramenta, é preciso entender como mantê-los seguros para evitar possíveis vazamentos de informações na internet.

Neste curso, você vai entender os conceitos principais da avaliação de serviços em nuvem, evidenciando sobre os serviços dos provedores, as possibilidades de migração e a influência da nuvem nos negócios. Além disso, compreenderá acerca das características referentes à segurança dos dados na nuvem, observando os seus fundamentos, aspectos críticos e quais os métodos de segurança adotados.

Agora você já sabe por onde começar a aprender programação

E, aí, curtiu nossas sugestões? Esperamos que com essas dicas, você dê os primeiros passos rumo ao seu futuro profissional, conhecendo os principais campos de estudo e atuação do mundo da tecnologia. Todos esses cursos são disponibilizados totalmente em formato online e possuem certificado que vão agregar muito valor no seu currículo, você tendo ensino superior ou não.

Teste o Plano de Assinatura de Tecnologia da Go Kursos de forma gratuita!

Você pode fazer os cursos de tecnologia do Go Kursos de forma individual ou, se preferir, opte pelo Plano Tecnologia. São mais de 100 cursos disponíveis, com atualização mensal de catálogo. Através do plano, você pode fazer quantos cursos quiser e emitir até dois certificados por mês.

Além disso, assinando agora você garante sete (7) dias grátis e sem compromisso para experimentar. Aproveite!

Início » Blog » Aprender Programação: 5 dicas de cursos para quem deseja começar a programar do zero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *